Leitora Compulsiva

Ecos do Futuro, de Diana Gabaldon #Resenha

outlander ecos do futuro diana gabaldon editora arqueiro resenha blog leitora compulsivaTítulo: Ecos do Futuro

Título Original: An Echo in The Bone

Série: Outlander #7

Autor(a): Diana Gabaldon

Editora: Arqueiro

Ano: 2019

Páginas: 912

Tradução: Geni Hirata

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No mês de julho do ano passado, a Editora Arqueiro lançou Ecos do Futuro, o sétimo livro da série Outlander da autora Diana Gabaldon. Sou uma grande fã da série e não perderia por nada esse lançamento… Pedi então um exemplar pela parceria, mas como o livro é grande demais para carregar por aí, optei por também comprar a versão digital dele! Assim teria o livro para completar a minha coleção na estante e o ebook para conseguir fazer a leitura! Rs…

Acabei demorando um pouquinho até ter a chance de ler esse sétimo livro da série, mas hoje estou aqui para contar o que achei de mais esse capítulo da saga de Claire e James Fraser!

Sobre o que é “Ecos do Futuro”?

Ecos do Futuro é o sétimo volume da série Outlander, que começou com a história de Claire, uma inglesa que vivia no ano de 1945. Ela passou vários anos trabalhando como enfermeira durante a guerra e quando tudo terminou viajou com seu marido Frank Randall para a Escócia, numa tentativa de recuperar o tempo perdido do casamento. Lá então Claire tocou uma das pedras em Craig na Dun e viajou para o passado, mais exatamente para o ano de 1743. Claire acabou envolvida em uma infinidade de confusões e, para escapar de uma delas, precisou se casar com o jovem Jamie Fraser.

Ao longo dos vários livros, acompanhamos as aventuras e os perigos enfrentados por Claire e Jamie. Juntos ou separados, eles lutaram bravamente e passaram por poucas e boas. A vida nunca foi fácil para os dois, mas o que importa é que, mesmo depois de tantos desafios, eles estão juntos. A história deles que começou na Escócia no ano de 1743 agora continua nos Estados Unidos, no ano de 1777.

Nesse sétimo volume encontramos Claire e Jamie em plena Revolução Americana. Apesar de já saberem o resultado da guerra com os ingleses, nada é fácil para esse casal. Tentando não se envolver na luta, eles decidem deixar a Cordilheira dos Frasers na Carolina do Norte e partir para a Escócia… Mas é claro que, em se tratando de Clare e Jamie, nada sai como o esperado e a batalha parece ser atraída por eles, onde quer que eles estejam.

Inevitavelmente Claire e Jamie se envolvem na batalha, do lado dos rebeldes e contra os ingleses. Para o azar de Jamie, William – seu filho ilegítimo criado por lorde John Grey – é um jovem tenente do Exército Britânico e não serão poucas as vezes que eles se encontram nos campos de batalha!

E por falar em William, nesse sétimo livro, deixando um pouco de lado o protagonismo de Claire e Jamie, passamos a acompanhar também as aventuras do jovem rapaz nas terras da colônia e também de lorde John Grey, que viaja para a colônica americana para tentar salvar o sobrinho.

Obviamente, quem não poderia faltar em mais esse volume da série, é Brianna e Roger Mackenzie, agora acompanhados de seus dois filhos. Depois de retornar à relativa segurança do século XX, o casal se mudou para Lallybroch, na Escócia – propriedade que duas centenas de anos antes pertencia aos Frasers! Enquanto enfrentam seus próprios problemas, Brianna e Roger vislumbram um pouquinho do que aconteceu a Claire e Jamie por meio de cartas que os pais de Brianna deixaram para que fossem encontradas por eles no futuro!

Assim como aconteceu nos outros livros da série, as centenas de páginas de sétimo volume nos levam a uma viagem pela história, misturando a ficção com a realidade. E é claro, a autora não poupa desgraças, reviravoltas, acontecimentos completamente inusitados e muita maldade para Jamie e Claire e para todos que os cercam!

O que esperar desse livro?

Escrever uma resenha sobre mais um livro da série Outlander é sempre um desafio imenso. Diferentemente de outras séries, não dá para definir um linha central da história e dizer “esse livro é sobre isso”… Já há algum tempo essa série deixou de ser só a história de Jamie e Claire ou só sobre as viagens no tempo. Eles podem até ser os personagens principais, mas não dá para ignorar que essa também é a história de Brianna, de Roger, de Jem, de Mandy, de Ian, de Fergus, de John Grey e agora de William, e de mais uma porção de outros personagens que ganham importância nessa trama tão ricamente elaborada!

Trinta e cinco anos se passaram desde que Claire viajou no tempo pela primeira vez e conheceu Jamie Fraser. Muita água rolou debaixo dessa ponte. A essa altura, depois de tudo o que eles enfrentaram, seria bom acreditar que eles finalmente conseguiriam se estabelecer na Cordilheira dos Frasers na Carolina do Norte e que lá viveriam uma vida tranquila! Mas, em se tratando de Diana Gabaldon, isso parece ser impossível…

Como sempre, a qualidade da escrita da autora é inegável. A cada livro fico mais e mais encantada com a riqueza de detalhes, com a pesquisa histórica e com a capacidade da autora de criar uma trama tão intrincada que mais parece com uma tapeçaria de milhares de fios, que juntos formam uma belíssima obra de arte! Mesmo quando  quando a gente acha que uma cena foi meio sem sentido ou algum personagem não tem a menor importância, algo acontece e dá sentido a tudo, mesmo que seja mais de mil páginas para frente!

Confesso que, uma coisa em particular me incomodou nesse livro: a narrativa do ponto de vista de William. Ok, eu entendo a importância do personagem, a ligação dele com Jamie e tudo o mais… Mas não consegui me sentir cativada por ele, não gostei do jeitão meio mimado e sem noção que a autora deu para ele. Confesso que até pulei algumas páginas do livro quando ele era o foco! Rs…

Sobre essa série, no geral, sempre vale o aviso de que essa não é uma história para leitores iniciantes e a leitura dos livros demanda paciência, atenção aos detalhes e maturidade para lidar com as mais difíceis situações enfrentadas pelos personagens! A série não poupa desgraça e toca em temas pesados: guerras, estupros, assassinatos, intrigas, traições… Então se preparem para uma leitura intensa, mas ao mesmo tempo extremamente enriquecedora!!

E para quem gosta de assistir séries, a série Outlander está sendo adaptada pelo canal Starz e aqui no Brasil passa no canal Fox Premium. Está também disponível na Netflix. A série faz o maior sucesso e já está na quarta temporada!!

Sobre a autora e seus outros livros…

Diana Gabaldon cresceu no Arizona, Estados Unidos, e é de ascendência mexicano-americana e inglesa. Tem formação em Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia. Foi professora universitária durante mais de doze anos antes de se dedicar à escrita em tempo integral. Sua série Outlander se transformou em um enorme sucesso mundial e foi adaptada para a TV em 2014. Atualmente Diana mora em Scottsdale, no Arizona.

Pela Arqueiro já foram lançados : A Viajante do TempoA Libélula no ÂmbarO Resgate no Mar – Parte I e O Resgate no Mar – Parte IIOs Tambores do Outono – Parte I e Os Tambores do Outono – Parte II; A Cruz de Fogo – Parte I e A Cruz de Fogo – Parte IIUm Sopro de Neve e Cinzas e Ecos do Futuro.

O próximo livro se chama, no original, Written in My Own Heart’s Blood e será o primeiro inédito no Brasil, já que os livros de um a sete já haviam sido publicados pela Editora Rocco há alguns anos. Além disso, consultando o site da autora, vi que o livro nove já se chamará  Go Tell The Bees That I Am Gone, mas ainda não tem previsão de lançamento lá fora. Por fim, há previsão de um décimo livro, mas a autora nem começou a escrevê-lo ainda!

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

10 comentários sobre “Ecos do Futuro, de Diana Gabaldon #Resenha

  1. Maria José

    Oi, como você bem disse, os livros tem muitas situações de desgraça e eu acabei lendo só o primeiro, mas amei poder saber um pouquinho do que rola nesse sétimo volume e dos personagens que são apresentados nele. Ótima resenha!

  2. Kênia Cândido

    Oi Camila.

    Lendo sua resenha eu tenho muita vontade de ler essa série, porém eu tenho apenas o primeiro livro e essa série é grande e cada livro é um calhamaço. Adorei sua resenha e saber mais sobre a história. Parabéns pela resenha.

    Bjos

  3. Rayanni kellsin

    Uau que resenha incrivel e super bem escrita! Meu colaborador que lê e ama essa série, eu ainda não me rendi pois além de enorme, os livros são bem carinhos né! Mas eu tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da autora.

  4. RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Camis!
    Tenho a maior vontade de ler a série, mas nunca tenho oportunidade.
    Agora ando maratonando a série na tv e amando toda a imaginação da autora, mesmo com as adaptações que são feitas, é uma série rica e como disse, cheia de histórias paralelas, muito interessante.
    cheirinhos
    Rudy

  5. Leituras Diárias

    Olá, tudo bem? Nossa adorei sua resenha. Fã de Outlander, ainda estou no livro 4, por isso tenho um caminho ainda para percorrer HAHAH realmente não tem como se resumir ou dar um foco central para história, sem dar spoilers. Eu gosto dessa movimentação de perspectiva que a Diana faz, por isso não me surpreende muito ter pontos de vistas diferentes e paciência. Espero muito gostar do livro! Ótima resenha!
    Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!