Leitora Compulsiva

Stefan Petrucha – Jack, o Estripador em Nova York

Título: Jack, o Estripador em Nova York

Subtítulo: 1895, um jovem detetive no encalço do serial killer mais famoso da história

Autor(a): Stefan Petrucha

Editora: Vestígio

Ano: 2015

Páginas: 288

Tradução: Guilherme Henrique Miranda

Sinopse: Skoob

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura,  SaraivaSubmarino

***

Sempre fui aficionada por histórias de serial killers, tanto os da ficção quanto os da realidade! Me lembro que estudei muitos deles nas aulas de psicologia jurídica que tive na faculdade e desde então estou sempre em busca de algum livro novo sobre o tema. E como fã do assunto, sempre fiquei intrigada com os crimes do Jack, o Estripador – um serial killer que matou e mutilou prostitutas em 1888, no distrito de Whitechapel, em Londres. Sua identidade nunca foi descoberta e o mistério permanece até hoje, dando margem para incontáveis especulações da imprensa, de estudiosos e até mesmo de escritores.

Quando soube do lançamento do livro “Jack, o Estripador em Nova York” e li a sinopse, na mesma hora soube que teria que ler o livro! Adoro quando escritores criam ficções em torno de algo que realmente existiu e uma ficção sobre Jack, o Estripador não podia faltar na minha coleção sangrenta! rs…

Recebi um exemplar como cortesia da Editora Vestígio, do grupo Autêntica, e logo de cara fiquei impressionada com a qualidade da edição. A capa em amarelo vivo e com a silhueta do personagem, tem o poder de atrair os olhos de qualquer leitor de bobeira em uma livraria!! rs… Gosto de livros com capas ousadas e chamativas!! rs…

Mas apesar da capa ser incrível, sei que o que vocês querem saber mesmo é sobre o conteúdo, né?! rs…

A história se passa no ano de 1895 e tem como protagonista Carver Young, um garoto de pouco mais de 14 anos que vive no Orfanato Ellis, na cidade de Nova York. Carver é muito inteligente, muito curioso e muito habilidoso com fechaduras, características que o levam a arrombar o arquivo do orfanato e descobrir que a sua pasta contém um único documento: uma carta enviada de Londres ao orfanato em 1889, aparentemente escrita por seu pai. Agora que sabe que o pai está vivo, Carver decide encontrá-lo e resolve escrever e pedir ajuda ao novo comissário de polícia – Theodore Roosevelt Jr.

Acontece que o Orfanato Ellis vai fechar e somente as crianças com menos de 13 anos serão recebidas em outro abrigo. Carver e alguns outros jovens terão uma última chance de chamar a atenção de algum figurão que queira adotá-los! Sua melhor amiga Delia Stephens é escolhida por um casal de jornalistas, seu arqui-inimigo Finn Walker é adotado pelo promotor e Carver acaba sendo adotado pelo famoso detetive Hawking, da Agência Pinkerton!!

Carver agora é oficialmente o novo aprendiz de Hawking e o velho excêntrico resolve começar o treinamento do garoto encarregando-o de encontrar pistas sobre seu pai. Carver terá a sua disposição todos os recursos secretos da Nova Pinkerton, incluindo uma porção de parafernálias tecnológicas completamente avançadas para a época! rs…

Enquanto Carver começa a sua investigação, todos os esforços da Pinkerton estão destinados à captura de um assassino cruel, que vem matando mulheres da alta sociedade de Nova York e deixando a população em pânico! Conforme Carver descobre mais pistas sobre o paradeiro do pai, percebe que sua investigação pode estar diretamente ligada aos crimes que estão acontecendo pela cidade…

Embora seja um livro juvenil e para iniciantes, com uma linguagem mais acessível, “Jack, o Estripador em Nova York” traz uma história policial intrincada e cheia de reviravoltas dignas de um bom romance policial! Quando o leitor acha que já entendeu tudo, uma nova informação vem e bagunça tudo, fazendo com que fique impossível largar a leitura!

Gostei muito dos personagens, principalmente de Carver e de Delia. Os dois são destemidos e inteligentes. Não se vitimizam pela sua condição de órfão e nem esperam que os outros façam as coisas por eles! Acho que são bons exemplos de caráter e de determinação, o que me faz gostar ainda mais do livro! Para mim, ter personagens de boa índole já é meio caminho para o sucesso de um livro! rs… Hawking é um personagem intrigante, que age de maneira muito bacana em alguns momentos e muito sacana em outros! Demorei bastante para definir meus sentimentos sobre ele, mas pelo menos acertei no meu julgamento!! rs… Por fim, vale destacar o comissário Teddy Roosevelt, já que ele é um personagem real que ganhou uma participação especial nessa ficção. O Roosevelt de verdade foi realmente comissário de polícia em Nova York e mais tarde se tornou presidente dos Estados Unidos. Vários fatos reais da vida dele foram incorporados nessa história, o que achei bem curioso!

Essa foi uma leitura muito interessante e recomendo para quem gosta de livros juvenis mais inteligentes, que fogem do cenário escolar e do romance adolescente!!

Jack o Estripador

8 comentários sobre “Stefan Petrucha – Jack, o Estripador em Nova York

  1. Fabrica Dos Convites

    Também adoro enredos que envolvam serial killer, talvez por isso as séries que mais assisto na tv envolvam assassinos em geral, ou seja, séries policiais.
    Assim que vi o lançamento pela Vestígio fiquei doida, fora que a mudança que eles fizeram com a capa ficou ótima, bem diferente do que costumam publicar. Se antes já queria ler, imagine agora que sei que posso confiar.
    Bjs, Rose.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose…
      Se quiser, está aqui na estante e posso te emprestar!! rs…
      Eu sou muito fã de histórias de crimes! Acho que porque eu sou meio psicopata e talz!! rs…
      beijos

  2. Danielle Demarchi

    A capa desse livro é realmente muito bonita, difícil não parar para ler a sinopse depois de vê-la.
    Mas o mais legal é que o conteúdo também parece ser ótimo. Gostei do plano de fundo da história e estou curiosa para ver como os elementos históricos reais são misturados com a ficção.
    Achei bem interessante a situação dos órfãos e o fato do protagonista ter sido adotado por um detetive e de ter à sua disposição vários apetrechos para investigar quem é seu pai. Parece ser um livro muito legal, tanto que acabei de incluir na lista de desejados! rsrs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Dani.
      Eu fiquei apaixonada por essa capa e também pela capa do Sherlock Holmes no Japão, que é dessa mesma coleção da Vestígio!!
      Em breve falo desse outro livro por aqui!
      Beijos

  3. marinafaedda

    Oi Camis!

    Achei que era um livro adulto, desanimei um tantinho ao ver que é infanto-juvenil! Talvez dê uma chance no futuro!

    Ótima resenha!

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Acho que ele é classificado como infanto juvenil porque o protagonista é um menino de 13 anos! Mas não sei se eu daria para alguém com menos de 16 anos!! rs…
      Beijos

  4. Juliana Jesus

    Amo livros policiais, e me pergunto o que o arqui-inimigo de Carver fará na trama, se é adotado pelo procurador vai colocar pedras nesse sentido. Desconfio que o Jack estripador seja o pai dele, será que ele deduraria o pai biológico dele?
    Bora procurar o livro numa livraria e o primeiro capitulo para ter o gosto XD.

    Abraços

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ju.
      Esse livro é bem interessante para quem curte policiais, mas é bom ter em mente que é um infanto-juvenil, então tem uma pegada mais para leitores iniciantes.
      Mesmo assim é bem bacana e surpreendente!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!