Leitora Compulsiva

Mundo em Caos, de Patrick Ness #Resenha

mundo em caos patrick ness editora intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Mundo em Caos

Título Original: The Knife of Never Letting Go

Série: Mundo em Caos #01

Autor(a): Patrick Ness

Editora: Intrínseca

Ano: 2019

Páginas: 480

Tradução: Edmundo Barreiros

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Livraria Cultura, Submarino, Buscapé

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




Em março desse ano, a Editora Intrínseca lançou o livro Mundo em Caos, do renomado autor juvenil Patrick Ness.  Aproveitando o burburinho em torno da adaptação cinematográfica da história, a Intrínseca traz uma nova e linda edição, capaz de cativar novos leitores e também quem já é fã dessa trilogia distópica.

Sempre li excelentes críticas sobre essa história e fiquei super animada! Pedi um exemplar digital pela parceria e o ebook foi rapidamente disponibilizado pela editora. Acabei dando uma enrolada para ler, mas quando encontrei uma menção ao autor no livro A Pequena Livraria dos Sonhos, feita pela protagonista expert em livros, percebi que era um sinal para me jogar nessa leitura!! Rs…

mundo em caos patrick ness resenha editora intrínseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Mundo em Caos”?

Mundo em Caos é o primeiro livro de uma trilogia distópica de mesmo nome, que nos conta a história do jovem Todd Hewitt, o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown. Anos antes, pouco depois de Todd nascer, uma infecção rara e devastadora causou a morte de todas as mulheres. Para piorar, o mesmo germe provocou uma mutação nos homens, fazendo com que seus pensamentos se tornassem audíveis. Todo esse caos de pensamentos passou a ser conhecido como o Ruído e ele está em toda a parte, impossibilitando que qualquer homem guarde segredos!

Todd é o último dos garotos da cidade e seu aniversário de 13 anos é esperado por todos. Ele não vê a hora de se tornar um homem e nem imagina que o prefeito Prentiss tem planos muito sinistros para ele.

Faltando apenas um mês para seu aniversário, Todd e Manchee, seu cachorro e fiel escudeiro, encontram algo assustador na floresta: o silêncio. Todd nunca viu nada parecido e fica completamente estarrecido quando descobre a origem dessa ausência de ruído: uma garota! O coitado mal tem tempo de processar essa informação e já se vê forçado e fugir de Prentisstown, antes que seja tarde demais!

Acompanhado de Manchee e da misteriosa Viola e guiado pelo antigo diário de sua mãe, Todd parte rumo ao desconhecido em uma jornada de descobrimento e sobrevivência! Tudo aquilo em que Todd sempre acreditou rui bem diante de seus olhos e só resta ao garoto lutar!

O que esperar desse livro?

Apesar de saber que Mundo em Caos era uma distopia juvenil super premiado e publicada em mais de 30 países, eu tinha muito pouca informação sobre a trama em si e quando comecei a ler o livro, fui bombardeada com excelentes surpresas.

Mesmo sendo voltada para o público juvenil, não há leveza alguma nessa história e o autor não se furtou a inundar a narrativa de agressividade, de violência e até mesmo de uma boa dose de loucura, o que o fez ganhar muitos pontos comigo. Curiosamente eu tenho um apreço por histórias que mostram o pior das pessoas e gosto de encontrar livros que não tratam os adolescentes como unicórnios vivendo em bolhas de arco-íris!!

Adorei perceber que, além dos traços típicos de uma distopia, esse livro traz elementos de ficção científica super bacanas. De início Prentisstown parece uma cidade em um lugar qualquer da Terra, surgida depois de eventos apocalípticos, mas logo somos surpreendidos com a informação de que essa é uma cidade em outro planeta!

Ao escrever uma história que se passa em outro planeta, o autor pôde criar um cenário inóspito, com a presença inclusive de uma raça alienígena. Pôde ainda trabalhar com a ideia das viagens espaciais e a de colonização, o que deixou a história muito mais interessante!

Adorei a escrita do autor e o desenvolvimento da história é ótimo. É uma história que vale muito a pena conhecer, mesmo para quem já passou da fase juvenil! Rs…

Sobre o autor e seus outros livros…

Patrick Ness é escritor, jornalista e roteirista. Publicou dez romances, incluindo a série Mundo em caos, lançada em mais de trinta países. Além disso, também criou e roteirizou Classspin-off da série Doctor Who, produzida pela BBC. Ness ganhou diversos prêmios literários, incluindo o Guardian Children’s Fiction Prize, o Arthur C. Clarke Award e o Carnegie Medal, este último duas vezes consecutivas.

Mundo em Caos é o primeiro livro da trilogia distópica de mesmo nome, que está sendo republicada aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. O primeiro livro ganhou uma edição lindíssima, com pintura trilateral vermelha, verniz aplicado em detalhes da capa e ilustrações bem trabalhadas no interior que ilustram muito bem o ruído!!

mundo em caos patrick ness editora intrínseca resenha blog leitora compulsiva

A trilogia Mundo em Caos já havia sido lançada entre os anos de 2011 e 2013 pela Editora Pandorga e os livros receberam os títulos O Motivo, A Missão e A Guerra. 

E para finalizar, vale destacar que Mundo em Caos vai ganhar uma adaptação cinematográfica em breve. Estrelado por Tom Holland (Vingadores: Ultimato), Daisy Ridley (Star Wars: Episódio IX), Mads Mikkelsen (Hannibal) e Nick Jonas (Jumanji: Bem-vindo à Selva), o filme é dirigido por Doug Liman (No Limite do Amanhã e A Identidade Bourne).

Quem quiser mais detalhes e ver fotos dos bastidores pode conferir a matéria no site da Intrínseca chamada “Tudo que já sabemos sobre a adaptação cinematográfica de Mundo em caos“.

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

3 comentários sobre “Mundo em Caos, de Patrick Ness #Resenha

  1. Pedro de Assis

    Essas edições da Intrínseca estão muito bacanas. Vi esse livro na livraria e achei bem bacana e já estou querendo ele. Fico imaginando como seria muito estranho andar na rua e todo mundo ouvir meus pensamentos e eu ouvir os pensamentos de todo mundo. Muito louco. Dica anotada. Até mais.

  2. Evandro

    Eu já queria muito ler o livro, mas não sabia muitos detalhes sobre o enredo. Também achei a princípio que se passava na terra. Eu adoro distopias e a liberdade que ela dá aos autores de criar um universo totalmente diferente do real que conhecemos. Dica anotada.

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!