Leitora Compulsiva

Flipop 2019: Como foi a 3ª edição do evento!

Confiram tudo o que aconteceu na 3ª Edição da Flipop, que aconteceu em São Paulo entre os dias 02 e 04 de agosto!




Entre os dias 02 e 04 de agosto, aconteceu aqui em São Paulo a 3ª Edição da Flipop, um evento totalmente dedicado à literatura jovem!! Criada pela Editora Seguinte em 2017, o evento desse ano contou com a participação de diversas editoras convidadas e autores nacionais e internacionais. Participei de dois dos três dias, sexta-feira e sábado, e pude curtir bastante do evento!

Nesse ano o evento aconteceu no Centro Cultural São Paulo, localizado ao lado da estação Vergueiro do metrô. Por estar em uma região mais central e coladinho com o metrô, foi bem fácil chegar ao local, o que foi um ponto bem positivo! Outro ponto positivo foi o preço dos ingressos, que baixou de 50 reais para 40 reais nesse ano, com a possibilidade dos estudantes pagarem meia-entrada.

Cheguei cedo no primeiro dia e enfrentei um pouco de fila para pegar o meu kit e o meu crachá de acesso, mas aproveitei para bater um papo com as pessoas, trocar uns contatos e fazer novos amigos! Rs… Independente de ter ingresso na mão ou ter credencial, todos precisavam passar pela mesa de credenciamento para receber o kit, o crachá e também a pulserinha numerada, que serviria para a ordem nas sessões de autógrafos.

E sobre o kit, todos os participantes ganharam uma ecobag linda do evento, recheada de marcadores das editoras presentes. Olhem só:

Antes mesmo de descer ao local onde as mesas seriam apresentadas, aproveitei para dar uma volta pelos estandes das editoras participantes e dar uma olhada nos livros à venda. Vi muita novidade e fiquei tentada a comprar vários livros, mas acabei resistindo à tentação… Os descontos não eram tão atrativos assim e decidi esperar um pouco mais, já que todos os livros que eu queria eram lançamentos… Quem sabe eles não ficam mais baratos depois de alguns meses?! E considerando o tanto de livro que eu tenho aqui para ler, dá para esperar!!! Rs…

Logo no início da Flipop os estandes das editoras estavam ao ar livre, mas como a previsão do tempo era de muito frio e chuva, eles tiveram o bom senso de mudar para uma área coberta, o que ficou muito melhor!!

Em relação às mesas dos convidados, as que eu tive oportunidade de acompanhar e mais curti foram “As grandes sagas juvenis e o que nos ensinam até hoje”, “O que torna um livro juvenil em um clássico?”, “Uma mesa traiçoeira” e “Romances de época”! Eu bem que queria ter assistido outras mesas, mas fiquei super entretida conversando com autores nacionais ou com outros leitores, ou ainda participando das atividades na mesa da Seguinte, que não deu para ver tudo!! Rs…

Ao lado dessa estante lindinha demais ficava a mesa da Seguinte, onde várias vezes por dia aconteciam algumas atividades e entregas de brindes para os primeiros leitores que aparecessem… Graças a ajuda da minha amiga Pah, do blog Lendo e Escrevendo, consegui uma prova do livro Nocturna, que a Seguinte vai publicar agora em Agosto. O livro da escritora Maya Motayne é o primeiro de uma trilogia fantástica inspirada na cultura latina, sobre uma ladra capaz de mudar de aparência e um príncipe herdeiro se unem para proteger o reino de uma magia perversa. Mesmo sendo uma prova, deu para perceber que a edição definitiva vai ficar linda!

Sou apaixonada por histórias assim e tenho certeza que vou curtir essa também. Depois de publicar diversas séries que eu gosto muito, como A Rebelde do Deserto, de Alwyn Hamilton – autora que inclusive esteve presente na primeira edição da Flipop em 2017 -; Scythe, de Neal Shusterman, A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard e Monstros da Violência, de Victoria Schwab, a Seguinte já virou referência para mim de ótimas histórias de fantasia!

E falando em ótimas histórias, uma das minhas séries queridinhas do momento é O Beijo Traiçoeiro e fiquei super feliz quando soube que a autora Erin Beaty estaria nessa terceira edição da FLIPOP. Levei os meus livros no sábado e nem me importei com a fila da sessão de autógrafos. A autora foi super atenciosa, autografou não só os meus dois livros da série, mas também o pôster do livro um que eu nem lembrava que estava dentro do meu exemplar! Rs… Uma gracinha de pessoa!! E para a alegria dos leitores que ficaram chateados na sexta-feira, a organização mudou a posição das mesas de autógrafo, permitindo que os leitores ficassem ao lado dos autores para tirar fotos!!! Rs…

Outra autora internacional que também estava entre os convidados para o evento era a Kristen Ciccarelli, autora da série Iskari. Infelizmente não tenho os livros físicos dela e esqueci de levar meu tablet para ela autografar meus ebooks!

Apesar da presença das duas autoras internacionais, quem roubou mesmo a cena foram os autores nacionais que não só participaram das mesas e das sessões de autógrafo como também circulavam pelo evento e davam a maior atenção para os leitores!! A FLIPOP contou com a presença de nomes como Carina Rissi, Babi Dewet, Clara Alves, Ray Tavares, Luisa Geisler, Babi A. Sette, Eric Novello, Felipe Castilho, Giulia Moon, Vitor Martins, Paola Aleksandra, Thalita Rebouças e muito mais!

Além dos autores constantes da programação oficial, ainda foi possível encontrar escritoras como a Juliana Dantas e a T. M. Kechichian circulando por lá, o que foi ótimo!!

No geral gostei demais dessa terceira edição da FLIPOP! É claro que, em eventos assim, não dá para tudo ser perfeito e uma coisinha ou outra deixaram a desejar, como a demora no credenciamento do primeiro dia, atrasos na programação ou coisas assim… O CCSP, apesar de ser de fácil localização, não me pareceu um espaço convidativo e nem preparado para esse tipo de evento. Um dos espaços destinados às mesas era muito aberto e ficava muito perto do local onde aconteciam as sessões de autógrafo, o que gerou um pouco de problema com a dispersão do som. Além disso, o tempo estava bem frio e, como o lugar era bem aberto, não deu nem para tirar o casaco e relaxar um pouco. Senti ainda falta de mais lugares para comer! Com uma programação de quase oito horas por dia, as pessoas acabavam precisando de um lanchinho ou pelo menos de uma garrafa de água…

A verdade é que só fiz essas críticas para vocês não me acharem uma puxa-saco!! Rs… Nada disso tirou o brilho do evento e fico na torcida pela quarta edição no ano que vem. Como não poderei ir na Bienal do Livro do Rio nesse ano, foi muito gostoso poder curtir um evento literário assim por aqui!

4 comentários sobre “Flipop 2019: Como foi a 3ª edição do evento!

  1. Evandro Atraentemente

    Ainda não fui em nenhuma edição da flipop, justamente porque acabo indo à bienal do rio ou sp que é bem próximo da data, e eu moro no interior, então o gasto é um pouquinho maior com passagens. Achei bem legal o evento. Quando falou o preço achei caro, mas depois que foi dando os detalhes, até que compensa. É tão bom quando encontramos autores já famosos que dão toda essa atenção ao leitor.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Evandro.
      A FLIPOP é uma ótima opção para quem não pode ir na Bienal ou para quem procura um evento mais intimista. Nesse evento as pessoas tem a chance de ficar muito mais próximos de seus autores prediletos. Além disso as mesas são, na maioria das vezes, bem enriquecedoras. O preço pode ser meio caro, ainda mais se comparado ao ingresso das Bienais, mas a proposta é bem diferente!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!