Leitora Compulsiva

Ebooks e Ereaders – Parte 2: Por que comprei um Kindle Paperwhite?

ebooks e ereaders kindle paperwhite

Ebooks e Ereaders – Parte 2: Mesmo já tendo outros aparelhos para leitura digital, por que resolvi comprar o novo Kindle Paperwhite?




No primeiro post dessa minissérie sobre Ebooks e Ereaders, contei para vocês um pouco da minha história com os livros digitais e com os aparelhos de leitura. Fiz um resumo sobre cada um dos gadgets que eu tenho, dando destaque para os ereaders, que são aparelhos dedicados para leitura! Ao final, contei que comprei o novo KINDLE PAPERWHITE nessa última Black Friday e hoje estou aqui para falar mais sobre os motivos que me levaram a fazer essa compra!!

ebooks e ereaders kindle paperwhite

 

Por que comprei um Kindle Paperwhite?

Como uma grande entusiasta da leitura digital, sempre admirei o trabalho da Amazon com a distribuição de ebooks e com o desenvolvimento de aparelhos cada vez mais modernos, dedicados à leitura. Não nego que a empresa tem lá os seus pecados contra o mercado editorial, mas esse não é o objetivo do post, então vou pular essas questões e dizer que, há um bom tempo eu vinha namorando um Kindle.

Eu pretendia ter comprado um Kindle em 2014, mas naquele ano acabei ganhando um Kobo Glo. Depois veio aquela saga da Kobo que eu contei no post Ebooks e Ereaders: Minha História com os Ebooks e, no final das contas, fui adiando a ideia… Até que, nessa última Black Friday, resolvi tirar o escorpião do bolso e finalmente comprei para a minha coleção um Kindle Paperwhite à prova dágua!

É claro que não foi tão simples assim convencer a minha consciência a gastar dinheiro em um novo ereader, né gente?! Eu me fiz uma série de perguntas e anotei todos os prós e contras antes de finalmente decidir que essa seria uma ótima compra!

 

ebooks e ereaders kindle paperwhite

 

Se eu já tenho outros ereaders, porque comprar mais um?!

Eu poderia responder essa pergunta apenas dizendo que, como uma amante de tecnologia, comprar um novo gadget é sempre uma alegria! Mas essa seria uma explicação muito simples e sem graça…

A verdade é que, um dos motivos que me levaram a comprar um Kindle foi a questão dos formatos. Tanto o meu Sony Reader como o Kobo Glo HD são feitos para leitura de arquivos EPUB, enquanto o Kindle trabalha com os formatos AZW e MOBI. Sendo assim, para ler um ebook comprado na Amazon, eu tinha que fazer a conversão e instalá-los em um dos meus dispositivos de leitura EPUB. Até aí, nem é bem um problema porque faço isso super rápido e de olhos fechados!

O problema são os livros que eu quero ler pelo Kindle Unlimited ou Prime Reading (que eu gosto de pensar que é uma espécia de Kindle Limited! Rs…) e eu explico o porquê!

Quando eu compro os ebooks, eu adquiro uma cópia do arquivo e faço com ela o que eu bem entender, dentro dos limites dos direitos autorais. Então não há nenhum problema em converter o MEU arquivo para outro formato, para que EU faça a leitura em outro dispositivo! Certo?

Só que isso não vale para os livros disponibilizados pelo Kindle Unlimited ou pelo Prime Reading, sistemas pelos quais nós alugamos os ebooks. Se o arquivo não é meu, não tenho como convertê-lo para outro formato. Se o fizesse, estaria roubando tanto da Amazon quanto das editoras e autores que disponibilizam suas obras por esses sistemas!

E aqui vale um parênteses importante…

Vocês sabem como as editoras e os autores são remunerados pelos livros disponibilizados no Kindle Unlimited ou no Prime Reading?

Enquanto numa compra de ebook normal os autores e editoras ganham uma parte do valor direto pago pelo consumidor, descontados impostos e a comissão da Amazon, os sistemas Kindle Unlimited e Prime Reading pagam um valor por cada página efetivamente lida por quem baixou o ebook. Então, não basta os leitores baixarem os ebooks por meio de suas assinaturas e deixarem eles lá parados. E é exatamente por isso que o leitor precisa fazer a leitura dos ebooks em um Kindle ou nos aplicativos oficiais para computador, tablet ou celular! Só com o uso desses programas ou aparelhos é que a Amazon consegue contabilizar as páginas e pagar os valores a quem de direito!

Agora, voltando ao assunto, um dos grandes motivos para eu comprar um Kindle mesmo já tendo outros ereaders foi a possibilidade de ler os ebooks disponibilizados no Kindle Unlimited e no Prime Reading de maneira honesta e pagando o valor devido aos autores e editoras! De quebra não preciso mais me preocupar em converter os ebooks que eu compro na Amazon, já que eles vão direto para a minha biblioteca do aparelho! Rs…

 

Por que escolhi o Kindle Paperwhite à prova dágua e ele é à prova dágua mesmo?

Depois que eu decidi que iria comprar mesmo um Kindle, só precisava decidir qual seria o modelo com o melhor custo-benefício para mim. Antigamente a luz interna era um fator determinante na escolha, mas agora, até mesmo o modelo mais básico do Kindle já tem essa funcionalidade extremamente importante.

Então, tirando a questão da luz, algo que me chamou verdadeiramente a atenção na nova geração dos ereaders da Amazon foi a proteção contra a água que os aparelhos das linhas Paperwhite e Oasis receberam! Já que eu ia comprar um ereader novo mesmo já tendo outros, então que pelo menos tivesse um algo a mais, né?! Rs…

Espero que isso nunca tenha acontecido com vocês, mas eu já perdi um celular depois de deixá-lo cair acidentalmente na água e foi arrasador, tanto para o meu emocional quanto para as minhas economias! Então pagar um pouco a mais para uma proteção contra a água foi sim algo que eu considerei com muito carinho e, para mim, valeu bastante a pena!

Não digo que eu sou do tipo de pessoa que entraria no chuveiro com o ereader, mas sou daquelas que lê na rua e não quer se preocupar com uma garoa chata (típica de São Paulo), ou com aquelas gotas bizarras de água que caem dos aparelhos de ar condicionado instalados nos prédios aqui da Avenida Paulista (sou um ímã para essas porcarias! Rs)… Também gosto muito de curtir um livro na beira da piscina quando viajo e se quiserem me ver possuída pelo demônio, é só mergulharem do meu lado e espirrarem bastante água sobre a minha leitura!! Rs…

Agora, com esse novo Kindle Paperwhite, não preciso mais me preocupar com essas coisas e nem preciso assassinar ninguém! Rs…

É ÓBEVEO que, como qualquer outro aparelho eletrônico à prova dágua, o Kindle tem suas limitações, viu gente?! Esse aparelho foi projetado para resistir a chuva ou uma submersão acidental em água doce, de até dois metros de profundidade. Não é para ler um livro enquanto faz mergulho e nem jogar o coitado dentro da máquina de lavar roupas por engano, né?!

Apesar dessas limitações, que a Amazon deixa bem claro aos seus clientes, achei um vídeo muito louco de alguém que resolveu testar o aparelho no modo hardcore! Olha só que insano isso:

Não tenho a menor intenção de jogar esse monte de meleca no meu Kindle Paperwhite, mas fiquei muito mais feliz em tranquila com a minha compra depois de ver esse vídeo! kkkkkkk

Comprei e recebi! O que veio na caixa?

Bom, depois de pensar bem, listar os prós e os contras, fazer várias pesquisas sobre a proteção à prova dágua e me decidir, só faltava mesmo esperar a Black Friday para comprar meu Kindle Paperwhite com desconto. O desconto em si não era muito diferente daqueles que a Amazon oferece em ações especiais ao longo do ano, mas mesmo assim bati o martelo e fechei a compra.

O impressionante foi que comprei o aparelho na sexta-feira por volta das seis da tarde e antes do meio-dia de sábado ele já estava sendo entregue aqui em casa!! Acredito que essa velocidade da entrega seja por causa da minha assinatura do Amazon Prime, que tem, entre as várias vantagens, a entrega expressa gratuita! kkkk

Quando a caixa chegou, a primeira coisa que notei foi que ela parecia muito leve para conter um aparelho eletrônico! Rs… Mesmo assim, abri a caixa extremamente animada e encontrei a caixinha azul do aparelho lá dentro, perdida no meio de um monte de papel de proteção! Rs…

   

E dentro dessa caixinha azul encontrei o aparelho, o manual de início rápido e um cabo para carregar o aparelho. Conforme o que constava no site, o Kindle não acompanha o conector de tomada, mas o cabo pode ser ligado no conector do celular ou de no conector de qualquer outro aparelho, ou ainda diretamente no computador (que é a minha opção preferida!). O cabo é igual ao do Kobo, então posso usar qualquer um dos dois em ambos os aparelhos! Rs…

Ah… já ia esquecendo de contar que também comprei uma capinha de proteção específica para o Kindle Paperwhite, daquelas simples, mas que desligam o aparelho quando a gente fecha a capa e liga quando a gente abre… E foi a minha salvação, porque o aparelho é liso que nem quiabo e quase deixei ele cair no chão na primeira vez que fui ligar! Mas sobre isso eu conto mais no meu último post da série Ebooks e Ereaders, em que farei uma comparação entre o Kobo e o Kindle! Rs…

Para terminar, por mais que esse não seja um post publicitário, vale deixar aqui os links comissionados para vocês, caso tenham se interessado por algum produto ou serviço que eu mencionei aqui:

 

O Leitora Compulsiva não apoia nenhuma forma de pirataria de ebooks. Autores, editoras, livrarias e muita gente que trabalha no mercado editorial são prejudicados pela violação de direitos autorais.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva
 

 
 

10 comentários sobre “Ebooks e Ereaders – Parte 2: Por que comprei um Kindle Paperwhite?

  1. Kênia Cândido

    Oi Camila.

    Você realmente ama a tecnologia. Li seu post anterior e este sobre aparelhos tecnológicos para leitura digital e até fiquei interessada em adquirir um. Por mais que leio no celular e na maioria das vezes a leitura desenvolve tranquilamente , os aparelhos digitais de leitura deve dar conforto no momento da leitura. Parabéns pelo post realmente gostei muito de obter mais informações.

    Bjos

  2. rudynalva

    Camis!
    Realmente o fato de poder não ser molhado é uma grande vantagem e para mim que sou totalmente desastrada, seria uma boa pedida.
    Bom agora pode baixar sem ter de converter nada, fica mais prático, mesmo dizendo que não era problema a conversão e ainda pode ler no Kindle Unimiled e no Prime reading.
    Boas leituras.
    cheirinhos
    Rudy

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rudy.
      Outro dia desses eu tava na rua lendo no Kindle e começou a chover. O povo me olhava como se eu fosse louca por continuar andando e lendo!! Rs… Mesmo debaixo do guarda-chuva, sempre caem uns pingos no aparelho e nem precisei me preocupar!!
      Beijos

  3. Pollyanna Campos

    Olá, tudo bom?
    Adorei saber um pouco mais da sua experiência com e-readers. Eu estava querendo um Kindle papperwhite a prova d’água, no entanto, ainda não tive coragem de trocar o meu rs mas também queria pelo mesmo motivo que você: já perdi aparelhos acidentalmente na água adorei conhecer suas impressões e sua experiência.
    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, POllyanna.
      Eu entendo que é difícil pensar em comprar um aparelho novo se o antigo ainda funciona bem. No meu caso, como além da tecnologia à prova dágua eu ainda iria evitar todo o problema de conversão, foi mais fácil tomar a decisão!
      beijos

  4. Giovanna Talamini

    Oi!
    Eu compro produtos à prova dágua mas com a esperança de nunca cair uma gota em cima do aparelho kkkkkk
    Achei uma doidera a maneira de remunerar autores e editoras. Se dependesse de mim, eles estariam fritos, pois demoro anos para partir para outra leitura kkkkk

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!