Resenhas

O Duque e Eu, de Julia Quinn #Resenha

Título: O Duque e Eu

Título Original: The Duke and I

Série: Os Bridgertons #01

Autor(a): Julia Quinn

Editora: Arqueiro

Ano: 2013

Páginas: 272

Tradução: Cassia Zanon

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***



Lançado em 2013 pela Editora Arqueiro, o livro O Duque e Eu inaugurou Os Bridgertons, da autora Julia Quinn – série que veio a lançar a autora ao panteão das autoras de romance de época mais bem sucedidas! Na época do lançamento eu ainda não era fã de romance de época e nem me animei muito a ler. Depois, quando me apaixonei pelo gênero, comecei a comprar os livros da série (que estão inclusive autografados) e decidi que começaria a leitura assim que todos os livros tivessem sido publicados!

E então o último volume de Os Bridgertons foi lançado e outras séries começaram a ser publicadas. O que eu fiz então?! Isso mesmo: comecei a ler as outras séries todas da autora, mas deixei os livros de Os Bridgertons intocados na estante!! Rs…

Felizmente a série de TV da Netflix baseada nessa história da Julia Quinn foi lançada no final do ano passado e, por medo dos milhares de spoilers que eu sabia que iam rolar, tomei vergonha na cara e peguei esse primeiro livro para ler!! Rs…

Sobre o que é “O Duque e Eu”?

O Duque e Eu é o primeiro livro da série Os Bridgertons, uma família peculiar pertencente à nobreza da Inglaterra no século XIX. A viscondessa Violet e o falecido visconde Edmund tiveram oito filhos: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth (sim, batizados em ordem alfabética! Rs…), e cada um dos livros traz a história de um desses filhos.

Mas para começar a falar desse primeiro livro, vamos deixar Os Bridgertons um pouco de lado, porque a trama começa nos apresentando o jovem Simon Arthur Henry Fitzranulph Basset, conde de Clyvedon e herdeiro do ducado de Hastings. Apesar de seu nascimento ter custado a vida de sua mãe, foi motivo de enorme comemoração por seu pai, que nunca amou a esposa e só queria mesmo um herdeiro.

Apesar da felicidade inicial, o pai de Simon logo se mostrou um babaca crítico e as dificuldades de fala do menino se tornaram motivo para rejeição. Mesmo sem qualquer afeto ou reconhecimento, Simon lutou bravamente e se tornou um homem inteligente, bem sucedido, rico e bonito! A morte do pai e o acréscimo do título de duque de Hastings ao seu nome só o tornou um solteiro ainda mais cobiçado pelas debutantes e suas mães casamenteiras.

De volta à Inglaterra depois de seis anos viajando pelo mundo, Simon não imaginava que seria tão difícil lidar com a temporada social. Justo ele, um homem decidido a não se casar e jamais ter um herdeiro, se viu no topo da lista de melhores partidos da temporada!

Precisando de uma maneira infalível de espantar as pretendentes, Simon acaba conhecendo Daphne Bridgerton, irmã mais nova de seu melhor amigo Anthony. Espirituosa, divertida, ousada e de opinião forte, Daphne está cansada de pretendentes velhos e desinteressantes! Daphne sonha em se casar e ter uma família grande e amorosa como a sua, mas para isso ela precisa do homem certo. Juntos então, Simon e Daphne encontram a solução para o problema dos dois. Simon fingirá estar cortejando Daphne e assim afastará outras jovens (e suas mães). De outro lado, ser cortejada por um duque atrairá pretendentes melhores para a moça!

O que pode dar errado nesse plano?! Adivinhem só… Rs!

O que esperar desse livro?

Com o lançamento da série de tv inspirada nos livros da Julia Quinn na Netflix em dezembro de 2020, a internet foi inundada de opiniões sobre os Bridgertons e foi possível encontrar de tudo um pouco… Há quem tenha amado, quem tenha odiado, quem achou clichê e bom ou achou clichê e ruim. Encontramos pessoas exaltando o amor pelo trabalho da autora e outras exigindo sua cabeça numa bandeja de prata para ser exposta no altar do cancelamento (Aff!!). Teve gente que nem leu os livros, mas viu a série. Gente que fez os dois e comparou e gente que, como eu, ficou só mesmo na leitura!

Enfim… O que deu para perceber é que, assim como acontece com qualquer outra série e qualquer outro gênero literário, há que goste e quem não goste! Rs…

E eu?! Bom, pra mim foi bem fácil! Eu já tinha lido todas as outras séries da autora publicadas aqui no Brasil, com exceção de Os Bridgertons e Quarteto Smythe-Smith. Não só sou fã de romance de época, mas também da escrita da autora. Com tudo isso, não foi surpresa o fato de eu ter me encantado por mais essa história!

Me desculpem as garotas, mas, para mim, os rapazes arrasaram nesse livro. Simon é um personagem excepcionalmente cativante e seus olhos azuis intensos me arrancaram muitos suspiros durante a leitura! A autora construiu um protagonista tão complexo, que foi delicioso descobrir cada uma de suas facetas. Apesar de tudo o que ele passou na infância, nunca se vitimizou, nunca permitiu que seus traumas o enfraquecessem. Enfrentou cada uma das dificuldades em sua vida com a cabeça erguida e se transformou em um homem maduro, inteligente, invejado e até mesmo temido. #meutipodeserhumanopreferido

E o que dizer dos rapazes Bridgertons?! Anthony, Benedict e Colin, ainda como personagens secundários, já garantiram lugar no meu coração. Eu já os conhecia pequenos meninos arteiros porque li os livros de Os Rokesbys e foi adorável ver os homens que eles se tornaram. Basta um pouquinho de conhecimento sobre pessoas para ver que, por trás de atitudes por vezes reprováveis, cada um deles tem um coração enorme. São imperfeitos?! Erram?! Claro que sim! E que delícia poder ler sobre isso!

O que dizer sobre Daphne?! O tipo de mulher que eu gostaria de ter no meu círculo de amizades, com certeza! Tudo bem que Simon roubou a cena, mas Daphne não ficou muito para trás. Adorei sua personalidade altiva, sua determinação e coragem. E enquanto alguns dizem que autora romantizou algo absurdo nessa história, eu digo que a autora está de parabéns e tem a minha aprovação por ter encarado o desafio de mostrar que até mesmo as heroínas dos livros agem de maneira impensada, egoísta, erram e pagam o preço por isso!

E se escrever sobre erros de pessoas e a capacidade do ser humano de amar e perdoar for algo errado, me desculpem, mas eu fico com o errado mesmo!

Sobre a autora e seus outros livros…

Julia Quinn começou a trabalhar em seu primeiro romance um mês depois de terminar a faculdade e nunca mais parou de escrever. Seus livros já atingiram a marca de 8 milhões de exemplares vendidos, sendo 3,5 milhões da série Os Bridgertons. É formada pelas universidades Harvard e Radcliffe. Seus livros já entraram na lista de mais vendidos do The New York Times e foram traduzidos para 26 idiomas. Foi a autora mais jovem a entrar para o Romance Writers of America’s Hall of Fame, a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos, e atualmente mora com a família no Noroeste Pacífico.

A série Os Bridgertons é composta pelos livros: O Duque e Eu, O Visconde Que Me Amava, O Perfeito Cavalheiro, Os Segredos de Colin Bridgerton, Para Sir Phillip, Com Amor, O Conde Enfeitiçado, Um Beijo Inesquecível, A Caminho do Altar, E Viveram Felizes Para Sempre.

As outras séries da autora já publicadas pela Editora Arqueiro são Quarteto Smythe-Smith, Agentes da Coroa, Irmãs Lyndon, Os Rokesbys e Bevelstoke.  A série Quarteto Smythe-Smith é composta pelos livros: Simplesmente o Paraíso, A Soma de Todos os Beijos, Uma Noite como Esta e Os Mistérios de Sir Richard. A duologia Agentes da Coroa é composta pelos livros: Como Agarrar uma Herdeira e Como Se Casar com um Marquês. A duologia Irmãs Lyndon é composta pelos livros Mais Lindo Que a Lua e Mais Forte Que o Sol. A série Os Rokesby é composta, até agora, por quatro livros: Uma Dama Fora dos Padrões, Um Marido de Faz de Conta, Um Cavalheiro a Bordo e Uma Noiva Rebelde. A trilogia Bevelstoke é composta pelos livros: História de um Grande Amor, O Que Acontece em Londres e Dez Coisas Que Eu Amo em Você

Além dessas séries, tivemos também a publicação dos livros Nada Escapa à Lady WhistledownLady Whistledown Contra-Ataca, duas coletâneas de contos que a autora Julia Quinn escreveu em parceria com as escritoras Mia Ryan, Karen Hawkins e Suzanne Enoch. Em parceria com as autoras Eloisa James e Connie Brockway, Julia Quinn escreveu os livros A Dama Mais Desejada e A Dama Mais Apaixonada. Em parceria com as autoras Stephanie Laurens,  Christina Dodd e Karen Ranney, Julia Quinn escreveu a coletânea Quatro Amores na Escócia.  

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi, Camis
    Eu li o livro em dezembro antes de ver a série.
    Me apaixonei pelos personagens: Simon, Daphne, Violet e todos os seus filhos, assim como você amei Simon.
    O Simon da série é maravilhoso!
    Agora em janeiro li O Visconde que me amava e é melhor que o primeiro livro.
    Beijos

  • Aah, mas eu estou muito apaixonada pela série! Disseram que não tem muitas diferenças, e com certeza vou ver os outros! Aah!

    • Olha, Vi...
      Pelas coisas que me contaram tem muita diferença sim e por isso decidi não assistir...
      Sei que vou acabar me irritando e prefiro nem ver para não estressar!! Rs...
      Beijos

  • Camis!
    Como você, sou grande fã da Julia e ainda preciso terminar de ler essa série que adoro.
    Penso como você, as 'imperfeições' do livro, servem apenas para dar mais realismo as personagens.
    Ainda não assisti a série, estou esperando um pouquinho, não gosto quando tem esse afã todo.
    cheirinhos
    Rudy

    • Oi, Rudy.
      Acho que as pessoas andam esquecendo como diferenciar realidade de ficção!
      Não somos perfeitos! Então porque os personagens de livros precisam ser?!
      Beijos

  • Oi, Camis!
    Realmente, teve muitos spoilers por causa da série de tv, ainda bem que eu já tinha lido rsrs.
    Li O Duque e Eu em 2016, e assim como você fiquei encantada pelo Simon, com certeza é admirável ele não vitimar mesmo tendo passado por tudo o que ele passou na infância...
    A série da Netflix eu não assisti e confesso que no momento não tenho interesse em assistir.
    Bjos!

    • Ahhh... Que lindo encontrar uma pessoa que me entende!! Rs...
      As pessoas estão me achando super louca por não querer ver a série!! Rs...
      beijos

  • Oi cami, eu li os livros meses antes lançamento da série pra não pegar spoiler.
    E sim tem muitas diferenças.
    Vi com um grupo de amigas que são fã de carteirinha e leram na época do lançamento, elas ficaram muito revoltadas
    Já eu, não dou tanta bola pra mudanças na adaptação porque sempre tem e aí é um estresse a toa, não tem como ficar igual.
    Porém oq mais me incomodou foi a mudança de PERSONALIDADE do personagem Colin. Era ao personagem mais fácil de ser trabalhado mas leve e descontraído. Mas não sei oq deu errado ali, se foi o ator ou o Colin ser insistente.
    O Anthony que é o queridinho de todos tbm mudaram muitas coisas, de personalidade e caráter. Mas de resto na história da Daphne e do Simon em aí, ouso dizer que gostei até mais do que o livro.
    Infelizmente todos estão muito mimizentos, essa saga é incrível.

    • Oi, Ana!!
      Você disse tudo no final do seu comentário: povo anda muito mimizento.
      Eu decidi não ver a série porque não me importo com a maioria das mudanças, mas mexeu com personalidade de personagem, aí fico azeda!
      Rs...
      Beijos

  • Li a série em 2019 e amei a noticia de que a Netflix iria adaptar os livros. Gostei bastante da adaptação, mas como quem já leu os livros senti falta de umas cenas marcantes do livro, mas nada de que eu não possa me recuperar haha
    Gostei do livro, mesmo não sendo um dos meus preferidos da série, gostei do crescimento dos personagens no decorrer da história. Só uma coisa que me incomodou, nesse e na maioria dos outros livros da série, foi o motivo do casamento dos personagens. Parecia, na grande maioria, que eles não queriam se casar e só casaram para não desencadearem um escândalo (sei que todos se amam e foram felizes mas essa foi a minha impressão quando li).

  • ola
    acredita que ainda não li esse livro ainda?sou uma enrolona confesso.preciso tambem criar vergonha na cara e ler até porque quero assistir a serie ,.mas antes quero ler o livro .
    amei a sua resenha

    • Bem vinda ao clube!!
      Enrolei anos para ler esse livro e só fiz isso com medo do monte de spoiler que eu sabia que ia rolar por conta da série de TV! Rs...
      Beijos

  • Olá! Ahhh esse foi o livro pelo qual eu conheci essa autora maravilhosa, li já faz um tempão, e com a estreia da adaptação, claro, que tive que ler novamente, confesso que ele não é meu favorito dessa família, e que durante a minha releitura percebi algumas coisas que não me agradaram tanto quanto antes (tipo algumas atitudes da Violet) mas, sem dúvida, é um ótimo livro do gênero romance de época e uma ótima maneira de inaugurar a série dessa família tão bacana.

    • Eu demorei muito para ler, mas eu adorei!
      Me diverti demais conhecendo a família Bridgerton.
      Agora vou ler um por mês!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

2 meses atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás