Resenhas

O Labirinto do Fauno, de Cornelia Funke e Guillermo Del Toro #Resenha

Título: O Labirinto do Fauno

Título Original: Pan’s Labyrinth: The Labyrinth of the Faun

Autores: Cornelia Funke e Guillermo Del Toro 

Editora: Intrínseca

Ano: 2019

Páginas: 320

Tradução: Bruna Beber

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***



Lançado em julho desse ano pela Editora Intrínseca, o livro O Labirinto do Fauno dos autores Guillermo Del Toro e Cornelia Funkle entrou imediatamente para a minha lista de desejados. Como uma boa fã do filme, estava curiosa para saber como essa história linda ficaria no papel!!! Pedi então um exemplar do livro pela parceria e, assim que ele chegou, entrou para o top 5 dos livros mais bonitos que eu tenho na estante!! Sério, gente!!! Que edição mais linda!!! Com direito a ilustrações, pintura trilateral, capa dura… Linda demais!!

Sobre o que é “O Labirinto do Fauno”?

A história que nos é contada em O Labirinto do Fauno se passa na Espanha, no ano de 1944, em um período pós Guerra Civil, guerra essa que se encerrou com a vitória de um grupo nacionalista que colocou no poder o general Francisco Franco.

Dizem que há muito, muito tempo, uma princesa vivia no Reino Subterrâneo, onde não havia dor nem mentiras, e sonhava com o mundo dos humanos. A princesa Moanna sonhava com um céu azul perfeito e um mar de nuvens infinito; sonhava com o sol, a grama e o gosto da chuva… Um dia, a princesa fugiu dos guardas e chegou ao nosso mundo. O sol logo apagou todas as suas lembranças, e ela esqueceu sua identidade e seu lugar de origem. Vagou pela terra com frio, com dor, doente. Até que, enfim, morreu.

Seu pai, o rei, nunca desistiu de procurá-la. Sabia que o espírito de Moanna era imortal e esperava algum dia reencontrar a filha.

Em outro corpo, em outro momento. Talvez em outro lugar.

Ele esperou.

Esperou até seu último suspiro.

Até o fim dos tempos.

Um ano depois da morte do pai, a pequena Ofélia e sua mãe cruzam as estradas da Espanha em direção a um velho moinho de vento que será o novo lar das duas. Pouco tempo depois de ficar viúva, temendo por sua segurança e pela de sua amada filha, Carmen Cardoso se casou de novo com o temido capitão Vidal. Agora, grávida e em vias de dar a luz, Carmen vai ao encontro do novo marido, levando Ofélia com ela.

Por mais que Carmen queira acreditar que o capitão Vidal é um príncipe encantado,a  verdade é que ele é um homem cruel e frio, que comanda seus soldados à pulso firme e está disposto a tudo para exterminar os rebeldes que se encondem na floresta próxima do moinho. Tudo o que ele espera de Carmen é que ela dê à luz a um menino saudável, que Vidal poderá criar à sua sombra e torná-lo seu sucessor no poder.

Assim que coloca os olhos no capitão Vidal, Ofélia sente que há algo de monstruoso nele. Ela não está nada feliz com o novo casamento da mãe e tampouco com a criança que está para vir ao mundo. Ofélia é uma menina sonhadora, apaixonada pelos contos de fadas. Seu coração de criança ainda não foi endurecido e ela acredita na existência de um mundo mágico e cheio de maor. O que ninguém imagina é que ela carrega a alma imortal de uma princesa há muito perdida e que sua chegada ao velho moinho pode despertar criaturas mágicas e poderosas!

O que esperar desse livro?

A primeira coisa que a gente percebe, quando pega nas mãos um exemplar de O Labirinto do Fauno, é que a Editora Intrínseca realmente se empenhou em entregar aos leitores um objeto lindo, digno da premiada história idealizada por Guillermo Del Toro. Muita gente se maravilhou com o filme lançado em 2006 e poder ter nas mãos uma edição tão bem feita, com tantos detalhes e com ilustrações tão primorosas é um verdadeiro presente!

A segunda coisa que vale destacar é que, muito embora os nomes de Guillermo Del Toro e Cornelia Funke estejam na capa do livro, essa não é exatamente uma história escrita a quatro mãos. Como bem explica Cornelia Funke, Guillermo Del Toro pediu a ela que para transformar suas belas e mágicas imagens em palavras, uma tarefa que ela imaginou ser impossível! Mesmo assim ela tentou… e conseguiu!

O livro não é uma transcrição do roteiro e tampouco segue, com exatidão, o que acontece no filme. Essa é a interpretação de Cornelia Funke do universo criado por Del Toro, que ainda traz dez contos inéditos sobre elementos-chave do filme. Dessa forma, Cornelia conseguiu ser fiel ao enredo original e ainda dar o seu toque de magia ao texto!

E o resultado final é um livro incrível!

Curiosamente, achar que esse é um livro para crianças é um grande engano. Não é porque o livro tem uma criança como protagonista e tem ainda inúmeros elementos de magia e de contos de fada que ele é fofinho, leve ou indicado para leitores iniciantes… Nada de dar esse livro para as crianças ou pré-adolescentes, por favor!! O livro é repleto de cenas impactantes e até mesmo violentas, principalmente àquelas relacionadas ao capitão Vidal…

A narrativa é toda permeada de simbolismos e de críticas políticas. Vidal representa o regime autoritário de Franco, representa a crueldade, a intolerância, o machismo, a violência… Já Ofélia é o contraponto a tudo isso! Ela é a beleza, a inocência, a força, a luta, a coragem! Enquanto Vidal desperta o pior em seus soldados, Ofélia traz a esperança para aqueles que acreditam no impossível!

Quem ainda não conhece a história de O Labirinto do Fauno, essa é uma ótima oportunidade de conhecer. Quem já viu o filme e gostou, essa é uma chance perfeita de relembrar toda a magia dessa história! Eu amei demais e recomendo a leitura para todo mundo!!!

Sobre os autores e seus outros livros…

Cornelia Funke é uma escritora e ilustradora alemã que se tornou best-seller no mundo inteiro com seus contos de fadas modernos. É autora de O senhor dos ladrões, da trilogia Mundo de Tinta – composta pelos livros O Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta e da série Reckless – composta pelos livros A Maldição da Pedra, Sombras Vivas e O Fio Dourado –, todos sucesso de público e crítica. Mora em Malibu, Califórnia.

Guillermo del Toro é um dos escritores e cineastas de maior destaque na indústria cultural americana. É roteirista e diretor do sombrio e fascinante O Labirinto do Fauno, de HellboyCírculo de Fogo e A Forma da Água, filme ganhador de quatro Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Del Toro é também coautor da série de livros Trilogia da escuridão. Pela Intrínseca, publicou A forma da água, obra que expande o universo do filme, e Caçadores de Trolls, adaptado para as telas pela Netflix.

Os bastidores da edição de luxo de O Labirinto do Fauno

 

Camila - Leitora Compulsiva

Veja os Comentários

  • Camis!
    Tive oportunidade de assistir o filme dia desses e confesso que também não achei que era para crianças, porque pareceu muito assustador.
    Não li o livro ainda, mas gosto também desse lance das críticas sociais e nos tornam mais conscientes sobre as desigualdades.
    Sei que sempre quando há adaptações, muitas coisas mudam, ainda assim, gostaria de poder ler o livro para comparar.
    cheirinhos
    Rudy

    • Oi, Rudy.
      O que acho mais interessante, é que dessa vez é filme é que foi adaptado para a literatura! Rs...
      beijos

  • Oi!
    Essa edição parece estar bem lindona mesmo.
    O filme está na minha lista já faz um tempinho. Notei que está na Netflix, quem sabe eu não dou uma conferida nesse final de feriado? Se me interessar, corro para o livro!

  • Embora tenha assistido esse filme há muito tempo, as cenas ainda estão vivas em minha lembrança. É maravilhoso saber que a Intrínseca fez uma edição à altura desse enredo. Claro que também quero esse livro na minha estante e reviver essa trama. Interessante saber como exatamente o livro ganhou forma e também dos contos inéditos. Querooooo!

    • Nossa, Evandro.
      A edição é a coisa mais linda!
      Sendo uma adaptação do filme para a literatura, merecia algo de tanta qualidade!
      Beijos

Share
Postado por
Camila - Leitora Compulsiva

Posts Recentes

O Que Vem Por Aí – Faro Editorial #Lançamentos

Hoje é dia de mais um post da coluna "O Que Vem Por Aí" e…

1 mês atrás

O Último Rei Dragão, de Leia Stone #Resenha

Título: O Último Rei Dragão Título Original: The Last Dragon King Série: Os Reis de…

1 mês atrás

O Que Vem Por Aí – Arqueiro #Lançamentos

Hoje é dia de “O Que Vem Por Aí” e vou mostrar para vocês todos…

1 mês atrás

Apenas Amigos?, de Abby Jimenez #Resenha

Título: Apenas Amigos? Título Original: The Friend Zone Autora: Abby Jimenez Editora: Arqueiro Ano: 2024…

2 meses atrás

Tudo Que Deixamos Inacabado, de Rebecca Yarros #Resenha

Título: Tudo Que Deixamos Inacabado Título Original: The Things We Leave Unfinished Autor(a): Rebecca Yarros Editora:…

2 meses atrás

O Que Acontece no Baile, de Sabrina Jeffries #Resenha

Título: O Que Acontece no Baile Título Original: What Happens in the Ballroom Série: Escola…

4 meses atrás