Leitora Compulsiva

O Círculo das Sete Pedras, de Diana Gabaldon #Resenha

Título: O Círculo das Sete Pedras

Título Original: Seven Stones to Stand or Fall 

Série: Outlander #extra

Autor(a): Diana Gabaldon

Editora: Arqueiro

Ano: 2021

Páginas: 544

Tradução: Fernanda Abreu

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***




No mês de novembro do ano passado, a Editora Arqueiro lançou O Círculo das Sete Pedras, uma coletânea de histórias da série Outlander da autora Diana Gabaldon. Como eu sou uma grande fã da série e estou contando os dias para o lançamento do novo livro, pedi um exemplar desse livro para aplacar minha ansiedade!!

E hoje conto para vocês um pouco mais sobre as histórias que compõe essa coletânea.

Sobre o que é “O Círculo das Sete Pedras”?

O Círculo das Sete Pedras é um livro extra de Outlander e traz uma coletânea de sete histórias relacionadas ao universo da série. Essas histórias (um conto e seis novelas) foram escritas para serem lidas de maneira independente e não são obrigatórias para que a gente entenda a história principal da série.

De qualquer forma, para quem já acompanha a série e quer entender onde essas histórias se encaixam, há uma introdução no livro que explica exatamente a cronologia e diz onde cada uma dessas histórias extras se localiza em relação à trama principal.

Das sete histórias, cinco foram escritas para antologias diversas, publicadas ao longo dos anos. Mas, como essas antologias não foram publicadas aqui no Brasil, podemos dizer que, para nós, essas sete histórias são inéditas e são elas:

O costume militar (novela) – Ambientada em 1759, se situa cronologicamente entre os livros três e quatro. Nela, lorde John comparece a uma festa de enguias-elétricas em Londres e acaba indo parar na Batalha de Québec. Ele é o tipo de pessoa a quem coisas desse tipo acontecem.

O espaço intermediário (novela) – Ambientada em 1778, em Paris, esta novela trata de Michael Murray (o irmão mais velho do Jovem Ian), Joan MacKimmie (a irmã mais nova de Marsali), o conde de Saint-Germain, madre Hildegarde, entre outras personagens interessantes. Mas espaço intermediário a quê? Depende de com quem você estiver falando. Se situa cronologicamente entre os livros oito e nove.

Uma praga de zumbis (novela) – Ambientada em 1761 na Jamaica, quando lorde John é despachado no comando de um batalhão para sufocar uma revolta de escravizados e descobre uma afinidade até então desconhecida por serpentes, baratas e zumbis. Se passa entre os livros três e quatro, depois de “O costume militar”.

Uma folha ao vento de Todos os Santos (conto) – Em grande parte ambientado em 1941-1943, é a história do que realmente aconteceu com os pais de Roger MacKenzie. Tem relação com acontecimentos narrados no livro oito.

Virgens (novela) – Ambientada em 1740, na França. Nela, Jamie Fraser (19 anos) e seu amigo Ian Murray (20 anos) se tornam jovens mercenários. Narra fatos que antecedem o primeiro livro da série principal.

Um verde fugidio (novela) – Ambientada entre 1744 e 1745 em Paris, Londres e Amsterdã, é a história de Hal (Harold, conde Melton ou duque de Pardloe), irmão mais velho de lorde John, e de sua (futura) esposa Minnie, na época uma negociante de livros raros de 17 anos que atuava paralelamente como falsária, chantagista e ladra. Jamie Fraser também aparece nessa novela. Se encaixa depois do segundo livro da série.

Sitiados (novela) – Ambientada em 1762 na Jamaica e em Havana. Prestes a deixar seu cargo de governador militar temporário da Jamaica, lorde John fica sabendo que sua mãe está na capital cubana. Isso não seria um problema, exceto pelo fato de a Marinha Britânica estar a caminho da cidade para sitiá-la. Auxiliado por seu criado pessoal, Tom Byrd, por um ex-zumbi chamado Rodrigo e por Azeel, a esposa de Rodrigo com tendências homicidas, lorde John parte para resgatar a outrora duquesa viúva de Pardloe antes de os navios de guerra chegarem. Para ser lido após o livro oito.

O que esperar desse livro?

Eu nunca canso de panfletar a série Outlander porque é uma das minhas histórias favoritas da vida. Adoro a escrita da autora Diana Gabaldon e amo a forma como ela constrói essa história. Até poderíamos dizer que Outlander como sendo a história de Claire e Jamie, mas é muito mais do que isso… A história pode até mesmo ter começado com Claire viajando no tempo e se envolvendo com Jamie, mas depois disso toda a trama cresce como uma enorme árvore, se ramificando para diversas direções e dando frutos.

É por isso que fiquei tão empolgada quando soube do lançamento dessa coletânea. Fiquei imaginando o que é que a autora tinha deixado de fora da trama principal e que outras histórias ela ainda tinha para contar.

Não vou falar sobre cada uma das histórias especificamente, porque são histórias curtas e eu acabaria dando algum spoiler… Mas posso dizer que, apesar desse livro não trazer nenhuma informação vital para a sequência do romance principal, valeu muito a pena fazer essa leitura e descobrir mais sobre outros personagens da história.

Das sete histórias, três delas me cativaram mais. A primeira foi Uma Folha ao Vento de Todos os Santos, porque eu tenho um carinho especial pelo Roger MacKenzie e eu sempre quis saber mais sobre os pais dele. A segunda foi Virgens, que conta um pouco das aventuras de Jamie e Ian. E a terceira história que mais gostei foi Um Verde Fugidio, que me surpreendeu ao mostrar um lado de Minnie que eu nem poderia imaginar! Rs…

Sobre essa série, no geral, sempre vale o aviso de que essa não é uma história para leitores iniciantes e a leitura dos livros demanda paciência, atenção aos detalhes e MATURIDADE EMOCIONAL para lidar com as mais difíceis situações enfrentadas pelos personagens! A série não poupa desgraça e toca em temas pesados: guerras, estupros, assassinatos, intrigas, traições…

Com essa coletânea de histórias vale o mesmo aviso. Não é porque são histórias mais curtas que elas não trazem a mesma intensidade dos romances principais.

E para quem gosta de assistir séries, a série Outlander está sendo adaptada pelo canal Starz e está disponível na Netflix.

Sobre a autora e seus outros livros…

Diana Gabaldon cresceu no Arizona, Estados Unidos, e é de ascendência mexicano-americana e inglesa. Tem formação em Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia. Foi professora universitária durante mais de doze anos antes de se dedicar à escrita em tempo integral. Sua série Outlander se transformou em um enorme sucesso mundial e foi adaptada para a TV em 2014. Atualmente Diana mora em Scottsdale, no Arizona.

O Círculo das Sete Pedras é um livro extra da série Outander. Pela Arqueiro já foram lançados: A Viajante do TempoA Libélula no ÂmbarO Resgate no Mar – Parte I e O Resgate no Mar – Parte IIOs Tambores do Outono – Parte I e Os Tambores do Outono – Parte II; A Cruz de Fogo – Parte I e A Cruz de Fogo – Parte IIUm Sopro de Neve e Cinzas, Ecos do Futuro e Escrito com o Sangue do Meu Coração (os livros 3, 4 e 5 foram inicialmente publicados em dois volumes cada, mas já podem ser encontrados em volume único).

O próximo livro da série se chama, no original, Go Tell The Bees That I Am Gone e será o segundo inédito no Brasil, mas ainda não há nenhuma previsão de lançamento.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

5 comentários sobre “O Círculo das Sete Pedras, de Diana Gabaldon #Resenha

  1. Evandro Atraentemente

    Sempre quis ler essa série, mas ainda não tive a oportunidade, mas quem sabe agora durante a bienal eu não consiga começar essa saga, afinal sempre leio elogios. Eu até já pensei em começar a assistir a série, mas prefiro sempre dar início pelos livros. Interessante que a história se desenvolva com temas fortes, dando estrutura à ideia inicial. É bom saber sobre esses volumes extras eu ainda nao sabia.

  2. Angela Cunha Gabriel

    Se eu te falar que nunca senti vontade de ler Outlander, você acredita? Pois é, os livros sempre me assustaram pelo tamanho(fonte pequena meus olhos não dão conta)
    Eu tentei ver a primeira temporada da série, mas não passei dela.
    Sei que vi errado rs (todo mundo me disse isso)
    Mas gostei muito de ler sobre essa coletânea, beira quase um presente aos fãs!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/O Vazio na flor

  3. ELIZETE SILVA

    Olá! Ahh que me falta tempo para retomar essa série (#tristeza), realmente são histórias que demandam bastante tempo, atenção e lencinhos né, porque o tanto de coisas tristes que acontecem com esses personagens não tá escrito, ou melhor está! (e em muitas páginas!!!). Também estou de olho nesse livro, pois acredito que tenha um gostinho a mais para os fãs da série.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!