Título: Uma Casa no Fundo de um Lago
Título Original: A House at the Bottom of a Lake
Autor(a): Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 160
Tradução: Fabiana Colasanti
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)
***
Em julho desse ano a Editora Intrínseca lançou Uma Casa no Fundo de um Lago, o terceiro livro do autor Josh Malerman, que ficou conhecido aqui no Brasil por Caixa de Pássaros. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de ler nada do autor – embora tenha os livros aqui na estante – e achei que, como esse livro tem menos de 200 páginas, poderia ser uma ótima forma de começar… Pedi então um exemplar pela parceria!
Sobre o que é “Uma Casa no Fundo de um Lago”?
Em Uma Casa no Fundo de um Lago conhecemos os jovens de dezessete anos James e Amélia. Apesar do nervosismo, finalmente James tomou coragem e chamou Amélia para sair. O plano é levá-la para um passeio de canoa, com direito a um piquenique.
No dia marcado, James leva Amélia para o lago e ela fica encantada com as belezas naturais do lugar. Buscando um pouco mais de privacidade, James atravessa com a canoa para um segundo lago interligado ao primeiro e continua o passeio romântico com Amelia. Lá pelas tantas eles avistam um canal estreito e meio escondido e decidem explorá-lo. Do outro lado da passagem descobrem um terceiro lago, bem menor, completamente isolado e com uma paisagem incrível…
Mas não é a paisagem ao redor do lago que os deixa sem fôlego e sim o que há debaixo da água… Ao olharem para o fundo do lago, os dois encontram uma casa de dois andares completamente submersa e decidem explorará-la. Tudo o que eles encontram na casa é impossível, mas está lá: livros na estante, tapete no chão, quadros nas paredes, utensílios apoiados sobre o balcão da cozinha, roupas no armário, uma piscina… Nada faz sentido, mas ambos decidem que não devem perguntar como nem por quê.
A casa é um lugar completamente mágico e dia após dia eles voltam ao lago secreto para vasculhar o lugar e descobrir seus mistérios. A casa se torna uma obsessão, um segredo só deles! Há algo – ou alguém – nessa casa e eles querem descobrir…
O que esperar desse livro?
Depois de ler várias resenhas e críticas sobre outros livros do autor Josh Malerman, a minha expectativa sobre Uma Casa no Fundo de um Lago era a de que ele iria me surpreender. Para o bem ou para o mal é que eu não sabia… E agora, mesmo depois de ter lido o livro, ainda não sei!!! Rs…
Essa história tem tanto de tanta coisa diferente, que não consigo sequer classificar seu gênero. Ainda não me decidi se é um suspense, terror, se é fantasia ou se é apenas um romance adolescente! Rs… E acho que no final das contas é um pouco de tudo, com um final que não vai explicar completamente nada… E ainda sim, fará sentido!
Confesso que sou do tipo de leitora que gosta quando as coisas fazem sentido, então tive alguns problemas com essa história no início da leitura. Não conseguia entender como é que os jovens simplesmente faziam um curso de mergulho e arrumava o equipamento para explorar a casa submersa… E nem preciso dizer como a tal casa não fazia o menor sentido para mim!! Rs…
Mas então decidi não pensar muito e deixar a leitura fluir… Funcionou! Depois que parei de procurar sentido em cada coisa, a história ficou bem mais interessante e entendi o aspecto alegórico do texto… No final das contas, a regra do “Não pergunte como nem por quê” criada por James e Amélia também se aplica aos leitores!!
Não posso dizer que essa leitura foi formidável, mas posso dizer pelo menos que foi interessante! Saída minha zona de conforto, me arrisquei com um novo autor e até que valeu a pena. Li mais por curiosidade do que por empolgação e por isso, na minha classificação no Skoob, dei três estrelas para o livro!
Sobre o autor e seus outros livros…
Josh Malerman é um autor americano e o vocalista da banda de rock The High Strung. Atualmente vive em Ferndale, Michigan. Malerman primeiro começou a escrever enquanto na quinta série, onde ele começou a escrever sobre um cão que viaja no espaço. Desde então, ele já escreveu vários romances inéditos e seu livro de estréia foi publicado no Reino Unido e nos Estados Unidos em 2014.
Uma Casa no Fundo de um Lago é o terceiro livro do autor publicado aqui no Brasil. Os dois primeiros foram Caixa de Pássaros e Piano Vermelho, todos lançados pela Editora Intrínseca!
Oi Camila!
Aah confesso pra vc que li algumas resenhas negativas sobre esse livro que me desanimaram de ler viu…
Mas pensando como vc, acho que devo dar uma chance á leitura do livro, parece diferente do que estou acostumada á ler.
Bjs!
Oi, Aline.
Esse é um livro estranho e entendo porque tanta gente não gostou da história.
É difícil entender exatamente o que ele é… Ele tem um clima de suspense, mas no final, para mim, é apenas uma história de amor adolescente…
beijos
Oi Camila tudo bem? Já li várias resenhas referente a este livro e fico muito entusiasmada com o que ouço sobre ele de não fazer sentido a história, porque se fizesse não seria tão intrigante e adoro livros que fico sem palavras no final, posso tirar minhas próprias conclusões kkk, adorei sua resenha. Bjs!
Oi, Cris.
Acho que esse livro é perfeito para fazer a gente refletir…
Cada pessoa que conheço que leu esse livro pensou numa coisa diferente!! kkkkk
beijos
Bom dia!!
Estava querendo ler mais sobre esse livro e sua resenha veio a calhar. Não achei a historia em si interessante, dois adolescentes explorando e acham a tal casa, mas eu estou muito curiosa de como essa casa foi parar ali e o desenvolvimento da historia nesse sentido. Já li que não tem grandes explicações, mas deu curiosidade mesmo assim!
Beijos
Oi, Ana.
Essa história é tão louca que já li as conclusões mais diversas possíveis!!
Vale a pena ler e tirar a sua própria!! Rs…
beijos
Oi Camila!
O livro é curtinho e realmente é otimo para ter contato com a escrita do autor.
Parece ser um livro bem maluco, não seria o tipo de leitura que eu gostaria de me aventurar.
Achei interessante como a regra dos personagens acaba se aplicando para os leitores, deve ter sido uma experiência diferente.
Beijos
FLeituras
Oi, Fabi.
Foi uma experiência no mínimo bem louca!! kkkkkkk
beijos
Terminei de ler esse livro agora e não entendi coisa nenhuma. Precisava de alguem que me explicasse, mas acho que você não pode falar mais que isso porque teve gente que não leu o livro ainda.
Mas gostei de umas coisas que você disse.
Obrigada.
Oi, Suzanna.
Te entendo perfeitamente.
Também andei dando uma lida em outras resenhas por aí para tentar entender melhor essa história.
Infelizmente não posso mesmo dar muitos detalhes, mas se quiser conversar sobre o livro, me manda um e-mail!
beijos
Oi Cami, tudo bem? Eu não acho que três estrelas seja ruim, de verdade, me parece uma história boa, mas nada surpreendente, entende? Eu também gosto das coisas muito bem explicadinhas, principalmente pra me situar melhor na história, se isso não acontece me sinto toda perdida, então imagino o que você deva ter sentido quando fez essa leitura.
Oi, Dayhara.
Eu fiquei mesmo nas três estrelas porque achei o livro bom, mas não me surpreendeu!
Esperava um pouco mais dele!
Beijos
Oiiii,
Eu sempre achei a capa desse livro interessante e bem instigante, com a impressão de que a casa da capa tem muito o que contar. Mas infelizmente o tipo de história não é o que eu costumo ler, mesmo que você não consiga determinar o gênero eu tenho a impressão de que se eu fosse ler com certeza o classificaria como terror e talvez com um tom de suspense, o que realmente não me atrai muito porque não é o meu tipo de leitura rs. Mas pra quem curte estes elementos parece ser uma leitura maravilhosa e realmente empolgante.
Beijinhos…
http://www.paraisoliterario.com
Oi, Aninha.
Se esse não é o tipo de história que te atrai, então nem vale a pena!
Beijos
Oi Camila, tudo bem?
Eu acho que esse livro trabalha mais as mensagens do que o enredo em si. Em alguns momentos, a história fica confusa e precisei pausar e pensar no que tinha lido rs.
Bjkas
Oi, Carol.
É bem assim mesmo…
Beijos
Oi, Cami
Ao contrário de ti, eu curto quando os autores dão uma viajada na maionese, sabe? hahahaha Eu li Caixa de Pássaros do autor e amei real, entretanto, a proposta desse livro não chamou minha atenção.
Sair da zona de conforto é sempre bom, pelo menos não foi uma leitura desastrosa… ás vezes deixar fluir é o melhor que a gente pode fazer com algumas leituras hahaha
Oi, Tamires.
Eu gosto de uns outros tipos de viajada!! kkkk
beijos
Meu grande medo com essa leitura é se eu vou entender o aspecto alegórico do texto e se isso não acontecer se eu não vou gostar ou simplesmente me sentir uma burra. Mas tenho curiosidade pra ler o livro e qualquer outra coisa do autor.
beijos
Oi, Ivinah.
Li algumas resenhas de pessoas que disseram se sentir burras porque não entenderam nada…
É uma droga isso! Mas acho que, já sabendo que o livro tem essa coisa alegórica, você o leia com outros olhos!
Beijos