Leitora Compulsiva

A Gaiola de Ouro, de Camilla Läckberg #Resenha

a gaiola de ouro camilla lackberg resenha editora arqueiro blog leitora compulsivaTítulo: A Gaiola de Ouro

Título Original: The Golden Cage

Série: Fayes hämnd (A Vingança de Faye) #01

Autor(a): Camila Läckberg

Editora: Arqueiro

Ano: 2020

Páginas: 320

Tradução: Fernanda Åkesson

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No mês de abril desse ano a Editora Arqueiro anunciou o lançamento de A Gaiola de Ouro, da autora Camilla Läckberg, conhecida como uma das rainhas do suspense na Suécia. Eu tenho outros livros da autora na estante, mas nunca li nenhum (#shameonme), mesmo sendo um gênero que eu amo. Pensei então que essa era uma oportunidade perfeita para conhecer o trabalho dela e pedi um exemplar digital pela parceria.

E para não perder a coragem, aproveitei que a Editora Arqueiro promoveu uma leitura coletiva desse livro entre os parceiros e me joguei na leitura!!

Sobre o que é “A Gaiola de Ouro”?

A Gaiola de Ouro é o primeiro livro da série Fayes hämnd, que em português poderia ser traduzido como A Vingança de Faye. Apesar disso, já adianto que o livro pode ser lido perfeitamente como um livro único.

O livro conta a história de Faye, uma mulher de meia-idade casada com um muito bem sucedido empresário, com uma filha linda e uma vida aparentemente perfeita! Mas, como diz o ditado popular, as aparências enganam…

Quando jovem, Faye se esforçou muito para enterrar as tragédias de seu passado e batalhou para entrar na faculdade! Seus esforços, sua inteligência e dedicação fizeram com que logo se tornasse uma das melhores alunas da turma. E então ele conhece Jack, um rapaz lindo e cativante criado em berço de ouro, com um desejo de criar uma empresa e se tornar milionário. Todas as mulheres desejavam Jack, mas foi por Faye que ele se apaixonou e ela não podia ficar mais feliz…

Determinada a ajudar Jack a perseguir seus sonhos, Faye larga os estudos e trabalha duro para investir na empresa de Jack. Com o dinheiro e as estratégias de Faye, Jack e seu sócio logo conseguem emplacar nos negócios e, com os anos, se tornam milionários.

Faye e Jack se casaram e tiveram uma linda filha. Agora moram em um apartamento de luxo e frequentam a alta sociedade. Mas a verdade é que Faye se sente um pássaro preso em uma gaiola. Suas únicas funções são cuidar da casa, da filha e da própria aparência. Jack finge esquecer de tudo o que Faye fez por ele e a trata como uma dondoca, desprezando sua inteligência.

Quando Faye descobre que o marido tem um caso, sua vida aparentemente perfeita vem a baixo. Humilhada, traída, desprezada, largada sem um tostão… Mas Faye não vai deixar isso barato. Ela não é e nem nunca foi santa… E Jack está prestes a descobrir do que ela é capaz para se vingar!!

O que esperar desse livro?

Simplesmente sensacional!! É isso o que tenho a dizer sobre A Gaiola de Ouro… Eu já sabia que minha xará era uma ótima escritora, mas não imaginava que ela fosse capaz de criar uma história tão sórdida, imoral e ao mesmo tempo tão intimamente satisfatória!!

Lendo a sinopse ou o resumo da história que fiz acima, vocês podem pensar que Jack é o vilão e Faye é a mocinha desse livro, não é mesmo?! Mas não se enganem.. Jack é mesmo um cara nojento, do qual a gente vai sentir muita raiva. Ele é o resumo do cara cretino!! Mas Faye é não tão inocente assim: antes de ser Faye ela era Matilda, com um passado misterioso, carregado de violência. É claro que, ao longo da narrativa, a gente acaba de certa forma ignorando os graves pecados dela e concentrando todo nosso ódio em cima do Jack… Rs!

A primeira parte do livro pode ser um pouco arrastada, porque se concentra em mostrar a vida da Faye, que claramente se humilha por qualquer migalha da atenção de Jack. A gente saca logo de cara que Jack é um nojento cretino e vai dando a maior frustração na gente por ver que Faye aceita aquilo tudo e fica inventando desculpas para as atitudes escrotas do marido! Além disso, a narrativa do presente se alterna com a do passado, que mostra como Matilda se tornou Faye e como começou seu relacionamento com Jack…

Mas eis que Faye toma um pé na bunda e aí então a trama toda fica uma loucura, daquelas que a gente não consegue largar! Essa é aquela hora que a gente pensa: Queima quengaral!!! Porque é no momento em que ela chega no fundo do poço e decide que precisa dar a volta por cima que aquele lugar no nosso cérebro destinado ao “Bem feito seu desgraçado” vai à loucura!!

E se a gente achava que Jack era o vilão, era porque não sabia do que Faye era capaz!! Rs… Que mulher mais maquiavélica, minha gente!! Amei!!!!! Acho que eu poderia dizer que ela é minha vilã preferida de 2020! Se fosse na vida real, é claro que as coisas que ela faz seriam reprováveis… Mas sendo ficção, a gente pode e deve se dar ao direito de achar delicioso!!

Apesar de ser o primeiro de uma série, o livro é super fechadinho e dá para ler perfeitamente como um livro único. Até fica uma pontinha em aberto no final, mas sem crise… Rs! Se não tivesse a previsão de um segundo livro, eu ficaria bem de boa!! Rs…

Para terminar, deixo para vocês um momento de epifania da Faye que eu adorei:

Quantas vezes elas seriam traídas? Quantos dos seus sonhos seriam frustrados? Diante delas havia uma longa lista de maldades que homens lhes infligiriam. A experiência de ser posta de lado, de ser julgada pela aparência, lutar para se adaptar, para agradar a
todos, era isso que unia as mulheres de todas as idades, em todos os países e em todos os tempos.
Foi então que ela percebeu. Existia um exército inteiro apenas esperando para atacar. A maioria das mulheres, por mais ricas e bem-sucedidas que sejam, já foi traída por um homem. A maioria das mulheres tem um ex-parceiro, um desgraçado infiel, mentiroso,
traidor, que lhe partiu o coração e ainda pisou nele. Aquele chefe que sempre promoveu o colega homem, menos qualificado e menos competente. Os comentários, a mão boba na festa de Natal da firma. A grande maioria das mulheres tem suas feridas de guerra, de
uma maneira ou de outra.
Apesar de tudo, ficam caladas. Mordem a língua. Toleram. Demonstram compaixão e perdoam. Confortam as crianças quando ele não aparece como havia prometido. Minimizam o fato quando ele faz comentários depreciativos. Continuam a convidar os pais dele para os aniversários dos filhos, apesar de eles terem tomado o partido do homem durante o divórcio e de comentarem como a nova esposa é fantástica. Porque é isso que as mulheres fazem. Elas internalizam a raiva. Viram-na contra si mesmas. Não se revoltam nem exigem justiça. Meninas boazinhas não brigam. Não elevam a voz. É algo que toda mulher aprende desde pequena. Mulheres aceitam, suavizam, são responsáveis por todas as relações, engolem o orgulho e se diminuem até quase desaparecerem.
Faye não era a primeira mulher na história a ser humilhada pelo marido, tratada como idiota, trocada por uma versão mais jovem.
Chega disso, ela pensou. Juntas somos fortes e não vamos mais ficar caladas.

A Gaiola de Ouro foi um livro que me pegou de jeito! Eu simplesmente amo mulheres fortes, inteligentes, empoderadas e malvadas na ficção!

Sobre a autora e seus outros livros…

CAMILLA LÄCKBERG nasceu em 1974, em Fjällbacka, uma cidadezinha na costa sueca, onde se passa a maior parte dos seus romances. Trabalhou por anos como economista até lançar, em 2003, A princesa de gelo. Desde então, publicou mais dez romances policiais, dois livros de culinária e seis infantis, que venderam juntos mais de 26 milhões de exemplares em 60 países, rendendo-lhe o título de autora contemporânea mais lida na Suécia, acima até mesmo de Stieg Larsson, e uma das mais lidas em toda a Europa. Já teve obras adaptadas para a TV e o cinema.

Além de escritora, é uma das responsáveis por um projeto de investimento que aposta em empresas com produtos voltados para as necessidades das mulheres, sejam dirigidas por mulheres ou com políticas de igualdade de gênero.

A Gaiola de Ouro é o primeiro livro da série Fayes Hämnd (ou Vingança de Faye, em português) e também o primeiro livro da autora a ser publicado pela Editora Arqueiro. O próximo livro da série já foi publicado na Suécia com o título de Vingar av silver (Asas de Prata) e estou torcendo para chegar logo ao Brasil.

Aqui no Brasil é possível encontrar outros quatros livros da autora, todos publicados pela Editora Planeta, que fazem parte da série policial de Erica Falck e Patrik Hedström. São eles: A Princesa de Gelo, Gritos do Passado, O Cortador de Pedras e O Estranho. Infelizmente a editora não publicou os outros livros, mas quem se animar a ler em português de Portugal, dá para comprar os ebooks da Editora Dom Quixote pela Amazon! Rs…

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

20 comentários sobre “A Gaiola de Ouro, de Camilla Läckberg #Resenha

  1. Suellen

    Excelente resenha! Eu acabei o livro bem impactada, escrita forte dessa moça. Até agora eu não tenho uma opinião formada sobre a ” mocinha”. Acho que é bem a realidade da vida mesmo , ninguém é 100% Bom Nem mau. Vale muito a leitura!

  2. rudynalva

    Camis!
    Bom ver que podemos nos enganar quem é o bonsinho ou não da história.
    Gosto quando um livro que faz parte de uma série termina redondinho, esperança que dê para ler dde forma independente os outros.
    Fiquei bem curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

  3. Ana Souza

    Olha, que história hein? Eu fiquei mega curiosa pra saber qual foi a vingança! Amo mulheres justiceiras. mesmo que seja na base da maldade! uhauhauhauha
    Não conhecia a obra, mas ja vou correndo conhecer! Muito obrigado pela dica!
    beijinhos!

  4. Ana Caroline Santos

    Olá, tudo bem? Opa adorei tudo que falou sobre o livre. Cheguei a ver o hype do mesmo quando foi lançado e que fiquei curiosa, mas admito que deu uma frustrada ao saber que era primeiro de uma série. Sabendo que ele tem um final fechado, posso começar a ver com outros olhos. Aliás, adorei o trecho que colocou. Dica anotada!
    Beijos

  5. Carolina Trigo

    Oi, Camila!
    Impressionante como esse livro foi comentando mês passado. Era todo mundo lendo e resenhando. A editora se deu bem no marketing. Mas vi que ele dividiu bem as opiniões. Foi bem 8 ou 80. Quem lia, ou amava ou odiava a história.
    Vou dizer que, apesar de amar o gênero, não estava muito animada em ler, mas a sua resenha me deixou com vontade, rsrs, principalmente pela sua descrição da personagem principal.
    E vou dizer, apesar da solução dela provavelmente não ser a mais correta, concordo com tudo o que ela diz na quote que você separou.
    Ótima resenha!
    Bjss

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Carol.
      Acho que o livro dividiu tanto as opiniões porque entra em um assunto complicado.
      Muita gente achou as atitudes da protagonistas imorais e absurdas!
      Como eu entendo bem a diferença entre ficção e realidade, consegui curtir muito o que ela fez! Rs…
      Beijos

  6. Ivi Campos

    Li comentários elogiosos e críticas vorazes quanto a obra e sei que lendo pra saber se vou gostar ou não, mas a sua indicação foi um pontinho que pesou a mais na balança em comprar o livro.
    Beijos

  7. Tayres - E.T.

    Adoro suspense e curti o enredo desse livro, vou procurar por ele para ler. Também gosto de vilãs na ficção, ainda mais quando é uma que mostra suas garras depois de ser subjugada.

  8. Ana Carolina Venceslau dos santos

    Acho que fomos umas das poucas pessoas que gostaram desse livro pelo visto. Adoro suspense e fui nesse livro sem nem ler a sinopse e apaixonei

  9. Daniela

    Nossa, Camis, que livro forte esse.
    Eu vi bastante divulgação dele, mas ainda não tinha decidido se queria ler ou não. Bom saber que ele é fechadinho e que não precisa ler os outros da série se não quiser. E adorei esse trecho que você destacou. Me fez querer ler o livro todo agora.

  10. Renata Cezimbra

    Oi Camila, tudo bem?
    Meu Deus, que proposta mais arrebatadora e a resenha mostrou que esse livro merece uma conferida profunda para saber até onde a Faye vai ser capaz de ir quando um asshole resolve descartá-la depois de tantos anos de dedicação da parte dela. Ou seja, cada coisa que ele sem dúvida sofreu foi merecido.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky…
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!