Leitora Compulsiva

Sophia Lowell – Glee: O Início + Cobertura do evento

Lançada em setembro de 2009, Glee é uma série de TV transmitida pelo canal Fox (e pela Globo, em canal aberto) que conta a história do Clube Glee – o coral da escola McKinley, localizada numa pequena cidade dos Estados Unidos.

Sob o comando do Sr. Shuester, os integrantes do “New Directions” ensaia, participa de competições e enfrenta os piores anos escolares – o highschool! Mas por que piores anos? Bom, digamos que os alunos do Clube Glee não são os mais populares, na verdade, eles não são nada populares. Apesar do talento incrível para a música, esses alunos fogem completamente do padrão da “perfeição”. Temos asiáticos, um cadeirante, uma negra obesa, um homossexual, uma judia.

Mesmo com a entrada posterior de líderes de torcida e jogadores do time de futebol, os alunos do Glee continuam sendo os perdedores, os fracassados, os “loosers”.

E é exatamente por isso que essa série faz tanto sucesso. O que encontramos é uma história de superação, que nos ensina que não importa se temos uma característica que nos diferencia dos demais. O importante é continuar batalhando e acreditando que dias melhores virão!

Os alunos do Glee teriam todas as desculpas para serem deprimidos, ficarem trancados em casa, se fazerem de vítimas. Afinal, eles sofrem um verdadeiro bulling. Mas é fácil sentar em cima da própria bunda e lá ficar, não é? Mas não é isso que esses garotos e garotas fazem. Mesmo sabendo de tudo o que terão que enfrentar, eles não perdem a esperança!!

E o livro? Afinal esse é um blog sobre livros e não sobre série de TV, né??

Então vamos lá… E começarei com uma confissão: quando o livro foi lançado, apesar de achar a série muito interessante, não senti a menor vontade de ler o livro! Grande parte da graça da série é a parte em que eles cantam. Sério mesmo! Esse jovens atores tem uma voz impressionante e apresentam versões de músicas super atuais. É um verdadeiro show! Agora, qual seria a graça de ler o livro, que nem ao menos vem com um cd para curtirmos um pouquinho das músicas?? rs…

Enfim…

O livro Glee – O Início, foi o tema do encontro de fevereiro do The Five Book Club, em homenagem a volta às aulas. E qual é a graça de participar de um clube do livro se não for para ler o livro tema e poder ir lá para falar sobre ele? Nenhuma!! Eu não tinha vontade de ler o livro, mas eu não poderia perder esse The Five. Os encontros são tão bons, que vale muito a pena ler um livro só para participar.

E não é que, uma leitura que comecei por “obrigação” se tornou muito agradável? Me diverti muito com a história dos alunos num momento anterior ao do início da série de TV! No livro, Rachel nem sequer está no Glee. O Sr. Shuester não é o comandante do New Directions, Finn e Quinn ainda nem namoram!! O clube Glee é formado apenas por Mercedes, Artie, Kurt e Tina.

Aos poucos fui me envolvendo com a história e não consegui mais largar. Se eu já gostava da Rachel pelo pouco que vi da série, depois que li o livro fiquei ainda mais fã dessa menina, completamente desmiolada!! rs… Ela pode ser irritante, pode não ter a menor humildade e pode não ser uma pessoa muito fácil de lidar, mas ela é uma lutadora! Valeu a pena, de verdade, ter lido esse livro!

Obrigada The Five, um empurrãozinho é sempre bom!! hehehehe

Mas agora, que tal falar um pouquinho do encontro do The Five? Esse último clube do livro aconteceu na Livraria Saraiva do Shopping Vila Olímpia, no dia 28/02. E o que dizer?? Que foi ótimo, oras. Rs. Falamos muito sobre o livro e sobre cada um dos personagens. Nem todos eram fãs da série e isso só enriqueceu mais a discussão. Pudemos falar sobre o que gostamos, o que não gostamos, quem é (na opinião de cada um) o cantor mais talentoso da série.

É lógico que o papo foi bem além do livro. Seria impossível não esticarmos para a série… E o pessoal lá estava bem afiado! Só dava eu mega perdida!! Rs… Toda hora eu tinha que parar a discussão é perguntar: Quem é esse? É o menino da boca grande? Como assim o Puck se relaciona com aquela menina? O que aconteceu nas regionais?? hehehehe

Ainda bem que todo mundo estava bem paciente comigo!! rs….

O melhor de tudo, foi poder discutir o que Glee representa para cada um. E para mim representa o não conformismo, a vontade de lutar, a esperança! Ninguém ali se faz de vítima, ninguém se esconde atrás de desculpas. Não é porque o Kurt vai ser jogado na lixeira todos os dias, por exemplo, que ele deixa de ser o aluno mais bem vestido da escola. Não é porque a Mercedes é gordinha, que ela deixa de ser sexy. A cadeira de rodas do Artie não o impede de seguir em frente. E se Rachel sonha em ser uma grande artista da Broadway, então não há nada que a impeça de chegar lá! Nenhuma raspadinha na cara vai melar o sonho deles!

E vocês? Gostam de Glee? Por que? Não gostam? Por que?

E para terminar, deixo vocês com algumas fotos do evento:

24 comentários sobre “Sophia Lowell – Glee: O Início + Cobertura do evento

  1. VDC

    Como sempre, sua resenha está P-E-R-F-E-I-T-A, Camila!!
    Queria ter ido no The Five, mas você à essa altura já deve saber dos meus problemas (vivo reclamando deles nos comentários) rsrs…
    Ah, e o seu Leitora Compulsiva está numa pontuação avantajada nos JTF Awards!! Quase 40% dos votos na categoria Melhor Blog Literário de Resenhas!!
    C U Soon…
    VDC
    =)

  2. chefa

    Aah, que legal, Camis!! Eu já tinha lido o livro e concordo que é muito divertido! E evento parece ter sido o máximo!! Invejinha…mas fico feliz que você tenha participado e se divertido por mim! ;D Beijos!

  3. Giovanna Delela

    Ooi!
    Uau, eu AMO Glee! Eu já tenho esse livro na minha estante desde o Natal, ele só está esperando uma oportunidade… Também amo a Rachel, adoro a persistência dela, além do seu amor pela música.
    Beijos!

  4. Camila Mosqueira

    Legal estes livro, Mila. Eu sempre achei esta série mto interessante, mas nunca peguei pra assistir tudo do início ao fim. Qq dia vou fazer isso.
    Eu pensaria o mesmo que vc. Ler um livro de Glee tira metade da graça, que é a música rs. Ainda bem que isso não aconteceu.
    Bjos!

      1. Camila Mosqueira

        Hehehe, seria legal mesmo. Só que ía ficar parecendo aqueles cursos de inglês de antigamente rs. Mas no livro eles falam das músicas? Colocam a letra ou algo assim? Ou só falam que estão cantando a música X ?
        Bjos!

  5. Fernanda Assis (@nandaassisbh)

    Ei Mila,

    Eu li o livro, a série nem se compara, mas achei legalzinho rs. A historia é tão rapidinha que nem da para adorar o livro.

    Acho tão legal estes encontros que vc mostra, parece que o pessoal é super animado. Aqui fazemos o clube das chocólatras, mas até o lugar é difícil. Não tem uma livraria com esta estrutura e acabamos fazendo em restaurantes ou cafés.

    bjooo

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Nanda,
      Realmente não dá para se apaixonar pelo livro, mas gostei de saber mais sobre os personagens!
      Valeu a pena!!
      Os encontros aqui são mesmo divertidos! A gente conversa sobre os livro, mas é sempre de uma maneira engraçada.
      Não tem nem uma Saraiva por aí?
      Beijos

  6. carolinaduraes

    Bom dia Camila! Obrigada por comentar sobre o evento. Infelizmente nem todos conseguem ir (como é o meu caso) e acabamos vivendo através dos blogs rsrs. Muito legal mesmo. Obrigada

  7. Cacá

    Oi Camis, que saudade daqui! =D
    Eu gosto bastante da série mas ainda não li o livro. Está na minha lista desde que lançou, achei legal ser com a história anterior à série. E eu adorei as fotos do encontro! Parece ter sido super divertido!
    Beijos

  8. Juliana Pires

    Eu não sou assim a maior fã de Glee, só assisto de vez em quando, mas estou sempre ligada na trilha sonora. Acompanhei mas a primeira temporada, e é assim mesmo como voce disse o que Glee representa para mim, não é por que eles não são o padrão, não são populares que eles deixam de lutar, de seguir em frente, de limpar a roupa, de tirar a raspadinha do rosto. E uma das coisas que eu mais gosto no seriado é que não é aquela historia padrão, os loosers são maltratados ai ganham a competição e as pessoas passam a ter respeito por eles, não é assim mesmo, nem sempre ganham e quando ganham continuam levando raspadinha na cara e isso para mim é representativo, não que eu não goste de finais felizes mas os criadores de Glee fazem uma historia mais realista desse modo.
    Quando minha irmã me “obrigou” a comprar o livro para ela eu não gostei muito pois achei que o livro contaria a historia da primeira temporada, que foi a que eu assisti. Mas me surpreendi ao ler uma historia que contava o que aconteceu antes deles formarem o clube. Eu li alguma coisa sobre mais dois volumes, agora não sei o que aguardar, algo igualzinho a série, ou algum ponto de vista diferente.
    Eu amo as músicas, eles já gravaram de tudo, e cada música é melhor que a outra, muitas músicas boas passei a conhecer depois de Glee.
    Apesar de ser extremamente irritante e as vezes passar do limite admiro a Rachel, pois ela acredita nela mesma e segue sempre em frente.
    Não tem nem como escolher os meus cantores preferidos, mas as interpretações mais marcantes para mim, são da Rachel, Mercedes e Kurt.

    Beijos

  9. Marcella

    Hey Camis, que invejinha de todos que estava lá, hehe.
    Adorei as fotos e os kits estavam muito bonitos!! Quero voltar a ver a galera do The Five logo, A Clícia me disse que talvez voltam pra Paulista logo, estou esperando, assim eu não perco nenhum encontro, hehe.
    Beijos

  10. Clícia Godoy (@Clicia_Godoy)

    Posso só dizer: EU AMO GLEE!????!!

    aushuahsauhs

    Ah, Glee é tão bom por mostrar que todos somos capazes independentemente da opinião alheia. E independentemente de qualquer limitação!

    Ah, não quero falar mais nada a não ser: EU AMO GLEE! EU AMO GLEE!
    E sou meio muito fã demais.
    ahushauhsuahsa
    ;D
    Ah LOUCA!

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!