Leitora Compulsiva

Medicina dos Horrores, de Lindsey Fitzharris #Resenha

Medicina dos horrores lindsey fitzharris resenha joshep Lister editora intrínseca blog leitora compulsivaTítulo: Medicina dos Horrores

Subtítulo: A história de Joseph Lister, o homem que revolucionou o apavorante mundo das cirurgias do século XIX

Título Original: The Butchering Art – Joseph LIster’s Quest to Transform the Grisly World of Victorian Medicine

Autor(a): Lindsey Fitzharris

Editora: Intrínseca

Ano: 2019

Páginas: 320

Tradução:  Vera Ribeiro

Sinopse: AQUI

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino

Onde Comprar o Ebook: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***




No mês de julho de 2019 a Editora Intrínseca anunciou o lançamento de Medicina dos Horrores da autora Lindsey Fitzharris. Quando eu li a sinopse fiquei animadíssima para fazer a leitura, porque sou super curiosa quando o assunto é desenvolvimento da medicina! Acontece que eu andava enrolada com algumas outras leituras na época e não consegui pedir um exemplar… Mesmo assim fiquei com ele na minha lista de desejos…

Eis que, nesse último mês de outubro, apareceu uma oportunidade de pedir um exemplar desse livro pela parceria com a editora e tratei de aproveitá-la! Rs…

Sobre o que é “Medicina dos Horrores”?

Medicina dos Horrores é, como o próprio subtítulo já diz, a história de Joseph Lister – o homem que revolucionou o apavorante mundo das cirurgias do século XIX.  A autora é doutora em história da ciência, medicina e tecnologia pela Universidade de Oxford e aplica todo seu conhecimento para contar os momentos mais interessantes do homem que permitiu que a medicina se tornasse o que é hoje: uma forma de realmente salvar vidas!

Dos insalubres anfiteatros cirúrgicos às enfermarias dos hospitais tomadas por piolhos, passando pelas amputações expressas e pela relutância dos cirurgiões em sequer lavar seus instrumentos, a autora traz um relato preciso de um recorte da história da medicina e de sua prática, sem deixar de mencionar questões políticas e de pura vaidade de pessoas mais preocupadas com a fama do que com seus pacientes.

O que esperar desse livro?

Apesar de ser uma leitora compulsiva, as biografias nunca foram o meu forte. Acho que não li mais do que 5 biografias na vida e as que eu li foram de pessoas ligadas ao meio jurídico. No entanto, quando li a sinopse desse livro, fiquei imediatamente curiosa para conhecer a história de Joseph Lister.

Meu interesse pela história da medicina surgiu quando comecei a ler a série Outlander e passei a acompanhar a história de uma enfermeira do ano de 1945 que volta no tempo para o ano de 1743. É inevitável que ela aplique seus conhecimentos da medicina “moderna” no tratamento de pessoas daquela época, o que dá a ela até mesmo a fama de bruxa. A autora do livro, apesar de sua narrativa ser ficcional, incluiu inúmeros fatos históricos sobre tratamentos, superstições, instrumentos, medicamentos e cirurgias. Foi então que passei a procurar mais informações sobre a história da medicina, das doenças, dos hospitais…

Dividido em 11 capítulos e contando com um prólogo e um epílogo, Medicina dos Horrores traz uma mistura perfeita de casos famosos – e tenebrosos – da medicina que se praticava na Inglaterra e Escócia no século XIX com a história da vida pessoal e das descobertas de Lister. E tudo isso é narrado de tal forma que a gente vai se envolvendo com a história e termina um capítulo sempre querendo começar o próximo. Mesmo já sabendo o que aconteceu, a gente se apega a Lister, o coloca como o mocinho da história e fica torcendo para ele finalmente derrotar seus inimigos e conquistar seu final feliz! Rs…

Muitas das cenas narradas e descrições feitas são fortes. A verdade nua e crua é o grande atrativo do livro. Algo completamente normal para a época e para o tema. Creio que as pessoas que se interessam pelo assunto não terão dificuldade alguma com a leitura!

Medicina dos Horrores foi uma excelente leitura e abriu meus olhos. Quem sabe não passo a dar mais oportunidade para as biografias?! Rs…

Sobre a autora e seus outros livros…

Lindsey Fitzharris recebeu seu grau de doutora em história da ciência e da medicina na Universidade de Oxford. É a criadora do popular site The Chirurgeon’s Apprentice, bem como autora e apresentadora da série Under the Knife, no YouTube. Escreveu para veículos como The GuardianThe Huffington PostThe Lancet e New Scientist. Atualmente, mora no interior da Inglaterra com o marido, Adrian Teal, e seus dois gatos.

Quem quiser saber mais sobre Medicina dos Horrores pode conferir três artigos bem interessantes disponibilizados no site da Intrínseca:

Uma amputação, um paciente e três mortos: conheça a sanguinolenta medicina do século XIX

Quatro histórias macabras que estão em Medicina dos horrores

Sangue e tripas: conheça os detalhes do livro Medicina dos horrores

 

camila guello assinatura blog leitora compulsiva

2 comentários sobre “Medicina dos Horrores, de Lindsey Fitzharris #Resenha

  1. rudynalva

    Camis!
    Gosto muito de biografias quando são bem escritas e realmente fidedignas a realidade da personagem.
    Sempre me interessei muito pela área médica, meu primeiro vestibular foi de medicina, mas acabei me formando em psicologia que também é área de saúde.
    Quero poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

  2. eliane

    Ola
    tambem não sou muito de ler biografias ,mas é sempre bom a gente dar uma oportunidade para ler algo que não costumamos ler. e a vezes nos supreendemos positivamente com a leitura .

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!