Leitora Compulsiva

Biblioteca Gaiman, de Neil Gaiman e outros #Resenha

biblioteca gaiman neil intrinseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Biblioteca Gaiman

Autor: Neil Gaiman

Ilustradores: Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton

Editora: Intrínseca

Ano: 2021

Páginas: 288

Tradução: Stephanie Fernandes

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Magazine Luiza

Onde Comprar o ebook: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




Em julho desse ano, a Editora Intrínseca lançou o primeiro volume de Biblioteca Gaiman – um projeto inédito e exclusivo para o público brasileiro! Em uma edição de luxo com capa dura e fitilho,  esse primeiro volume reúne cinco graphic novels incríveis — duas delas inéditas no Brasil —, tem 288 páginas, arte de capa feita pelo artista paraibano Shiko (Piteco – IngáLavagemTrês Buracos) e prefácio da ilustradora e colorista Cris Peter (X-MenBatgirlThe Few and Cursed), ambos ganhadores dos prêmios HQMix e Angelo Agostini, além de projeto gráfico de Antonio Rhoden.

E como aqui em casa Neil Gaiman é autor queridinho, não poderia deixar essa oportunidade passar. Tratei de pedir um exemplar pela parceria!

biblioteca gaiman neil intrinseca resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Biblioteca Gaiman – Volume 1”?

“Biblioteca Gaiman – Volume 1” é uma coletânea única e exclusiva para os fãs do autor Neil Gaiman, que reúne cinco graphic novels – duas delas que ainda eram inéditas no Brasil.

São elas: As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, Criaturas da Noite, Mistérios Divinos, A verdade sobre o desaparecimento da Srta. Finck e Arlequin Apaixonado. 

As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro

Adaptação e arte: Shane Oakley | Cores: Nick Filardi
Originalmente publicada em 2006 e adaptada para graphic novel em 2017

Sinopse: Na trama que abre a coletânea, um escritor com bloqueio criativo quer criar histórias sobre donzelas delicadas e os perigos sombrios da noite, mas uma visita inesperada e uma conversa sincera com um corvo mudam por completo os rumos de sua inspiração. As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro é uma paródia da literatura gótica perfeitamente adaptada para uma HQ sombria, chocante e bizarramente cômica. Além da história, a edição também apresenta esboços, anotações e estudos de personagens e capas feitas pelo artista.

 

biblioteca gaiman neil intrinseca resenha blog leitora compulsivaCriaturas da noite

Arte e cores: Michael Zulli
Originalmente publicada em 1998 e adaptada para graphic novel em 2004

Sinopse: Criaturas da noite adapta duas histórias mágicas sobre criaturas que não são bem o que parecem. Em O sacrifício, um gato preto se envolve em uma batalha noturna com um inimigo invisível e cruel. Já A filha das corujas conta a história de uma órfã amaldiçoada e do trágico destino daqueles que quiseram lhe fazer mal.

 

Mistérios divinos

Adaptação e arte: P. Craig Russell | Cores: Lovern Kindzierski
Originalmente publicada em 1992 e adaptada para graphic novel em 2002

Um cigarro compartilhado entre dois homens em Los Angeles dá início a uma trama sobre anjos, criminosos, amor, morte e o primeiro assassinato do mundo. E não se engane: o Paraíso pode ser tão perigoso quanto a terra.

 

 

biblioteca gaiman neil intrinseca resenha blog leitora compulsivaA verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch

Arte e cores: Michael Zulli
Originalmente publicada em 1999 e adaptada para graphic novel em 2004

Sinopse: Um grupo de amigos visita o Teatro dos Sonhos Noturnos, um espetáculo circense estranho, macabro e um tanto quanto feroz que atravessa os túneis subterrâneos de Londres. Mas o que eles não esperavam é que a impassível srta. Finch, a mulher que os acompanhava naquela noite, desapareceria de forma tão misteriosa e repentina.

A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch é uma história “quase real” que combina o realismo mágico que se tornou uma marca do autor com a espetacular arte de Michael Zulli.

 

biblioteca gaiman neil intrinseca resenha blog leitora compulsivaArlequim apaixonado

Arte e cores: John Bolton
Originalmente publicada em 1999 e adaptada para graphic novel em 2001

Arlequim apaixonado tem início quando uma mulher encontra um presente estranho e sanguinolento pregado em sua porta, obra de um admirador invisível e imprevisível: um coração humano. Neste conto atemporal sobre o amor desesperado de um arlequim bufão, o palhaço impulsivamente dá seu coração à amada, apenas para vê-lo arrastado distraidamente pela cidade antes de um final surpreendente.

O que esperar desse livro?

Em “Biblioteca Gaiman – Vol. 1” vamos encontrar cinco histórias diversas, mas todas elas com uma deliciosa conjugação de estranheza e genialidade, que são a marca registrada do autor. Por mais que sejam histórias curtas, para serem lidas “numa sentada”, devem ser analisadas com um olhar atento e uma mente aberta. O que superficialmente parece ser algo maluco, quando observado com atenção, revela significados surpreendentes, que nos leva a reflexões sobre o nosso cotidiano.

As ilustrações de P. Craig Russel,  Shane Oakley, Michael Zulli e John Bolton, são verdadeiras obras de arte – cada qual em seu estilo – e dão vida aos personagens excêntricos criados por Neil Gaiman! Destaque também para a capa do artista Shiko e para o maravilhoso prefácio de Cris Peter, que resume maravilhosamente bem a importância do consumo de ficção, de livros que nos permitem um descanso mental.

Como fã do autor Neil Gaiman, poder ter em mãos essa edição exclusiva para o público brasileiro é uma alegria. A Intrínseca não poupou esforços para criar um exemplar que impressiona pelos detalhes: capa dura, fitilho, guarda ilustrada, elementos visuais enriquecedores e projeto gráfico impecável. Além de ter um conteúdo ótimo, esse é um daqueles livros que ficam lindos na estante e já estou ansiosa pelos próximos volumes para fazer companhia a esse! Rs…

Embora eu tenho gostado das cinco histórias, as minhas favoritas foram As Noivas Proibidas dos Demônios Desfigurados da Mansão Secreta na Noite do Desejo Sinistro (Sim, isso tudo é o título! Rs…) e Mistérios Divinos.

Para os fãs de Neil Gaiman, essa é uma obra imperdível!

Sobre o autor e seus outros trabalhos…

Neil Gaiman nasceu na Inglaterra, onde começou a carreira como jornalista. Mas logo o talento para construir tramas e universos únicos o levou para o mundo dos quadrinhos, e depois para a ficção adulta e infantojuvenil. (*Fonte: Site da Intrínseca)

Biblioteca Gaiman é a mais recente publicação do autor pela Intrínseca, que também já publicou: O Oceano no Fim do CaminhoOs Filhos de AnansiLugar NenhumAlerta de RiscoComo Falar com Garotas nas FestasJoão e MariaErros Fantásticos (O discurso “Faça Boa Arte”)A Verdade é uma Caverna nas Montanhas NegrasDeuses Americanos (A edição preferida do autor)Mitologia Nórdica,  Deuses Americanos: Sombras – Vol. 1 (graphic novel) e Coraline.

Além deles, podemos encontrar também aqui no Brasil, entre outros: Good Omens – Belas MaldiçõesCoisas Frágeis 1 e 2, O Mistério da EstrelaCriaturas EstranhasO Livro do CemitérioSandman: Prelúdios & NoturnosSandman: Edição Definitiva – Parte 1Parte 2, Parte 3 e Parte 4, A Comédia Trágica ou a Trágica Comédia de Mr. PunchEntremundos e A Bela Adormecida.

10 comentários sobre “Biblioteca Gaiman, de Neil Gaiman e outros #Resenha

  1. Angela Cunha

    Quase comprei esse livro. Daí, enrolei e pah, ele subiu mais de 20 reais rs aí meu bolso não aguenta.
    Sei que é uma edição perfeita demais e sim, ainda estou lá, namorando todos os dias, para ver se baixa um pouco.
    Neil é magnífico e esse livro deve ser lindo demais, tanto pela parte física, quanto pelos contos.
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

  2. Alecia Rodrigues

    Sempre vejo muita gente falando dos livros dele fiquei curiosa em ler criaturas da noite e mistérios divinos. eu amei essa edição a intrínseca faz lindas edições em capa dura.

  3. ELIZETE SILVA

    Olá! Em se tratando do autor, sempre fica aquela vontade de conhecer um pouco mais do seu trabalho, além disso, essa edição parece ser tão linda que é um bônus para aumentar a vontade de ter (risos), esse primeiro título é bem diferentão e me deixou intrigada.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!