Leitora Compulsiva

Royal City: Segredos em Família, de Jeff Lemire #Resenha

Royal City Segredos em Família Jeff Lemire intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Royal City – Segredos em Família

Título Original: Royal City – Vol. 1: Next of Kin

Série: Royal City #01

Autor: Jeff Lemire

Ilustrador: Jeff Lemire

Editora: Intrínseca

Ano: 2020

Páginas: 160

Tradução: Fernando Scheibe

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o ebook: Amazon (Kindle)

***




No mês passado, a Editora Intrínseca lançou Royal City: Segredos em Família, primeiro volume da nova graphic novel escrita e ilustrada por Jeff Lemire. Como uma boa fã de histórias em quadrinho e também do autor – que me conquistou com Black Hammer e Descender – solicitei um exemplar desse volume pela parceria com a editora!

Hoje conto para vocês o que achei dessa nova história do vencedor do prêmio Eisner.

Sobre o que é “Royal City: Segredos em Família”?

Royal City: Segredos em Famíia reúne o fascículos de 1 a 5 dos quadrinhos originais da série escrita e ilustrada por Jeff Lemire, publicada originalmente nos Estados Unidos pela Image Comics.

Nessa nova história do criador do Black Hammer e Descender, somos apresentados aos Pike, uma família desestruturada, dilacerada desde a morte precoce de Tommy, o caçula da família, ocorrida algumas décadas antes. Moradores da decadente Royal City, os Pike são cheios de segredos e tem todo o tipo de problema de relacionamento.

Quando Peter Pike sofre um derrame e fica em coma, Patrick é obrigado a voltar para ficar perto do pai. Mas estar em Royal City não vai ser nada fácil! Além do pai no hospital, Patrick terá que lidar com uma mãe devota que exige a perfeição de todos à sua volta, uma irmã ambiciosa que não se importa muito com os outros e um irmão viciado e fracassado, todos devidamente assombrados, cada um à sua maneira, pelo fantasma de Tommy.

Apesar do toque de realismo fantástico, essa é uma história em quadrinhos são heróis ou vilões, sem cenários futuristas ou pessoas com poderes sobrenaturais. Royal City é sobre pessoas, sobre família, sobre fracassos, sobre cobranças, sobre morte, sobre amor, sobre sacrifícios.

O que esperar desse livro?

Mesmo já sendo fã do trabalho de Jeff Lemire, eu não poderia imaginar que fosse gostar tanto assim de Royal City: Segredos em Família!

A primeira coisa que em agradou foram os desenhos, que são do próprio Lemire. As duas outras histórias que li dele foram desenhadas por outros ilustradores e são ótimas, não tô reclamando… É só que, encontrar uma história criada, escrita e ilustrada pela mesma pessoa é algo bem raro no mundo das Hq’s e isso me chamou a atenção. Pode parecer estranho, mas isso me deu a sensação de estar muito mais próxima do autor, da sua ideia e do que ele quis transmitir. O que eu encontrei em cada página era exatamente o que Lemire tinha em mente quando criou a história, sem intermediários!! Rs…

O segundo aspecto de destaque para mim foi a trama em si. Nada de super heróis, nada de poderes sobrenaturais, nada de alienígenas, nada de mundos futuristas… Ao invés disso temos uma história muito próxima da vida real. Uma família disfuncional, traumatizada pela morte do caçula. Pessoas que são de uma mesma família, mas que sequer se toleram ou conseguem ficar em um mesmo ambiente sem começarem a brigar…

O toque de realismo fantástico fica por conta da presença do fantasma de Tommy… Ou melhor, dos fantasmas! Cada membro da família Pike é assombrado por uma forma diferente de Tommy. Desde a criancinha que nunca cresce e permanece aos cuidados da irmã mais velha até o adulto perfeito idealizado pela mãe, passado pelo baladeiro inconsequente… Para cada Pike, Tommy aparece do jeito que eles precisam. O fantasma de Tommy se torna uma desculpa, uma fuga da realidade, a companhia perfeita para os momentos de dor e frustração!

Esses primeiros cinco fascículos de Royal City me conquistaram bastante e não vejo a hora de poder ler os próximos. Quero descobrir mais sobre Tommy e sobre como ele morreu. Quero saber se Peter irá se recuperar do derrame. Será que Richie vai conseguir sair da enrascada em que se meteu?! E Tara? Vai desistir do casamento por um projeto? E Patrick, minha gente, vai conseguir escrever alguma coisa? Rs… O que será que vai acontecer com a família Pike e a cidade de Royal City?

Essa nova história de Lemire é um prato cheio para os fãs de histórias em quadrinho adultas! Vale muito a pena dar uma chance ao trabalho do autor!!

Sobre o autor e seus outros livros…

Jeff Lemire é autor e ilustrador canadense. Entre suas principais obras estão O soldador subaquático e a trilogia Condado de Essex. Foi eleito duas vezes melhor quadrinista do Canadá pelo Schuster Award e venceu o Eisner Awards pela série Black Hammer. Além de suas graphic novels independentes, passou por grandes editoras norte-americanas, como Marvel e DC, onde atuou em séries como Arqueiro VerdeConstantineCavaleiro da Lua, entre outras.

Segredos em Família, publicado pela Intrínseca, é o primeiro volume de Royal City e reúne os cinco primeiros fascículos da série.

Outros trabalhos de Jeff Lemire já publicados aqui no Brasil são a série Black Hammer,  composta pelos volumes Origens Secretas, O Evento, Era da Destruição – Parte 1 e Era da Destruição – Parte 2, e o primeiro volume da série Descender, chamado Estrelas de Lata.

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

3 comentários sobre “Royal City: Segredos em Família, de Jeff Lemire #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Gosto demais do Jeff Lemire e já li outros quadrinhos dele, mas de literatura fantástica.
    E ver que aqui ele traz uma família bem disfuncional e cada um com seu drama familiar, além da ilustração ser feita por ele mesmo, é gegnial.
    Aguardarei as outras resenhas.
    cheirinhos
    Rudy

  2. eliane

    Ola esse tipo de leitura em quadrinho não me atrai ,mas o enredo é super interessante e já estou curiosa para saber as repostas para as perguntas que voce fez na sua resenha

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!