Resenhas

A Última Carta de Amor, de Jojo Moyes

Título: A Última Carta de Amor

Autor(a): Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 384

Tradução: Adalgisa Campos da Silva

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva

***

Quem já acompanha o blog há algum tempo deve saber que sou uma fã declarada da autora Jojo Moyes. Li ‘A Garota que Você Deixou para Trás’ em 2014, mas foi só nesse ano que tive a oportunidade de ler mais quatro livros dela: ‘Como Eu Era Antes de Você’, ‘Depois de Você’, ‘Baía da Esperança’ e agora ‘A Última Carta de Amor’.

‘A Última Carta de Amor’ foi lançado aqui no Brasil em 2012 e foi o primeiro livro da Jojo Moyes publicado pela Intrínseca. Nesse ano o livro ganhou uma nova edição, com uma capa nova que combina mais com as capas dos outros livros. Na verdade essa mudança ocorreu primeiro nos Estados Unidos, com as capas originais dos livros e, como a Instrínseca sempre adotou as capas gringas, seguiu a orientação lá de fora e resolveu padronizar as capas por aqui também. Dá para perceber que eles criaram uma identidade visual para os livros da Jojo Moyes, o que permite que os leitores identifiquem os livros da autora de longe, só batendo o olho na capa… Rs! Dêem uma olhada no site da Jojo Moyes para vocês verem…

Já fazia muito tempo que eu queria ler esse livro também e, de certa forma, acabei dando sorte por ter esperado tanto. Agora que essa nova edição foi lançada, pude pedir um exemplar pela parceria e curtir mais essa história incrível da Jojo Moyes!

Sobre o que é ‘A Última Carta de Amor’?

‘A Última Carta de Amor’ conta a história de duas mulheres separadas por quatro décadas e unidas por uma carta de amor que ficou por muito tempo esquecida…

O livro começa em 2003 e conhecemos Ellie Haworth, que trabalha no jornal inglês Nation e há tempos não consegue escrever uma boa matéria. Há um ano ela vive um relacionamento com um cara casado e essa situação a consome de tal maneira que até mesmo seu rendimento profissional caiu, o que não passou despercebido pela sua chefe. A sede do jornal está de mudança e a chefe de Ellie sugere alguns assuntos que podem dar boas matérias, mas que obrigam Ellie a ir até o arquivo para pesquisar. E é assim que ela acaba se deparando com uma carta de amor, que deve ter pelo menos uns 40 anos!

A partir de então voltamos há 1960 e somos apresentados a Jennifer Stirling, uma bela e recatada dama da sociedade londrina que acorda em um hospital depois de sofrer um acidente de carro. Jennifer não tem quase nenhuma informação de sua vida e nem mesmo reconhece o marido. O médico explica a ela que isso é comum e que logo ela irá lembrar de tudo. Jennifer volta para casa e decide fingir que está tudo bem. Ela tenta retomar sua antiga vida, mas sempre fica com a sensação de algo está faltando!

E então, num belo dia, Jennifer encontra uma carta de amor no meio de um livro… A assinatura se resume apenas a B. e a única certeza que ela tem é de que não foi escrita pelo seu marido. Será que Jennifer tinha um amante? Será que existem outras cartas como aquela? Quem será o misterioso B. e por que ele ainda não tentou entrar em contato com ela?

A partir daí a história se divide novamente e voltamos um pouco mais no tempo para conhecer Anthony O’Hare, um correspondente internacional do Nation que, depois de um incidente no Congo, se vê obrigado a passar uma temporada em Londres e escrever matérias sem sentido. Uma dessas matérias é justamente um perfil de Laurence Stirling, marido de Jennifer. E é assim que eles se conhecem…

Ao longo de todo o livro acompanhamos a proibida história de amor entre Jennifer e Anthony, mas ao mesmo tempo já sabemos que alguma coisa deu errado. A cada capítulo as peças do quebra-cabeças vão sendo mostradas e no final conseguimos entender tudo o que se passou entre eles. E é claro que depois disso voltamos a 2003 para entender qual a relação das cartas de amor de Jennifer com a pobre Ellie.

O que esperar desse livro?

‘A Última Carta de Amor’ é um livro lindo, emocionante, romântico e muito bem escrito. E vocês podem pensar: “Ah… Mas você está dizendo isso porque é fã da autora!” E eu repondo: “Eu não seria tão fã se ela não fosse tão boa”! kkkk

A narrativa da autora é deliciosa e flui muito bem. A cada final de capítulo ficamos ansiosos para virar a página e começar um capítulo novo. Mas ao mesmo tempo a história é delicada e merece ser lida com cuidado e com atenção. Nada de correr para chegar ao final… A preocupação que a autora tem com os detalhes de época é admirável. Sua pesquisa é sempre impecável e ela tem o dom de transportar o leitor ao passado…

E estrutura desse livro é bem parecida com a de “A Garota Que Você Deixou Para Trás”, que também fala de duas mulheres, separadas por décadas, mas cujas histórias acabam se entrelaçando de alguma maneira. Ao buscar a verdadeira história por trás daquela carta de amor, Ellie encontra respostas para sua própria vida! E o final é simplesmente perfeito!!

Terminei de ler esse livro com lágrimas nos olhos e com o coração repleto de bons sentimentos!! Vale a pena!!

Sobre os próximos livros…

Assim como quase todos os livros da Jojo Moyes, esse é um livro único! Então, já que não existem próximos livros, vou listar aqui todos os livros da autora já lançados pela Intrínseca: A Garota Que Você Deixou Para Trás, Um Mais Um, Como Eu Era Antes de Você, Depois de Você, Baía da Esperança e Navio das Noivas (lançado agora em julho).

Para terminar, deixo vocês com o booktrailer do livro. Não estranhem porque esse booktrailer foi publicado há quatro anos, quando o livro foi lançado com a primeira capa! rs…

 

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Estou lendo esse agora, estou na metade. Ele é muito confuso, mistura passado e presente, agora as coisas estão fazendo mais sentido. Achei mt confuso, mas a história é interessante. :)

    • Oi, Fê.
      Jura que achou confuso?
      Não sei se foi porque eu já tinha outro livro da autora, mas achei bem tranquilo de lidar com essas alterações de tempo.
      Espero que melhore até o final da leitura!
      beijos

  • Ai que delícia!!!

    Quero muito, muito, muito ler!! De verdade ♥

    Adorei a resenha!
    Bjks

    • Oi, Lê.
      Estou cada vez mais apaixonada pela Jojo!
      Todos os seus livros são incríveis!
      beijos

  • Amei tanto Como eu era antes de vc e n li mais nada ainda, mas fiquei tão feliz qnd relançaram com essa capa fofa !!!! De todos que vc leu da Jojo qual vc gostou mais até agora Camis?

    • Oi, Ká.
      Acho difícil dizer qual é o meu preferido, mas tenho um carinho especial pelo A Garota Que Você Deixou para Trás, por ter sido o primeiro que eu li!
      Beijos

  • Oi Camila, eu adoro este livro. Li no lançamento em 2012 e confesso que gosto mais da capa antiga. Este vai e vem temporal que a Jogo Moyes faz é fascinante. Lendo sua resenha me deu vontade de ler outra vez. Preciso ler os outros livros da autora, mas ainda não deu.
    Bjs

    • Oi, Soraya.
      Eu gostava bastante daquela capa, mas acho que essa deixou o livro mais chamativo e logo de cara a gente já identifica como sendo um livro da Jojo! rs...
      A história é muito linda e emocionante. Espero que tenha a chance de ler outros livros dela!
      beijos

  • queria muito ler estes livros, tive a oportunidade , leio muito as resenhas e gosto muito, talvez um dia o leia.

    • Oi, Leci.
      Os livros dessa autora são lindos demais.
      Espero que tenha a chance de ler em breve!
      beijos

  • Olá, Camila!

    Fiquei paquerando esse livro desde do ano passado! Toda vez que ganhava uma promoção da Intrínseca que me dava a chance de escolher o livro que iria ganhar, ele ficava na minha lista de favoritos, mas sempre deixava ele de lado. E até nas livrarias eu paquerava ele!
    Mas aí, veio o dia que quis ver o filme de Como eu era antes de você e logo após a sessão, fui a livraria próxima do cinema e comprei A última carta de amor. Isso só foi possível também porque levo o meu próprio lanche para o cinema, senão gastaria com comida o que gasto com o livros.
    Posso dizer que o que atrai nesse livro é a história de amor perdido que a Jennifer teve, pois me lembrou programas que eu assistia em que se tentava reunir casais, até mesmo aqueles que ficaram anos separados, como no caso da Jennifer, e mesmo quando desconfiei que um desses programas só escolhiam casos que tem chances de darem certo, meu lado romântico amava essas histórias, pois ao mesmo tempo que tinha muito romantismo, o meu lado escritora fica se inquietando pensando "O que eu faria se eu parasse na época dessa história para evitar a separação do casal?" só porque os motivos da separação eram injustos na maioria das vezes. Por isso queria tanto o livro. E agora que já o tenho, quero ler rapidinho!

    Um abraço!

    • Oi, Lê.
      Sabe que nunca pensei em levar meu próprio lanche para o cinema?!
      É uma ótima forma de economizar... para poder gastar com livros depois! rs...
      Esse livro é tão lindo!! E ele é estruturado de tal forma que a gente fica tentando descobrir se eles ficaram juntos ou não!
      Não conheço esse programa que você comentou, mas já imagino que eu ia me acabar de chorar assistindo isso! Sou muito bobona e choro mesmo! rs...
      Espero que consiga ler logo!
      Beijos

  • Oi.
    Sinceramente nunca li nada da autora, apesar de sempre ver destaque em suas obras. Mas no momento estou lendo mais gênero policial, ficção , distopia e suspense/terror. Talvez em um outro momento venha a ler algum desses livros. Obrigada pela dica, ótima resenha. Beijos!

    • Oi, Márcia.
      A Jojo Moyes vem cada vez mais ganhando destaque na minha estante e já se tornou uma das minhas escritoras prediletas!!
      Eu gosto de tudo o quanto é tipo de livro de ficção e sei bem como é isso de estar numa fase específica. Eu tento variar bastante por causa do blog, para poder 'atender' todos os públicos, mas às vezes me pego viciada em alguma coisa!! rs...
      beijos

    • Oi, Vi.
      Esse livro é lindo demais!!
      Merece uma chance quando você tiver um tempinho!
      beijos

  • Ainda não li nada dessa autora, mas sendo as resenhas dos livros dela da para notar que todos são emocionante, e realmente meche com os sentimentos dos leitores. Gosto bastante de livro que intercalam passado e presente, pode parecer confuso no começo, mas com o desenvolver da para vai tudo se encaixando, estou super ansiosa pela leitura desse livro, porque parece falar que uma estória de amor muito bonita.

    • Oi, Lana.
      Os livros da Jojo são muito lindos!
      Tenho meus prediletos, alguns que gostei menos, mas gostei de todos!! rs...
      A ideia pode mesmo parecer confusa, mas dá para entender muito bem essa variação de tempo!
      Vale a pena!
      Beijos

    • Oi, Aline!!!
      Esse livro é lindo demais!!
      Espero que tenha a chance de ler em breve!!
      beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás