Leitora Compulsiva

Vera d’Orey Santiago Tânger – O Livro Branco do Casamento

Título: O Livro Branco do Casamento

Autor(a): Vera d’Orey Santiago Tânger

Editora: Lua de Papel

Ano: 2013

Páginas: 128

Sinopse no Skoob

***

Olá, galera.

Hoje vim aqui para dar uma dica para a mulherada que está prestes a casar, sonha em casar um dia ou ainda foi convidada para ser madrinha e precisa ajudar a noiva… E serve ainda para os noivos que querem presentear suas futuras esposas e mostrar para elas que estão dispostos a ajudar! rs…

“O Livro Branco do Casamento”, publicado recentemente pela Lua de Papel, é um excelente guia para quem quer organizar um casamento dos sonhos! O livro é repleto de conselhos, dicas e ideias incríveis. Logo de cara, encontramos na introdução uma lista do que é necessário para organizar um casamento: conhecer todos os pormenores necessários, elaborar uma lista de tarefas correspondentes, contatar fornecedores, tomar decisões sem hesitar, ter tempo, ser disciplinada, ter dinheiro para pagar tudo e aprender a controlar o estresse.

As dicas começam logo com o pedido de casamento e com os primeiros preparativos. Logo na sequência encontramos dicas sobre como gerir o orçamento, que é uma das coisas mais essenciais! Já vi um monte de casal brigar por causa do preço da festa, das flores e até da taxa da igreja. Há uma lista com todos os principais gastos que os noivos e as famílias terão e que pouca gente se lembra. Existe ainda uma lista de “outros fatores a considerar”, que é bem legal. Adorei a sessão de divisão de despesas, com dicas sobre como dividir os gastos entre a família do noivo e da noiva.

E falando em noivo, há um capítulo especial chamado “Inclua o Noivo”. Parece bobagem, mas tem noiva que simplesmente exclui o noivo na hora de decidir as coisas… Será que esse tipo de noiva se lembra de pelo menos mandar um convite para o noivo comparecer no casamento “dela”?! Rs!!!

Vocês acreditam que há um capítulo especial sobre a escolha da data?! Eu não podia imaginar que isso fosse tão importante e que tivesse tantos detalhes a ser considerados! Muito bacana!! O livro traz dicas das melhores épocas do ano, dos melhores dias da semana, dos dias inconvenientes, entre outros.

Para quem deseja fazer festa, outro ponto importante é definir o local da recepção. E nessas horas contar com a ajuda e dicas de quem se casou recentemente é muito importante. Não tinha ideia de que era necessário começar a pesquisar um lugar com pelo menos um ano de antecedência. O livro traz inclusive um mapa de como organizar as mesas!!

Um dos capítulos que mais me assustou foi o da lista de convidados. Acho que todo mundo que já pensou em casar ou já se casou sabe o drama que é para escolher quem convidar e quem deixar de fora. E vocês sabiam que é preciso fazer uma lista de substitutos? Se os convidados responderem que não podem ir ao seu casamento, você chama os reservas!! Como assim?? Hum… da próxima vez que eu for convidada para um casório, vou ficar pensando se fui primeira ou segunda opção! hehehehe

Se vocês acham que é pouco, há um capítulo incrível sobre a escolha do vestido de noiva, com vários desenhos e esquemas, conselhos sobre os melhores modelos para cada tipo de corpo e muito mais!! Tem também dicas para a roupa do noivo, para a refeição, para a decoração, para o embelezamento dos noivos no dia do casório, para o convite, para o bolo, para as alianças, para a escolha do fotógrafo e mais uma porção de outros assuntos!

Enfim… o livro é um guia super essencial para quem está planejando um casamento. Fazer aquela festança não é minha, com certeza, mas vou guardar o livro para ajudar as amigas que sonham com seu dia de princesa!! rs…

10 comentários sobre “Vera d’Orey Santiago Tânger – O Livro Branco do Casamento

  1. Melissa

    Camis,
    Eu fiz um mini-casamento e posso dizer que foi um sufoco. Foi uma festa pequena pra 70 pessoas e me estressou bastante. Esse lance dos convidados é que é o mais complicado. Infelizmente no Brasil as pessoas não costumam responder se vão ou não com sinceridade. Isso me deu muito problema. Todo mundo confirmou, mas na hora foram apenas 50 pessoas. Ou seja, paguei 20 lugares a toa. Lugares, inclusive, que poderiam ter sido ocupados por outras pessoas.
    Essa de isolar o noivo é o fim do mundo também. Eu acho que existe sim um glamour em relação à noiva, mas o casamento é dos DOIS. Tem que ser um dia especial pros dois. Não adianta você escolher sozinha uma decoração maravilhosa de lírios se o seu noivo não gosta de lírios. As coisas não são assim.
    Esse livro parece ser muito bom. Acho interessante ler coisas assim, mesmo quem não quer ter casamento de princesa e talz. Porque mesmo uma festinha simples pode se transformar numa coisa complexa, viu.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi, Mel.
      Eu sempre lembro dos preparativos do casamento do meu irmão e me assusto com isso. O problema que tivemos naquela época foi diferente. A gente mandava convite para 5 pessoas de uma família e eles ligavam confirmando para 8 porque fulano ia levar a namorada e a mãe da moça. Pode uma coisa dessa?? Passamos um sufoco, mas tivemos que dizer não para muita gente. Se o cara não pode ir sem a namorada e a mãe dela, então não vá! Mas o povo achou que era boca livre de graça!!
      Por conta de tudo isso, não pretendo fazer festa quando me casar. No máximo um almoço com os mais íntimos!
      E depois de ler esse livro e ver o tanto de coisa que é preciso pensar, decididamente não vou fazer festa! hehehe
      beijos

  2. Marina Faeda

    Camis, eu vi um livro desse tipo (não sei direito se era esse) e pensei: “que incrível! Se algum dia eu resolver casar, compro um desses, pra me organizar!”.
    Também não sou de festonas gigantes, mas a proposta é tão legal – e eu sou tão viciada nesse tipo de livro organizacional – que quando me casar vou querer um desses! haha!

    Beijos! =)

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi, nina.
      O livro é bem interessante, mesmo para quem não pretende fazer uma grande festa.
      Tem um capítulo todo dedicado a como escolher o melhor vestido e isso serve também para quem está procurando uma roupa para uma festa. Achei bacana também a explicação dos tipo de trajes que são exigidos para cada festa. Eu sempre fico na dúvida do que vestir quando recebo um convite! rs…
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!