Leitora Compulsiva

Um Sopro de Neve e Cinzas, de Diana Gabaldon #Resenha

um sopro de neve e cinzas diana gabaldon outlander resenha editora arqueiro blog leitora compulsivaTítulo: Um Sopro de Neve e Cinzas

Título Original: A Breathe of Snow and Ashes

Série: Outlander #6

Autor(a): Diana Gabaldon

Editora: Arqueiro

Ano: 2018

Páginas: 1168

Tradução:  Fernanda Abreu e Mariana Serpa

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Saraiva, Livraria Cultura

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Saraiva (LEV), Livraria Cultura (Kobo)

***




No mês de maio desse ano, a Editora Arqueiro lançou o sexto livro da série Outlander e, contrariando a decisão editorial tomada em relação aos livros três, quatro e cinco, optou por um volume único, com mais de 1100 páginas! Segundo a editora, muita gente reclamava da divisão dos livros em duas partes, mas, ao invés de abrir uma votação nas redes sociais (como muitas vezes é feito) e dar oportunidade para todos os leitores se manifestarem, simplesmente decidiu mudar as coisas…

Recebi um exemplar do livro pela parceria com a editora e, quando vi o tamanho do livro, o peso e as letras pequenininhas, não tive dúvida: comprei o ebook!! Rs… Era isso ou não ter condições de ler o livro, já que leio muito fora de casa (no ônibus, na fila dos correios, enquanto espero para ser atendida no fórum…). Nem assim consegui ler o livro tão rápido… Estamos em setembro e só agora consegui finalizar a leitura.

Mas o que importa é que finalmente terminei de ler, já que essa é uma das minhas séries preferidas!! Rs…

um sopro de neve e cinzas outlander diana gabaldon editora arqueiro resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Um Sopro de Neve e Cinzas”?

Um Sopro de Neve e Cinzas é o sexto volume da série Outlander, que começou com a história de Claire, uma inglesa que vivia no ano de 1945. Ela passou vários anos trabalhando como enfermeira durante a guerra e quando tudo terminou viajou com seu marido Frank Randall para a Escócia, numa tentativa de recuperar o tempo perdido do casamento. Lá então Claire tocou uma das pedras em Craig na Dun e viajou para o passado, mais exatamente para o ano de 1743. Claire acaba envolvida em uma infinidade de confusões e, para escapar de uma delas, precisa se casar com o jovem Jamie Fraser.

Ao longo dos vários livros, acompanhamos as aventuras e os perigos enfrentados por Claire e Jamie. Juntos ou separados, eles lutaram bravamente e passaram por poucas e boas. A vida nunca foi fácil para os dois, mas o que importa é que, mesmo depois de tantos desafios, eles estão juntos. A história deles que começou na Escócia no ano de 1743 agora continua nos Estados Unidos, no ano de 1773.

Desde que Jamie e Claire se estabeleceram como os senhores das terras da Cordilheira dos Frasers, na Carolina do Norte, vem trabalhando arduamente para tornar a imensa propriedade em um lar para sua família e para todos aqueles que buscam uma oportunidade de recomeçar. Para garantir a tranquilidade da Cordilheira, Jamie precisa fazer um malabarismo para lidar com os arrendatários, com os índios, com os ingleses, com os rebeldes… Essa não é uma tarefa fácil e se torna praticamente impossível com a aproximação da guerra da independência.

Jamie, Claire, Brianna e Roger são os únicos que sabem o que está por vir, já que três deles vieram do futuro e estudaram sobre a guerra nos livros de história. Eles sabem qual será o lado vencedor, mas nem assim estão a salvo do caos e do terror que se espalha pela colônia. A guerra, no entanto, não é o que mais assusta a família. Uma notícia de jornal datada de 1776 relata a morte de Claire e Jamie em um grande incêndio e eles tem menos de três anos para encontrar uma forma de escapar dessa previsão…

Nas mais de 1100 páginas desse livro, vamos acompanhar o dia-a-dia dos moradores da Cordilheira dos Frasers. Durante os três anos que antecedem o início da guerra da independência, eles terão que encarar conspirações políticas, sequestros, mortes, uma acusação de assassinato, doenças, problemas financeiros, muita tristeza e dor… De quebra, ainda vão encarar o velho inimigo, que não cansa de assombrar a família de Jamie Fraser!

O que esperar desse livro?

Desde que comecei a ler a série Outlander, fiquei impressionada com a qualidade da escrita da autora Diana Gabaldon. A cada livro fico mais e mais encantada com a riqueza de detalhes, com a pesquisa histórica e com a capacidade da autora de criar uma trama tão intrincada que mais parece com uma tapeçaria de milhares de fios, que juntos formam uma belíssima obra de arte!

Mesmo quando  quando a gente acha que uma cena foi meio sem sentido ou algum personagem não tem a menor importância, algo acontece e dá sentido a tudo, mesmo que seja mais de mil páginas para frente! Se no início eu achava que a autora dava uma certa enrolada e “enchida de linguiça” na história, hoje eu vejo que tudo foi necessário para chegarmos até esse ponto da história…

E a trama é tão grande e tão complexa que, quando cheguei ao final desse sexto livro e sentei na frente do computador para começar essa resenha, precisei voltar ao início do livro para lembrar como é que ele começou! Rs… Quase três anos da vida de Jamie e Claire se passam durante esse livro e acontece tanta coisa que um resumo dos principais acontecimentos ocupariam umas quatro páginas!

Só para não passar em branco, as coisas que mais gostei em Um Sopro de Neve e Cinzas foram: o fim dos problemas com Stephen Bonnet, o final surpreendente de Brianna e Roger, as experiências científicas de Claire e criações de engenharia da Brianna, a nova oportunidade dada a Fergus e finalmente descobrir a verdade sobre o tal incêndio relatado na nota de jornal encontrada por Claire… Fora isso, nunca me canso do amor de Claire e Jamie! Não importa o que aconteça, a força do amor deles é capaz de superar qualquer coisa!!

Sobre essa série, no geral, sempre vale o aviso de que essa não é uma história para leitores iniciantes e a leitura dos livros demanda paciência, atenção aos detalhes e maturidade para lidar com as mais difíceis situações enfrentadas pelos personagens! A série não poupa desgraça e toca em temas pesados: guerras, estupros, assassinatos, intrigas, traições… Então se preparem para uma leitura intensa, mas ao mesmo tempo extremamente enriquecedora!!

E para quem gosta de assistir séries, a série Outlander está sendo adaptada pelo canal Starz e aqui no Brasil passa no canal Fox Premium. Está também disponível na Netflix. A série faz o maior sucesso e já está na quarta temporada!!

Sobre a autora e seus outros livros…

Diana Gabaldon cresceu no Arizona, Estados Unidos, e é de ascendência mexicano-americana e inglesa. Tem formação em Zoologia, Biologia Marinha e Ecologia. Foi professora universitária durante mais de doze anos antes de se dedicar à escrita em tempo integral. Sua série Outlander se transformou em um enorme sucesso mundial e foi adaptada para a TV em 2014. Atualmente Diana mora em Scottsdale, no Arizona.

Pela Arqueiro já foram lançados : A Viajante do TempoA Libélula no ÂmbarO Resgate no Mar – Parte I e O Resgate no Mar – Parte IIOs Tambores do Outono – Parte I e Os Tambores do Outono – Parte II; A Cruz de Fogo – Parte I e A Cruz de Fogo – Parte II e Um Sopro de Neve e Cinzas.

Os próximos livros são: Ecos do Futuro e Escrito em Sangue do Meu Próprio Coração.

 

22 comentários sobre “Um Sopro de Neve e Cinzas, de Diana Gabaldon #Resenha

  1. Aline Santos

    Camila!
    Se eu te flar que nunca li os livros da série?
    Que tbm não tenho mto interesse em ler?
    Li mtos comentários sobre, dizem que são ótimos… mas eu não consigo ter vontade de ler ou de ver a série…
    Socorro! Devo ser a única….
    Bjs!

  2. Krystal Baqueiro

    Nossa sofri muito com esse livro!!

    Achei que depois de 5 volumes de Outlander já estaria calejada, mas nada me preparou para o tanto que Claire sofreu, todo aquele arco do sequestro dela eu li entre lágrimas desesperadas.

    Os seus acontecimentos também foram os meus preferidos, estranhamente adoro a parte das doenças e as tentativas de Claire de curá-las. kkkkk

    Sempre fico imaginando como a própria Diana não se perde escrevendo, às vezes tenho que voltar várias páginas pra lembrar de um personagem.

    Beijos de uma super fã de Outlander para outra!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Krystal.
      Aquela parte do sequestro foi uma das mais difíceis… Eu ficava esperando o resgate aparecer a todo o momento e achava que a autora a salvaria antes de qualquer mal acontecer a ela, mas é claro que a autora é malvada demais!
      A parte médica me deixa encantada! Que ideias mais impressionantes que a Diana tem, né?!
      beijos

  3. Camila de Moraes

    Olá!
    Eu parei minha leitura no quarto livro e preciso continuar. Gosto muito da forma como Diana conduz os personagens. E para amantes de romances histórico esse é um livrão. Só me incomoda um pouco a quantidade de páginas em uma só leitura porque acabo demorando mais que o necessário e acabo enjoando, mas ainda pretendo concluir a leitura. Afinal é impossível não amar Claire, James e tantos outros personagens.
    Beijos!

  4. Maria José

    Olá, sua resenha ficou ótima. Esse volume é mesmo gigante, rsrs, mas parece ter bastante história nessas páginas. Eu só li o primeiro volume da série e não curti muito.

  5. Carolina Durães de Castro

    Oi Camila, tudo bem?
    Essa é uma série que comecei a ler agora em 2018 e estou amando. Mesmo existindo momentos em que as descrições deixem a leitura mais lenta, todo o cenário histórico, além dos personagens, são incrivelmente viciantes.
    Bjkas

  6. Larissa Xavier

    Olá,
    Eu preciso ler essa serie de livros, eu comecei a ler a serie e fiquei interessada, mais os livros me deixa ainda mais curiosa ainda. Estou bem curiosa vou anotar a dica

  7. Vitória Doretto

    Oi, Camila!
    Ai, Outlander <3 Eu amo os livros, amo a série, amo os personagens, os atores, a autora… amo tudo o que envolve esse universo. Confesso que estou atrasada na leitura (mas não fujo dos spoilers então sei de tudo haha), mas sua resenha me deu aquele gás pra retomar do ponto que parei. Eu entendo a decisão da editora em publicar um volume único, mas mais de mil páginas e com letras pequenas não ajuda nada na leitura D:
    Beijos!

  8. Aline M. Oliveira

    Olá! Eu não li nenhum dos livros desta série, confesso que tenho um pouquinho de medo de começar uma série tão grande. Sempre ouço elogios enormes sobre eles e sobre a escrita da autora. Eu aprecio muito histórias que tem um forte panorama histórico e factual por trás de seu enredo fictício, e é exatamente isso que acontece aqui. É interessante demais mergulhar em outra época, em outra cultura, e tentar compreender os problemas que ali se desenvolvem. Além disso, acho que as personagens desses livros são muito bem construídas, tanto é que nos identificamos e nos apegamos a elas logo de cara, por sua complexidade e veracidade. Tô bem curiosa pra ler os livros e mal vejo a hora de começar!

    Bjoxx ~ http://www.stalker-literaria.com

  9. Lucy

    Oi, Camila! Sinceramente, cada vez que leio sobre essa série, eu fico com uma baita preguiça de ler… kkkk
    Uma pena (e uma vergonha, eu sei), ela parece ser ótima, mas tem algo nela que não bate o feeling de “nossa, tenho que ler isso imediatamente!” Acho que é o mesmo com Game of Thrones. rsrs
    Bjos
    Lucy – Por essas páginas

  10. Ivinah Campos

    Eu tentei ler o primeiro livro e abandonei. Depois tentei a série de TV e não funcionou para mim. Por isso, embora eu entenda o amor que os fãs tem pelos livros e pela serie, eu já me convencia que não é pra mim. Achei essa capa diferente dos outros livros.
    beijos

  11. Dênia

    Esse livro é maravilhoso. A escrita da Diana é fantástica. São tantos acontecimentos… por causa do final, iniciei imediatamente Ecos do Futuro.

    Ótima resenha!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!