Leitora Compulsiva

Rick Riordan – As Crônicas dos Kane: Guia de Sobrevivência

Assim como aconteceu com a série Percy Jackson e Os Olimpianos, a trilogia “As Crônicas dos Kane”, escrita por RicK Riordan, também ganhou um livro extra, chamado Guia de Sobrevivência e que reúne as principais informações sobre a história.

Mas para ser justa, deixa eu esclarecer uma coisa… Esse guia não foi escrito por Rick Riordan e sim por Mary-Jane Knight, tomando por base tudo o que foi escrito nos livros da série. Só achei que ficaria estranho colocar o nome da autora ali no título do post…

E o que esperar desse guia de sobrevivência?

O livro é dividido em dez seções e vou comentar uma a uma para vocês terem uma idéia do que o livro contém:

Seção Um – Apresentando os Kane: Essa primeira seção do livro traz um resumo das informações sobre Carter e Sadie Kane, mas também encontramos informações sobre Ruby Kane, a mãe dos garotos, sobre Julius Kane, o pai, e sobre Amós Kane, o tio – irmão de Julius. Mas além dos Kane propriamente ditos ainda há uma página dedicada à vovó e ao vovô Faust e sobre Muffin, a gata de Sadie, que no decorrer da história se mostra de grande importância. Há ainda uma divertida entrevista super descolada com a Sadie.

Seção Dois –Deuses e deusas: Essa para mim é a melhor seção desse livro. Por ser grande fã da mitologia e histórias que envolvem o Egito, essa parte do livro me ajudou a entender melhor a história de Rá, a história da criação do Egito e de todos os deuses filhos de Rá. Nessa seção há inclusive uma árvore genealógica, que deixou tudo mais claro para mim. Cada um dos principais deuses egípcios está relacionado nessa seção, com a indicação de quais as suas funções, de como reconhê-los e quais os seus símbolos.

Seção Três – Divindades sombrias e seres bestiais: Da mesma forma que a seção anterior reúne informações sobre Rá e sobre os deuses, essa seção é destinada ao seres sombrios – aqueles que foram retratados como vilões nas aventuras dos Kane: Apófis, Serket, Sobek, entre outros.

Seção Quatro – Hieróglifos, símbolos e comandos: Essa seção é bem divertida. Primeiro encontramos uma tabela de correspondência entre os hieróglifos e nosso alfabeto. Podemos usar essa tabela para escrevermos nosso nome ou o que mais quisermos. Já imaginou escrever uma mensagem para um amigo que também é fã da série?! Além dos hieróglifos, também encontramos uma lista dos símbolos e encantamentos usados pelos magos da história e dicas de como criar nosso próprio feitiço.

Seção Cinco – Explorando a Cada da Vida: Aqui encontramos descrições do principal quartel general da Casa da Vida, localizado no Egito, sob a cidade do Cairo. Encontramos também informações sobre outros personagens importantes, ligados à Casa da Vida: Iskandar, Desjardins, Zia Rashid e Vladimir Menshikov. Por fim há uma espécie de reprodução de um livro chamado Egito Antigo – Uma Breve História e vale muito a pena ler.

Seção Seis – Bem vindo ao Vigésimo Primeiro Nomo: Nessa seção temos todas as principais informações sobre a Casa do Brooklyn e seus moradores. Nosso guia pela casa de Amós Kane é um Shabti, que nos leva pelos aposentos e nos apresenta a Khufu e Felipe da Macedônia.

Seção Sete – Os aprendizes de mago de Carter e Sadie: Quem são os aprendizes de mago que atendem o chamado de Carter e Sadie?! Eles estão todos listados nessa seção do Guia. Encontramos informações sobre Walt, Jaz e os outros aprendizes mencionados na história. Temos ainda um resumo sobre as principais habilidades mágicas que eles podem desenvolver.

Seção Oito – Guia para lugares mágicos: Quem já leu a série sabe que vários lugares pelo mundo são mencionados como lugares de poder para os magos egípcios, por conterem obras ou esculturas retiradas de território egípcio. Nessa seção do guia encontramos uma lista dos lugares onde os magos e aprendizes poderão abrir portais. Se você é um mago e está em fuga, é bom ter essa lista em mãos!

Seção Nove – Artefatos de poder: a penúltima seção do guia de sobrevivência é dedicada aos artefatos de poder, tais como os livros mágicos, as armas e ferramentas usadas pelos deuses e pelos magos, terminando como os períodos mágicos e uma explicação sobre eles.

Seção Dez – Viajando com os Kane: A última seção do livro infelizmente é também a mais sem graça. Sorry, mas como esse guia parece ter sido escrito antes do último livro da trilogia, são pouquíssimas as informações sobre os lugares visitados pelos Kane.

Para os fãs das série, esses livros extras são sempre muito bacanas, mas não são essenciais. O Guia de Sobrevivência não traz nenhuma informação adicional que já não pudesse ser encontrada nos três livros da série. É lógico que, com todas as informações resumidas em mãos, fica até mais fácil de entender a história.

8 comentários sobre “Rick Riordan – As Crônicas dos Kane: Guia de Sobrevivência

  1. naniedias

    Bom, Camila, é mesmo verdade que o Guia não trás nenhuma informação inédita… mas eu gostei tanto da forma como tudo foi colado *-* Eu adoro os guias das séries do Riordan 😀

    Beijos,
    Nanie

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: