Título: Deuses Americanos – Ainsel, Eu Mesmo
Título Original: American Gods – My Ainsel
Série: Deuses Americanos #02
Autor(a): Neil Gaiman
Roteiro e Layouts: P. Craig Russell
Arte: Scott Hampton
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 232
Tradução: Fernando Scheibe e Leonardo Alves
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino
Onde Comprar o ebook: Amazon (Kindle)
***
Em dezembro de 2021, a Editora Intrínseca lançou a graphic novel Deuses Americanos Vol.2 – Ainsel, Eu Mesmo, que reúne nove fascículos originais da graphic novel baseada em um dos mais conhecidos e admirados romances de Neil Gaiman.
Eu, que sou apaixonada por essa história e já tinha amado o primeiro volume dessa Graphic Novel, tratei de pedir um exemplar pela parceria.
Sobre o que é “Deuses Americanos – Vol. 2: Ainsel, Eu Mesmo”?
Deuses Americanos – Vol. 2: Ainsel, Eu Mesmo traz a sequência de Sombras e reúne mais nove fascículos da graphic novel baseada no romance de maior sucesso do autor Neil Gaiman.
Com roteiro e layouts de P. Craig Russel, artes incríveis de Scott Hampton e David Mack e cores de Jennifer T. Langer, essa nova graphic novel traz a continuação da história de Shadow e o título desse volume é bem significativo, já que o que encontraremos aqui é justamente a parte da trama em que Shadow se muda para a pequena cidade de Lakeside, onde passa a viver sob a identidade de Mike Ainsel.
Desde que saiu da prisão, perdeu a esposa e passou a trabalhar para o misterioso Sr. Wednesday, a vida de Shadow virou de cabeça para baixo e de repente ele se viu no meio de uma guerra entre antigos e novos deuses. E desde que ele começou essa jornada insana, sua estadia em Lakeside é a coisa mais próxima de ter uma vida normal. É claro que Shadow ainda precisa acompanhar Wednesday em suas viagens pelos Estados Unidos, enquanto o deus tenta convencer outros deuses antigos a se unir à batalha, mas ao menos ele tem um lugar para voltar e acomodar…
O maior problema de Shadow é que ele parece ser uma peça chave nessa guerra e os novos deuses não vão sossegar enquanto não conseguirem acabar com ele.
O que esperar desse livro?
Deuses Americanos – Vol. 2: Ainsel, Eu Mesmo é o segundo dos três volumes que reúnem os fascículos da adaptação em quadrinhos do mais cultuado romance do autor Neil Gaiman. E para mim, que sempre desejei encontrar tempo para reler essa história incrível, é uma forma perfeita de acompanhar novamente a trajetória de Shadow Moon e Wednesday.
Assim como aconteceu no primeiro volume, o texto dessa história em quadrinhos é bem próximo ao do livro e coube a P. Craig Russel a responsabilidade de decidir o que deveria ser mantido do texto original e o que ficaria a cargo das imagens. Nesse ponto, o roteirista trabalhou excepcionalmente bem e tudo o de mais importante que acontece no romance, está presente nessa Graphic Novel.
Curiosamente esse segundo volume traz a parte da história que eu mais gosto. Adoro não só essa parte em que Shadow está em Lakeside, mas também a história dos deuses antigos que é contada aqui, em especial a história dos gêmeos africanos, de Easter e de Bilkis.
As ilustrações são ótimas e respeitam demais a essência dos personagens e de toda a trama. Scott Hampton é o principal ilustrador dessa obra, mas as artes de Glenn Fabry e Adam Brown e de David Mack, presentes no início de cada capítulo, são as minhas preferidas!!!
Continuo acreditando que Deuses Americanos não é uma história para qualquer leitor e é preciso saber pensar fora da caixa para apreciar todas as nuances da trama, mas a história em quadrinho acaba tornando tudo mais palatável…
Agora é torcer para que o terceiro volume venha logo!!!
Sobre os autores e seus outros trabalhos…
Neil Gaiman nasceu na Inglaterra, onde começou a carreira como jornalista. Mas logo o talento para construir tramas e universos únicos o levou para o mundo dos quadrinhos, e depois para a ficção adulta e infantojuvenil. (*Fonte: Site da Intrínseca)
Até agora, pela Intrínseca, já foram publicados os livros: O Oceano no Fim do Caminho, Os Filhos de Anansi, Lugar Nenhum, Alerta de Risco, Como Falar com Garotas nas Festas, João e Maria, Erros Fantásticos (O discurso “Faça Boa Arte”), A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras, Deuses Americanos (A edição preferida do autor), Mitologia Nórdica, Coraline, Biblioteca Gaiman – Vol. 1, Deuses Americanos: Sombras – Vol. 1 (graphic novel), Deuses Americanos – Vol. 2: Ainsel, Eu Mesmo (graphic novel) e Arte Importa.
Além deles, podemos encontrar também aqui no Brasil, entre outros: Good Omens – Belas Maldições, Coisas Frágeis 1 e 2, O Mistério da Estrela, Criaturas Estranhas, O Livro do Cemitério, Sandman: Prelúdios & Noturnos, Sandman: Edição Definitiva – Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4, A Comédia Trágica ou a Trágica Comédia de Mr. Punch, Entremundos e A Bela Adormecida.
P. Craig Russell é um dos ilustradores e quadrinistas mais inovadores e ecléticos de sua geração. Na Marvel, foi responsável por desenhos de Killraven e Doutor Estranho. Chegou a adaptar óperas, como A Flauta Mágica, de Mozart, e O Anel de Nibelungo, de Wagner, desenhando também personagens diversos, como Batman, Conan, Hellboy e Sandman. (*Fonte: Site da Intrínseca)
Scott Hampton cresceu em meio a romances clássicos, livros de terror e quadrinhos. Grande desenhista e ilustrador, logo se tornou um dos profissionais mais respeitados do meio. Silverheels, uma de suas principais obras, foi um marco dos quadrinhos. Além de ilustrar as próprias histórias, também já trabalhou nas séries Sandman, Batman e Hellraiser. (*Fonte: Site da Intrínseca)
Camis!
Deve ser uma verdadeira obra prima, porque o enredo já é perfeito e com as ilustrações estão lindas.
Gosto dessa parte dos deuses antigos também.
cheirinhos
Rudy
Essa edição em quadrinhos está mesmo uma obra prima!!
beijos
Eu ainda não li a primeira Graphic, por isso, sei que preciso fazer isso antes de desejar essa segunda que está um espetáculo de linda, aliás, como todo o trabalho da Editora e também, é Neil rs não tem como dar errado.
Mas acredito no que você disse, sobre não ser para qualquer tipo de leitor.
Beijo
Angela Cunha/O Vazio na flor
ola Camila
A Amazon mandou uma graphic novel para mim ,mas foi por engano ,mas acredita que não achei muita graça nesse tipo de publicação .?Achei as ilustrações dessa graphic novel que voce resenhou bem sinistras ,o que é esse menino chorando e essas pontas de faca?não é uma leitura para mim .
Olá! Acho que essa é uma boa maneira de conhecer a escrita do autor, apesar de ter um enredo intenso, acredito que o formato do livro deixa a leitura mais fluída.
Com certeza, Elizete.
Podemos dizer que os quadrinhos são um ótimo resumo!! Rs…
beijos
Olá Eu fiquei impressionada com essas fotos rsrs
A arte desses quadrinhos é maravilhosa!
beijos