Olá, pessoal!!
Hoje é dia de mais um post da coluna “Na Minha Estante Tem”!!
Para quem não conhece, essa é a coluna em que mostro o que tenho na estante, de acordo com um tema! Além dos livros, costumo reunir todos os mimos que tenho relacionados a um determinado tema e mostro tudo aqui para vocês.
Nossa… há quanto tempo não posto nada nessa coluna, hein?! Quase um ano… Que vergonha!!! Mas tenho uma boa explicação: para fazer essa coluna preciso ter acesso aos meus livros e mimos literários, para pelo menos poder tirar fotos deles, né?! Pois é… Acontece que no início do ano passado eu e meu marido compramos um apartamento e eu, ansiosa que sou, comecei a empacotar meus livros e tudo mais das minhas coleções. O problema é que a mudança aconteceu mesmo em setembro e só agora consegui remontar a minha estante! Rs…
Mas agora as coisas estão voltando ao normal e acredito que vou conseguir fazer mais posts!! rs…
Para relembrar, já foram temas nessa coluna: Twilight, Harry Potter, Jogos Vorazes, Comprinhas de Viagem, Meg Cabot, Cassandra Clare, Rick Riordan, Literatura Nacional (Parte 1), Literatura Nacional (Parte 2), Literatura Nacional (Parte 3) e Richelle Mead.
Hoje estou aqui para mostrar para vocês uma parte da minha coleção de livros que, para mim, representa uma das coisas mais bacanas em ser blogueira…
Tema de Hoje: Provas de Livros
Receber uma prova de livro é sempre algo muito bacana para um blogueiro. Obviamente, quando recebemos uma prova, temos a oportunidade de ler o livro antes que ele esteja disponível para o público, o que nos permite resenhar o livro antes que outros blogs – praticamente um furo de reportagem – e assim ganhar alguns pontos com nossos leitores.
Outro ponto positivo é que temos a oportunidade opinar sobre os vários aspectos da edição (capa, letras, margens, tradução…) e, como ele ainda não foi publicado, podemos até mesmo contribuir apontando qualquer falha que tenha passado despercebida pela revisão! Quando a prova vem de uma editora, normalmente está mais acabada, mas muitas vezes recebemos originais de autores, que buscam nossa opinião de “leitor profissional” e podemos inclusive ajudar com a divulgação do livro!
Foi assim que ganhei a minha primeira prova, no início de 2010. O autor Enderson Rafael fez uma ação no Twitter e sorteou alguns exemplares de “Todas as Estrelas do Céu”. Na época estava rolando o maior burburinho nas redes sociais em torno dessa história por se tratar de um romance entre irmãos adotivos e eu estava super curiosa para ler!
O mais importante é que o autor, ao invés de ficar reclamando que as editoras não dão valor para autores nacionais e blá blá blá, resolveu correr atrás! Ao distribuir provas de seu livro aos blogueiros, ele conseguiu uma bela divulgação e uma crítica excelente. Mostrou às editoras que seu trabalho era bom e que valia a pena o investimento! E para a alegria de todo mundo, o livro “ foi publicado pela Editora Novas Ideias em 2010. Já está em sua 2a edição, e em 2011, após ser indicado em três categorias, recebeu o prêmio Codex de Ouro, promovido pelo Ponto do Autor, no Rio de Janeiro, de melhor romance do ano. Em 2013 o livro foi lançado em ebook e está à venda na Amazon (informações retiradas do site do autor).
Leiam a resenha do livro AQUI!
Já tinha lido muitos elogios a essa série, que já estava bombando nos Estados Unidos. Já estava namorando os exemplares em inglês que eram vendidos pela Cultura, mas finalmente a Galera anunciou o lançamento do primeiro livro aqui no Brasil. Estava sonhando com a possibilidade de pedir um exemplar pela parceria quando fosse lançado, mas eis que fui surpreendida com a prova do livro e pude me jogar de cabeça na leitura! Infelizmente, apesar de gostar muito dessa história, só consegui ler os três primeiros livros da série. Quando fiquei sabendo que mais 3 seriam lançados, decidi esperar pela publicação de todos para dar continuidade! O sexto livro foi lançado, os outros três de Peças Infernais também, mas ainda não li nenhum deles! rs…
Leiam a resenha do livro AQUI!
A maneira que o autor encontrou de narrar essa história é surpreendente. Emma e Dexter se conhecem no dia 15 de junho de 1988. Depois disso, cada capítulo do livro se passa no dia 15 de junho dos anos seguintes e assim vamos entendendo tudo o que aconteceu com esses dois personagens ao longo de suas vidas!
Leiam a resenha do livro AQUI!
Apesar do livro ser ótimo, foi meio chato de ler essa prova porque ela é grande demais. Foi impressa em tamanho A4 e suas páginas foram unidas com uma espécie de canaleta. Só conseguia ler o livro em casa, com ele apoiado sobre a mesa ou sobre a cama! Rs…
Leiam a resenha do livro AQUI!
Outra coisa legal de se ler uma prova é que, como quase ninguém o leu antes de você, é praticamente impossível dar de cara com algum spoiler indesejado nas redes sociais! E preciso dizer que qualquer spoiler sobre esse livro estraga a leitura… Até mesmo a sinopse pode diminuir o impacto que a história tem sobre o leitor!!
O livro é viciante e surpreendente! Tem um final bem polêmico, algumas pessoas odiaram, mas achei genial! Não imagino a história terminando de outra forma! A história até virou filme, com o Ben Affleck no papel principal!
Leiam a resenha do livro AQUI!
Curiosamente, esse livro foi muito comparado ao Garota Exemplar, embora eu não ache essa comparação muito justa. Ambos mexem com as emoções e tratam de relacionamentos falidos, mas cada qual tem suas peculiaridades. Enquanto Flynn optou um texto cheio de suspense e reviravoltas, Harrison preferiu a tranquilidade de já contar o final logo de cara e aos poucos levar o leitor a entender como tudo aquilo aconteceu.
Leiam a resenha do livro AQUI!
Como resenhei esse livro há pouco tempo, nem vou me alongar escrevendo muito sobre ele aqui, porque vocês devem se lembrar desse resenha, né?! Foi o primeiro livro que li esse ano, então o assunto ainda tá fresquinho! rs…
Leiam a resenha do livro AQUI!
Além dessas provas que eu mencionei, ainda recebi outras duas, mas infelizmente até hoje não consegui ler. A primeira delas é do livro A Cidade Sombria, da autora Catherine Fisher, publicado aqui no Brasil pela Bertrand Brasil. A prova chegou como cortesia e inesperadamente, justo num momento em que eu tinha uma montanha de livros de parceria para ler. Acabei adiando a leitura e por fim acabei desistindo! Sei que o segundo livro dessa série já foi até lançado e quem sabe me animo para ler em breve!!
A segunda prova que recebi mas ainda não li é do livro “Sol e Tormenta”, o segundo da trilogia Grisha, publicada pela Gutenberg. Essa prova veio em um kit que recebemos no Encontro do Blogs de Letras. O livro estava para ser lançado, mas como ainda não li o primeiro livro, tive que deixar na estante… Se bem que estou sabendo que o terceiro livro será lançado em breve, então acho que é uma boa hora para investir nessa série! Quem já leu disse que é ótima!!
Bom, é isso!! Essas são as provas de livros que tenho na minha estante!
E vocês? Tem alguma prova por aí? Querem me dar de presente? Rs…
Ahhh… e antes que eu me esqueça, alguém tem algum tema para sugerir para o próximo post dessa coluna? Eu tinha uma listinha com as sugestões que alguns já tinham me dado, mas não estou encontrando… Sorry! Mandem outra vez, please!
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Camis, tava sentindo falta dessa coluna, mas dá pra entender o pq de ela não sair por um tempo!
Amei o tema de hoje! Adorei ver as provas que você já recebeu e adorei saber a história do Enderson, que mostra que quem trabalha duro e honestamente, alcança o sucesso merecido! Acho o sistema de provas uma excelente forma de as editoras terem um bom feedback dos leitores mais vorazes, e acho que deve ser a parte mais legal de ter uma parceria!
Um beijo!
Oi, Nina.
Acho que vai ser gostoso retomar a coluna agora que meus livros estão de volta à estante!
Mas quero aproveitar e mostrar mais mimos para vocês!
A história do Enderson é bem bacana, né?!
beijos
Oi Camila! Imagino como é bom conhecer novas histórias antes dos lançamentos de alguns livros, e não ter que se preocupar com spoilers deve ser maravilhoso. Fiquei com muita vontade de ler Todas as estrelas do céu, e feliz pelo empenho do autor em mostrar seu trabalho. Gostei muito da coluna! Beijos
Oi, Sara.
É mesmo super bacana! Ainda mais quando a gente pode apoiar um autor nacional de talento!
Beijos
Oi Camis, realmente as vezes é mais fácil partir para luta do que ficar reclamando, fez o autor muito bem.
Bjs, Rose.
Oi, Rô.
Estamos acostumados a ver um porção de autores nacionais que ficam reclamando nas redes sociais, mas parece que são poucos os que realmente se mexem!
Beijos
Gostei da da forma como expôs sobre as provas e suas particularidades, não fazia ideia.
Obrigada, querida!!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
É tão bom quando recebemos uma prova não é? A curiosidade é enorme e saber que podemos conhecer a história antes é muito legal. Eu já tive a oportunidade de ler algumas provas e simplesmente amo rs
Bjkas
Oi, Carol.
Eu amo as provas de livros!
Tenho muitas ainda que recebi na versão digital, mas achei que o post ia ficar muito grande! hehehe
beijos
Eu acho legais as provas de livros.
Só acho que poderiam ser um pouquinho mais elaboradas e terem pelo menos uma capa decente. Mas como é de graça.... ahahaha.
Adorei o post, Camis!
Beijos!
Oi, San.
Acho bacana a prova ser mais "rústica"... Senão fica parecendo livro normal! rs...
Eu adoro!
Beijos
Um dia eu ainda vou conhecer esta tão bem falada estante, rs! =)
Abs.
Hahahaha, vamos marcar uma reuniãozinha aqui em casa!!
Beijos
Muito maneiro isso, não conhecia, deve ser um privilégio poder ganhar uma. Quem sabe um dia eu escrevo algo e mando para você :D
Não sabia que tinha passado tanto tempo dessa coluna, estava muito ansiosa para mudar em, da para perceber :D
Oi, Bia.
Se você escrever vou querer uma prova sim!
É super bacana poder ler um livro em primeira mão!
Hehehhe
Beijos