Leitora Compulsiva

Mentes Sombrias, de Alexandra Bracken #Resenha

mentes sombrias alexandra bracken editora intrinseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Mentes Sombrias

Título Original:  The Darkest Minds

Série: Mentes Sombrias #01

Autor(a): Alexandra Bracken

Editora: Intrínseca 

Ano: 2018

Páginas: 448

Tradução: Viviane Diniz

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***





No mês de julho desse ano a Editora Intrínseca publicou uma nova edição do livro Mentes Sombrias, da autora Alexandra Bracken. Esse lançamento veio em ótima hora, aproveitando o anúncio da estréia de sua adaptação cinematográfica, que chega aos cinemas brasileiros agora no dia 17 de agosto!!

Vocês não devem lembrar, mas esse livro já havia sido publicado aqui no Brasil em 2013 pela falecida editora iD. Cheguei até mesmo a ter um exemplar daquela edição, mas quando a editora fechou as portas de um dia para o outro e descobri que as continuações não seriam publicadas, passei meu exemplar para frente sem ler…

Felizmente, agora que a Intrínseca adquiriu os direitos da série, tratei de pedir um exemplar pela parceria e aproveitei algumas pausas da loucura da Bienal para colocar minha leitura em dia!!

mentes sombrias alexandra bracken resenha editora intrinseca blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Mentes Sombrias”?

Mentes Sombrias é o primeiro livro de uma trilogia distópica e nos apresenta a jovem Ruby. Pouco antes de seu aniversário de dez anos, uma misteriosa doença começa a matar crianças de maneira súbita. Em pouco tempo, a doença se espalha e faz milhares de vítimas. Poucas são as crianças que sobrevivem e Ruby é uma delas.

Infelizmente a sobrevivência dessas crianças não é vista com bom olhos. Isso porque, as que não são vitimadas pela doença desenvolvem habilidades psíquicas assustadoras e levam o governo a criar acampamentos para isolar essas perigosas crianças!

Depois de um grave incidente com seus pais, Ruby é levada para o acampamento Thurmond, um lugar terrível, que segue à risca as novas diretrizes de um governo autoritário e brutal. Nesse acampamento as crianças são divididas de acordo com o nível de suas habilidades. Cada grupo é identificado com uma cor: verde, azul, amarelo, laranja e vermelho, sendo os primeiros os menos perigosos e os últimos aqueles que devem ser muito temidos. Para a sorte de Ruby, ela é classificada como uma verde…

Seis anos depois, Ruby acaba despertando a atenção de pessoas que sabem que ela esconde um perigoso segredo. Se as verdadeiras habilidades de Ruby forem reveladas, ela estará correndo um enorme risco e quando a oportunidade de fugir do acampamento surge, ela a agarra com todas as forças!

Fora de Thurmond, Ruby acaba percebendo que não pode confiar em ninguém e, em sua fuga, conhece outros três jovens: Suzume, Bolota e Liam. Juntos eles partem em busca do único lugar em que podem se esconder em segurança. Para chegarem até lá vão enfrentar muitos desafios e colocar todas as suas habilidades à prova!

O que esperar desse livro?

Mentes Sombrias traz uma história original, bem escrita, com personagens bem interessantes e cativantes, mas um tiquinho morosa de ler! Não que a trama não seja boa ou atraente… O problema é que, por ser o primeiro livro de uma distopia, a autora precisa dar muitas explicações para que a gente entenda o contexto. Felizmente ela consegue mesclar as explicações mais demoradas com diversas cenas de ação, o que faz com que a gente não perca muito o embalo! Rs…

Ruby é uma personagem intrigante que precisa ser analisada dentro de todo o contexto da história. Imaginem que antes mesmo dos dez anos de idade ela viu seus amigos morrerem de repente e ninguém explicou nada a ela sobre o que estava acontecendo. Então, na manhã de seu aniversário ela apaga acidentalmente sua própria existência da mente de seus pais e antes mesmo que possa descobrir como fez isso, é arrastada para um acampamento que mais parece um campo de concentração. E se as coisas já estavam ruins, a pobre Ruby com seus dez aninhos descobre que precisa manter seus poderes mentais – que ela nem sabe como usar – em total segredo, para a sua segurança!

Agora imaginem que ela passa seis anos sofrendo as piores humilhações e se esforçando ao máximo esconder seus poderes.. E então, de um dia para o outro, ela se vê fugindo do governo, de um grupo rebelde, de caçadores de recompensa e de quem quer que seja que tenha descoberto que Ruby é uma das adolescentes mais perigosas que existem!!!

E então é por isso que a pobre Ruby, no auge de toda a sua ingenuidade, insegurança, covardia e sem ter a menor noção do que fazer com seus poderes, consegue provocar nos leitores momentos de grande identificação e também da mais pura raiva!!! Rs… Perdi a conta de quantas vezes ao longo da leitura deixei escapar minhas frustrações com ela. Era um tal de “Presta atenção, garota”, “não acredita nele”, “usa logo seus poderes e frita a cabeça dessa pessoa aí”, “reage, minha filha”, “OMG, como pode ser tão burra!”… Rs!!

Felizmente Ruby não está sozinha. Seus amigos Liam, Bolota e Suzume são mais espertos e carismáticos, complementando muito bem essa história! Com a ajuda deles, Ruby consegue despertar e sua evolução e amadurecimento ao longo da trama são inegáveis!!!

Esse livro, sendo o primeiro da trilogia, é responsável por nos introduzir os personagens, o cenário e a trama, estabelecer quem são os mocinhos e os vilões e mostrar aos leitores qual será o fio condutor da série. Mentes Sombrias cumpre bem esse papel e deixa um belo gancho para a continuação!

Quem curte uma boa distopia adolescente e já estava sentindo saudades de histórias ao estilo Jogos Vorazes, Divergente e Mazze Runner, vai encontrar em Mentes Sombrias uma ótima  leitura!!

Sobre a autora e seus outros livros…

Alexandra Bracken nasceu no Arizona, Estados Unidos, e estudou história e língua inglesa. Trabalhou como editora de livros por alguns anos, mas atualmente é escritora em tempo integral.

Mentes Sombrias, publicado pela Editora Intrínseca, é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome. Os livros seguintes se chamam Never Fade e In The Afterlight. Além desses três livros, existe ainda uma coletânea chamada Through The Dark, com três novelas: In TimeSparks Rise e Beyond the Night.

mentes sombrias alexandra bracken never fade resenha editora intrinseca blog leitora compulsiva   mentes sombrias alexandra bracken in the afterlight resenha editora intrinseca blog leitora compulsiva   mentes sombrias alexandra bracken resenha through the dark editora intrinseca blog leitora compulsiva

Além disso, nesse ano foi lançado nos Estados Unidos o livro The Darkest Legacy, um spin-off da série, que se passa cinco anos após os acontecimentos finais da trilogia e traz Suzume “Zu” Kimura como protagonista!!

A adaptação cinematográfica de Mentes Sombrias estréia no Brasil nessa quinta-feira, dia 17 de agosto com um elenco incrível: Amandla Stenberg (Jogos Vorazes), Mandy Moore (This is Us) e Gwendoline Christie (Game of Thrones). A direção fica por conta de Jennifer Yuh Nelson (Kung Fu Panda).

Infelizmente não consegui participar da pré-estréia, mas se eu tiver uma chance de ver o filme, conto para vocês se é ou não uma boa adaptação!!! Rs…

10 comentários sobre “Mentes Sombrias, de Alexandra Bracken #Resenha

  1. Fernanda Alvarenga de Assis

    Ei Camis,

    Recebi esse também, estou curiosa para ler! Estava meio enjoada de distopia, mas como tinha tempos que não lançava, animei com esse kk.
    Eu na época tbm desfiz de quase todos da Id que tinha, terrível isso.
    Espero que a Intrínseca lance a série toda.

    bjs

  2. Andy_Mon Petit Poison

    Camis, quero reler só pq agora vai rolar filme…rs, tinha lido esse livro lá quando foi lançado, mas já faz tempo e depois que a editora fechou, meio que apaguei a história da mente…rs. Torcendo para que agora a história chegue completa para nós.

  3. Aline Santos

    Olá Camila!
    Eu vi o filme esse fds mas acabei abandonando…Não curti mto…
    Será que vou curtir a leitura?
    Eu gosto mto do gênero não sei o que aconteceu com este viu… Vou tentar ver novamente…
    Espero que os livros me agradem qdo conseguir ler.
    Bjs!

  4. Leticia Ramos de Mello Oliveira

    Olá, Camila!

    Hoje, quando fiz esse comentário, descobri que a Intrínseca acabou de disponibilizar In Time como um conto gratuito, chamando-o de No Último Minuto. Acho que, dependendo do sucesso do livro e da série, eles vão publicar os outros dois contos também nesse formato de e-book e depois publica-los em forma de livro impresso, assim como fizeram com os contos de Extraordinário.
    Mentes Sombrias usa os poderes, de um modo tão sombrio quanto X-Men para questionar as segregações e preconceitos que parecem ter voltado a ganhar força na sociedade, principalmente em relação aos imigrantes. O diferente sempre acaba sendo temido porque quebra um “status” que as pessoas que se dizem “normais” querem manter. E nas crianças, o impacto é maior, pois as privam de uma verdadeira família, com afeto e educação e os casos nos EUA, Europa, Oriente Médio e atualmente até mesmo no Brasil, refletem isso. No final das contas, estamos defendendo “nossos empregos e direitos” ou somente tentando manter uma imagem ilusória de pureza racial que na verdade nunca existiu no mundo? Alexandra levanta essa questão muito bem e até mesmo a escolha da Rue de Jogos Vorazes e de um gesto parecido com o da Katniss em uma das cenas serve com um eco bem forte dessas questões que ainda não foram compreendidas por todos.

    Um abraço!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!