Série: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Leya
Ano: 2015
Páginas: 336
Tradução: Edmundo Barreiro e Márcia Blasques
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Fnac, Submarino, Buscapé
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura, Saraiva
***
Há muito tempo o livro “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” estava na minha lista de desejos, mas só no primeiro semestre desse ano, em uma viagem que fiz com meu marido para Curitiba, é que consegui encontrar uma promoção incrível e comprei o meu exemplar!!
O livro ficou na minha estante um tempinho e logo ganhou um companheiro: o segundo livro da série, Cidade dos Etéreos, publicado pela Intrínseca. Agora que o terceiro livro finalmente foi lançado e que o filme baseado no primeiro livro vai estrear, resolvi que era hora de dar uma chance ao livro…
“O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” conta a história de Jacob Portman, um jovem de 16 que cresceu ouvindo as histórias do avô Abraham – que já havia lutado em guerras, cruzado oceanos, morado num circo e sobrevivido até mesmo na selva. As histórias preferidas de Jacob era sobre a época em que o avô viveu em um orfanato, numa ilha maravilhosa, onde sempre era verão e ninguém nunca ficava doente ou morria. Nesse orfanato viviam crianças chamadas de peculiares, que podiam levitar, ficar invisíveis ou ainda eram excepcionalmente fortes. Enquanto contava as histórias ao neto, Abe lhe mostrava fotos das crianças e Jacob ficava fascinado…
Então o tempo passou e Jacob cresceu. Parou de acreditar nas histórias do avô. De repente elas não passavam de contos de fadas e historinhas para crianças. Jacob não era mais criança e as histórias do avô começaram a parecer apenas maluquice de um velho… O comportamento paranoico do avô e sua fixação por armas e por segurança contribuiu para a desilusão de Jacob.
Mas eis que um dia seu avô telefona e pede ajuda. Cansado, Jacob vai à casa de Abe e encontra o avô à beira da morte. As feridas indicam um ataque de animal, mas o que Jacob vê é muito assustador. As últimas palavras do avô o deixam ainda mais perturbado:
“Vá para a ilha, Yacob. Aqui não é seguro… Encontre a Ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho. Três de setembro de 1940. Emerson… a carta. Conte a eles o que aconteceu, Yacob.”
Após a morte do avô, Jacob passa a ter pesadelos com a criatura que o matou e não consegue lidar bem com tudo o que está acontecendo a sua volta. Ele sente que há algo de muito ruim acontecendo e decide seguir as últimas instruções dadas por Abe, mesmo que seja uma maluquice. Seguindo as pistas deixadas por Abe, Jacob acaba indo parar em uma sinistra ilha no País de Gales e mergulha numa busca por explicações. Em suas explorações, o garoto encontra os escombros do orfanato que julga ser o Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Mas não há nada lá… Ou será que há?
Nessa aventura, Jacob irá encontrar a fenda e o Lar da Srta. Peregrine, irá conhecer as crianças peculiares e entender porque eles vivem eternamente no dia três de setembro de 1940. Mas o mais importante, Jacob irá descobrir que existem seres malignos que querem destruir os peculiares e que cabe a ele protegê-los dessa ameaça!
“O Orfanato da Srta. Peregrine para Crinças Peculiares” é um livro no mínimo curioso. Diferentemente do que acontece com livros ilustrados, que ganham imagens a partir da história, esse livro começou a ser escrito a partir das fotos antigas que o autor colecionava, fotos estas que são reproduzidas no livro.
O livro tem uma atmosfera sinistra do começo ao fim. Todo o cenário onde se passa essas história e os personagens mais do que estranhos, deixam a história toda com um jeitão bem gótico. A capa cinza, as fotos, as folhas internas mais escuras e os arabescos nas páginas contribuem para deixar a história ainda mais misteriosa.
Por ser o primeiro livro de uma trilogia, esse livro traz muitas explicações sobre o universo dos peculiares. Junto com Jacob, passamos a entender o que é a fenda, porque os peculiares precisam se esconder, qual o papel da Srta. Peregrine em tudo isso… Com todas essas explicações, o livro tem um ritmo um pouco mais lento. Mas essa lentidão é necessária para que o leitor se habitue com esse universo sinistro.
As crianças peculiares dão um show à parte. Achei muito interessante o fato do autor ter usado as fotos de sua coleção como inspiração para seus personagens e mais bacana ainda que as peculiaridades das crianças tenham um ar de “freak show”, ou circo de horrores. As crianças peculiares não são fofinhas, com poderes meigos… Todas elas são retratadas com aspectos bem estranhos e suas peculiaridades são bem bizarras! rs…
Para mim, essa foi uma leitura ótima! Eu adoro esse tipo de livro estranho… Rs! Como eu leio muito, tem ficado cada vez mais difícil encontrar um livro que me surpreenda pela originalidade. Então, quando me deparo com um livro como o “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, fico ainda mais impressionada!
Ransom Riggs cresceu na Flórida e hoje mora na cidade que se tornou o lar das crianças peculiares: Los Angeles. Sempre seguiu uma dieta à base de histórias de fantasmas e comédias britânicas, o que provavelmente explica o estilo de seus romances. Não são poucas as chances de ele estar escondido debaixo da sua cama neste exato momento, observando você (vá conferir). Se não o achar lá, você certamente vai encontrá-lo no Twitter: @ransomriggs. (*Fonte: Site da Intrínseca). Ransom Riggs é casado com a escritora Tahereh Mafi, que esteve no Brasil em 2012 para divulgar a trilogia Estilhaça-me.
A série ‘O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares’ (ver próximo tópico para entender o nome da série) é composta por três romances e um livro de contos. São eles: “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, “Cidade dos Etéreos” e “Biblioteca das Almas”, além de “Contos Peculiares”, lançado no último dia 03 de setembro.
Apenas o primeiro livro foi publicado pela Editora Leya. Os demais foram publicados pela Intrínseca, em versão de capa dura que são simplesmente lindos!!!
Para saber mais sobre o ‘universo peculiar’, confiram essa matéria muito interessante publicada no site da Intrínseca!
Em 2015, após o anúncio de que história seria adaptada para o cinema e que o filme teria a direção de Tim Burton, a Leya fez uma nova edição, adotando a capa do livro original em inglês. Essa segunda edição foi impressa em brochura no tamanho 23 x 16cm, que é o mesmo tamanho dos livros 2 e 3, publicados pela Intrínseca. Ainda que os livros da Intrínseca sejam diferentes, não brigam tanto na estante! rs…
No entanto, agora em agosto de 2016, a Leya colocou no mercado novos exemplares desse livro, também com a capa original, mas agora no tamanho 21 x 14 cm. Essa nova versão do livro tem um preço bem mais atrativo, mas já não fica bem na estante com as continuações.
E para terminar esse tópico, vou contar um segredo para vocês: a partir de novembro desse ano, os direitos de publicação desse livro serão da Intrínseca e eles já avisaram que vão publicar esse primeiro livro no mesmo formato de Cidade dos Etéreos e Biblioteca das Almas!! Ah… e tem mais uma coisa… O nome do livro em inglês é “Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children” e a Leya optou por traduzir “Home” como Orfanato. No entanto, até mesmo para combinar com o título do filme, a Intrínseca optou por traduzir para Lar. Dessa forma, a nova edição da Intrínseca que será lançada se chamará “O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, sendo esse o mesmo nome adotado para a série.
A adaptação de “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Pecualires” estréia nos cinemas do Brasil no dia 29 de setembro e se chamará “O Lar das Crianças Peculiares”. O filme foi dirigido por Tim Burton e, só pelo trailer, já pudemos perceber que o visual está incrível. É bem provável que haja algumas mudanças na trama ou ainda nas peculiaridades de algumas crianças, mas não imagino que haja nenhum prejuízo. Espero que o filme faça jus ao livro!! Vejam os trailers:
Esse próximo vídeo mostra um pouco dos bastidores, com comentários do diretor Tim Burton e dos atores:
Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…
Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…
Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…
Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…
Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…
Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…
Veja os Comentários
Olá vou ser sincera pra você pensei no começo que o livro era terror mais depois que pesquisei um pouco mais e realmente eu decepcionei.Bom feriado.
Oi, Marilia.
O livro não é de terror não. Ele está mais para gótico!
Uma pena que ficou decepcionada!
Como eu não curto livros de terror, para mim foi bem melhor! rs...
beijos
Estou muito louca pra ler esse livro, Camis!! Mal posso esperar!!! E tem que ser antes de sair no cinema!! rsrsrs
Oi, Vi.
Se não tiver o livro ainda, fica de olho que amanhã entra promoção no ar!
beijos
Preciso continuar cidade dos etereos , porque o primeiro me deixou com muitas duvidas rs , achei tudo meio corrido!
Oi, Ká.
Primeiros livros de séries costumam ser mais confusos porque são muito introdutórios.
É muita informação para processar de uma vez...
Mas também quero continuar essa série!
Beijos
Olá, Camila!
Ah, esses dias estão sendo para mim da "Febre da Srta. Peregrine"! E mesmo sendo um livro que antes eu talvez não prestasse muita atenção nele por causa do estilo gótico. Eu quase achei que era um livro de terror com esses poderes peculiares, mas os trailers do filme quebraram esse conceito na minha mente e sinto sim a vontade de ler a série inteira. E parte dessa febre foi o concurso que a Intrínseca fez para o lançamento de Contos Peculiares, lançado no já famoso dia da fenda! Eu mandei três fotos, uma muito parecida com uma foto da Emma Boom no livro (Não acredito que ela ficou super parecida com a do livro!) e duas como a Srta. Peregrine no estilo do filme, onde consegui um esmalte como o da Eva Green no filme, mas o meu cabelo me fez perguntar "Alguém tem o telefone do cabeleireiro da Eva Green para me ensinar como fez aquele cabelo?". ! hehehehe
Aliás, o Tim tem um estilo de filmagem em que mesmo a história mais excêntrica ganha cores. E posso dizer que a maior diferença para o livro é a história ganhar cores, já que o Tim pegou o conceito daquelas fotos do Ransom e trouxe seu estilo dando suas cores aos personagens deles, algo que seria difícil de imaginar só lendo o livro.
Mas a dúvida que fica é: O filme vai acabar no ponto que o livro acaba? Sem dizer spoilers que quem leu a sinopse de Cidade dos Etéreos pegou (me incluo nesse grupo), o cliffhanger que o Ramson deixa em relação à Peregrine já me deixa com pena da Eva Green. Ainda bem que existe CGI (e vimos isso no trailer!) e que ela faz Penny Dreadful, que é bem gótica e assustadora! Mas no trailer vi uma cena com um navio que, se não me engano, tem a ver mais com Cidade dos Etéreos do que com O lar da Srta. Peregrine (e sim, estou dizendo isso baseado só nas sinopses dos livros). Será que uniram os dois livros no filme ou me atropelei toda por não ter lido ainda?
Bem, posso dizer que não importa se o titulo for com orfanato ou lar, o sentido para mim é o mesmo. Bem, porque acho que minha infância foi marcada pelos álbuns de figurinhas da 1ª versão de Chiquititas, que davam um senso positivo do orfanato como lar e não como um lugar triste. Algo que infelizmente muita gente não tem e não leva para os orfanatos na vida real.
Um abraço!
Oi, Lê.
Esse lance das cores é a maior diferença que percebi entre o livro e o filme do Tim Burton! rs... Mas ele é o diretor perfeito para colocar nas telas essa história insólita sobre os peculiares. A primeira capa da Leya dava mesmo uma ideia de história de terror e acho que eles fizeram bem em mudar a capa!
Bom, não acho que as histórias dos dois livros vão se misturar não... Todas as cenas que vi nos trailers são ligadas a essa história. Como ainda não li nem a sinopse do Cidade dos Etéros, não saberia dizer se tem um navio no segundo livro ou não! Mas no primeiro sei que tem! rs...
Eu gosto bem mais da tradução de Lar, porque acho que faz mais sentido com a história do que Orfanato!
Beijos
Bom, já li e ouvi muitos elogios em relação a esses livros, e mesmo não tendo costume de ler livros desse gênero, ainda sim me peguei pensando em dar uma chance a essa leitura. Não só porque a trama parece ser surpreendente, e deixa o leitor antenado a tudo que acontece, mas a forma como a trama foi construída, e muito bem elabora, estou bastante ansiosa por essa leitura.
Oi, Lana.
Esse livro é mesmo muito elogiado, mas sei que tem muita gente que não gostou.
Talvez pela falta de gosto por literatura gótica, ou simplesmente não curtiu a narrativa. Mas eu adoro essas narrativas insólitas! rs...
Espero que tenha a chance de ler e que curta essa história!
beijos
Olá!!
Essa série tá incrivel! Estou acompanhando várias resenhas, e pra fla a vdd, estou doida pra ler e ver o filme, ansiosa!!
Bjs!
Parabéns pela resenha!
Oi, Aline.
Eu gostei bastante desse primeiro livro e o Cidade dos Etéreos é o próximo que vou ler!!
Beijos
Estou louca pra ler esse livro!!
Oi, Byanka.
Esse livro ainda vai dar o que falar. Ainda mais agora que o filme está chegando aos cinemas!
beijos
Hey, Camis!
Eu li o livro e fiquei beeeemmmmm frustrada... rs.
Quando comecei a ler, estava animadíssima, porque achei que a temática fosse meio sombria, com um quê de terror.
No entanto, acabou que, pra mim, foi uma história ao estilo "freak x-men"... rsrs.
Me decepcionei. Nem quero ler o restante da trilogia.
Beijocas!
Oi, San.
Que pena que não gostou.
Acho que muita gente teve essa ideia errada sobre a história. Como eu não sou fã de livros de terror, gostei muito mais do livro por causa disso! rs... Não são muitos os livros nesse estilo no nosso mercado e acho que nem mesmo as editoras souberam como classificá-lo!
Mas que triste que você não se animou a continuar!
Vou pegar o segundo livro amanhã!
Beijos
Gosto muito de livros desse gênero. Onde há vários mistérios para me deixar mais curiosa ainda.
Há princípio pensei que se tratasse de um livro de terror.Pela capa que é bem sinistra!Mas como nos contou não é bem assim né?
Gostei bastante desse universo gótico,e assim que der vou lê-lo.
Oi, Janaina.
A capa pode passar uma ideia errada de que essa é uma história de terror, mas não é bem assim!
O livro tem um ar misterioso e o protagonista até precisa lidar com monstros, mas não chega a ser uma história de terror, apenas levemente sinistra!
beijos
Oi, tudo bem? Desejo que sim!
Sou apaixonada por esse livro, ou melhor, pela premissa da série. Estou louca para ler. Já encontrei muitas resenhas, assim, como a sua, que me deixaram bem motivada e mais ansiosa. Sei que vou gostar muito. Adoro livros com ilustrações! E o filme também parece ser ótimo! Claro que todos estão na minha lista! Resenha perfeita, como sempre. Beijinhos.
Oi, Márcia.
Muito obrigada pela visita, pelo comentário e pelo carinho!
Espero que tenha a chance de ler esse livro logo!
beijos