Título: Tempestade de Guerra
Título Original: War Storm
Série: A Rainha Vermelha #04
Autor(a): Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Páginas: 704
Tradução: Cristian Clemente, Guilherme Miranda, Zé Oliboni e Lígia Azevedo
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Buscapé
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)
***
No primeiro semestre desse ano (2018) a Editora Seguinte publicou o quarto e último livro da série A Rainha Vermelha, da autora Victoria Aveyard. Muito aguardado pelos fãs, Tempestade de Guerra chegou às livrarias cheio de promessas e eu, que já vinha acompanhando a série, pedi um exemplar pela parceria.
Eu estava super empolgada para fazer a leitura, mas fiz a bobagem de ler as primeiras críticas que começaram a sair em blogs e redes sociais… Além de me deparar com muitas críticas negativas, peguei alguns spoilers indesejados e fiquei tão aborrecida que decidi adiar a minha leitura! Pensei: deixa a expectativa baixar e esquece a opinião dos outros!!! Rs… Foi a melhor coisa que eu fiz…
Sobre o que é “Tempestade de Guerra”?
Tempestade de Guerra é o quarto e, em tese, último livro da série A Rainha Vermelha. A série conta a história de Mare Barrow – uma jovem que vive em um pequeno país chamado Norta, cuja população se divide entre os Prateados e os Vermelhos.
Durante os três primeiros livros conhecemos Mare e fomos apresentados a esse país no qual os prateados, com seus poderes especiais, compõe toda a realeza. Enquanto isso, são os vermelhos que trabalham duro e sofrem com as péssimas condições que lhes são impostas. Mare Barrow nasceu vermelha, mas ao sofrer um acidente e quase morrer ela descobre que possui um dom, mesmo não sendo prateada! A partir daí, Mare se vê obrigada a fingir ser prateada e acaba envolvida em uma grande conspiração quando é recrutada pela Guarda Escarlate, um grupo rebelde que quer acabar com o controle dos prateados sobre os vermelhos. No meio disso tudo, Mare ainda encontra tempo para viver um drama pessoal, envolvendo romance, desconfiança, traição e os príncipes Cal e Maven.
Ao longo da trama Mare Barrow se tornou membro da Guarda Escarlate e assumiu a missão de salvar todos os vermelhos que, assim como ela, possuem um dom especial. No final das contas, sua luta acabou se tornando uma verdadeira guerra, envolvendo não só a Guarda Escarlate e o rei de Norta, mas também outras nações vizinhas!!
E agora, nesse quarto livro, encontramos uma verdadeira guerra entre os irmãos herdeiros de Norta e Mare está no meio de tudo. De um lado está Maven e toda a sua obsessão pelo poder. Contando com fortes aliados, ele deseja provar a superioridade dos prateados e manter todos a seus pés. Do outro lado temos Cal, perdido entre o desejo pela coroa e seu amor por Mare. Ele realmente acredita que pode mudar as coisas assumindo o trono e derrotando Maven… Ele sabe que o trono é seu por direito., mas ao mesmo tempo, sabe que Mare nunca irá aceitá-lo enquanto ele permanecer preso a um velho sistema de governo opressor, que coloca os prateados acima dos vermelhos!!
Chegou a hora de descobrirmos como toda essa guerra irá terminar!
O que esperar desse livro?
O final de uma série sempre chega envolto em muita expectativa. A gente acompanha vários volumes, muitas idas e vindas e finalmente chegou a hora de descobrir como tudo vai terminar… E é claro que com esse livro isso não seria diferente! Apesar de todas as minhas ressalvas e até mesmo decepções com a história, eu estava doida para saber como a autora finalizaria a trama!! Será que teríamos um final de Jogos Vorazes ou de Divergente?! Rs…
Bom, no final das contas não foi nem um e nem outro!! Rs… Esse quarto livro conseguiu fechar essa história de uma maneira interessante, sem ser espetacular, mas também sem ser uma decepção! Para mim, esse final de série merece um carinhoso “Gostei, é Ok”…
Tempestade de Guerra, com suas mais de 700 páginas, traz muita discussão e informação nova à trama. A história, que se iniciou como uma luta entre prateados e vermelhos, se tornou algo maior. Passou a questionar sistemas de governo, a exigir a implantação de democracia e a tratar de temas como inclusão de minorias, liberdade de escolha, preconceito… Claro que todos eles são temas importantes, mas de certa forma a autora fugiu demais do argumento central e se perdeu um pouco! Na ânsia de agradar todo mundo e escrever sobre muita coisa, a autora acabou por enfraquecer os personagens e por deixar algumas pontas soltas!
Em relação à guerra, acho que a autora conduziu muito bem a história. As cenas de batalhas foram bem trabalhadas e me deixaram grudada no livro. A todo momento me deparava com uma nova reviravolta e ficava com o coração na mão, temendo pela vida de meus personagens prediletos!! Adorei as alianças, as traições, as armadilhas… Nesse ponto, não tenho do que reclamar. Se fosse só por isso, o livro teria sido ótimo!!!
O que não me conquistou, infelizmente, foram os protagonistas Mare, Cal e Maven. Eu esperava mais força e determinação, mas acabei encontrando personagens inseguros e confusos… No final das contas, eles foram os personagens menos importantes no final da trama. Uma pena mesmo!!
Sobre o final em si, vi que muita gente reclamou da falta de definição, das pontas soltas e da sensação de que ficou faltando alguma coisa. Sobre isso, acho que o final aberto combinou bem com a história. Foi uma forma da autora mostrar que nem tudo se resolve fácil depois de uma guerra. Não importa qual seja o lado vencedor, as pessoas saem da guerra precisando de respostas, de tempo e de força para reconstruir tudo o que foi destruído. Senti que a autora deixou um recado para seus leitores: “O final dessa luta ainda não foi escrito e depende de cada um de nós”!
No geral, a série é bem legal. É uma ótima pedida para leitores adolescentes e iniciantes!!!
Sobre a autora e seus livros…
Victoria Aveyard cresceu em Massachusetts e frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Formou-se como roteirista e tenta combinar seu amor por história, explosões e heroínas fortes na sua escrita. Seus hobbies incluem a tarefa impossível de prever o que vai acontecer em As Crônicas de Gelo e Fogo, viajar e assistir a Netflix.
A série A Rainha Vermelha é composta pelos livros: A Rainha Vermelha, Espada de Vidro, A Prisão do Rei e Tempestade de Guerra. Além desses livros, a Seguinte lançou também o livro Coroa Cruel, que traz dois contos extras da série: Canção da Rainha e Cicatrizes de Aço. É possível encontrar ainda o livro A Rainha Vermelha – Edição de Colecionador.
Tudo bem? Eu li A série e curti bastante. A autora me conquistou logo no início. Costumo curtir bastante o gênero. Vi muita gente descontente com o final, mas eu procuro nem criar uma expectativa quanto a isso, pois nem sempre é como eu gostaria e isso acontece e as vezes apesar disso, não torna o final necessariamente ruim.
Beijos.
Oi, Karini.
Fiquei muito feliz em saber que não sou a única a não reclamar do final!! Rs…
Eu sempre lembro que não fui eu que escrevi a história, então não é justo querer que a autora faça exatamente como eu!! Rs…
Beijos
Eu parei com essa serie no primeiro volume. Não consegui imergir no universo que a autora se propôs a criar e achei que tinha muita coisa igual a outros livros populares do gênero e então deixei passar. Mas acho essas capas incríveis.
Beijos
Oi, Ivi.
Que pena que a série não te seduziu!
beijos
Ola,
Não li nenhum livro dessq serie, mas ja havia ouvido algubs comentários. Geralmente os ultimos livros sempre nos levam a algum extremo ne? Mas que bom que esse consegiu cumprir seu papel de encerramento mesmo nao sendo espetacular.
Beijos e parabens pela resenha
Oi, Ana Claudia.
Infelizmente nem todos os livros vão terminar como a gente imagina ou quer… Não só os livros como todo o resto na vida!
Então a gente tem que ter maturidade de entender e aceitar o ponto de vista do outro.
Posso não concordar com uma coisa ou outra nesse último livro, mas no geral, a visão da autora foi bem interessante!
beijos
Oi Camis! Eu tenho bastante vontade de ler essa série, mas admito que torci o nariz ao ler ‘final aberto’, entretanto, entendi o que você disse a respeito, acho que só lendo para tirar minhas próprias conclusões. Quem sabe esse ano?!
Beijos
Oi, Isa.
Esse negóciod e final aberto é mesmo relativo.
A autora finalizou a história que ela propôs, mas deixou claro que a vida segue…
Depois de tudo o que acontece, não dá para saber como as coisas vão ficar! Foi o que ela quis mostrar…
Mas acho mesmo que você tem que ler para tirar suas conclusões sim!
beijos
Vi muito gente reclamando desse livro e fico até desanimada para continuar. Parei no primeiro, mas acho que vou dar uma chance, vá que eu me surpreenda. Que pena saber que os personagens que eram para ter um foco no final, não são muito desenvolvidos.
Oi, Andressa.
Eu costumo ser bem exigente com as séries, mas acho que as pessoas estão exagerando com as críticas.
Espero que se anime a dar uma chance e tire suas próprias conclusões!
Beijos
Que bom a leitura não foi uma decepção para você!
Li o primeiro livro dessa série na época de seu lançamento, detestei. Achei muito parecido com Jogos Vorazes, que você até citou na resenha… Enfim, não quis perder meu tempo, por isso não sabia mais nada sobre a trama.
Oi, Andrea.
Infelizmente o primeiro livro tem algumas semelhanças com outras histórias, mas no decorrer da trama a autora conseguiu imprimir um toque bem original!
Se não rolou para você é uma pena!!
beijos
Olá!
Queria ler essa série apenas pela divulgação que ela teve nos lançamentos dos livros, adorei sua resenha, fiquei bem curiosa em ler, mas é uma leitura beeeem extensa para mim agora.
Oi, Jessy.
Essa série é bem longa mesmo.
Precisa ter um bom tempo para se dedicar a ela!
Beijos
Olá!
Também finalizei a leitura desse livro depois de dar uma diminuída nas opiniões calorosas sobre a trama. A Prisão do Rei tinha me dado uma decepcionada por ser mais arrastado e no final de A tempestade de guerra achei a leitura boa, nada extraordinário, mas também não foi de passar raiva.
Só achei que a leitura poderia ter sido um pouco mais curta.
Beijos!
Oi, Cá.
Acho que dava para a autora ter resumido bem mais esse último livro, né?!
Isso foi a única coisa que me incomodou. Mas no geral, também acho que ela se saiu bem!
E vamos combinar que, com tantos livros que a gente anda lendo, tem horas que fica difícil achar as histórias tão extraordinárias assim, né?!Rs..
Beijos
Oi Camila. Tenho que dizer que passei somente os olhos por algumas partes, porque quero muito ler essa série e não quero tomar spolers, como aconteceu com você. Também li muitas críticas negativas em relação ao final da saga, mas acredito que seja porque a gente sempre cria expectativas sobre como vai ser o final, o que vai acontecer e quando o autor faz algo longe disso, a gente fica insatisfeito. Ainda bem que você compreendeu o fim que a autora criou, e mesmo não indo muito com os personagens, gostou do que foi entregue num geral. Obrigada pela resenha.
Oi, Aline.
Se tem uma coisa que aprendi nessa minha vida de leitora compulsiva é que as histórias raramente vão ser como a gente espera.
E acho que essa é a beleza da leitura… Quanto mais eu leio, mais aprendo a respeitar o ponto de vista das outras pessoas, mais aprendo a aceitar as diferenças! Não dá para viver querendo que tudo seja do jeito que a gente quer!! Rs…
beijos
Oi!
Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas a forma como quase todo mundo se decepciona com esse último livro me deixa com o pé bem atras para ele. A Mare parece ser uma personagem que vai me agradar bastante. Fico contente que você tenha gostado, no geral, do livro e da série.
Beijos!
Oi, Bruna.
Achei uma pena que tanta gente tenha criticado o final!
A forma como a autora terminou a história fez muito sentido para mim. Ela finalizou a história proposta e terminou com um “agora a vida segue”… O que acontece depois com os personagens fica aberto para a imaginação de cada um! Rs…
Beijos
Oi, Camis!
Eu acho que estou no grupo das poucas pessoas que realmente gostaram desse último volume hahaha Demorei para realmente começar a ler o primeiro volume porque é basicamente mais do mesmo, mas Mare é uma personagem que vale a pena acompanhar. Realmente acho que ficou muito coerente com tudo o que aconteceu nos liros anteriores e, apesar de alguns pontos mais rasos, os personagens continuaram com suas essências, que é um dos pontos mais importantes.
Beijos!
Oi, Vitória.
Acho que esse nosso clube é pequeno, viu?! Rs…
Que bom saber que você gostou!
beijos
Oi Camis tudo bem?
Eu ainda preciso ler esse livro, tenho deixado p depois justamente pelas criticas ao final, mas fico feliz em saber q foi coerente com a obra
bjos
Pah
Lendo e Escrevendo
Oi, Pat.
Vi muita reclamação, mas no final das contas não achei nada do que falaram!
Até fiquei na dúvida se tinha lido o mesmo livro!! kkk
Beijos
Olá, tudo bem Camis?
Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas nunca sobra muito tempo e também tenho que comprar esses livros. Gostei da sua resenha e impressões, mas infelizmente tenho visto que a crítica com o último volume tem sido bem negativa e isso me desanima um pouco.
Abraço!
Pois é…
Essa série é bem grande e os livros nem são tão baratos. Entendo bem seu desânimo!
É complicado pensar em começar a ler uma série com tantas críticas ao último livro!
Beijos
Oi, só li ainda o primeiro livro da série, gostei muito de conferir suas considerações sobre esse quarto volume. Interessante você ter abordado isso de a autora ter fugido da premissa principal e ter falado de muita coisa, o que pode não ter ficado tão legal. Esses dias vi que vai ter um livro extra da série, então quem não curtiu o final talvez goste mais após ler o próximo.
Oi, Maria José.
Acho que a autora ouviu tantas reclamações que resolveu escrever esse livro extra!! Rs…
Tadinha!
Beijos
Olá
Eu ainda tenho uma séria dúvida sobre dar inicio a essa série. Vi muitas pessoas falando que esse livro não precisava ser tão longo que por diversas vezes o livro ficou chato. Gostei de saber um pouco mais e o bom da sua resenha é que você deu enfase também aos livros anteriores então quem leu não ficou de todo perdido. A Mare parece ser aquele tipo de personagem que me agrada. Gostei muito da sua resenha.
Oi, Bianca.
Confesso que se eu ainda não tivesse começado a ler, teria um milhão de dúvidas.
Ao longo dos livros a autora deu algumas pisadas na bola e encheu muita linguiça… Mas como eu já estava lendo, quis ir até o final e valeu a pena!
Beijos