Leitora Compulsiva

A Revolução dos Bichos, de George Orwell #Resenha

a revolução dos bichos george orwell intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: A Revolução dos Bichos

Título Original: Animal Farm

Autor: George Orwell

Editora: Intrínseca

Ano: 2021

Páginas: 240

Tradução: André Czarnobai

Ilustrações: Ralph Steadman

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle)

***




Nesse ano de 2021, as obras do escritor George Orwell entraram em domínio público, razão pela qual diversas editoras aproveitaram o momento para publicar suas edições preferidas dos livros do autor. E com certeza a Editora Intrínseca não ficaria fora dessa…

Em fevereiro, a Intrínseca publicou uma belíssima edição de A Revolução dos Bichos, ilustrada por Ralph Steadman. Apesar de já ter lido o livro, pedi um exemplar dessa edição pela parceria e hoje conto mais sobre ela para vocês.

a revolução dos bichos george orwell intrínseca resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “A Revolução dos Bichos”?

A Revolução dos Bichos conta a história dos animais da Fazenda do Solar, pertencente ao Sr. Jones. Cansados da vida miserável e indigna a que são submetidos e liderados por um grupo de porcos, os animais expulsam o fazendeiro e seus peões, passando a se autogovernar, acreditando no trabalho e na igualdade entre todos os bichos!

Livre dos humanos, os animais acreditam que poderão viver em harmonia, tirando total proveito de todo o seu trabalho. Mas aos poucos surge uma necessidade de liderança e os porcos, mais inteligentes que os outros bichos, assumem esse papel e estabelecem uma rotina de trabalho a todos. Apesar de pregar a igualdade entre todos, os porcos se concedem certos privilégios, sempre com a desculpa de que aquilo é o melhor para todos na fazenda.

Com o passar do tempo, os ideais de igualdade são deixados de lado. As ideias são impostas à força. As condições dos animais se tornam ainda pior do que eram no tempo do Sr. Jones… Os verdadeiros heróis são esquecidos e a corrupção toma conta do “governo” dos bichos…

O que esperar desse livro?

A Revolução dos Bichos é um livro escrito em 1945 e foi imediatamente classificado como uma sátira sobre a Revolução Russa (1917), chegando a ser usada, de maneira equivocada, como propaganda anticomunista. A intenção de Orwell era de fazer uma crítica ao rumo que o socialismo tomou na União Soviética.  Ao longo de todo o livro podemos identificar as figuras de Lênin, Stálin, Trotsky, sem prejuízo de reconhecer o partido comunista, os capitalistas e o povo trabalhador.

Os argumentos de George Orwell são bem interessantes e o livro traz um conteúdo que nos faz refletir. Concordando ou não com o autor, pensar sobre as questões apresentadas é de grande importância. A crítica feita por Orwell não era contra o socialismo, mas contra o governo de Stalin que “traiu” os ideais da revolução e adotou um sistema totalitário e corrupto na extinta União Soviética.

Essa edição da Intrínseca, feita em capa dura, vem com uma sobrecapa, pintura trilateral e um fitilho na cor preta para ser usado como marcador. Além disso, é enriquecida por lindíssimas ilustrações de Ralph Steadman.

a revolução dos bichos george orwell intrínseca resenha blog leitora compulsiva

Sobre os autores e seus outros livros…

George Orwell (Eric Arthur Blair) nasceu em Motihari, na Índia, em 25 de junho de 1903. De 1922 a 1927, serviu na Polícia Imperial em Burma. Depois de morar em Paris por dois anos, voltou à Inglaterra, onde trabalhou como tutor particular, professor e funcionário de uma livraria. Orwell lutou na Guerra Civil Espanhola ao lado dos republicanos e ficou gravemente ferido. Na Segunda Guerra Mundial, serviu na England’s Home Guard e trabalhou para a BBC. Em seguida, se juntou ao Tribune e se tornou correspondente especial para o Observer. É autor também, entre outras obras, de 1984. Morreu de tuberculose em Londres em 1950.

Ralph Steadman nasceu em Cheshire em 15 de maio de 1936 (ano em que a Guerra Civil Espanhola começou). Foi agraciado com diversos prêmios internacionais e ganhou renome nos Estados Unidos pelas ilustrações do clássico de Hunter S. Thompson Medo e delírio em Las Vegas, entre outros trabalhos como Alice no país das maravilhasILeonardoBetween the EyesParanoids e The big I am.

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

10 comentários sobre “A Revolução dos Bichos, de George Orwell #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Os livros de Orwell sempre trazem uma crítica política com toque de humor e sátira, usando as metáforas através dos bichos,e, acho bem interessante essa forma de escrita.
    Comprei 3 livros dele mês passado para fazer releituras, pois li ainda na adolescência.
    cheirinhos
    Rudy

  2. ELIZETE SILVA

    Olá! Eu li esse livro há algum tempo, e minha experiência foi muito boa, acho que esse é um daqueles livros que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, com certeza ele nos faz refletir muito sobre política, mas também sobre nossas ações, em sociedade e como indivíduos, acredito, também, que essa leitura vai ficar ainda mais interessante com essa edição cheia de ilustrações.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!