Leitora Compulsiva

Glória e Ruína, de Tracy Banghart #Resenha

gloria e ruina tracy banghart editora seguinte resenha blog leitora compulsivaTítulo: Glória e Ruína

Título Original: Queen of Ruin

Série: Graça e Fúria #2

Autor(a): Tracy Banghart

Editora: Seguinte

Ano: 2019

Páginas: 312

Tradução: Isadora Prospero

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No último mês de julho a Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras, anunciou o lançamento do livro Glória e Ruína, da autora Tracy Banghart – a sequência de Graça e Fúria. Achei o primeiro livro bem curioso e fiquei super fã da Serina, então, pouco antes do lançamento, pedi uma prova digital desse segundo livro pela parceria com a editora.

Hoje conto para vocês um pouco sobre a minha experiência com essa leitura!

gloria e ruina tracy banghart resenha editora seguinte blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Glória e Ruína”?

Glória e Ruína é o segundo livro da duologia Graça e Fúria e traz o desfecho da história das irmãs Serina e Nomi Tessaro. É claro que a autora sempre pode mudar de ideia e escrever mais, mas ela mesma declarou no Goodreads que essa trama se encerra nesse segundo volume.

No primeiro livro conhecemos as irmãs Tessaro e descobrimos que elas nasceram na cidade industrial de Lanos, em Virídia, um lugar onde as mulheres não tem direitos, não podem ler ou escrever, não podem trabalhar em quase nenhuma profissão, não podem participar de questões políticas… Nada! A única oportunidade de uma jovem melhorar de vida seria se tornando uma graça – uma espécie de esposa do Superior, uma das muitas mulheres em seu harém. Por sorte (ou azar), Serina tem essa chance e, junto com sua irmã Nomi, parte para o palácio para tentar se escolhida como graça do herdeiro do Superior. No final das contas nada sai como planejado: Nomi é escolhida como graça e Serina, acusada por algo feito pela irmã rebelde, é enviada para Monte Ruína, uma ilha que serve de prisão para as mulheres e onde elas tem que lutar por suas vidas.

O primeiro livro foi repleto de transformações, momentos de tirar o fôlego e reviravoltas. Agora, nesse segundo livro, as irmãs Tessaro se reencontram e dão início a uma grande revolução, que tem o objetivo de mudar o funcionamento da sociedade de Virídia. Serina liderará as mulheres de Monte Ruína e Nomi contará com o apoio do verdadeiro herdeiro para chegar ao palácio de Bellaqua. Elas sabem que precisam derrubar o usurpador do trono, nem que para isso muitas vidas sejam perdidas!

Depois de um breve reencontro, Serina e Nomi se separam e partem em suas missões. Infelizmente nada sai como o planejado e elas terão que enfrentar seus maiores medos para derrubar o governo opressor e mudar Virídia!

O que esperar desse livro?

Quando li Graça e Fúria, o primeiro livro dessa duologia, fiquei impressionada com a ousadia da autora por criar uma trama tão intensa, cheia de ação e repleta de reviravoltas. Adorei o fato dela não ter poupado o leitor e ter incluída até mesmo cenas de violência e crueldade! Fui completamente cativada pela Serina e, mesmo tendo odiado a Nomi, achei a trama muito bem elaborada, envolvente e com uma mensagem incrível! Tá certo que achei que faltou um pouco de originalidade (expliquei isso lá na minha resenha), mas o final me deixou desejando a continuação!

Apesar de ter passado um ano entre a publicação do primeiro livro e desse segundo, não tive problema algum em dar sequência na história. De modo muito inteligente e sem perder a agilidade da narrativa, a autora conseguiu incluir algumas explicações do que tinha acontecido até aquele momento e minha memória foi rapidamente ativada!! Rs…

Glória e Ruína traz uma conclusão incrível para a história iniciada no primeiro livro. A trama continua envolvente e com um ritmo alucinante. Adorei as escolhas feitas pela autora, que conseguiu mostrar a força das mulheres sem denegrir os homens. É claro que as mulheres são as grandes heroínas da história, mas a autora não transformou todos os homens em vilões e nem em bobocas sensíveiszinhos! Rs…. A ousadia da autora em manter os toques de luta, violência, crueldade e morte continuou me agradando nesse livro. Tudo isso combinou perfeitamente com a trama e o universo criado pela autora. Nada de subestimar os leitores, que são perfeitamente capazes de lidar com coisas ruins!! Palmas para a autora!!!!

Minha opinião inicial sobre as duas protagonistas não mudou nesse segundo livro. Nem com a transformações de Nomi e todos os seus atos heróicos consegui gostar dela. Fiquei com menos birra, mas a Seria continua sendo a minha personagem favorita e entrou para a minha lista de “quero ser como ela se virar personagem de livro”! Rs… Ela consegue demonstrar força, liderança, feminilidade, respeito, elegância, compromisso com a justiça e empenho em mudar o mundo!! Adorei!!!!

Nem tudo são flores nessa história, mas no geral achei que a leitura valeu muito a pena. Para mim a autora acertou em cheio na abordagem, incluindo um tema de relevância para nossa sociedade, mas deixando de lado a chatice do politicamente correto! A duologia é, ao mesmo tempo, fonte de diversão e reflexão!

Sobre a autora e seus livros…

Tracy Banghart cresceu na zona rural de Maryland, nos Estados Unidos. É formada em inglês pelo Davidson College, na Carolina do Norte, e pós-graduada em editoração pela Universidade Oxford Brookes, na Inglaterra. Atualmente, Tracy se dedica totalmente à escrita e viaja o mundo com o marido, o filho e seus animais de estimação.
Graça e Fúria e Glória e Ruína são os dois livros que compõe a duologia Graça e Fúria, publicados pela editora Seguinte. É o primeiro trabalho da autora publicado aqui no Brasil, mas ela tem outras histórias que espero que cheguem logo ao Brasil!

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

2 comentários sobre “Glória e Ruína, de Tracy Banghart #Resenha

  1. Evandro Atraentemente

    Ainda não tive contato com a autora, mas o primeiro livro já havia despertado meu interesse. É legal que mesmo dentro desse universo de fantasia criado pela autora, há espaço para discussões sobre o papel das mulheres e igualdade de direitos.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!