Leitora Compulsiva

Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

quarta asa rebecca yarros planeta minotauro resenha blog leitora compulsivaTítulo: Quarta Asa

Título Original: Fourth Wing

Série: Empyrean

Autora: Rebecca Yarros

Editora: Planeta Minotauro

Ano: 2024

Páginas: 544

Tradução: Laura Pohl

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar a Edição Luxo: Amazon

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle)

***




Tão logo a Planeta Minotauro anunciou o lançamento de Quarta Asa, primeiro livro de uma série de fantasia da autora Rebecca Yarros, fiquei doida para fazer a leitura porque já estava acompanhando todo o burburinho gringo sobre esse livro e queria saber se era tudo isso mesmo…

Vou deixar para falar sobre a polêmica do preço de lançamento desse livro e sobre as duas edições em outro momento… Hoje vou só contar como foi minha experiência com essa leitura!

quarta asa rebecca yarros planeta minotauro resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Quarta Asa”?

Quarta Asa é o primeiro volume de uma série de fantasia escrita pela autora Rebecca Yarros e nos conta a história de uma jovem de 20 anos, Violet Sorrengail, que sempre sonhou em seguir os passos do pai e entrar para a Divisão dos Escribas quando chegasse sua vez de se alistar no exército de Navarre.

Entretanto, às vésperas de seu alistamento, a mãe de Violet, que é ninguém menos que a general Sorregail, determina que Violet se aliste na Divisão dos Cavaleiros, assim como fizeram os irmãos da jovem antes dela. Os cavaleiros são a elite do exército de Navarre e é uma enorme honra ser escolhido por um dragão para montá-lo em batalha.

O problema é que Violet, além de não desejar isso, também não tem qualquer treinamento e nem ao menos o porte físico esperado para um cavaleiro. Seu alistamento é visto por muitos como uma sentença de morte. Ninguém acredita que Violet conseguirá se formar… Alguns nem mesmo acreditam que ela conseguirá sobreviver ao primeiro dia de treinamento… E pior, alguns até mesmo desejam o seu fracasso e farão o possível para eliminá-la.

Todos no Instituto Militar Basgiath querem a chance de provar o seu valor e sua força. Querem mostrar aos dragões que são dignos. Querem ter a chance de se unir a um dragão e alcançar a glória em batalha. E se quanto menos candidatos, maior é a chance disso acontecer, talvez acabar com a concorrência seja necessário!

Sem contar que ser uma Sorrengail coloca um alvo nas costas de Violet. Todos os filhos daqueles considerados traidores do reino e caçados pela general Sorrengail são obrigados a se alistar na Divisão de Cavaleiros e podem não estar muito felizes com a presença da garota entre eles. O principal deles é Xaden Riorson, o líder de esquadrão mais poderoso e implacável da Divisão de Cavaleiros. Todos temem Riorson… Todos querem ser como ele!

Para sobreviver ao treinamento, Violet usa toda a sua inteligência e empatia. Aos poucos ela conquista importantes aliados, ao mesmo tempo em que faz alguns inimigos mortais. Tudo isso enquanto observa as proteções do reino falharem e a guerra se aproximar!

O que esperar desse livro?

Ler e opinar sobre um livro que está tão em alta é sempre complicado. Muitos são aqueles que dizem que o livro é a melhor fantasia do mundo e outros que fazem questão de falar mal para exibir uma ‘superioridade intelectual’ ou para se vingar de um suposto abuso econômico da editora que cobra caro pelos livros… E gente!! Tô velha, tá! Tenho zero paciência para esse comportamento de “criar polêmica para atrair engajamento”!

Então vou tentar ser o mais honesta possível sobre minha experiência… Lembrando que eu até ganhei o livro da editora, mas não sou parceira e não tenho nenhuma preocupação de agradar ninguém!! Rs…

Sem enrolação… Eu realmente gostei bastante dessa história! É uma fantasia com elementos clássicos e toques bem originais. O texto é bem escrito, a trama é envolvente, tem personagens cativantes, tem diversos pequenos clímax que tornam a leitura emocionante, tem reviravolta, tem mocinho, tem vilão, tem um toque de romance e criaturas míticas maravilhosas… Enfim! Tem tudo o que eu gosto em uma boa história de fantasia moderna e eu tive uma experiência de leitura bem gostosa!

É a melhor história que já li?! É a melhor fantasia da atualidade? É a melhor coisa do mundo?! Aí, não, né?! Bora pisar um pouco nesse freio da empolgação e idolatria! Assim como sempre acontece, também dá para identificar nessa história algumas coisas que desagradaram e outras que poderiam ser melhor desenvolvidas… Mas é importante destacar que o público alvo da autora são os leitores jovens e talvez nem tão experientes com literatura fantástica!

Deixando os exageros de lado e adequando as expectativas, Quarta Asa é uma leitura que vale a pena ser feita pelos fãs do gênero que gostam de uma fantasia um pouco mais leve, que se aproxima mais de algo escrito pela Sarah J. Maas ou pela Cassandra Clare do que de uma história do Tolkien ou do George Martin.

Sobre a autora e seus outros livros…

Rebecca Yarros é autora best-seller do The New York Times e do USA Today. Seus mais de quinze romances receberam críticas extremamente positivas de veículos especializados como Publishers Weekly e Kirkus Reviews, bem como de seus milhões de leitores.

Por duas gerações, membros de sua família serviram às Forças Armadas, e por isso Rebecca tem grande admiração por todos os heróis militares, além de contar com a sorte de estar casada com um deles há mais de vinte anos. É mãe de seis filhos e vive no Colorado na companhia do seu teimoso bulldog inglês, de suas duas ferozes chinchilas e de sua gata Artemis, que reina sobre toda a família. Em 2019, Yarros fundou com o marido uma organização sem fins lucrativos chamada One October, dedicada a uma de suas paixões: ajudar as crianças no sistema de acolhimento e de adoção nos Estados Unidos.

Quarta Asa é o primeiro livro da série Empyrean, que está sendo lançada pela Planeta Minotauro. O segundo livro, cujo título original é Iron Flame, tem previsão de lançamento aqui no Brasil para o segundo semestre desse ano.

Além de fantasia, a autora ainda escreve romances românticos e dois deles estão sendo lançados agora nesse mês de abril: Tudo o Que Deixamos Inacabado foi lançado no começo do mês pela Editora Arqueiro (COMPRE AQUI) e Um Caso Improvável sairá no final de abril pela Verus (COMPRE AQUI).

quarta asa rebecca yarros planeta minotauro resenha blog leitora compulsiva

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

3 comentários sobre “Quarta Asa, de Rebecca Yarros #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Sabe, é por isso que não leio logo que o livro sai e o povo fica shipando, acho sempre um exagero e quando leio, não acho essas coisas todas.
    De qualquer forma, parece uma fantasia interessante.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Alecia Rodrigues

    Acho que esses hypes do tiktok (pelo que vi esse livros e outros ganharam destaque primeiro lá) prejudicaram um pouco a comunidade literária assim como outras como a música.
    Não é meu gênero favorito, mas acho que vou dá uma olhada nos outros livros da autora

  3. Elizete Silva

    Olá! É preciso ter cuidado com toda essa empolgação das redes sociais né, acredita que a biografia da autora chamou mais minha atenção do que o livro em si, uma mulher bastante engajada hein, e pelo visto com uma escrita bastante versátil, agora voltando ao livro (risos), achei o enredo interessante, e claro que fiquei curiosa para conferir.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!