Categorias: Pense Nisso

Pense Nisso: O que anda acontecendo com os blogs literários?


Olá pessoal, esse é mais um Pense Nisso, em plena sexta-feira 13, e o papo de hoje é meio tenso!! Bom, se não fosse tenso não estaria nessa coluna… Mas antes de começar a escrever quero dizer que esse texto não é uma crítica, mas apenas uma reflexão!!

Acredito que, para ser uma boa blogueira literária, preciso estar de olho em tudo o que acontece no mundo dos livros. Lançamentos, eventos, boas indicações… É bom saber bastante para poder trazer o máximo de informações bacanas para vocês! Além disso, nada melhor do que prestigiar o trabalho de outras pessoas!

É por isso que eu, diariamente, visito uma porção de outros blogs literários, blogs de editoras, e fico o tempo inteiro de olho nas novidades postadas no Twitter ou no Facebook.

Com isso, comecei a perceber uma coisa… Os blogs literários estão mudando! E me pergunto se isso é bom ou ruim!!

Não sei como funciona para vocês, mas para um blog me conquistar tenho que sentir afinidade com o blogueiro! Gosto de saber como ele pensa não só sobre os livros, mas sobre a vida em geral. E por que isso? Porque acredito que gostar ou não de um livro depende muito das nossas experiências pessoais. Se uma pessoa que não tem absolutamente nada a ver comigo me indica um livro, vou ficar com um certo pé atrás! Mas quando me identifico muito com o que o blogueiro pensa e ele indica um livro, anoto a dica sem a menor dúvida!!

Sem contar que, como sou uma leitora compulsiva, quando entro em blogs que se dizem literários, quero encontrar informações sobre livros, por óbvio!

E então, em razão desse aumento significativo de blogs literários, causado principalmente pelo desejo de ganhar livros de graça (sejamos sinceros!), cada blogueiro tenta criar alguma coisa nova, fazer qualquer coisa para se destacar e “ganhar a concorrência”.

Nessa busca desenfreada por novidades, já passamos por muitas modinhas. Uma delas é a dos vídeos de “caixinhas do correio”! A idéia é bem interessante, mas a realidade é completamente diferente! Quantos aqui já assistiram vídeos meio deprimentes? Eu já vi vários!! Simplesmente tem gente que não tem o menor carisma em um vídeo! Eu sou uma dessas pessoas… As câmeras simplesmente me odeiam!! hehehe Sem contar que, com o tempo, alguns desses vídeos adquiram um ar de “tô jogando na cara tudo o que recebi”!

E não estou generalizando não! Tem gente que faz vídeos ótimos, super produzidos e divertidos! É aquele lance de vocação: uns tem e outros não!

Na sequência veio a moda dos colunistas! Todo blogueiro tem um colunista em seu blog! E sim, eu também tenho… Meu namorado, o Denis, volte e meia assume os teclados e faz uma resenha diferente aqui no Leitora Compulsiva. E qual o problema nisso? O problema é que alguns blogs passaram a sobreviver às custas dos colunistas. Cadê o criador do blog que não aparece mais? Se lembram do que eu disse sobre criar vínculos com o blogueiro? Pois é, não consigo mais! Cada dia que entro em certos blogs é uma pessoa diferente, falando sobre assuntos diferentes…

Sabem o que mais me dói com isso? É saber que alguns blogueiros estão convidando colunistas somente para poder aceitar mais parcerias! Mais uma vez, não estou generalizando!!! Só estou dizendo que ouvi falar por aí que tem blogueiro que corre atrás de vinte parcerias, mas não consegue dar conta. Então convida “pessoas queridas” para ajudar. E sabem qual é o esquema? O dono do blog recebe o livro da parceria e empresta para o colunista que lê e faz a resenha! Mas tem que devolver o livro depois, porque o dono do blog quer ter todos os livros do mundo só para ele! … E o dono do blog nem quer ler o livro depois! Posso com isso? rs…

Não sei vocês, mas se eu chamo alguém para me ajudar, no mínimo vou dar o livro para a pessoa como uma forma de reconhecimento e agradecimento! Mas enfim, essa é a minha opinião!

E é aí vem a terceira modinha: blogs literários que falam de um monte de outras coisas. Eu amo música, assisto várias séries de tv, sou chegadinha num bom cinema, gosto de estar sempre arrumada (embora tenha preguiça de fazer isso! rs…). Mas quando procuro um blog que se diz literário, quero saber é dos livros. Mas cadê? As resenhas se tornaram raridade. Acho legal encontrar novidades, mas fico chateada quando os outros assuntos se tornam a regra e as resenhas a exceção!

Outro dia abri um blog e fui olhar os últimos 7 posts. Sabem o que encontrei? Três posts de promoções (e um deles era de um kit de maquiagem), dois post de um colunista sobre filmes, um post de outro colunista sobre os lançamentos, um post de um terceiro colunista sobre esmaltes. Cadê o post do criador do blog? Não tinha! Cadê resenha? Não tinha!

Não é possível, onde as resenhas se esconderam? Fui atrás e vi que a última resenha tinha sido publicada naquele blog há mais de 3 semanas! E o blog tem post novo todos os dias! Nem preciso dizer que cancelei a minha inscrição no feed e abandonei, né?

Desde quando um blog tem que ter atualização todo santo dia? Será que alguém vai deixar de acompanhar um blog se não tiver um post novo por dia? Já pararam para pensar que quem acompanha o blog não tem tempo de ver tantas novidades assim? rs…

Então, o que vocês pensam sobre isso??

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Oi Camila.
    Concordo com você em gênero número e grau (eita expressão velha né). Essa moda estranha de blogar sobre tudo e ainda dizer que são literários não me convence. Acho isso o fim da picada (mais uma do fundo do baú) mas, cada um é cada um né? Eu tento manter a essência do meu blog o melhor que posso. Sei que ele não é perfeito mas acho que vou me virando bem. Meus leitores não são muitos mas são extremamente fiéis e isso faz toda a diferença. Quanto as famigeradas parcerias, eu nem sei como isso é feito e acho que não quero aprender. Ganhar livros seria bacana mas não a ponto de vender a alma como certos blogs tem feito por aí. Bom...chegá né. kkk
    Parabéns pelo seu blog que é top da categoria a continue ditando o padrão do que é ser um blog literário que nós vamos seguindo daqui.
    Beijos.
    Francisco - O Literata.

    • Oi Francisco,
      Não tem nada de expressão velha. Digamos que são expressões mais usadas por pessoas da nossa geração! rs...
      Que bom que entendeu meu desabafo! Infelizmente alguns blogueiros estão tão desesperados por "fama" que estão se esquecendo do principal!
      Também prefiro ter leitores fiéis a ter uma infinidade de seguidores que nem sequer entram no blog, já que seguir não significa acompanhar, né?
      beijos

  • Oi Camila!
    Não considero que meu blog seja exatamente um blog literário, mas como também falo sobre livros, já percebi muita coisa que você escreveu aqui. Notei que vários blogs estão fazendo parceria com dezenas de editoras, e, ao ter que publicar as novidades de todas elas, acabam ficando com cara de vitrine, ao invés de apenas dar uma sugestão vez ou outra. Fiz parceria com 2 editoras, e acho que não daria conta de ter um monte de parcerias, como iria ler todos os livros? Geralmente publico 2 resenhas por semana, no ritmo dos livros que eu leio e dos filmes que assisto. Resisto à tentação de pensar que é pouco, e tento manter a personalidade. Às vezes a onda tenta me puxar, mas tô tentando firmar o pé na areia rsrsrsrs. Beijos... Elis Culceag.

    • Oi Elis,
      Obrigada pelo comentário.
      Quando resolvi fazer esse post, imaginei que algumas pessoas pudessem não entender a minha crítica, mas fico feliz por ver que vocês entenderam minha lógica.
      Como você disse, alguns blogs mais parecem uma vitrine que um blog!
      É difícil não cair na tentação, mas vamos nos manter firmes... hehehe
      beijos

  • GÊMULA!! Você disse TUDO!!! Se eu começo com um blog literário eu vou manter o blog literário, nem que isso signifique 1 resenha por semana e poucas atualizações... Não ficarei enchendo de outras máterias que NADA tem a ver com o universo literário!!

    Alguns até chamam colunistas para poder ajudar no blog, porque as vezes é dificil manter o ritmo, pois temos nossa vida profissional e academica também, mas acho que se temos um colunista vamos pelo menos entregar o livro a ele e não "emprestar" nessa cara de pau!!

    Eu concordo que até temos que variar um pouco, mas fazer isso só pra parceria?? Peloamor, eu gosto de visitar o blog e reconhecer o estilo do administrador, aquele jeitinho especial de escrever e de nos familiarizar, e quando ele some, o que ocorre com o blog??

    Bom deixando as críticas e a pôlemica de lado... Gostei muito do texto, sempre que posso eu venho aqui refletir junto com você sobre essas questões!!

    Continue o ótimo trabalho!! Mil beijos!!

    Jujuba
    http://diariodeleitoracompulsiva.blogspot.com.br/

    • Oi Jujuba,
      Que bom que gostou.
      Fiquei com medo que as pessoas fossem entender o texto mais como uma crítica do que como uma reflexão, que era o meu objetivo.
      Não quero dizer o que é certo ou errado, mas gostaria que os blogueiros pensassem mais antes de adotar uma certa modinha! Será que vale a pena?
      beijos

  • Olá Camila!
    Tenho que dizer que é a primeira vez que passo por aqui no seu blog, mas estou admirada com todas as suas palavras. Afinal de contas, é a realidade sim! Como sou blogueira posso falar por mim mesma que as vezes algumas situações dessa já aconteceu até comigo ou em meu blog, então tenho tentado muito melhorar a cada dia pois quero passar uma coisa de qualidade, porque gosto de saber que os leitores são como amigos e o que eu posto ali não é só sobre os livros, é a minha opinião e tenho que fazer valê-la também. Gostei muito do "toque" que você deu, isso é uma coisa importante para as pessoas desconfiarem, pois estão perdendo aí, seguidores que acompanham o seu trabalho.

    beijo,
    Ana Lu
    @oficiodoslivros

    • Que bom que gostou, Ana Lu!
      Acho bom a gente sempre parar e fazer uma reflexão sobre certos assuntos.
      Será que vale a adotarmos certas posturas?
      Lógico que cada um tem que pensar no que é melhor para o seu blog, já que nem tudo se aplica a todos, né?!
      Beijos

  • Camila concordo com você em gênero, numero e grau, pois tem uns blogs que vou te contar viu.
    Olha arrisco a dizer que tem blog que não posta nada a mais de dias e ainda fica lá twittando pro povo seguir, a me faz o favor viu, sem contar que tem trezentos milhões de colunista neste mesmo blog, e ainda assim consegue ficar dias, meses sem uma unica resenha, vou dizer tenho até medo.

    Por isto eu passei a selecionar os blogues que acompanho e agora conto nos desdo e vou dizer ainda sobra viu.

    • Oi Yule,
      Bacana ter uma opinião de quem não é blogueiro.
      Pelo visto você já se deparou com blogs duvidosos como eu, né??
      Beijos

  • Olhq, devo dizer que comecei a ler o post com um certo receio de comp seria a sua opinião e termino dizendo: concordo em gênero, número e grau. Hoje em dia as pessoas fazem um blog só para ganhar livros, não se preocupam com o conteúdo, com a qualidade do que está sendo passado, etc.

    Acho bem legal caixas de correio em vídeo, pq é uma forma do blogueiro ficar mais "próximo" dos leitores, mostrando sua face e sua voz, mas alguns vídeos são lastimáveis.

    E vc tocou num ponto ímpar: blogs que falam sobre tudo. Eu particularmente não gosto desse tipo de blog. Fica muito misturado e confuso. Às vezes fico com a sensação que o blog era de outro assunto e só "adotou" o tópico livros para ganhá-los de graça, uma pena.

    Adorei seu post!

    Abraços.

    • Oi Marcos,
      Imaginei que algumas pessoas fossem ficar um pouco tensas...
      Mas acho que me fiz entender, não?
      Obviamente não foi uma crítica a ninguém e a nenhum blog específico! Só quis mostrar um ponto de vista de leitor, para que os blogueiros refletissem um pouco!
      Beijos

  • Camila, eu concordo com tudo que você disse! Essa explosão de blogs literários fez com que a qualidade caísse muito. Tanto que eu só leio blogs novos por indicação e fico nos blogs que tratam de livros e oferecem resenhas de qualidade. Eu não tenho nada contra falar de filmes em blogs (inclusive eu falo), mas se um blog literário tem mais resenhas de filmes que de livros, bem, temos um problema, né?

    Essa obsessão por ganhar livros de graça é absurda. Quer dizer, como é possível manter 20 parcerias? Eu fico imaginando que ou essas pessoas não trabalham/estudam, ou elas vivem às custas de colunistas, ou elas simplesmente mentem dizendo que leram livros. E putz, tá cheio de blog mentiroso, que faz resenha baseada em sinopse! (isso quando faz a resenha...)

    Eu acho mais digno ter um blog honesto com menos seguidores, menos parceriais, menos promoções, mas pelo menos ter a certeza de que as pessoas confiam no meu blog e sabem que lá encontrarão informações boas que farão alguma diferença pra elas.

    E pra que essa coisa de atualização diária? Claro que o blog não pode ficar uma, duas semanas sem post, mas dois dias sem atualização não mata ninguém, né?

    Parabéns pelo post! Adorei essa coluna nova! :)

    • É triste ver esse tipo de coisa acontecer, né Mel??
      O mais ridículo é que esses blogueiros desonestos acham que isso vale a pena!
      Cansei de ver blog que só posta sinopse de livro, anunciando os lançamentos. Não preciso de um blog para isso... Basta me inscrever nas news das editoras e pronto! rs....
      Falta muita honestidade em certas pessoas!
      Beijos

  • Bom dia Camila, tudo bem?
    Pois é, eu concordo com você em alguns pontos.... Eu também fuço em diversos blogs, mas infelizmente eu só me cadastrei e comento em meia dúzia deles. O principal motivo é a falta de afinidade com a maior parte deles. Alguns postam resenhas como se fossem relatórios técnicos, super impessoais, o que me deixa totalmente frustrada. Outros, colocam a sinopse do livro e na hora de dar a opinião escreve uma ou duas linhas do tipo "Achei o livro interessante, muito engraçado. " Que tipo de resenha é essa?
    Quanto as parcerias, como eu não tenho um blog, eu meio que fico por fora, mas realmente acredito que muitas pessoas montam os blogs apenas para ganhar livros e etc. O que eu acho uma tremenda sacanagem.
    Sobre os vídeos, vou ser bem sincera... não assisto mais.. Eu comecei a assistir e acabei vendo vídeos deprimentes, que no final deles eu já nem sabia o porque que eu o assisti rsrs.
    Quanto ao número enorme de colunistas, realmente torna o site meio impessoal mesmo. Eu também adoro séries e filmes, mas não gosto muito de blogs que misturam os temas. Tem apenas uns dois que eu conheço que fazem isso e o blog ficou interessante.
    Mas quando procuro por blog literário, quero mesmo é saber as novidades e resenhas no mundo dos livros rsrs.
    Adorei o seu post... é bom desabafar de vez em quando! Parabéns..
    Beijos

    • Oi Carol,
      É muito bom desabafar e fazer as pessoas pensarem.
      Aposto que tem muita gente que passou por aqui e agora está refletindo sobre o próprio blog!
      Não quero ditar regras, longe disso! Só quero que as pessoas passem a pensar antes de sair por aí fazendo qualquer coisa!
      beijos

  • Ah, Camila, concordo com vc! Eiu tbm não tenho o menor carisma no video... por isso nem entrei nessa onda. Com marido, casa e trabalho, eu consigo resenha um livro por semana e é isso que em no blog, uma resenha por semana e alguns outros posts sobre novidades e tal... Desde o principio meu blog trata de 2 assuntos: gatos e livros. Mas esta foi a intenção inicial do blog, um espaço para eu poder falar sobre as coisas que mais gosto. =)

    • Acredito que a grande maioria dos blogueiros tem uma atividade paralela, seja estudo, trabalho, cuidados com filhos, cuidados com a casa... Enfim, todos nós temos que dividir o nosso tempo com outras coisas. Por isso, fico muito confortável com blogueiros que não postam todos os dias. Acho mais honesto! Me incomoda muito quando vejo blogueiros tomando atitudes desesperadas, buscando um número absurdo de seguidores... Para que? Para ter mais parcerias? Mas que adianta ter uma porção de seguidores, incontáveis parcerias, se não dar conta de tudo!!
      Beijos

  • Eu concordo em tudo, acho que principalmente tenho que ter afinidade com o blogueiro e com o conteúdo que ele posta, preciso me identificar para gostar, e preciso confiar na opinião dele sobre um livro.

    Gosto de novidades de tudo o que pode trazer melhorias, e quem não gosta? Acho as caixinhas de correios bacanas, até faço uma mensal, nunca faria um vídeo por que simplesmente não ficaria bom eu também não me dou bem com cameras, mais é uma febre mesmo já vi em vários blogs e precisa rolar uma empatia com quem assiste né, o problema é que nem todo mundo sabe fazer isso bem.

    Não posso deixar de considerar que receber livros de graça é legal, mas a parceria envolve bastante compromisso e fazer parcerias com vinte editoras diferentes deixa meio dificil cumprir esse compromisso. Outra coisa, acho que eu preciso me identificar com os livros que a editora publica, tem gente que faz parceria só para dizer que tem.

    Gosto de indicações de séries, filmes, musica, mas se você faz um blog literário precisa de resenhas, como não? Eu entro num blog litarario para ler um resenha bacana, mas se a maioria dos post for sobre outra coisa, fica complicado.

    Uma coisa que eu vejo muito é que as pessoas são neuróticas por promoções, toda semana tem uma promoção nova, as vezes três, quatro rolando ao mesmo tempo, não estou criticando promoções, quem sou eu para isso, eu gosto muito até, mas será que é preciso tantas ao mesmo tempo.

    Beijos

    • Oi Jú,
      Essa neuroso por promoções realmente incomoda!
      Lógico que eu gosto de fazer promoções, mas vejo que alguns blogueiros só pensam no número de seguidores que a promoção pode atrair!
      O que é uma bobagem, né??
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

2 meses atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

5 meses atrás