Leitora Compulsiva

Bodas de Sangue, de Pierre Lemaitre #Resenha

bodas de sangue pierre lemaitre vestido de noivo gutenberg editora resenha blog leitora compulsivaTítulo: Bodas de Sangue

Título Original: Robe de Marié

Autor(a): Pierre Lemaitre

Editora: Gutenberg

Ano: 2020

Páginas: 272

Tradução: Zéfere

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




Com o recente crescimento do interesse dos leitores brasileiros por thrillers e suspenses, muitas editoras resolveram apostar nesses gêneros. Enquanto muitas delas precisaram sair em busca de novos autores e investir em títulos recentes que estão fazendo sucesso lá fora, o Grupo Autêntica encontrou uma solução mais barata, mais inteligente e perfeitamente capaz de satisfazer os leitores mais exigentes. Com thrillers e suspenses maravilhosos em seu catálogo, o Grupo Autêntica percebeu que só precisava de novas edições, novas capas e um marketing mais moderno para dar um novo fôlego a livros incríveis, publicados nos últimos anos!

Foi exatamente o que aconteceu com Bodas de Sangue, do autor Pierre Lemaitre, publicado no último mês de janeiro pela Editora Gutenberg. O livro havia sido lançado em 2013 pela Editora Vestígio – também integrante do Grupo Autêntica – com o título de Vestido de Noivo, mas agora, com essa nova roupagem, tem tudo para chegar às mãos de um número muito maior de leitores afficionados pelo gênero.

Eu recebi um exemplar pela parceria com a editora e não poderia imaginar que ficaria tão obcecada com essa história!

Sobre o que é “Bodas de Sangue”?

A história contada em Bodas de Sangue começa nos apresentando Sophie, uma francesa de meia idade que trabalha como babá do pequeno Léo de seis anos, filho do casal Gervais. Como em tantos outros dias, Sophie acorda certa manhã com o rosto banhado em lágrimas. Mas para ela, nada disso é novidade… Ela já nem lembra mais quando começou a chorar assim todas as noites. Talvez tenha sido quando sua sogra morreu, talvez tenha sido quando seu marido Vincent sofreu um acidente, talvez tenha sido quando o próprio Vincent morreu… Ou ela simplesmente começou a chorar assim quando percebeu que tinha ficado louca!

Tudo começou com coisas pequenas: perder objetos e encontrá-los dias depois, em lugares completamente inusitados, procurar pelo carro estacionado em uma rua e depois descobrir que estava estacionado em outro lugar, fazer confusão com datas de eventos, perder documentos importantes do trabalho… Em pouco tempo as coisas começaram a ficar mais sérias e Sophie passou a ter lapsos enormes e toda a sua vida virou de cabeça para baixo.

De volta àquela manhã, Sophie acorda na casa dos Gervais. Eles voltaram tão tarde na noite anterior que acabaram por oferecer que ela dormisse lá para não enfrentar o caminho até sua casa. Normalmente ela não aceitaria, mas estava muito cansada do dia anterior e tinha tido uma pequena discussão com Léo. Léo… Por que será que o menino ainda não tinha se levantado? Sophie resolve ir acordá-lo, mas o que encontra é aterrorizante: o menino está morto. Tudo indica que foi Sophie que fez aquilo, mas ela não consegue se lembrar de nada! Ela poderia estar brava com o garoto, mas matá-lo?! Isso não… Ou será que sim?!

Com seu histórico, é claro que todos iriam achar que ela matou o menino. Nem mesmo ela tinha certeza do que tinha ou não feito… Completamente desesperada, Sophie foge, deixando um rastro de sangue por onde passa. Ela se esconde, muda de nome e de aparência, arruma empregos em lugares que não fazem muitas perguntas… Mas o passado e a loucura não a deixarão em paz assim tão fácil!

O que esperar desse livro?

PQP! Que livro sensacional, gente!!! Ainda estou completamente em choque com essa leitura e já estou achando que esse livro vai entrar para a lista dos melhores do ano, fácil, fácil! Acho que nunca li nada tão louco como essa história… E olha que eu adoro uns livros bem bizarros!! Rs…

Um dos motivos que me fizeram querer ler esse livro foi o fato de o autor Pierre Lemaitre ser francês e eu ter tido ótimas experiências com essa escola de escrita, especialmente com os thrillers psicológicos. Até hoje ainda me lembro de quanto fiquei impactada com o livro Canção de Ninar, da autora Leïla Slimani!

Algo que percebi ser comum entre os autores franceses é a narrativa crua, explícita, sem rodeios e curiosamente imparcial. Os fatos são apresentados de maneira direta e o julgamento das ações cabe exclusivamente a nós leitores. E com esse livro não foi diferente! Desde a primeira página somos levados para dentro da mente desconexa de Sophie e começamos a partilhar de sua loucura, de seus lapsos… O autor não dá tempo para nos situarmos, para entendermos quem é Sophie, para entendermos o que ela está fazendo ali. Isso vem só depois!

Toda a primeira parte do livro é extremamente caótica. É como se o autor jogasse em cima da gente um saco com mil peças de quebra-cabeça e dissesse: “Se vira aí para montar, porque nem a imagem que vem na caixa eu vou te dar para ajudar!” E então lá vamos nós, nos arrastando pelas 100 primeiras páginas, meio confusos, com raiva dessa mulher…

E eis que, assim, de repente, o chão é retirado dos nossos pés e é impossível não deixar escapar um sonoro palavrão! PQP! Se eu desse aula de técnica de escrita, com certeza usaria esse livro como exemplo de reviravolta!! Rs… Lógico que não vou contar nada, porque quero que vocês tenham a mesma experiência maravilhosa que eu tive, mas eu preciso dizer que nunca, jamais, poderia ter imaginado o que me esperava!!

Eu amei esse livro! Amei a loucura! Amei cada uma das reviravoltas!! Leiam, por favor, essa é uma experiência pela qual vocês têm que passar!

Sobre o autor e seus outros livros…

Nascido em Paris, Pierre Lemaitre ensinou literatura francesa e americana, análise literária e cultura geral. É hoje escritor e roteirista. Várias vezes premiado, seus romances são traduzidos em mais de quinze línguas.

O livro Bodas de Sangue, publicado pelo selo Gutenberg, já havia sido publicado pelo selo Vestígio – da própria Autêntica – com o título de Vestido de Noivo. Outro livro do autor publicado pela Vestígio se chama Recursos Desumanos, mas ainda não sabemos se ele também ganhará uma reedição. Fico na torcida!!! Rs…

>
 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

8 comentários sobre “Bodas de Sangue, de Pierre Lemaitre #Resenha

  1. FERNANDA ALVARENGA DE ASSIS

    Ei Camis!

    Já está na minha lista de desejos depois que vi sua nota no Skoob rs, adorei a resenha!!
    Eu sempre li muito suspense e policial e ficava triste com essa falta de interesse das editoras, tanto de lançar mais do gênero, quanto de respeitar a ordem das séries e não largá-las no meio, isso ainda acontece bastante, espero que melhore.
    Estou adorando essa onda de thrillers, espero que continue. Da Gutenberg mesmo estou louca que lancem os próximos da Angela Marsons, porque a série é bem grande e só saíram 2 até agora.

    Aproveitando… Feliz Aniversário lindona! Muito amor, saúde, sucesso e perseverança nesses tempos difíceis. Parabéns!!

    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda!
      Sempre compartilhamos esse amor por suspense e policial, né?! Rs…
      Eu estou amando esses lançamentos e relançamentos!
      Uma das grandes vantagens desse livro é justamente ele ser independente! Eu fico com medo quando vejo que os livros fazem parte de uma série justamente por causa desse lance de lançarem fora de ordem ou abandonarem a publicação!
      Beijos

  2. Carolina Trigo

    Oi, Camis!
    Sobre o que você comentou do gênero estar em alta, além de ser real, faz total sentido a saída que a editora achou. Relançar edições mais antigas que não tiveram muito espaço agora, vai funcionar super bem.
    Sobre o livro, eu não conhecia, mas fiquei curiosa, apesar da trama lembrar levemente o Canção de Ninar (que você mesma citou no texto).
    Bjss

  3. Ivinah Campos

    Quando leio uma resenha assim, dizendo que o livro foi um dos melhores do ano, eu já quero abrir a Amazon e comprar na mesma hora. Já estava de olho nessa capa por aí, mas sua resenha foi tão empolgante que eu preciso ler também!!!
    Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!