Leitora Compulsiva

Para quem não viu…

Gente, essa semana passou na Globo News uma matéria muito legal sobre leitores. O programa se chama Assunto em Debate e tratou do tema “Jovens estão lendo cada vez menos”.

A matéria começou com umas informações bem legais. Segundo o Ministério da Cultura, o Brasil tem cerca de 95 milhões de leitores de livros, o que corresponde a 55% da população! Olha que demais!!!! Mas eles destacam que o número de leitores tem sido cada vez menor entre os jovens leitores (16 a 24 anos).

Será que o problema está nos jovens, que acabam se interessando por outras atividades, ou nos livros, que não estão de acordo com o desejo dos leitores ou custam muito caro?!! Sempre defendi que o hábito de leitura é muito importante, mas tenho que reconhecer que não acho saudável para um jovem ficar trancado em casa lendo um livro atrás do outro! A leitura é um prazer solitário, que não combina com a necessidade do jovem de encontrar sua turma! Além disso, jovens que vivem de mesada acabam achando um desperdício gastar o pouco dinheiro que tem com livros.

As indústrias editoriais reclamam que é difícil atrair os jovens, que preferem a internet… E aí?! Será que isso é verdade?! Bom, se você está lendo isso, é porque já descobriu que a internet é um excelente meio de divulgação da leitura! O Skoob tem atraído cada vez mais leitores jovens!! Será que a leitura de e-books entra nessa pesquisa?!

Uma coisa muito interessante que o programa abordou foi a questão das escolas, que obrigam os alunos a lerem livros não apropriados para a idade! Apesar de gostar de ler desde pequena, sempre ficava com raiva quando tinha que ler um clássico da literatura nacional porque achava difícil de ler! E hoje eu adoro, mas tenho quase 15 anos a mais do que tinha, né?!

Quem quiser, dá uma olhadinha na matéria AQUI!!!

36 comentários sobre “Para quem não viu…

  1. Carol

    Concordo com você Camila, =D, com certeza a internet deve ser aliada a divulgação da leitura. Acredito que muita gente – principalmente jovens – leem ebooks pelo fato de não poderem arcar com os preços dos livros, que na sua grande maioria passa dos R$40,00. Será que o preço para se obter cultura deveria ser tão alto?
    A escola também tem seu papel na formação de jovens leitores, por isso deveriam investir e manter suas bibliotecas atualizadas… e chega de ler só livros clássicos para ter depois de fazer uma prova a respeito! Lemos por paixão e prazer =D

    1. Camila

      Realmente o preço que pagamos pelos livros é bem salgado! E isso logicamente não atrai o jovem!!! Fico cada dia mais feliz em ver que os usuários do Skoob, por exemplo, são cada dia mais novos. Acredito que a itnernet ajuda muito mesmo… Mas o maior problema está naqueles jovens que não tem dinheiro para comprar livros e nem tem acesso à internet! Aí é que complica!!! A única soluçã com certeza são as bibliotecas públicas… Aqui em SP foi inaugurada uma super biblioteca, parecendo uma megastore, e vamos torcer pra essa moda pegar!!

  2. ninaalvarenga

    Oi!
    Teu avatar é bem lega.
    Ler no Brasil, é duro, imposto altissimo, é verdade, e pegar na biblioteca é duro…
    Sempre amei ler, mas nem sempre havia titulos apropriados, ler SErtoes, Cortiço, aos quinze, fala sério.
    Hoje em dia estou recuperando o tempo perdido, e descobri os livros de banca, que são na maioria bem escritos, e baratissimos.
    Beijos e parabens pelo post.

    1. Camila

      Não sou muito fã desse tipo de livro, mas reconheço que eles são uma excelente forma de incentivo à leitura!! Mesmo podendo pagar um pouco mais, faço questão de procurar promoções antes de comprar livros! Penso que quanto mais eu economizar, mas livros consigo comprar! hehe

  3. EricRossi

    O cara vai falar na TV que “a minorias pesquisa preços e produtos” (veja no vídeo minuto 11:30), CUMA? Esse cara tem uma pesquisa de que ano?

    Na minha opinião (De hobbit desconhecido e rabugento) o problema não é preço, porque existem opções acessíveis (como os livros de banca que a ninaalvarenga diz gostar), o problema é marketing e educação, e o habito das pessoas está muito ligado a esses fatores, por mais que você não admita ou não perceba, foi a TV que te ensinou a gostar de cinema e foi a escola que te ensinou a odiar os livros (isso é uma analogia, não uma lei).

    E-Book’s são legais, a idéia é muito boa e se feito direito vai atrair muitos novos amantes da literatura, porem, ainda temos que pagar mais de R$1.000 em um leitor, e os livros virtuais ainda estão praticamente com o mesmo valor dos impressos.

    1. Camila

      Pois eh! Parece que o cara tava meio mal informado! Acredito que o preço com certeza não é desculpa para o pessoal deixar de ler, já que, como você mesmo disse, existem diversas opções mais em conta! Mas atrapalha… Os livros que estão fazendo sucesso ainda não são tão acessíveis! Quem quiser comprar a coleção toda do Crepúsculo, por exemplo, vai gastar pelo menos 100 reias!
      Estou morrendo de vontade de testar um leitor de e-book e lamento que o preço dele seja tão salgado! Pelo preço em que os leitores são vendidos, dá paras as pessoas comprarem um computador, simples mas com muito mais funções!

  4. Enderson Rafael

    Curioso, esse mês mesmo li uma matéria no Diário Catarinense, que mostrava justo o contrário: as livrarias viram a venda de livros para os jovens crescer 15% só no ano passado. De qualquer forma, o preço é salgado, o direito autoral é mínimo, o lucros das livrarias é considerável, mas principalmente: há que se investir em educação, sempre. E concordo que os clássicos no colégio é forçar a amizade. De qualquer forma, lendo mais ou lendo menos, ainda não temos um público nem jovem, nem adulto no Brasil que chegue aos pés do que pode ser. O Ministério da Cultura deve estar puxando a sardinha pro seu lado, acho muito improvável que 55% da popualção leia livros, e se lês, 90% deles são didáticos. O mercado editorial no Brasil é minúsculo, perto de países que tem a população bem menor, somos um fiasco. Sad, but True.

    1. Camila

      Também achei esses dados muito exagerados… Pela minha experiência, acredito que o número de leitores jovens vem crescendo e não diminuindo! Cada vez mais as editoras estão lançando títulos específicos para esse público e qualquer setor de infanto-juvenil das grandes livrarias está sempre cheio! Infelizmente temos um país onde livro é considerado supérfluo. É triste ver uma autoridade de grande importancia para o país aparecer na TV e declarar que tem preguiça de ler, que acha isso uma bobagem!! E se a gente pensar bem, a leitura é uma diversão muito completa e que pode ser curtida em qualquer lugar!!!

  5. Camila Mosqueira

    Nossa, apenas um terço dos jovens tem o hábito da leitura! Eu acho que é preciso incentivar a leitura desde criança, mas nem por isso os jovens são caso perdido. Apenas não tem este costume ou estão traumatizados pelos colégios. A literatura pesada que somo Obrigados a ler na adolescência traumatiza facilmente quem ainda não tem isso como hábito antigo.
    O preço dos livros (e dos ebooks) é um impedimento sim, mas não é absoluto, pq existem alternativas mais baratas. Acho que o pior é a falta de costume, pois a concorrência com as outras mídias acaba deixando o livro como última opção para a maioria dos jovens.

    1. Camila

      Mas será que não é apenas uma fase?! Os jovens estão cheio de energia para gastar e acho normal que prefiram sair com os amigos, praticar um esporte! O que não acho certo são aqueles que ficam o dia todo em casa vendo TV… Se não é pra sair, então dá muito bem pra ler um livro, né?!

      1. Camila Mosqueira

        Tb acho que dá pra dividir bem o tempo pra ler e fazer outras atividades. Mas a falta de organização e o desinteresse fazem o jovem preferir perder horas e horas no msn, jogos virtuais, tv etc do que lendo. Qndo percebe o dia já acabou e não sobrou tempo pra leitura, por não ser nunca prioridade.

        1. Camila

          Mas pelo menos dá pra ver que nem tudo está perdido, já que os adultos continuam com uma boa porcentagem no número de leitores! Acredito que com o tempo, as pessoas retomam o gosto por ler!

  6. Amanda

    Talvez os jovens não gostem de ler por uma questão cultural sabe? Eu acredito que o hábito e gosto por leitura tem de vir desde criança. O meu colégio obriga aos alunos lerem livros e duvido muito que ao se formarem os meus colegas se sintam impelidos a continuarem a leitura. Sobre a questão do dinheiro, eu acho um desperdício gastar o meu dinheiro com outra coisa que não for livros. Eu me sinto arrependida quando compro outra coisa. 😉 Eu não tenho duvida de que um clássico que muitas vezes é complexo não vai interessar um aluno que nunca leu um livro na vida. Começar pelo mais difícil é que não dá né?

    1. Camila

      Essa é uma questão difícil da educação! Me lembro que quando eu era criança lia uns livros maravilhosos, apropriados para a minha idade! Mas nem todos tem essa sorte! E não tem desculpa para as crianças não lerem porque existem milhares de títulos próprios para elas! O bom é que de vez enquando surge uma história que faz uma porção de crianças voltarem a ler, como é o caso do Harry Potter e recentemente da série do Crepúsculo! Acho que o cinema contribui com isso também!

  7. Sara

    Parabéns pela notícia. Gosto muito de ficar atualizada com esse tipo de coisa. Tenho dois filhos nessa faixa etária que mencionaram no programa e devo dizer que tenho a sorte porque eles gostam muito de ler, mas sei que isso é porque sempre li muito com eles. Então acredito que o hábito vem de casa. Minha menina inclusive disse que muitas amigas estavam tendo dificuldade para ler os livros que a escola manda, mas que, apesar de achar chato, ela não tinha dificuldade.
    Beijocas

      1. Sara

        Eu também vi meus pais lendo e minha mãe lia muito pra mim. A hora de dormir era o melhor momento do dia, porque sabia que minha mãe se sentaria na minha cama e me leria uma história até eu dormir. Até hoje adoro ler deitada na cama e pronta para o sono, isso me trás muitas lembranças felizes.
        Beijocas

  8. Viviane

    Total!! Livros são carops; se você comparar a outras formas de diversão que as crianças podem ter…sem contar que desde a minha época livros muito chatos são escolhidos…meu filho vive reclamando; ora que o livro é bobo ou ora que é muito difícil…
    se os livros fossem mais baratos…;/

    1. Camila

      Existem opções de livros mais baratos! Mas nem sempre são aqueles que a gente quer ler, né?! Poucos dos livros mais populares são lançados na versão pocket e não é todo mundo que curte romances de banca, por exemplo! Assim fica difícil!!!! Mas será que com o surgimento dos leitores de e-book as coisas
      vão ficar mais baratas?!

          1. EricRossi

            Não consigo ler durante muito tempo um livro no PC, já tentei, mas não vai, a tela do tablet sem duvidas é muito melhor, mas deve casar a vista do mesmo jeito né?

        1. Camila

          Acho que o livro digital é apenas mais um meio de atrair o público. Duvido muito que as pessoas deixem de comprar os livros em papel! Eu ainda compro um montão de cds e já faz tempo que se pode comprar mp3 pela internet! hehe

          1. Camila Mosqueira

            Eu não compro um cd há anos!!! hehe Acho desperdício já que é possível encontrar de tudo na Net. Acho que nessa concorrência do virtual (download) com o real só os CDs que perdem pq pego mtos filmes e seriados, mas nem por isso deixo de ir ao cinema. Tenho vários e-books e um palm pra facilitar a leitura, mas ainda prefiro os livros físicos.
            Muita gente diz que os livros e bibliotecas vão acabar, pq vai ser tudo virtual, mas eu não acredito que isso vá acontecer jamais!

          2. Camila

            Pois eh! Também acho muito difícil que os livros deixem de ser impressos! Mas acho uma boa a questão do e-book… sempre procuro o arquivo digital para dar uma lidinha no primeiro capítulo de um livro quando estou na dúvida se vou gostar ou não! Além disso tem uma série de livros que acho que não vale a pena ter na estante, mas que mesmo assim quero ler!!!
            Além disso é uma fonte de pesquisa muito boa! Existem livros que a gente nem acha mais nas livrarias, mas estão na internet! hehe

          3. Camila Mosqueira

            É verdade! Além de encontrar livros que não achamos nas livrarias, os ebooks facilitam mto as pesquisas posteriores à leitura. É só dar um Control+F pra encontrarmos qualquer palavra. Mto mais fácil do que ficarmos folheando o livro procurando algum trecho específico.

          4. Camila

            Hum… será que isso é uma técnica pra participar das promoções relâmpago?! hehehehehe
            Até hoje eu lamento muito por ter perdido meus livros de infância! Na verdade minha mãe resolveu dá-los de presente e nem consultou a gente (eu e meus 3 irmãos)… Mas também na época eu não dava tanto valor assim para os livros!!! Outro dia achei um site com vários livros desses que eu li na infância e fiquei super feliz!!!!

          5. Camila Mosqueira

            Isso seria uma ótima técnica pra participar das promoções relâmpago se não tivesse aquela regra (mto justa por sinal) de que as respostas precisam estar de acordo com a edição X de determinada editora. Os ebooks quase sempre são traduções caseiras de pessoas com muito boa vontade pra ajudar os péssimos em inglês (como eu), então dificilmente eu ganharia usando esta técnica hehe.
            Eu não tenho esta necessidade de guardar livros comigo. Prefiro troca-los e fazer a história circular. Até pq é raro eu ler o mesmo livro duas vezes. Mas confesso que tenho uns 2 ou 3 livros que não troco de jeito nenhum, estes sim, são um xodó ^^

          6. Camila

            Eu não consigo abrir mão dos meus livros! Além de leitora, sou uma colecionadora compulsiva!!! Gosto de ler, de cadastrar, de arrumar na prateleira… Meu sonho é poder montar uma biblioteca bem legal para os meus filhos (já que quero uns 4!!) hehehehhehe

            Exatamente por isso é que coloquei aquela regra… Já que os kits me foram cedidos pela editora Intrínseca, nada mais justo do que exigir que as respostas sejam dadas de acordo com os livros dela. Acho que é uma troca justa!!!

  9. Claudia

    Assunto polemico hein?! hehehe Concordo com um pouco do q cada um disse, realmente existem livros mais baratos, mas o q grande parte da população jovem quer ler msm são os que estão no alto como Harry Potter, Crepusculo e todas as series q estão virando filme, isso é ótimo claro, soh q esses livros são mto caros e dificulta um pouco. E em relação ao insetivo da leitura, eu por exemplo, tive um ótimo! Quando eu tinhas uns 13 anos, tinha uma professora de Portugues que passava pra gente ler livros superlegais escrito por e para jovens com linguagem bem facil e divertida! Todo mundo da turma gostava, e ela deixava bem livre a forma q a gente gostaria de apresentar, era diversão pura! Desde então não parei mais!
    Nunca mais ouvi falar de algum professor q fizesse isso, infelizmente! Ç.Ç

    1. Camila

      Encontrar uma professora como essa é realmente muita sorte!!! Infelizmente nem todos tem essa iniciativa e preferem apenas se preocupar em fazer os alunos lerem os livros para vestibular! É uma pena!!!! O que atrapalha também é que as escolas não se preocupam em colocar livros mais populares em suas bibliotecas. Os livros lá são na maioria para pesquisas…

  10. Camila Mosqueira

    Eita, escrevi tanto que daqui a pouco vou cair na caixa de spam de novo hehe. Nem aparece mais a opção de resposta direta do seu último comentário, de tanto que o texto foi identado, nem cabe mais na página hehehe
    Vc quer ter 4 filhos pra seguir a trajetória da sua mãe é? Isso parece algo natural. Eu estou acostumada a ideia de ter apenas dois filhos, de preferência um casal, como foi na minha família e na do meu namorado (quem dera se fosse possível determinar isso).
    Mas vc não gosta de emprestar seus livros pra ninguém, como é que vai ter coragem de deixar 4 crianças fazerem a festa com suas coleções intermináveis? =P

    1. Camila

      Eu já pensei nisso, mas sei que a gente acaba fazendo qualquer sacrifício pelos filhos!! E além disso, desde pequenos pretendo ensinar a eles a necessidade de cuidar dos livros… Quem sabe?! Mas lógico que alguns exemplares vaõ ficar bem guardados! hehehe

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!