Título: O Silêncio da Cidade Branca
Título Original: El Silencio de la Ciudad Blanca
Série: Trilogia da Cidade Branca #01
Autor(a): Eva García Sáenz de Urturi
Editora: Intrínseca
Ano: 2020
Páginas: 416
Tradução: Cristina Cavalcanti
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)
***
No mês de maio desse ano, a Editora Intrínseca publicou O Silêncio da Cidade Branca, primeiro livro da Trilogia da Cidade Branca da autora Eva García Sáenz de Urturi. Me apaixonei logo de cara pela capa do livro e quando vi que era um livro policial de uma autora espanhola, me animei ainda mais para fazer essa leitura!!
Pedi um exemplar do livro pela parceria e o livro foi para o topo da minha lista de leituras assim que chegou. Hoje conto para vocês o que achei do livro!
Sobre o que é “O Silêncio da Cidade Branca”?
O Silêncio da Cidade Branca é o primeiro livro da Trilogia da Cidade Branca e nos traz a história de Unai López de Ayala, um especialista em perfis criminais que trabalha na Divisão de Investigações Criminais da polícia da cidade de Vitória, na Espanha, e tem altos índices de sucesso. Após passar um tempo de licença, Unai está de volta à ativa, mas nem imagina o que o espera…
Quando quem sai matando em série é um baita de um gênio, só o que resta é rezar para que não sorteiem seu número na loteria da morte.
Após receber uma ligação de sua parceira Estíbaliz Ruiz de Gauna, uma das investigadoras mais obstinadas da cidade e dedicada à Vitimologia, Unai se dirige a um prédio histórico da cidade para examinar uma cena de crime. Ao chegar lá se depara com uma cena idêntica a de crimes cometidos vinte anos antes e que aterrorizaram a cidade! O timing não poderia ser pior, já que o condenado pelos crimes há vinte anos está prestes a receber liberdade condicional…
Tasio Ortiz de Zárate foi acusado e condenado pelos 8 assassinatos ocorridos no passado. O responsável pela investigação e pela prisão de Tasio na época foi ninguém menos do que Ignacio Ortiz de Zárate, seu irmão gêmeo. Tasio sempre jurou que era inocente, mas o fato de nenhum outro crime idêntico ter sido cometido depois da sua prisão colocava mais certeza sobre a sua culpa… Até agora!!
Como poderia um homem preso voltar a cometer crimes? Seria obra de algum imitador ou de um seguidor a mando de Tasio? Será que eles mantiveram o homem errado preso por todos esses anos?
Unai e Estíbaliz terão que correr contra o tempo para descobrir quem está aterrorizando a cidade de Vitória novamente e evitar que mais assassinatos sejam cometidos.
O que esperar desse livro?
Antes de começar a ler o livro, eu tinha lido algumas críticas excelentes sobre O Silêncio da Cidade Branca e minhas expectativas estavam bem altas. Sou uma grande fã de suspenses policiais e estava bem curiosa para ler uma história do gênero escrita por uma autora espanhola. É sempre bacana variar um pouco e fugir da mesmice dos escritores de língua inglesa, né?!
Assim que meu exemplar de O Silêncio da Cidade Branca chegou por aqui, a primeira coisa que reparei foi na imagem da capa. Eu já tinha visto fotos do livro, mas poder olhar a imagem mais de perto e prestar atenção nos detalhes me deixou apaixonada! E eu nem fazia ideia que a imagem teria tanto a ver com a história… Rs!!
E podem ter certeza de que não foi só capa do livro que eu amei não! Rs… A história em si é incrivelmente bem construída e me deixou o tempo todo com a cabeça fervilhando. É o tipo de trama que joga o leitor de um lado para outro… Quando a gente tem certeza que já sabe o que está acontecendo, vem uma nova informação para jogar água fria nas nossas suspeitas.
A maior parte da trama se passa no ano de 2016, com menções aos crimes cometidos no ano de 1996. O foco é a investigação de Unai sobre os crimes que estão acontecendo no presente, mas ele precisa entender o que aconteceu vinte anos antes para poder desvendar esse mistério. No entanto, alguns capítulos ao longo do livro trazem uma história paralela, que se passa no ano de 1969. Em princípio parece não haver muita relação do que é contado nesses capítulos com o que está acontecendo no presente, mas tudo acaba fazendo muito sentido no final! Rs…
Unai é um protagonista complexo e por isso mesmo cativante. Com uma tragédia em seu passado, um romance proibido e uma relação estranha com o principal suspeito do caso, Unai é é por si só um mistério a ser desvendado. Poder acompanhar toda a trama sob o seu ponto de vista dá uma outra dimensão à investigação… Tudo o que ele pensa sobre as pessoas envolvidas, sobre as vítimas e sobre o caso de maneira geral é dividido com os leitores. E sendo ele um especialista em traçar perfis criminais, esses pensamentos só enriquecem a trama!!
Vários outros personagens merecem destaque, mas vou me limitar a falar do avô de Unai, que é o velhinho mais fofo do mundo! Ele é tudo o que se espera de um avô, com suas manias, com sua firmeza de caráter e com todo o seu amor! Mesmo que eu não tivesse gostado da história, já teria valido a pena ler o livro por causa dele! Rs…
Além de uma trama policial bem elaborada e personagens interessantes, essa história traz ainda uma perspectiva bem interessante da cultura basca e da cidade de Vitória. Foi ótimo aprender mais sobre os lugares, a cultura, as festas, as tradições e as pessoas que vivem nesse lugar!
O Silêncio da Cidade Branca é um livro surpreendente e que vale a pena ser lido! É um forte candidato para a vaga de thriller queridinho do ano, junto com 1793. Rs…
Sobre a autora e seus outros livros…
Eva García Sáenz de Urturi nasceu em Vitoria, Espanha. Em 2012, seu romance La saga de los longevos se tornou um fenômeno de vendas e foi traduzido para o inglês com grande sucesso nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Eva também é autora de Los hijos de Adán e Pasaje a Tahití.
O Silêncio da Cidade Branca é o primeiro livro da Trilogia da Cidade Branca. O livros que completam a trilogia são Os ritos da água e Os senhores do tempo.
No início desse ano a Netflix disponibilizou em seu catálogo o filme de mesmo nome, baseado em O Silêncio da Cidade Branca. Vou deixar o trailer aqui para vocês?
Nunca antes tinha ouvido falar dos livros… Assistir por acaso na Netflix o filme mas, confesso que não me cativou fiquei varias vezes confusa…Não entendi o própósito das mortes…Espero que se um dia eu me deparar com o livro que seja bem melhor a história,
aliás sempre é né verdade.
Oi, Ivanilde.
O livro faz muito mais sentido!
Achei que a adaptação pecou em vários aspectos!
beijos
Oi Camila, tudo bem com você? Eu tive a oportunidade de ler esse livro e simplesmente amei. Fiquei impactada com o início e o final do livro. Achei a narrativa bem interessante.
Beijos
Oi, Carol.
Que bom que gostou!
Chegou a ver o filme?
beijos
Camis!
Feliz em saber que suas expectativas forama tingidas com a leitura.
Instigou a vontade de poder acompanhar esse thriller policial que parece ter várias vertentes, outros pontos bem desenvolvidos e sem se tornar enfadonho.
Não sabia que tinha uma série de filmes, vou procurar.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy.
Achei esse livro super interessante.
Um tipo de escrita diferente, mas ótimo!
Beijos
Ei Camis.
Eu adorei a leitura!! Mas queria mais sobre o serial killer, algumas coisas ficaram mal explicadas para mim. O vovô gente!! Amei também, melhor personagem!!
bjs
Oi, Nanda.
O avô é o melhor!! Rs…
Eu achei que a explicação foi razoável, mas acho que vamos saber mais sobre esse caso no próximo livro.
beijos
Oi Camis!!
Eu não conhecia essa história mas fiquei doida para conhecer!
Amo thrillers e acho que esse tem tudo para ganhar meu coração, já vou correndo na netflix ver o filme também.
Oi, Cá.
Se tiver a chance, leia o livro! Rs…
É bem melhor que o filme! Rs..
Beijos
Eu vi esse filme por esses dias e gostei bastante.
Não sabia do livro. É se gostei do filme, acho que o livro, provavelmente, vai ser sensacional! Sua resenha tmb me deixou bem empolgada, então, partiu catar o livro e começar a ler! Hahahhaha
Oi, Ana.
Achei o filme bacana, mas o livro é muito melhor! Rs…
Espero que goste!
Beijos
Oi Camila.
Estou louca de curiosidade para ler este livro. Estou lendo algumas opiniões sobre bem positivas e através da sua opinião dizendo que é surpreendente junto com as informações tenho que lê-lo o mais rápido possível. Juro que estou segurando para não assistir o filme antes. Parabéns pela resenha.
Bjos
Oi, Kênia.
Depois de ler o livro fui ver o filme e pensei: Ainda bem que li o livro antes! Rs…
beijos
Acho essa capa uma obra de arte, mas a premissa ainda não não tinha me deixado curiosa para fazer a leitura até ler sua resenha. Fiquei mais empolgada e instigada a ler o mais rápido possível.
beijos
Oi, Ivi.
Achei essa capa linda também!
Espero que se anime a fazer essa leitura!
beijos
Eu odiei o livro e odiei mais ainda a adaptação. Mesmo com a sua resenha positiva eu me decepcionei muito
Nossa, Ana!
Que pena!!
Eu achei que a adaptação deixou a desejar, mas o livro eu adorei.
O que você não gostou?
beijos
Estava curiosa…achei a capa bem bonita…Estou vendo opiniões diversas!