Leitora Compulsiva

Miragem, Somaiya Daud #Resenha

miragem somaiya daud editora literalize resenha blog leitora compulsivaTítulo: Miragem

Título Original: Mirage

Série: Duologia Miragem #01

Autora: Somaiya Daud

Editora: Literalize

Ano: 2021

Páginas: 352

Tradução: Mariana C. Dias

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Site da Editora Literalize

***




Nesse finalizinho do mês de janeiro, depois de todos os obstáculos e atrasos provocados pela pandemia, a Editora Literalize finalmente publicou o livro Miragem, da autora Somaiya Daud – uma obra super aguardada pelos fãs de fantasia aqui no Brasil.

Recebi um exemplar do livro pela parceria e a primeira coisa que notei foi o capricho da edição. O livro é de capa dura e traz verniz aplicado em detalhes da imagem. As guardas são delicadamente ilustradas, assim como as páginas iniciais de cada capítulo. É claro que, sendo um livro de fantasia, não poderia faltar um mapa do universo onde se passa a história… Rs!!! Mas como não basta um livro ser lindo, vamos falar da história…

Sobre o que é “Miragem”?

Miragem nos conta a história de Amani, uma jovem kushailana moradora de Cadiz, a lua do planeta Andala. Há muitos anos, seu sistema solar foi dominado pelo brutal Império Vathekês e submetido aos caprichos do cruel Rei Mathis. Agora, os kushailanos vivem à mercê dos vahtekeses e tudo o que conhecem é a pobreza e o medo.

Apesar de tudo, Amani é uma sonhadora. Durante muito tempo ela imaginou como seria sua noite da maioridade, quando finalmente receberia a sua daan – uma tatuagem no rosto, tradicional entre os kushailanos e símbolo de sua fé em Dihya. No entanto, quando esse dia finalmente chega, tudo acaba mal… Amani é sequestrada pelo Império e levada em segredo para Ziyaana, o palácio imperial de Andala.

Em princípio nada faz sentido… Mas então, assim que Amani é levada à presença de Maram, a princesa vathekesa, e percebe que as duas são idênticas, tudo faz sentido! Maram é tão odiada pelo povo que precisa de uma substituta que possa ocupar seu lugar nas aparições públicas. Assim, caso haja um atentado contra a vida de Maram, ela estará em segurança…ainda que Amani não…

Após um duro treinamento, Amani logo se vê substituindo Maram com perfeição. Mesmo sendo forçada a participar do jogo de Maram, logo Amani se vê encantada com a beleza do palácio e, mais ainda, com Idris – o noivo de Maram. Apesar disso, ela sabe que precisa tomar cuidado não só por si mesma, mas também por toda a sua família.

Conspirações, violência, morte, ameaças… Amani está cercada por todo o tipo de perigo e precisa encontrar um jeito de salvar a si mesma. E se possível, ajudar os kushailanos que tanto ama.

O que esperar desse livro?

Depois de ter me apaixonado por O Feitiço dos Espinhos, o primeiro livro lançado pela Editora Literalize e uma das melhores leituras que fiz no ano passado, minhas expectativas para essa nova história eram altas. Tá certo que não Miragem não é da mesma autora e nem nada disso, mas eu fiquei com uma ideia fixa de que se a editora que publicou aquela história incrível também estava apostando nessa, então tinha que ser boa! Rs… (não sei se isso faz algum sentido, mas minha cabeça às vezes é meio estranha…)

Mas enfim… Rs! Vamos ao que interessa… Expectativas altas, mas plenamente alcançadas com essa história!! Rs…

Miragem é um livro envolvente, com tudo o que uma boa fantasia precisa para me agradar: uma heroína íntegra, um vilão detestável, um mocinho fofo, alguém que a gente não sabe se ama ou odeia, uma trama cheia de conspirações e perigos, uma mitologia/cultura, traições e amores… E é claro, uma ótima mensagem!

Amani é uma protagonista que nos cativa desde o princípio. Sua vida nunca foi fácil, mas isso não a impediu de sonhar com coisas melhores. Quando se vê em uma situação difícil, perigosa ou emocionalmente dolorosa, ela não recorre ao vitimismo e ou fica prostrada reclamando e esperando que os outros resolvam seus problemas… Ah, não! Não a Amani! Ela é daquele tipo de mulher que enfrenta o mundo de cabeça erguida! Sim, ela foi sequestrada, separada de sua família, teve sua vida ameaçada… Mas se ela precisa fingir ser Maran, então faz isso com perfeição, sem deixar de lado sua própria essência.

Outro personagem que se destaca na trama é o jovem Idris, noivo de Maram. Demorei um pouco a entendê-lo, mas então tudo começou a fazer sentido e me senti fortemente cativada pelo rapaz. Ainda não confio plenamente nele, mas tenho grandes esperanças! Rs…

Por ser o primeiro de uma duologia, o início dessa livro é mais introdutório, com explicações sobre os kushailanos, os vathekeses e a relação de um povo com o outro. Algo bem curioso sobre essa história é que, ao mesmo tempo em que temos naves espaciais e disputas interplanetárias que nos levariam a pensar em algo futurista, temos também uma cultura antiga, baseada na oralidade, na simplicidade, na ligação com a natureza e na crença em uma divindade. Há muita modernidade por um lado, mas um delicioso toque nostálgico por outro.

No geral temos personagens ótimos, uma trama bem construída, uma narrativa que mescla muito bem a explicação e a ação e uma escrita cuidadosa, leve e envolvente. Impossível terminar esse volume sem desejar ardentemente o próximo!

Sobre a autora e seus outros livros…

Somaiya Daud nasceu em uma cidade do centro-oeste americano e passou boa parte da infância e adolescência se mudando. Como a maior parte dos escritores, ela começou cedo e nunca mais parou. Seu amor por todas as coisas relacionadas aos livros foi um impulso para que ela obtivesse um diploma em literatura inglesa (com especialização na Idade Média e no início da Idade Moderna). Já foi livreira e, hoje em dia, é doutoranda. Seu livro de estreia, Miragem, foi selecionado para o Children’s Africana Book Prize e o Arab American Book Award, e recebeu críticas positivas da Booklist e da School Library Journal.

Miragem é o primeiro livro de uma duologia e o primeiro da autora a ser publicado aqui no Brasil. O segundo livro se chama Court of Lions e deve chegar por aqui a partir do ano que vem.

Para quem, assim como eu, está amando as publicações da Literalize, para esse primeiro semestre temos a previsão do lançamento de A Song of Wraith and Ruin da autora Roseanne A. Brown. Para o segundo semestre, recentemente a editora anunciou que irá lançar Among The Beast & Briars de Ashley Poston, conhecida aqui no Brasil pelo livro Geekerela.

6 comentários sobre “Miragem, Somaiya Daud #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Pelo jeito é uma ficção muito bem escrita e com peersonagens bem delieados.
    Fiquei daqui pensando algumas coisas: se uma é a cara da outra, elas devem ter algum tipo de parentesco, mesmo pertencendo a castas diferentes, concorda?
    E adoro essa ficção aparentemente mais futurista, porém que traz a cultura mais antiga.
    cheirinhos
    Rudy

  2. ELIZETE SILVA

    Olá! Super entendo essas altas expectativas em relação ao livro, afinal a editora parece caprichar e muito em seus lançamentos, e o que posso dizer é que eu também criei muitas expectativas depois dessa resenha, adoro esses enredos em que não sabemos em confiar acontece de tudo, e quando o livro termina ficamos enlouquecidos pelo próximo!

  3. eliane

    Olá Camila .
    Achei normal a sua esperança de que A editora Literalize trouxesse um outro livro tão bom quanto o anterior.mas confesso que no começo pensei que o livro náo tivesse alcançado as suas expectativas. E um enredo bem intrigante e carrega mistérios. Como será que a personagem vai sair dessa situação em que se encontra?cenas do próximo capítulo rsrs

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!