Série: Teardrop
Autor(a): Lauren Kate
Editora: Galera
Ano: 2013
Páginas: 336
Tradução: Ryta Vinagre
***
“Lágrima”, primeiro livro da série Teardrop da autora Lauren Kate, é um dos mais recentes lançamentos da Galera Records e assim que vi essa capa sabia que precisava ler o livro. Não sou fã de rosto de pessoas reais nas capas, mas esse efeito do vestido e as imagens no fundo tiraram totalmente a atenção do rosto da modelo, então nem liguei. No mais, apesar de não ter uma crítica muito boa, eu gostei bastante da série Fallen, da mesma autora. Ainda não li o último livro daquela série, mas gosto da narrativa da autora e achei que valeria a pena investir nessa nova leitura.
Assim que o livro chegou, quase tive um treco… Vocês acreditam que o pessoal querido dos Correios fez o favor de amassar o meu livro?! Pois é… A capa é ainda mais linda ao vivo, mas a minha tem um belo vinco agora!! Ai… que… ódio!!!! rs… Pelo menos isso não diminuiu a minha vontade e logo comecei a leitura!! Eu ainda não tinha lido a sinopse, mas já tinha visto o booktrailer e sabia que a história tinha algo a ver com Atlantis, o continente perdido! rs…
Mas vamos ao livro…
Eureka, a protagonista dessa história, era apenas uma criança quando sua mãe a fez prometer que nunca mais voltaria a chorar. E nem mesmo quando soube da morte de sua mãe, Diana, quebrou essa promessa. Quando tinha 17 anos, o carro em que ela e a mãe estavam foi atingido por uma enorme e inexplicável onda e o carro foi parar no fundo do mar. Apenas Eureka escapou, embora não se saiba como. A garota sofreu muitas fraturas, arranhões e teve um tímpano perfurado que a deixou meio surda, mas pelo menos saiu com vida daquele carro.
O que ela não sabe é que aquela onda foi uma tentativa de matá-la. A onda foi provocada pelos Semeadores, seres estranhos que possuem um antigo poder de criar ondas gigantes manipulando o vento. Os Semeadores estão certos de que Eureka representa um grande perigo e que apenas a sua morte trará paz ao mundo. O problema é que um desses Semeadores, um garoto bonito chamado Ander, não concorda com isso. Ander foi criado para saber tudo sobre Eureka e ao final se viu completamente apaixonado por ela. Se tornou incapaz de matá-la e se voltou contra os seus para garantir a segurança de sua amada.
Mas Eureka não tem a menor ideia de que o acidente que matou sua mãe foi provocado. Ela não tem a menor ideia de quem são os Semeadores e nem qual é o motivo pelo qual eles a querem morta. Seu maior problema é a falta que sente da mãe e a culpa por não ter conseguido salvá-la. Diana e o pai de Eureka eram separados e a garota vivia na maior parte do tempo com o pai. No entanto, a profissão de arqueóloga de Diana garantia a ela muitas viagens pelo mundo e sempre que possível levava a filha com ela. Quatro anos antes de perder a mãe, o pai de Eureka se casou novamente com Rhoda e agora tem dois filhos gêmeos, William e Claire, por quem Eureka nutre um profundo carinho.
E agora, depois de perder a mãe, Eureka entrou numa profunda depressão, que acabou levando-a a tentar o suicídio. Depois desse episódio, sua vida se tornou ainda pior, tendo Rhoda e seu pai obrigando-a a frequentar sessões estúpidas de terapia. Não que ela não precise de ajuda, mas parece que simplesmente ninguém é capaz de entendê-la, a não ser o seu melhor amigo desde sempre, Brooks. Ele é o único que consegue chegar até Eureka. Ele sabe de tudo sobre sua vida e não a julga, apenas a conforta.
Quando Eureka acredita que nada mais pode piorar, ela conhece Ander e várias coisas estranhas começam a acontecer com ela. O testamento de sua mãe é aberto e ela recebe como herança um medalhão, um livro velho e uma pedra enigmática, tudo isso acompanhado por uma carta da mãe, o que torna tudo ainda mais misterioso. Eureka percebe que é como se a mãe soubesse o que iria acontecer… E agora a garota tem novos propósitos: desvendar esse mistério deixado por Diana e entender o motivo pelo qual Ander vive aparecendo em todo lugar que ela vai. A chave para essas duas respostas está no livro, que conta a história de uma garota que teve seu coração partido e chorou tanto que deixou um continente inteiro embaixo d’água (e isso não é spoiler porque está na sinopse!! rs…). Aos poucos Eureka vai descobrir que essa lenda é mais real do que se imagina!!
O que posso dizer sobre o livro?! Curioso, no mínimo!! rs… Na verdade eu gostei bastante da temática apresentada pela autora, achei tudo muito original. Gostei também da narrativa e achei que o ritmo do livro é muito bom. A cada página eu ficava mais curiosa para saber o que vinha a seguir e acredito que as coisas vão ficar ainda mais interessantes no próximo livro.
Eureka é uma personagem complexa e complexada!! rs… Várias vezes eu quis dizer: “Ei, garota! Sai dessa e vai viver a sua vida”!! Mas ao mesmo tempo eu pude entender o dilema da garota. Ela perdeu a mãe de uma forma trágica e foi obrigada a viver com a nova família do pai, com uma madrasta que deixa claro que ela está sobrando ali. Todos que a cercam esperam que ela supere tudo, mas ninguém dá a verdadeira atenção que ela merece. As pessoas simplesmente não se dão ao trabalho de tentar entender sua dor.
Já Ander é um personagem que ainda não me ganhou completamente. Ele é misterioso e apaixonado, mas não senti aquela pegada de galã nele! rs… Achei o garoto meio paradão e no final das contas acabei gostando bem mais do Brooks. Enquanto Ander fica naquela de mistério, aparecendo e desaparecendo em momentos estranhos e falando coisas complicadas para Eureka, Brooks é o amigo que sempre esteve ao lado da garota, cuidando dela e ouvindo o que ela tem a dizer. Tá… tudo bem que acaba rolando uma coisa sinistra com Brooks no meio da história, mas ainda sim gostei mais das atitudes dele. Não consegui sentir uma boa química entre Ander e Eureka e isso me incomodou um pouco!
Bom… Apesar de ter gostado do livro, preciso dizer que ele não é indicado para todo tipo de leitor. Acredito que quem leu Fallen vai perceber muitas semelhanças entre a Eureka e a Luce e também entre Daniel e Ander. Além disso, ambos os livros tem aquele lance da garota que não tem ideia do papel que representa no destino da humanidade e tudo mais… Enquanto eu lia o livro não percebi essas semelhanças, mas então parei para pensar e comecei a perceber que tudo é bem parecido! rs…
Eita lá, essa mocinha tem um nome horrível, mas bem que poderia ser pior. =(
Eu gamei nessa capa, linda demais. Nem me fala em capa amassada por conta do “maravilhoso” serviço dos correios. O meu “O chamado do Cuco” sofreu. =(
Sobre a trama, já não gostei do mocinho, ser apagado acaba com a diversão, mas assim como vc acredito que vou curtir o Brooks.
Espero que a série não seja muito longa.
Ah e não terei como comparar pq não li Fallen. =) Acho que isso acaba sendo bom, né?
Oi, Dani.
Ninguém merece chamar Eureka, né?!
Ai que dó do seu Cuco!! Eu fico doida quando sou vítima desse “excelente” serviço!!
E acho que será bom para você não ter com o que comparar essa série!hehhee
Beijos
Eu já tinha visto este livro, e estava doida por ele e e agora eu quero muiiiiitooo, preciso necessito deste livro *-*
Oi, Bia.
Essa capa é linda, não é?!
Beijos
Ei Mila
Eu não tinha lido nenhuma resenha sobre ele ainda e gostei do tema. Mas aquela parte que vc falou que é tudo muito parecido com Fallen, dos protagonistas e da importância da garota, me deu meio preguiça. Vamos ver, estou curiosa para ler, mas sem muita expectativa.
bjs
A capa é realmente linda, mas todas as mocinhas da Lauren me parecem meio deprimentes…rs, esse apesar de tbm ter chegado por aqui não tenho interesse nenhum em ler…
Andy_Mon Petit Poison
POISON BOOKS – A Crônica do Fogo (John Stephens) ow.ly/rIdHc
Oi, Andy.
Pelas suas resenhas já posso dizer que conheço um pouco a sua opinião e tenho quase certeza que você vai odiar a Eureka! hehehhe
beijos
Camis, temos muitas coisas em comum!
Eu também gosto muito da série Fallen, mas também não li o último livro ainda, rs. A verdade é que não quero me despedir da história… rsrs.
E também comprei Lágrima por causa da capa, sem nem ler a sinopse! ahahaha
Mas lendo sua resenha, fiquei super curiosa e vou colocá-lo para as próximas leituras. Realmente me parece bem original mesmo. Que bom que vc gostou. Acho que vou gostar também.
Beijos!
Oi, San.
Olha só que coincidência sobre a série Fallen.
Teardrop é bem bacaninha! Acho que você vai gostar.
Beijos
Oi Camis
Olha, eu não fiquei muito animado pra ler esse livro não, embora eu vá lê-lo com certeza.
A primeira coisa que não me agradou muito foi o nome da guria, Eureka, que nome feio!!! Em contrapartida eu gosto da ideia de abordar o continente perdido e coisas submersas, sim sou fã do Aquaman, sereias e outro seres aquáticos, rsrsrs….
Mas continuo sem muita empolgação.
Beijos
Oi, Ademar.
O nome da menina é feio demais mesmo, mas com o tempo a gente acostuma! hehehe
O que eu mais gostei mesmo foi o lande de Atlantis e acho que a série vai ser legal!
Beijos
Ei Camila,
Ando tão enjoada dos YA que nenhum lançamento do genero chama minha atenção. rsrs Achei a capa linda, mas não pretendo ler por enquanto.
Espero que essa fase passe logo. kkk
Bjs
Ai, Hérida.
Sem bem como é… Tem dias que fico enjoada também! Mas pelo menos me recupero rápido! hehehe
beijos
Tirando o nome da personagem eu adorei a resenha, fiquei impressionada com a capa também, e que Correios é esse eim??? Mas voltando à essa história, achei muito curioso o ponto de ela não chorar…
PAZ E LUZ SEMPRE
Oi, Adri.
Ninguém merece chamar Eureka, né?
Beijos
Bom saber que parece Fallen, não li essa série. Pretendo ler Teardrop. Linda capa! Espero não me decepcionar tanto, mas parece não ser o livro que esperava. Mas a curiosidade é tamanha…
Hahahaha,
Curiosidade defini!! rs…
beijos
amei essa capa *-* espero que essa serie tambem seja legal,mas que o final nao seja tao ruim quanto o de Fallen :/
Ai, Larissa.
Ainda não li o último livro de Fallen, mas muita gente disse que se decepcionou!!
Que pena!
beijos
Sempre quis começar um livro da Lauren em dia e nunca consegui. Quando li esse tive a mesma impressão e acho que ainda vai evoluir muito, gostei de tratar mistérios no fundo do mar. Tomara que a autora só não piore.
bjos
Philip Rangel
Entrando Numa Fria
Oi, Philip.
Então somos dois com essa expectativa! hehehe
beijos
Parece bastante com Fallen. Até esse nome, Semeadores, lembra os Anunciadores, kk
Oi, Natanael…
Não tinha pensado em mais essa coincidência, mas é bem verdade! hehehe
Beijos
Capa perfeitamente linda e que nome esquisito essa menina tem! rs Realmente, parece fallen, mas fiquei curiosa, de qualquer forma…triângulo amoroso, hein? Aiai! rs beijos!
A capa desse livro é linda demais.
Assim que vi resolvi que tinha que fazer um bottom! hehehehe
Mas ainda acho melhor esperar o segundo livro para ver se a história vai continuar boa!
Beijos