Leitora Compulsiva

Recursos Desumanos, de Pierre Lemaitre #Resenha

recursos desumanos pierre lemaitre resenha editora gutenberg blog leitora compulsivaTítulo: Recursos Desumanos

Título Original: Cadres Noirs

Autor(a): Pierre Lemaitre

Editora: Gutenberg

Ano: 2020

Páginas: 352

Tradução: Zéfere

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No último mês de agosto, a Editora Gutenberg lançou a nova edição de Recursos Desumanos do autor Pierre Lemaitre e solicitei um exemplar pela parceria! Assim como aconteceu com Bodas de Sague, outro livro do mesmo autor, essa história já tinha sido lançada há alguns anos pela Editora Vestígio – também integrante do Grupo Autêntica – e agora ganhou essa edição mais moderna, plenamente capaz de atrair um número muito maior de leitores afficionados pelo gênero!

Um detalhe interessante sobre essa nova edição é que a capa traz a informação de que esse é o livro que deu origem à série de TV de mesmo nome, disponível na Netflix!

Sobre o que é “Recursos Desumanos”?

Recursos Desumanos nos traz a história de Alain Delambre, um francês de 57 anos que está há quatro anos sem conseguir um emprego na sua área de especialização. Ex-diretor de Recursos Humanos, ele precisa se contentar com subempregos para conseguir levar algum dinheiro para casa e se sente cada vez mais desmoralizado. Ele, que já foi o provedor da família e pode dar conforto para a esposa e duas filhas, hoje vive de bicos e tem que agradecer pelo salário da esposa.

Alain sente que chegou ao fundo do poço quando, após ser maltratado pelo chefe e reagir, perde o único trabalho informal que ainda tinha. Para piorar, ainda fica à mercê de um processo judicial…

E é então que, quando uma empresa finalmente resolve considerar a sua candidatura para um bom cargo em recursos humanos, ele decide que essa é a sua chance e que ninguém vai tirar essa vaga dele. E ele fará qualquer coisa – qualquer coisa mesmo! – para conseguir esse emprego! E se sua esposa e filhas acham um absurdo que o teste final para a vaga seja a participação em uma simulação de tomada de reféns, ele não se importa… Ele colocará todos os seus conhecimentos à prova na tentativa de obter alguma vantagem.

Alain acredita que esse emprego é a solução para todos os seus problemas. Depois de consguí-lo, de recuperar suas economias, de recuperar o respeito das pessoas e sua autoestima, ninguém vai se importar com o que ele fez para chegar lá!

Será que algo pode dar errado?

O que esperar desse livro?

Depois de ler e me apaixonar por Bodas de Sangue, estava super animada para ler um novo livro do autor Pierre Lemaitre. Eu confesso que tenho uma quedinha pela escola de escrita francesa, em especial pelos thrillers psicológicos, e nem sempre é fácil de achar um livro de escritores franceses aqui no Brasil. Então, quando encontro um, tenho que aproveitar!! Rs…

Apesar do outro livro do autor ser um dos meus preferidos do ano, consegui manter minhas expectativas para essa leitura sob controle. E foi a melhor coisa que eu fiz. Sabem por quê? Porque assim eu evitei comparações, não cobrei tanto o autor e consegui aproveitar super bem a história!! Rs… Não achei esse livro tão bom quanto o Bodas, mas gostei a trama e da forma como a história se desenvolveu.

O personagem é um senhorzinho querido e fofo?! Não mesmo! Pelo contrário… Rs! Só conseguia imaginar Alain como um homem de meia idade amargurado, descuidado com a aparência pessoal e pronto para resmungar da vida a todo o momento. Não dá para saber se ele sempre foi assim, mas com certeza o fato de estar desempregado há tanto tempo o deixou azedo, ressentido e se sentindo humilhado pelos trabalhos informais aos quais tem que se sujeitar.

Isso faz dele um tipo de protagonista interessante e não convencional, o que me agrada bastante. É natural que a maioria dos leitores prefira protagonistas cativantes, pelos quais sintam uma certa afinidade! Eu mesmo adoro encontrar uma mocinha bem desbocada e que não leva desaforo para casa… Mas uma mudança é sempre curiosa!

Alain Delambre pode não ser alguém com quem a gente se identifica, mas ele nos faz refletir sobre pessoas e problemas reais. Será que ele é um cara ruim ou apenas um cara desesperado?! Será que podemos bater no peito, cheios de orgulho, e afirmar que com certeza nunca cruzaríamos a linha como ele cruzou?!

Para mim ficou extremamente óbvio que a intenção do autor foi a de incomodar o leitor e provocar emoções conflitantes. O protagonista não é cativante, mas a gente torce por ele. Ele não trata as pessoas muito bem, mas a gente acaba percebendo que ele também não é bem tratado.

De alguma maneira muito louca eu senti que Alain é a representação daquela indignaçãozinha que todo mundo já deve ter tido na vida: “eu faço tudo certo, sou honesto, trabalho duro, mas quem faz errado é que fica com as coisas boas da vida”… Talvez o que mais incomode no personagem é que ele faz tudo o que muita gente já pensou em fazer, mas não teve coragem: jogar a honestidade e moralidade para o alto e fazer o que fosse necessário para conquistar algo que tanto desejava!

Será que ele é um cara tão ruim assim ou apenas um cara que se cansou de fazer papel de trouxa? Que cansou de ter a sua vida arruinada por gente que nunca o viu na vida? Que cansou de ser preterido para vagas de empregos por conta da sua idade? Que cansou de fazer tudo certo e ver tudo dando errado?

Esse pode não ser o meu livro favorito do autor, mas com certeza é uma história que valeu a pena ter lido. Me fez pensar sobre muitas coisas e com certeza aprendi ainda mais sobre a natureza humana!!

Sobre o autor e seus outros livros…

Nascido em Paris, Pierre Lemaitre ensinou literatura francesa e americana, análise literária e cultura geral. É hoje escritor e roteirista. Várias vezes premiado, seus romances são traduzidos em mais de quinze línguas.

O livro Recursos Desumanos, publicado pelo selo Gutenberg, já havia sido publicado pelo selo Vestígio – da própria Autêntica – então é possível encontrá-lo em duas versões diferentes, assim como aconteceu com o livro Bodas de Sangue.

Confiram o trailer da série da Netflix baseada em Recursos Desumanos:

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

2 comentários sobre “Recursos Desumanos, de Pierre Lemaitre #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Deve ser um livro bem interessante para poder observar o comportamento humano, principalmente diante de uma situação extrema de desemprego, na idade dele e alguém que sempre foi tão certinho.
    Vou querer ler.
    cheirinhos
    Rudy

  2. eliane

    muito interessante o titulo do livro
    e o autor escreve sobre algo muito real que é quando as pessoas por ser de uma determinada idade não consegue mais arrumar um emprego .
    e os questionamentos que voce faz no final então … são perguntas que muita gente se faz !
    otima dica de leitura

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!