Leitora Compulsiva

Oito Detetives, de Alex Pavesi #Resenha

Título: Oito Detetives

Título Original: Eight Detectives

Autor: Alex Pavesi

Editora: Faro Editorial

Ano: 2021

Páginas: 288

Tradução: André Gordirro

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Magazine Luiza

***




Lançado em fevereiro desse ano pela Faro Editorial, o livro Oito Detetives é a estreia do matemático Alex Pavesi como autor de ficção e bastou ler a sinopse eu ficar interessada. Pedi então um exemplar pela parceria e, após algumas tentativas, finalmente consegui terminar a leitura!

Hoje conto para vocês um pouco sobre as minhas impressões.

Sobre o que é “Oito Detetives”?

Oito Detetives a conta a história de Julia Hart, uma editora que encontra um antigo livro de mistério escrito pelo matemático Grant McAllister, no qual ele determina todos os elementos que devem compor uma história de investigação e demostra quais são as variações possíveis. Para ilustrar sua tese, Grant apresenta aos leitores sete pequenas histórias de assassinato.

Ainda que aos olhos do público as histórias pareçam perfeitas, Julia é uma profissional e notou diversas inconsistências nas narrativas. Agora, interessada em republicar o livro, Julia procura o recluso autor, que vive em uma cabana simples em uma remota ilha do Mediterrâneo. Ela decide confrontá-lo para saber se essas inconsistências são apenas erros ou se foram colocadas nas histórias de maneira proposital, como pistas para um mistério ainda maior.

Usando todo o seu conhecimento sobre livros de assassinatos, Julia seguirá as evidências e fará o que for necessário para descobrir se as histórias de Grant são apenas ficção ou se guardam a chave para solucionar um assassinato na vida real!

O que esperar desse livro?

Esse é, sem sombra de dúvidas, um livro bem diferente de qualquer outro livro de mistério que eu já tenho lido na vida – e não foram poucos!

Desde que recebi esse livro no mês de fevereiro, tentei fazer a leitura por três vezes, mas não tive sucesso. Em nenhuma dessas vezes consegui avançar muito. A narrativa inicial me parecia um tanto quanto amadora e não via a relação com o que havia na sinopse…

Mas então, meu senso de dever gritou no meu ouvido e me mandou insistir. E foi o que fiz! Preparei um delicioso chocolate quente, me joguei no sofá, me acomodei confortavelmente sob as cobertas e abri o livro, decidida a não abandoná-lo dessa vez! E adivinhem só? Em pouco tempo a estrutura da história passou a fazer sentido, entendi que o tal amadorismo que senti na narrativa era proposital e, de repente, já estava na metade do livro, com a curiosidade atiçada para continuar…

Ao longo de todo o livro, os capítulos se alternam entre as histórias que Grant McAllister colocou em seu livro e a narrativa do que está acontecendo entre Julia e o escritor durante a visita dela. Então, para entendermos melhor a história, é preciso ter em mente a seguinte dinâmica: a cada encontro dos dois, Julia lê uma das histórias do livro e indaga Grant sobre a teoria matemática dele e sobre as inconsistências que ela encontrou.

É por essa razão que temos estilos diferentes de escrita, ainda que o autor de Oito Detetives seja apenas Alex Pavesi. Cada uma das histórias atribuídas a Grant McAllister  é bem diferente da outra, uma vez que servem para exemplificar a fórmula matemática que ele desenvolveu. E falando nessa fórmula, ela é explicada aos poucos para nós leitores ao longo das conversas entre Julia e Grant. E podem acreditar: ela até que faz bastante sentido! O problema é que todos os conceitos da matemática trazidos para dentro da história podem confundir o leitor que não tem muita afinidade com a matéria.

No geral, essa é uma leitura interessante, que exige bastante atenção e capacidade de acompanhar o raciocínio. A estrutura é curiosa, já que, de certa forma, passa a impressão de que estamos lendo contos policiais independentes, que se amaram para formar uma história maior. Então, por mais que o livro não seja extremamente empolgante, nossa curiosidade vai se renovando a cada um dos pequenos mistérios…

Para terminar, deixo esse livro como indicação para fãs de livros de mistério que estejam cansados das histórias mais tradicionais e que procuram algo original e inusitado!

Sobre as autoras e seus outros livros…

Alex Pavesi vive em Londres. Trabalhou como engenheiro de software e, antes disso, obteve doutorado em matemática. Ele gosta de quebra-cabeças e longas caminhadas. Oito Detetives é o seu primeiro livro e foi aclamado pelos maiores autores do gênero.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

12 comentários sobre “Oito Detetives, de Alex Pavesi #Resenha

  1. Alecia Rodrigues

    Não leu muito mistério, porém achei muito interessante o livro. As vezes acontece de tentarmos algumas vezes e não conseguimos ler e acredito que cada livro tem seu tempo.

  2. Eliane

    Olá
    Uma leitura que merece mais atenção e em entender a forma que o autor constrói a narrativa.
    Eu não gosto muito de livros que sáo um poucos mais complexos. Eu demoro a entrar na trama .por isso dessa vez deixo passar a dica

  3. Angela Cunha Gabriel

    Assim que li sobre esse livro a primeira vez, a pessoa que fez a resenha dizia mais ou menos assim, é um livro dentro de outro livro e eu adorei isso, mas admito que acabei deixando passar e muito.
    Só agora me dei conta de que quis muito ler e acabei deixando de lado.
    Mas com toda essa inovação, agora lá vai eu querer ele para ontem rs
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

  4. ELIZETE SILVA

    Olá! Pelo menos na parte da matemática eu não vou ficar confusa, porque essa é uma disciplina que eu entendo um pouco, achei esse plot interessante, mas pelo visto teremos que ter persistência, pois o começo do livro pode ser um pouco confuso.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!