Leitora Compulsiva

Republicando resenhas…Beth Harbison – Sapatólatras Anônimas

Em novembro de 2009 coloquei no ar a resenha do livro “Sapatólatras Anônimas”. Na época o blog era um recém nascido e pouca gente teve a oportunidade de ler essa resenha!!! Infelizmente esse é um livro antigo, lançado antes do auge dos blogs literários e poucas são as pessoas que já ouviram falar dele!! Recentemente foi lançado o segundo livro dessa série, chamado “Segredos de Uma Sapatólatra”. Fiquei tão feliz que resolvi republicar a resenha, antes de escrever sobre o segundo livro!!

Então… com vocês… outra vez… Sapatólatras Anônimas!!!

Eu vi esse livro numa livraria no ano passado e fiquei com muita vontade de comprá-lo porque sou apaixonada por sapatos. Não me considero uma viciada em sapatos, porque de vício já me basta o dos livros. Rs…  Mas eu li a sinopse e achei interessante. Não me lembro exatamente porque não comprei, mas muito provavelmente porque estava caro e eu estava sem dinheiro. Já que esse é o único motivo que me impede de comprar livros! Rs… Meu namorado até procurou o livro depois para me dar de presente, mas não encontrou e depois nunca mais lembrei dele – não lembrei do livro, quero dizer, porque do namorado não esqueço nunca! hehe…

Mas quem tem um vício literário como o meu, tem também que estar sempre de olho nas promoções das livrarias. E foi exatamente em uma dessas promoções (a do Fnac – livros com até 50% de desconto) que eu encontrei esse livro e agora não tinha mais desculpa para não comprá-lo.

No início achei que o livro seria um Chick-Lit clássico, cheio de humor… Só que quando comecei a ler vi que não seria bem assim. Não fiquei decepcionada não, porque na verdade o livro se mostrou muuuito melhor do que eu imaginava… A história gira em torno de quatro mulheres bem diferentes. Helene Zaharis é a esposa de um político em ascenção, mas seu casamento é praticamente de fachada. Seu único prazer é comprar sapatos e até isso seu marido pretende tirar dela, levando Helene a perder a cabeça. Lorna Rafferty é uma garçonete que está praticamente falida. Depende de turnos extras de trabalho para conseguir pagar suas contas, só que não consegue parar de gastar dinheiro com sapatos. Sandra Vanderslice sempre teve o ponteiro da balança lá em cima e a auto-estima lá em baixo. Tem um verdadeiro pavor de sair de casa e trabalha como operadora de tele-sexo para poder bancar seu vício, os sapatos. As três não tem nada em comum na vida, mas calçam o mesmo número e sabem reconhecer um lindo sapato a metros de distância. Através do Sapatólatras Anônimas elas se conhecem e aproveitam as reuniões para trocar sapatos e se tornarem grande amigas.

Não sei se alguém percebeu, mas eu disse que eram quatro mulheres e só falei sobre três delas. É que a quarta, Jocelyn Bowen tem uma característica que a difere das outras… Além de não calçar o mesmo número, Joss mal sabe o que é um salto alto e não tem a menor idéia do que é um Prada, Gucci, Marc Jacobs, Jimmy Choo… Ela é a babá numa família muito cheia de problema e sua patroa é uma verdadeira tirana. Joss faz qualquer negócio para poder sair em suas noites de folga e ter um pouco de tempo longe da família Oliver. E é assim que Joss acaba conhecendo as Sapatólatras e se tornando uma delas.

Adorei como a autora apresentou cada uma das personagens e a transformação que ocorre em cada uma delas ao longo de todo o livro. Tem uma sensibilidade feminina muito legal! Recomendo mesmo!!

***Bom, óbvio que depois de reler essa resenha, resolvi acrescentar alguns detalhes!! Esse livro é um dos livros que gosto de recomendar para mulheres mais velhas!! Nada contra as meninas… é só que muitas das situações apresentadas fazem sentido só para quem já passou dos 25 ou 30 anos!! É com certeza um dos meus livros prediletos porque trata de amizade, de superação, de dar a volta por cima!!

E só mais um detalhe, se você não entende nada sobre sapatos, não precisa ter medo desse livro não, tá!! Dá para entender perfeitamente a história!! rs….

27 comentários sobre “Republicando resenhas…Beth Harbison – Sapatólatras Anônimas

  1. Fernanda

    Ei Mila,

    Que legal, este eu não conhecia. Adoro sapatos apesar de não me ligar tanto nas marcas rs.

    Me lembrou o clube das chocólatras lendo a resenha, elas também são tão diferentes ^^

  2. Fernanda Leite de Souza

    Eu vi esse livro numa livraria logo que ele lançou, e me interessei muito, porque fala de sapatos, e eu sou completamente apaixonada, apesar de não comprar vários nem nada (aliás, esses dias só que eu comprei oficialmente meu primeiro sapato de salto alto MESMO!), não só por não ter dinheiro, mas porque meu pé 41 não facilita em nada… Mas desde então, eu só via o livro e ficava namorando, nunca tinha visto ninguém falando se tinha gostado ou não, e sempre fiquei com o pé atrás em comprar o livro. Agora que eu vi que você gostou, quero comprar LOGO! =D A capa da continuação é tão linda!

    Beeijo!

    1. Camila

      Oi Fê!!
      Te entendo perfeitamente!! Eu calço 40 e sempre foi um sacrifício comprar sapatos!! Minha tara são as Melissas!! E a sorte é que eles fazem tamanhos maiores!!
      Eu demorei muito para comprar esse livro, mas depois me apaixonei!!!
      Minha personagem predileta no primeiro livro é a Sandra!! E fiquei super feliz que ela esteja de volta no segundo volume!
      Beijos

    1. Camila

      Oi Jú!! Infelizmente não é um livro que foi muito divulgado, mas é ótimo!!
      O tema é mais adulto e mais sério… mas é uma delícia!! Impossível não torcer para essas mulheres!!
      Beijos

  3. Tatiana Leite

    Esse livro é tão bonito! Tanto em foto quanto pessoalmente! Eu me lembro da primeira vez que a Fernanda viu esse livro e ficou doida pra comprar, porque ela é louca por sapatos. Aliás, nós duas gostamos muito, mas temos esse problema com a numeração. =/
    Enfim, eu gostei muito da sua resenha! Antes eu achava que era um chick-lit normal, e agora estou curiosa pra saber como a história vai terminar! o/

    Beeijo! ;3

    1. Camila

      Oi Tati… eu classifiquei o livro como Chick-Lit mas ele tem um tema um pouco mais sério!! Comecei a ler pensando nos sapatos e quando terminei só conseguia pensar no quanto é importante ter amigas de verdade!! rs…
      beijos

      1. Tatiana Leite

        Esses livros são bons por causa disso, né? Eu adoro livros que nos mostram essas coisas porque, se vc parar pra pensar, no meio de toda a correria que é o dia a dia, a gente sempre acaba esquecendo como é bom ter os amigos ao nosso lado.
        Beeijo! ;3

  4. William

    A resenha é legal, mas achei o livro muito “mulherzinha” hehehe Dessa vez vou deixar passar Milla!” HUASHuAH
    Vou indicar para a Tati, que ama sapatos. É sério, as vezes fico tentando entender o porquê das mulheres AMAR tanto sapatos? hehehe

    Bjos

    1. Camila

      Hahahahahhaha Sim, o livro é bem de mulher!!! Acho que as mulheres amam sapatos porque um sapato lindo continua lindo no seu pé independentemente da sua altura, peso, cabelo, cor dos olhos… rs… As mulheres se sentem confiantes usando saltos!! hehe
      beijos

  5. Cacá

    Eu já tinha visto esse livro, mas não me interessei por ele na época, não me lembro pq… Talvez seja hora de dar uma chance à ele, já q sua resenha ficou bem convidativa! rss
    Bjos

    1. Camila

      Oi Cacá!! Engraçado como aparentemente a gente não dá nada por esse livro!! Acho que muita gente pensa que precisa gostar ou entender de sapatos!! Mas não é nada disso!! Basta querer uma boa história de mulheres que se uniram para enfrentar seus problemas!! rs…
      beijos

  6. Janaina

    Oi Camila !!

    O livro parece ser bem bacana ! E eu adorooo sapatos, tenho uma coleção deles !!!
    A resenha, como sempre, tá ótima !!
    Qdo encontrá-lo uma promo como vc, coloco na minha sacola ! kkk

    Bjão

  7. Amanda Almeida

    Gostei muito desse livro, fiquei com vontade de ler!
    Cada dia que passa aumenta minha wish list… às vezes penso que a solução é eu parar de visitar blogs literários, pois sempre que visito minha lista de livros ‘que quero ler’ aumenta… e eu não leio tão rápido =(
    Brincadeiras à parte… Eu não sou ‘louca’ por sapatos, ok Algumas Melissas que de fato eu gosto muito das sandálias de plásticos mas o que me encantou na resenha é a parte da amizade, superação e ser uma história mais ‘adulta’… Com certeza eu quero ler!

    1. Camila

      Oi Amanda!!
      Te entendo perfeitamente!! Minha pilha de livros para ler já passou dos 60, isso pelo menos do que eu já tenho aqui!! Fora os que estão na lista de desejos das compras!! hehehe Mesmo lendo rápido não dou conta de ler tudo não! Mas o problema é que eu leio um, compro um!! hehehe
      Eu gosto muito de sapatos, mas não gasto muito com eles não! Só as Melissas mesmo, ainda sim espero passar a coleção que baixa o preço!! hehehe
      Beijos

  8. Pingback: Beth Harbison – Sapatólatras Anônimas « Mundo da Leitura

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!