Leitora Compulsiva

Ann Brashares – A Irmandade das Calças Viajantes

Com certeza esse é mais um livro que me fez pensar: nunca julgue sem conhecer! Eu já tinha ouvido falar, mas achava que era um livro meio bobinho, e não entendia que graça tinha uma histórias sobre calças!! Pois é… paguei a língua!! O livro é demais!! A história é simplesmente adorável e confesso que me emocionei muito!

O livro fala sobre quatro amigas: Carmem, Tibby, Lena e Bee. As quatro se conheceram ainda na barriga de suas mães e desde então são as melhores amigas. Cada uma delas é bem diferente das outras, mas elas não permitem que essas diferenças atrapalhem a amizade, pelo contrário, elas são ainda mais amigas porque encontram umas nas outras aquilo que falta a elas.

Elas já estão com 15 anos e pela primeira vez em suas vidas vão passar as férias de verão separadas! Carmem vai visitar o pai, Lena vai ficar com os avós na Grécia, Bee vai para um acampamento de futebol no méxico e Tibby ficará em casa, trabalhando no mercadinho para juntar dinheiro. Elas estão arrasadas por serem obrigadas a ficar tanto tempo longe das amigas.

Bom, e o que é que uma calça tem a ver com isso?! Já explico. Carmen encontra uma calça jeans num brechó e acaba comprando sem saber o porquê. Acontece que essa calça fica perfeita em Carmem, deixando-a com uma aparência incrível. E não é só isso… apesar de terem alturas e formato de quadris muito diferentes, a calça serve perfeitamente para todas as quatro amigas. Mágica? E nisso que elas acreditam e criam uma irmandade, se comprometendo a compartilhar a calça durante todo o verão, cada uma passando um tempo com ela e mandando a calça para a seguinte!!!

Na verdade, o negócio da calça é apenas um elo entre elas e suas aventuras. Acreditando na mágica que a calça tem, elas se sentem mais corajosas para enfrentar todos os desafios que surgem! A calça é o símbolo da amizade entre elas!

O livro é muito bonito e a história de cada uma delas é igualmente emocionante! Cada uma a seu jeito… Tem o acontecimento revoltante, tem o triste, tem o empolgante e tem o bonitinho! É um livro infanto-juvenil, mas que tem muito a ensinar!! Achei lindo mesmo e não vejo a hora de ler os próximos livros!

Esse é o primeiro de uma série composta por 4 livros. Os outros são: O Segundo Verão da Irmandade, Meninas de Calças – o Terceiro Verão da Irmandade e Para Sempre Azul. Engraçado que quando comecei a ler o livro, achei que já tinha visto essa história em algum lugar. Pesquisei na internet e decobri que foi feito um filme inspirado nesse livro, chamado Quatro Amigas e Um Jeans Viajante!!! Aí percebi que já tinha visto o filme! hehehehe

28 comentários sobre “Ann Brashares – A Irmandade das Calças Viajantes

  1. Tatty

    Ah, esse livro é tudo de fofo. Eu tenho os outros três livros, e eles são meus xodós! Assim como você, tinha certo preconceito em ler devido ao título e tudo mais, mas depois que vi o filme, a coisa mudou de figura. A amizade entre elas é algo realmente mágico, muito lindo. Vale muito a pena ler todos eles!!! Parabéns, seu blog é o máximo.

    1. Camila

      Oi Tatty!! Muito obrigada!!!
      E você acredita que já tinha colocado esse post no ar quando resolvo dar uma ligadinha na TV e adivinha o que está passando na TNT?! Isso mesmo… Quatro Amigas e um jeans viajante!!! Isso é que é mágica!!! hehe

    1. Camila

      A culpa não é minha! heheheh Que culpa tenho eu se o livro é bom, oras!? ehhehehe
      Não sei se você viu minha resposta para a Tatty, mas acredita que acabei de ligar a TV e o filme baseado nesse livro tá passando na TNT! Acho que é a mágica da calça! hehehe

          1. chefa

            Cara, mas se a mágica da calça for arrumar um namorado, daqui a pouco a mágica vai embora mesmo..de tão fedida a menina vai ficar, ninguém vai querer nada com ela…kkkkkkkkk!!

  2. Nanda

    Ei Mila,

    Estou doida para ler este livro, está na minha lista a um tempão mais ainda não comprei pra variar rsrss

    So vi resenhas maravilhos sobre ele e e bem o estilo que eu gosto 🙂

    bjo

  3. cintiamcr

    Oi!

    Eu AMO essa série. Me envolvi completamente com os personagens e me emocionei demais. Não tinha visto o filme, vi depois de ler, amei também.

    Eu tb paguei língua, pensei que fosse “muito Malhação pro meu gosto”. Mas o livro é muito rico, não é um livro clichê sobre adolescentes. Sei lá, é muito real.

    Bjs

  4. Camila Mosqueira

    Oi, Mila! Eu já vi o filme deste livro. Achei mto bonitinho ^^ E realmente é mto bom qndo a série já foi toda lançada no Brasil pra não ficarmos sofrendo esperando mais de um ano pelo próximo. O livro segue a história q nem o filme mostra? Falando um pouco do verão de cada uma a medida que a calça chega? Pq vc comentou que no segundo tem uma personagem em maior evidência.. Ou isso é apenas em uma parte do livro?
    Q legal q tava passando na TV na hora q vc postou isso! Só pode ser a mágica da calça hehehe

    1. Camila

      O livro tem uma dinâmica parecida mesmo com a do livro, mas as mudanças entre personagens não correspondem exatamente à chegada da calça… O que acontece é que o primeiro livro é ‘narrado’ pela Carmem, mas isso não significa que ela seja a principal ou coisa assim. É mais no começo os nos momentos em que elas estão todas juntas! Esse segundo livro começa com uma narrativa da Lena. Como são 4 livros fico imaginando que cada um começa com uma das personagens narrando! Vou ter que ler tudo! hehehe

      1. Camila Mosqueira

        Hum, mto interessante essa mudança de narradoras. Mas se esta determinada personagem só narra os momentos em que as 4 estão juntas, então as outras partes são contadas em primeira pessoa, correspondente à história de cada uma?
        Fui convencida (mais uma vez), vou colocar na lista! Ainda bem q eu não luto contra a maré, pq se eu tentasse “não querer ler” tudo que vc indica, iria ficar frustrada de perder sempre neste jogo de convencimento hehehe. E como sou leonina (sempre competitiva) eu ficaria brava de perder sempre. =P Mas contra seu poder eu nem luto hehehe

        1. Camila

          Nossa, moça! Assim fico morrendo de vergonha!! hehehe
          Na verdade é assim: o começo do livro é contado pela Carmem, mas depois o livro segue com um narrador neutro que vai contando a história de cada uma delas! Não é complicado não!!! hehe

  5. Sara

    Comprei essa série para minha filha no ano passado. Ela viu o filme e quis saber mais. Eu nem me lembrava deles, mas acho que vou dar uma olhadinha sim… Pareceu que a história é bem bonita.
    Obrigada
    Beijocas

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!