Leitora Compulsiva

Uma Melodia de Sombras e Ruínas, de Roseanne A. Brown #Resenha

uma melodia de sombras e ruínas roseanne a brown editora literalize resenha blog leitora compulsivaTítulo: Uma Melodia de Sombras e Ruínas

Título Original: A Song of Wraith and Ruin

Série: Uma Melodia de Sombras e Ruínas #01

Autora: Roseanne A. Brown

Editora: Literalize

Ano: 2021

Páginas: 528

Tradução: Solaine Chioro

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Site da Editora Literalize

***




No finalizinho do mês de agosto, a Editora Literalize publicou seu terceiro livro chamado  Uma Melodia de Sombras e Ruínas, da autora Roseanne A. Brown – o primiro volume de uma duologia muito aguardada pelos fãs de fantasia aqui no Brasil.

Recebi um exemplar do livro pela parceria e a beleza da edição é enorme. O livro é de capa dura e traz verniz aplicado em detalhes da imagem. As guardas são delicadamente ilustradas, assim como as páginas iniciais de cada capítulo. É claro que, sendo um livro de fantasia, não poderia faltar um mapa do universo onde se passa a história… Rs!!! Mas como não basta um livro ser lindo, vamos falar da história…

uma melodia de sombras e ruínas roseanne a brown editora literalize resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Uma Melodia de Sombras e Ruínas”?

Uma Melodia de Sombras e Ruínas nos conta a história de Malik e Karina. Ele, um jovem de origem humilde buscando uma vida melhor para sua família. Ela, a filha da Sultana e princesa herdeira de Ziran, que vive atormentada pela morte da irmã e do pai e pela distância em que a mãe colocou entre elas. Malik e Karina não poderiam viver mais diferentes, mas o destino os colocará frente à frente!

O festival de Solstasia só acontece a cada cinquenta anos e é a oportunidade perfeita para Malik e suas irmãs de entrar na cidade de Ziran e conseguir uma nova vida. A viagem até Ziran não foi fácil, mas os três se mantiveram firmes e unidos. No entanto, quando estão quase conseguindo entrar na cidade, acabam sendo interpelados por um espírito maligno, que sequestra a irmã caçula de Malik. Desesperado para salvar a menina, Malik acaba por fazer um acordo fatal: uma vida por uma vida. Se quiser sua irmã de volta, terá que matar a princesa Karina. Para conseguir se aproximar da princesa, Malik trapaceia e se torna um dos competidores do lendário torneio do Solstasia.

Enquanto isso, em algum lugar no palácio, Karina enfrenta outras ameaças. Ela nunca quiser ser a herdeira do trono de Ziran, mas a morte precoce de sua irmã colocou esse peso indesejado sobre seus ombros. E agora uma nova morte torna tudo ainda pior. Sua mãe acaba de ser assassinada e ela definitivamente não está pronta para assumir o trono. Transtornada pelo luto, Karina decide realizar um misterioso ritual para ressuscitar sua mãe e, para isso dar certo, ela precisa do coração de um rei. E a única forma de conseguir isso é se casando com o vencedor do torneio do Solstasia, fazendo dele um rei.

A presença de Malik no torneio garante a proximidade com Karina, mas a convivência de ambos torna ambas as missões ainda mais difíceis. Uma conexão surge entre eles, mas eles sabem que não podem sucumbir à ela. Enquanto ambos lutam contra o tempo para salvar alguém que amam, a dúvida que surge é: quem conseguirá escapar com vida?

O que esperar desse livro?

Depois de ter me apaixonado pelos dois primeiros livros lançados pela Literalize – O Feitiço dos Espinhos e Miragem -, minhas expectativas para essa nova história eram altas. Imaginei que se as duas primeiras histórias me agradaram tanto, é porque a Literalize e eu estamos bem conectadas! Rs…

E não deu outra!! Uma Melodia de Sombras e Ruínas me ganhou logo de cara, com uma ambientação incrível e toda essa dinâmica envolvendo os dois personagens principais. Ainda que eu não tenha morrido de amores pela Karina, me apaixonei tanto por Malik logo de cara que tudo valeu a pena!!! Rs…

Claro que, por ser um livro de fantasia ambientado em um lugar completamente diferente, demorei um pouquinho para me acostumar com os cenários, com a mitologia e com os diferentes povos de Sonande e suas culturas. Mas depois que “peguei o jeito”, a leitura seguiu um ritmo ótimo e a história fluiu muito bem. A cada virada de página me via mais e mais imersa na trama, curiosa para saber como todo aquela confusão iria terminar e torcendo para tudo se arranjar sem que Karina e Malik tivessem sucesso em suas missões! Rs…

Como esse é o primeiro livro de uma duologia, eu já sabia que a trama não teria um final. Mesmo assim adorei a forma que a autora encontrou para encerrar esse volume. Muitas respostas foram dadas, muitas pontas foram amarradas e assuntos foram encerrados, ao mesmo tempo em que novos desafios foram apresentados aos nossos personagens, mostrando que o próximo volume será ainda mais repleto de desafios, conspirações e batalhas. E claro, já dá para imaginar que muita magia vem por aí!! Rs…

Muito embora essa seja uma história de fantasia, há muitas críticas sociais relevantes inseridas nessa história, que podem ser perfeitamente aplicadas à nossa realidade, o que torna toda a narrativa ainda mais interessante. De maneira indireta, a autora consegue se posicionar contra as injustiças sociais e incutir nos leitores bons valores!

Em geral temos personagens ótimos, uma trama bem construída, uma narrativa que mescla muito bem a explicação e a ação e uma escrita cuidadosa e envolvente. Impossível terminar esse volume sem desejar ardentemente o próximo!

Sobre a autora e seus outros livros…

Roseanne A. Brown é uma imigrante de Gana, país da África Ocidental. Estudou jornalismo na Universidade de Maryland e também foi professora assistente no programa Jiménez-Porter Writers’ House. Foi estagiária editorial na Entangled Publishing e seu trabalho jornalístico já apareceu na Voice of America e em outros veículos de imprensa. Hoje em dia, ela mora nas redondezas de Washington D.C., onde, nas horas de lazer, pode ser encontrada caminhando pela floresta, criando memes ou pensando em Star Wars.

Uma Melodia de Sombras e Ruínas é o primeiro livro de uma duologia e o primeiro da autora a ser publicado aqui no Brasil. O segundo livro se chama A Psalm of Storms and Silence e tem o lançamento previsto lá fora agora para novembro. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Para quem, assim como eu, está amando as publicações da Literalize, a editora anunciou que irá lançar o livro Among The Beast & Briars (Entre Feras e Flores) de Ashley Poston, conhecida aqui no Brasil pelo livro Geekerela,  o livro An Enchantment of Ravens (O Encanto dos Corvos), de Margaret Rogerson, mesma autora de O Feitiço dos Espinhos e o livro To Kill a Kingdom, de Alexandra Christo.

uma melodia de sombras e ruínas roseanne a brown editora literalize resenha blog leitora compulsiva    uma melodia de sombras e ruínas roseanne a brown editora literalize resenha blog leitora compulsiva   

12 comentários sobre “Uma Melodia de Sombras e Ruínas, de Roseanne A. Brown #Resenha

  1. Angela Cunha

    Eu estou subindo e descendo a tela só para ver a beleza dessa capa!!! menina do céu, eu sei que o trabalho da Editora é ímpar,mas precisava tudo isso?
    Coisa mais linda do mundo e se já namorava os anteriores, agora preciso de todos!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

  2. Alecia Rodrigues

    Tava tão ansiosa para esse livro vir para o Brasil e amei a premissa e vejo muita gente falando bem, gostei da editora que trouxe ele, ela faz um bom trabalho nas edições dos livros dela.

  3. ELIZETE SILVA

    Olá! A editora realmente capricha nessas edições, (meu bolso que lute!), e claro que todo esse universo já me deixou aqui bem curiosa para conferir, ainda mais por conta de toda essa representatividade e mistérios envolvidos.

  4. Eliane

    Olá Camila
    Interessante o que voce escreveu .sobre o fato de sentirmos inseridos na estória. Isso é fundamental para nos conectarmos com os personagens e que bom que isso aconteceu contigo.a trama é bem intrigante e fiquei curiosa aqui para saber o desfecho desse primeiro livro da duologia.
    Bjs

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!