Título: A Revolução dos Bichos
Título Original: Animal Farm
Autor: George Orwell
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 240
Tradução: André Czarnobai
Ilustrações: Ralph Steadman
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon
Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle)
***
Nesse ano de 2021, as obras do escritor George Orwell entraram em domínio público, razão pela qual diversas editoras aproveitaram o momento para publicar suas edições preferidas dos livros do autor. E com certeza a Editora Intrínseca não ficaria fora dessa…
Em fevereiro, a Intrínseca publicou uma belíssima edição de A Revolução dos Bichos, ilustrada por Ralph Steadman. Apesar de já ter lido o livro, pedi um exemplar dessa edição pela parceria e hoje conto mais sobre ela para vocês.
Sobre o que é “A Revolução dos Bichos”?
A Revolução dos Bichos conta a história dos animais da Fazenda do Solar, pertencente ao Sr. Jones. Cansados da vida miserável e indigna a que são submetidos e liderados por um grupo de porcos, os animais expulsam o fazendeiro e seus peões, passando a se autogovernar, acreditando no trabalho e na igualdade entre todos os bichos!
Livre dos humanos, os animais acreditam que poderão viver em harmonia, tirando total proveito de todo o seu trabalho. Mas aos poucos surge uma necessidade de liderança e os porcos, mais inteligentes que os outros bichos, assumem esse papel e estabelecem uma rotina de trabalho a todos. Apesar de pregar a igualdade entre todos, os porcos se concedem certos privilégios, sempre com a desculpa de que aquilo é o melhor para todos na fazenda.
Com o passar do tempo, os ideais de igualdade são deixados de lado. As ideias são impostas à força. As condições dos animais se tornam ainda pior do que eram no tempo do Sr. Jones… Os verdadeiros heróis são esquecidos e a corrupção toma conta do “governo” dos bichos…
O que esperar desse livro?
A Revolução dos Bichos é um livro escrito em 1945 e foi imediatamente classificado como uma sátira sobre a Revolução Russa (1917), chegando a ser usada, de maneira equivocada, como propaganda anticomunista. A intenção de Orwell era de fazer uma crítica ao rumo que o socialismo tomou na União Soviética. Ao longo de todo o livro podemos identificar as figuras de Lênin, Stálin, Trotsky, sem prejuízo de reconhecer o partido comunista, os capitalistas e o povo trabalhador.
Os argumentos de George Orwell são bem interessantes e o livro traz um conteúdo que nos faz refletir. Concordando ou não com o autor, pensar sobre as questões apresentadas é de grande importância. A crítica feita por Orwell não era contra o socialismo, mas contra o governo de Stalin que “traiu” os ideais da revolução e adotou um sistema totalitário e corrupto na extinta União Soviética.
Essa edição da Intrínseca, feita em capa dura, vem com uma sobrecapa, pintura trilateral e um fitilho na cor preta para ser usado como marcador. Além disso, é enriquecida por lindíssimas ilustrações de Ralph Steadman.
Sobre os autores e seus outros livros…
George Orwell (Eric Arthur Blair) nasceu em Motihari, na Índia, em 25 de junho de 1903. De 1922 a 1927, serviu na Polícia Imperial em Burma. Depois de morar em Paris por dois anos, voltou à Inglaterra, onde trabalhou como tutor particular, professor e funcionário de uma livraria. Orwell lutou na Guerra Civil Espanhola ao lado dos republicanos e ficou gravemente ferido. Na Segunda Guerra Mundial, serviu na England’s Home Guard e trabalhou para a BBC. Em seguida, se juntou ao Tribune e se tornou correspondente especial para o Observer. É autor também, entre outras obras, de 1984. Morreu de tuberculose em Londres em 1950.
Ralph Steadman nasceu em Cheshire em 15 de maio de 1936 (ano em que a Guerra Civil Espanhola começou). Foi agraciado com diversos prêmios internacionais e ganhou renome nos Estados Unidos pelas ilustrações do clássico de Hunter S. Thompson Medo e delírio em Las Vegas, entre outros trabalhos como Alice no país das maravilhas, I, Leonardo, Between the Eyes, Paranoids e The big I am.
Eu amo demais esse livro.
Todas as vezes que leio penso algo diferente sobre ele! Rs…
Às vezes eu amo, às vezes não muito!! Rs…
Muita loucura isso!
beijos
Sei como se sente, na época que meu marido veio morar comigo eu fiz ele ler esse livro, até hoje ele não superou rsrs, o mais incrível é que é uma leitura fácil e ao mesmo tempo super política.
Mas o bom é que é um livro que faz a gente pensar, né?!
Acho que cada um vai entender de um jeito!! Rs…
beijos
Olá Camila
Esse é um livro que ainda não li .
Vejo muitas resenhas positivas dele
Pretendo ler assim que possível.
É um livro importante de ser lido, mas é mais importante ainda tirar as próprias conclusões, sem se deixar levar pelo o que as outras pessoas tentam “empurrar” como significado!
Beijos
Camis!
Os livros de Orwell sempre trazem uma crítica política com toque de humor e sátira, usando as metáforas através dos bichos,e, acho bem interessante essa forma de escrita.
Comprei 3 livros dele mês passado para fazer releituras, pois li ainda na adolescência.
cheirinhos
Rudy
Eu ainda quero fazer uma releitura de 1984, mas vou ter que comprar um exemplar novo.
O meu da juventude se perdeu!!
beijos
Olá! Eu li esse livro há algum tempo, e minha experiência foi muito boa, acho que esse é um daqueles livros que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, com certeza ele nos faz refletir muito sobre política, mas também sobre nossas ações, em sociedade e como indivíduos, acredito, também, que essa leitura vai ficar ainda mais interessante com essa edição cheia de ilustrações.
Oi, Elizete.
Pelo menos na minha escola esse livro foi obrigatório.
Acho que você está coberta de razão sobre sua análise!
beijos