Leitora Compulsiva

Philippa Gregory – O Substituto

Título: O Substituto

Série: Ordem da Escuridão #1

Autor(a): Philippa Gregory

Editora: Galera

Ano: 2015

Páginas: 272

Tradução: Ryta Vinagre

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Livraria Cultura, Saraiva, FnacLivraria da Travessa

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva, Livraria da Travessa

***

Há alguns anos comecei a ler romances históricos (ou ficção histórica, que não se confundem com romances de época) e me apaixonei! O principal livro responsável por isso foi o ‘A Irmã de Ana Bolena‘, escrito por Philippa Gregory! Fiquei tão fã que passei a comprar todos os livros da autora e procurar por outros autores do gênero! Outra paixão literária que tenho são os livros infanto-juvenis, então quando fiquei sabendo que a Galera iria publicar um livro da Philippa Gregory destinado ao público juvenil, quase surtei!! O livro entrou imediatamente para a minha lista de desejados e assim que foi lançado solicitei um exemplar pela parceria!

Assim que o livro chegou,  me joguei na leitura…

char_m‘O Substituto’ é o primeiro livro da série Ordem da Escuridão e sua história se passa na Itália, no ano de 1453. Nessa época,  o Renascimento está ganhando força e a crença em magia, superstições e misticismo cresce a cada dia. Para garantir que nada fuja ao seu controle, a Igreja Católica passa a investigar fenômenos que as pessoas julgam milagres, influências demoníacas ou qualquer outro tipo de “mágica” e para tanto o Papa Nicolau V cria a chamada Ordem, recrutando os mais seletos membros da Igreja para descobrir o que as pessoas dizem, o que temem e contra o que lutam!

Luca Vero sempre foi alvo da superstição das pessoas, já que quando ele nasceu seus pais eram considerados muito velhos para ter um filho. Desde pequeno Luca sempre foi muito bonito e inteligente, levando as pessoas a acreditar que ele era um Changeling ou um Substituto – uma criança do povo das fadas deixada na porta de seus pais para ser criada entre o humanos. Para proteger o menino do falatório, seus pais o mandam para ser educado na Igreja. Mas nem assim as pessoas deixaram de reparar nele…

Aos 17 anos, Luca Vero é agora um noviço do mosteiro de São Xavier. Seus dons com números e sua aptidão por pensar por si mesmo acabam levando Luca a ser acusado por heresia, cuja punição é a morte. E justamente quando Luca imagina que não há mais como escapar, recebe uma proposta irrecusável: se juntar à Ordem e partir pela Itália em busca de mistérios que possam ser explicados pela palavra do Senhor!

char_fA 30 quilômetros de Roma, no Castelo de Lucretili, Isolde acaba de perder o pai que tanto amava. Giorgio Lucretili, irmão de Isolde, afirma que o último desejo do pai deles foi que Giorgio se tornasse senhor de todas as terras, enquanto Isolde escolhesse entre o casamento ou a Abadia. O casamento forçado não é uma opção para Isolde e acaba sendo obrigada a ceder às ordens do irmão, tornando-se a nova Abadessa do convento de Lucretili. Ao menos ela consegue levar consigo sua inseparável dama de companhia, a moura Ishraq.

Após passar por um árduo treinamento, a primeira missão de Luca Vero será justamente na Abadia de Lucretili. Desde a chegada da nova abadessa, alguns fenômenos sobrenaturais vem assombrando as freiras e deixando todos com muito medo. Lá chegando, Luca e sua comitiva – formada pelo copista Peter e por Freize – é recebido pela madre esmoler e dá início à sua investigação…

E é então que a verdadeira história começa… Isso tudo que eu contei é apenas uma introdução, porque o foco do livro é justamente a investigação de Luca e como ele e Isolde se conhecem. A história é repleta de mistérios e de reviravoltas. Luca ainda não tem nenhuma experiência com fenômenos sobrenaturais e só pode contar com sua inteligência e sua capacidade de enxergar além do que seus olhos vêem! Com a ajuda de Freize, Luca analisa todos os acontecimentos com cautela e não permite que ninguém lhe diga o que fazer.

5547f2aff32e5_bannerosubstituto2

O resultado de tudo isso é um romance histórico juvenil fora do comum, o que pode ser muito bom para alguns ou muito ruim para outros, dependendo muito do nível do leitor e da expectativa de cada um! Isso porque, mesmo sendo um livro juvenil, o texto da autora é mais elaborado e ela se demora bastante colocando o leitor dentro do contexto histórico. Com isso, acaba sobrando muito pouco espaço para a ação, para a investigação que é o foco da história. Na verdade, são duas investigações em um único livro, porque logo que Luca desvenda o mistério da Abadia e segue viagem, acaba se deparando com outro caso a ser investigado! rs…

Para mim foi uma boa leitura, mas nada excepcional! Pode ser que a expectativa tenha atrapalhado um pouco e é bem verdade que acabei comparando esse livro com os outros que já li da autora… Mas, acho que a autora acabou se perdendo um pouco e não conseguiu encontrar o equilíbrio entre uma boa história e uma história mais fácil de se entender. Acho que a autora quis facilitar as coisas justamente onde não era preciso. Ao invés de pegar leve na parte histórica, ela decidiu facilitar na parte dos mistérios, que acredito seja o que mais empolga o público jovem! rs…

Mesmo assim, me acostumei com a narrativa logo nos primeiros capítulos e consegui me envolver com personagens e seus problemas. Apesar dos mistérios não serem tão intrincados, achei muito interessante a proposta da autora e pretendo ler os próximos livros. Quem sabe os próximos livros tenham mais ação e mistérios mais desafiantes?!

Os próximos livros são Stormbringers e Fool’s Gold, ainda sem previsão de publicação aqui no Brasil.

Galera

10 comentários sobre “Philippa Gregory – O Substituto

  1. Rafaela Souza

    Era muito curiosa para ler algum livro da Philippa mas acabei abandonando A rainha branca, achei a escrita dela ruim mesmo, fora os personagens caricatos. Mas mesmo assim vou tentar outros livros dela porque muita gente elogia ela.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Nossa, Rafa!
      Sério mesmo?!
      A Philippa é um dos grandes nomes dos romances históricos!
      Que pena mesmo!!!
      Beijos

  2. Andy_Mon Petit Poison

    Como nunca tinha lido nada da autora, esperava bem mais. Achei meio bobo e senti mta falta dos elaborados temas de épocas que ela é tão famosa.

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #5.27 – Sem(29/jun-04/jul) bit.ly/1Unagyv

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Andy!
      Que pena! Acho super complicado quando um autor consagrado resolve se arriscar em outro tipo de texto. A gente viu isso acontecer com a JK Rolling no Morte Súbita… Mas acho que ela ainda vai surpreender! hehehe
      beijos

  3. marinafaedda

    Oi Camis!

    Vixe, quer chamar minha atenção em um livro é falar em fae! São minhas criaturas místicas preferidas (bruxas estão em uma categoria especial, acima de qualquer classificação!) e eu adoro histórias sobre elas! Acho que vou ler, hein?

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Não sei se vale a pena ler esse livro só por causa das fadas. Isso porque elas são rapidamente mencionadas quando falam que o rapaz pode ser um changeling! Só isso!!! rs…
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Se quiser depois eu te empresto um livro dela.
      O meu queridinho é o A Irmã de Ana Bolena, o primeiro que li dela e talvez por isso o mais impactante! hehe
      beijos

  4. chefa

    Eu fiquei curiosa só por causa da capa…gosto também de romance de época…mesmo que seja bobo, deve ser gostoso descansar um pouco das leituras tensas! rs Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Vi.
      Esse é um livro bacaninha de ler, mas é bem fácil de ler.
      Vou querer ler os outros, mas não posso dizer que é um must read!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: