Leitora Compulsiva

Coraline, de Neil Gaiman #Resenha

Coraline Neil Gaiman Chris Riddell resenha editora intrínseca blog leitora compulsivaTítulo: Coraline

Título Original: Coraline

Autor: Neil Gaiman

Ilustrações: Chris Riddell

Editora: Intrínseca

Ano: 2020

Páginas: 224

Tradução: Bruna Beber

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No mês de maio desse ano a Editora Intrínseca surpreendeu os fãs do autor Neil Gaiman anunciando o lançamento de uma edição especial de Coraline, o primeiro livro infanto-juvenil do escritor. Essa nova edição, publicada no mês de junho, traz capa dura, pintura trilateral, fitilho, introdução do autor e projeto gráfico exclusivo com ilustrações de Chris Riddell, aclamado ilustrador e cartunista britânico.

Como uma boa fã do autor, da história de Coraline e de edições especiais lindas e caprichadas, tratei de pedir um exemplar pela parceria!

Sobre o que é “Coraline”?

Coraline nos traz a história de uma menina, que acaba de se mudar com seus pais para um casarão antigo, transformado e dividido em vários apartamentos. Curiosa por natureza, Coraline aproveita o pouco tempo de férias que ainda lhe resta para conhecer seus excêntricos vizinhos e explorar os arredores.

Quando não há muito mais o que fazer pelos arredores, Coraline decide explorar a própria casa e se depara com uma misteriosa porta em sua sala, resquício do tempo em que o casarão era uma única moradia… Em um primeiro exame, Coraline descobre que a porta abre para uma parede de tijolos. Ela sabe que há algo mais e decide tentar outra vez… E quando abre a porta pela segunda vez, o que a menina encontra é um corredor escuro, que a leva a um lugar macabro e fascinante.

Do outro lado, Coraline encontra uma versão de seu apartamento muito parecida com a real e habitada por uma versão estranha dos seus pais. Naquele outro mundo seus pais são muito pálidos e tem botões negros no lugar dos olhos. Diferente de seus pais reais, que estão sempre ocupados trabalhando, os pais do outro lado da porta estão dispostos a lhe dar toda a atenção, fazer suas comidas favoritas e enchê-la de brinquedos… Parece ótimo!!

Entretanto, por trás dessa fachada de maravilhas, Coraline percebe que há algo de perturbador  e sinistro nesse lugar… Tudo o que ela quer é voltar para casa e para seus pais de verdade, mas, para que isso aconteça, ela terá que enfrentar desafios perigosos e assustadores!

O que esperar desse livro?

Coraline foi o primeiro livro de Neil Gaiman que me lembro de ter lido, mas confesso que minhas lembranças da história vinham muito mais da animação lançada no ano de 2009 do que da leitura em si (que fiz muito antes disso! Rs…). Eu sequer tinha um exemplar do livro aqui na estante, mesmo sendo fã do autor.

Ainda bem que a Intrínseca decidiu publicar essa edição especial e pude pedir um exemplar pela parceria para não só tê-lo na minha coleção, como para poder reler a história e me apaixonar novamente por essa menininha curiosa, destemida e aventureira.

Apesar de Coraline ser considerada uma história para crianças – e Gaiman a escreveu para suas filhas – ela tem muito a ensinar a leitores de qualquer idade. Por trás da fantasia e das coisas assustadoras, podemos encontrar belas mensagens sobre coragem, respeito, sacrifício e amor verdadeiro!

“Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo”.

Ao atravessar um corredor escuro, Coraline se depara com uma versão, à primeira vista, muito mais divertida da sua casa e até mesmo de seus pais. Naquele outro mundo, sua outra mãe e seu outro pai estão ali para lhe dar atenção e satisfazer suas vontades. Mas então Coraline percebe que há algo de sinistro nisso… E realmente as aparências enganam! No fundo, o que ela quer mesmo são seus pais verdadeiros e sua casa verdadeira… Qual é a graça de poder ter tudo o que se quer e fazer tudo o que se deseja fazer?!

Coraline é o primeiro livro do autor escrito para o público infanto-juvenil, por isso, a trama pode não ser tão elaborada quanto àquelas encontradas nos livros adultos. Mesmo assim, a ótima escrita de Gaiman e seu talento para coisas estranhas estão presentes nesse livro, que vale a pena ser lido por pessoas de qualquer idade que estejam buscando excelência na literatura!

Essa edição tão caprichada torna esse livro um item de coleção! As ilustrações de Chris Ridell são um complemento perfeito para a história… De alguma forma misteriosa seus traços conseguem ser lindos, delicados e assustadores ao mesmo tempo… Conseguem captar com perfeição a essência do texto de Gaiman!

Sobre o autor e seus outros livros…

Neil Gaiman nasceu na Inglaterra, onde começou a carreira como jornalista. Mas logo o talento para construir tramas e universos únicos o levou para o mundo dos quadrinhos, e depois para a ficção adulta e infantojuvenil.

Coraline é o mais recente livro de Neil Gaiman lançado pela Intrínseca, que também já publicou: O Oceano no Fim do Caminho, Os Filhos de Anansi, Lugar Nenhum, Alerta de Risco, Como Falar com Garotas nas Festas, João e Maria, Erros Fantásticos (O discurso “Faça Boa Arte”), A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras, Deuses Americanos (A edição preferida do autor), Mitologia NórdicaDeuses Americanos: Sombras – Vol. 1 (graphic novel).

Além deles, podemos encontrar também aqui no Brasil, entre outros: Good Omens – Belas Maldições, Coisas Frágeis 1 e 2, O Mistério da Estrela, Criaturas Estranhas, O Livro do Cemitério, Sandman: Prelúdios & Noturnos, Sandman: Edição DefinitivaParte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4, A Comédia Trágica ou a Trágica Comédia de Mr. Punch, Entremundos e A Bela Adormecida.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

5 comentários sobre “Coraline, de Neil Gaiman #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Bom ver que a edição está bem elaborada.
    Já tive oportunidade de asistir a animação gráfica e acredito que o livro seja mais emociante e descritivo.
    É difícil ver um thriller infanto juvenil e bem escrito. Causa aquele ‘terror’ gostoso e podemos acompanhar as aventuras de Coraline.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Ana Carolina Venceslau dos santos

    Essa edição de coraline é a coisa mais linda que a intrínseca já fez. Eu já li o livro da versão da rocco e o quadrinho tambem. E já quero comprar esse bb lindão

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!