Leitora Compulsiva

Eventos Literários: XI Blogs de Letras

Eventos blogs de letras leitora compulsiva

Olá, pessoal.

No dia 26 de abril tivemos a décima primeira edição do Encontro de Blogs de Letras que aconteceu em uma das salas do UNIBES CULTURAL. Como esse é um dos meus eventos referidos e o único realmente dedicado aos blogueiros literários, não poderia deixar de contar como foi mais esse super encontro.

blogs de letras leitora compulsiva

Para quem ainda não conhece, os Encontros de Blogs de Letras acontecem periodicamente aqui em São Paulo e são organizados pela Cássia Carrenho do Publishnews e pelo Sérgio Pavarini, dos blogs Pavablog e Livros e Pessoas! Em cada um dos eventos anteriores, uma editora foi convidada a participar e trazer convidados especiais para apresentar a editora e seu catálogo aos participantes, que são obrigatoriamente blogueiros literários!

Nesse primeiro encontro de 2016 o formato foi um pouco diferente! Esse foi o primeiro evento realizado no espaço do UNIBES Cultural e tudo indica que esse será também o local dos próximos encontros. O UNIBES fica ao lado da Estação Sumaré do metrô aqui em São Paulo, e tem diversos espaços incríveis totalmente dedicados à cultura! Ah… Sem contar que o lugar é lindo, então fiquei muito contente com essa mudança de casa!! rs…

Muito embora nenhuma editora tenha patrocinado esse encontro, tivemos representantes de várias delas e de outras empresas da ramo literário. Eram elas:

  • International Paper – uma das principais empresas que fabrica papel aqui no Brasil, papel esse que é usado, entre outras coisas, para fazer nossos lindos e queridos livros!!
  • O Fiel Carteiro – Uma editora brasileira 100% digital, com ebooks e audio books presentes nas principais lojas e apps.
  • Editora JBC – A maior editora de mangás do Brasil e a única editora especializada na cultura japonesa. São mais de 90 títulos, que abordam temas variados, como aprendizado em japonês, guias (Lojas japonesas, restaurantes, etc), culinária, infantil, mangás, imigração japonesa e autoajuda.
  • Edições SESC SP – Uma editora com um catálogo eclético, voltado à preservação e à difusão de trabalhos diferenciados, que buscam contribuir para a reflexão sobre múltiplos aspectos da contemporaneidade.
  • Grupo Editorial Pensamento –  O Grupo Editorial Pensamento nasceu em 1907 com a criação da Editora Pensamento. Seus livros têm influenciado várias gerações ao abordar temas como espiritualidade, autoajuda, esoterismo e saúde. Em 1956, foi fundada a Editora Cultrix, com o objetivo de lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura, linguística, sociologia, psicologia, administração e marketing. Em 2009, foi adquirida a Editora Seoman, que publica livros nas áreas de biografias, moda e cultura pop. Em 2011,lançamos o selo Jangada, com títulos nas áreas de ficção fantástica e histórica.

cassia blogs de letras leitora compulsivaDurante o evento, nossos anfitriões, Cássia e Pavarini, explicaram para todos os participantes as novas propostas para esse ano, com o intuito de profissionalizar a coisa toda! rs… Na verdade, o Blog de Letras é um projeto diferente, que procura ajudar os blogueiros literários e colocá-los em contato com o mercado editorial. É a melhor maneira de blogueiros e editoras conversarem e aprenderem uns com os outros! Mas para que isso aconteça, é preciso um pouco de ordem e regras são sempre bem vindas!

E no final, quem ganha é o leitor. Se todo mundo trabalhar em conjunto, tanto os blogueiros quanto as editoras estarão mais preparados e levarão um conteúdo muito melhor aos milhares de leitores do Brasil.

Para encerrar esse encontro, os blogueiros participantes puderam escolher livros, disponibilizados pelo Publishnews e pelas editoras participantes! Escolhi um kit muito lindo feito com carinho pelo pessoal do Grupo Pensamento e ainda descolei um mangá muito bacana da JBC!

  blogs de letras leitora compulsiva   blogs de letras leitora compulsiva   blogs de letras leitora compulsiva

Confesso que fiquei muito animada com essa nova fase do Blogs de Letras e desde já convido todos os blogueiros literários a participar do nosso Grupo no Facebook, curtir a Fanpage, o Twitter e o Instagram, para não perder nenhuma novidade! Além disso, as redes sociais do Blogs de Letras são abertas para divulgações de blogs literários!

 




14 comentários sobre “Eventos Literários: XI Blogs de Letras

  1. Tô Pensando em Ler (@leletapias)

    Mulheeeeerrrrr!! Também adorei esse novo formato. Só os fortes ficarão, HAHAHAHA (leia-se risada sinistra)

    As Crônicas de Della Tsang eu já li, mas é melhor você ler a série do Acampamento Shadow Falls, senão vai ficar perdia. Ou então se joga logo na nova série.

    Bjkssssssssss

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Quero muito ler essa série e não tenho desculpa, já que tenho todos os livros na estante!
      Só preciso arrumar um vira tempo da Hermione! kkkk
      beijos

  2. crisdesouza

    Olá…
    Amei esse post e confesso que sou louca para participar de um encontro assim ou turnês de editoras…. Tenho certeza que são momentos marcantes onde você sempre conhece gente nova e pode trocar experiências… Espero ter essa oportunidade algum dia!!!
    Beijinhos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Cris.
      Eu adoro esses eventos, mas acho muito triste que eles não aconteçam em mais lugares do país.
      Beijos

  3. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Gostei muito do projeto mesmo não sendo uma blogueira. Como quem cuida do projeto são pessoas que são especialistas no mercado editorial, mas que não estão ligados a uma única editora somente, é mais fácil de convidar editoras que não são conhecidas do grande público e permitir que elas sejam mais conhecidas entre os blogueiros e, por consequencia, entre os leitores.
    Boa sorte a Cássia e ao Sérgio nessa nova etapa do Blog de letras.

    Um abraço!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lê.
      Gosto muito desse evento porque temos uma chance única de conversarmos com as editoras, tanto como blogueiros quanto como leitores!
      Beijos

  4. kemmy

    Cara, que massa!
    Não conhecia esse evento, mas achei a proposta muito interessante. Infelizmente, nunca consigo participar de evento algum porque o mais próximo é sempre em Curitiba e geralmente em dia de semana :/ e mesmo em finais de semana, com filho pequeno fica muito complicado. Mas é uma meta para o ano que vem, quando eu finalmente concluirei minha faculdade e meu pequeno não estará tão pequeno e poderá ficar com a avó 🙂

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Kemmy.
      Esse evento é muito bacana e reúne muitos blogueiros literários!
      Que pena que para você fica longe. Estive em Curitiba na semana passada e estava tendo evento, mas não deu para ir. Com filho pequeno é ruim mesmo!
      Mas já pensou em organizar um clube do livro na sua cidade?
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

%d blogueiros gostam disto: