Leitora Compulsiva

Andrew Lane – O Jovem Sherlock Holmes: Tempestade de Fogo

TEMPESTADE_DE_FOGO_1380320139PTítulo: Tempestade de Fogo

Série: O Jovem Sherlock Holmes

Autor(a): Andrew Lane

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Páginas: 320

Tradução: Leonardo Alves

Sinopse no Skoob

***

“Tempestade de Fogo” é o quarto livro da série O Jovem Sherlock Holmes, escrita pelo inglês Andrew Lane e publicada aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Os livros anteriores são: Nuvem da Morte , O Parasita Vermelho e Gelo Negro.

Para quem não conhece, Sherlock Holmes é um personagem de ficção criado pelo escritor Sir Arthur Conan Doyle. Na versão original, Sherlock Holmes é um investigador do final do século XIX, que ficou famoso por suas técnicas não ortodoxas de investigação e por seu raciocínio lógico. Ao todo são 60 histórias de Sherlock Holmes escritas por Conan Doyle e, desde a primeira história publicada – Um Estudo em Vermelho – o que encontramos é um Holmes já adulto, com todos os seus conhecimentos bem afiados. Sherlock Holmes é um dos personagens mais conhecidos da literatura mundial e suas aventuras já foram transformadas em filmes e seriados de TV.

Depois da morte de Conan Doyle, muitos autores já se arriscaram criando novas aventuras para esse personagem, mas Andrew Lane surgiu com uma proposta completamente inovadora: com base em tudo o que Conan Doyle escreveu sobre seu personagem, Andrew Lane imaginou como teria sido a infância de Sherlock e colocou suas idéias no papel. O resultado são excelentes histórias, que mostram como Sherlock desenvolveu todos os seus métodos de investigação. Rs…

E como sempre, vou fazer uma pequena retrospectiva (sem spoilers):

No primeiro livro da série conhecemos Sherlock com apenas catorze anos. Finalmente as férias chegaram, mas ele descobre que, ao invés de ir para casa encontrar os pais e passar um tempo com seus irmãos, ele terá que ir para a casa de seu tio, numa cidade no interior da Inglaterra. As férias de Sherlock parecem fadadas ao tédio, até que conhece Matthew Arnatt… O garoto lhe conta sobre uma misteriosa morte ocorrida na cidade e sobre uma nuvem estranha que ele viu deixar o local em que o corpo foi encontrado. Depois disso, quando o próprio Sherlock encontra um cadáver e vê a mesma nuvem misteriosa, passa a investigar as evidências na tentativa de descobrir o que pode estar acontecendo. Com a ajuda de Matt, de Amyus Crowe (o tutor de Sherlock) e Virginia Crowe – a filha de Amyus, Sherlock se aventura em sua primeira investigação e acaba metido em grandes confusões, envolvendo incêndios, viagens às escondidas, perseguições, sequestros, conspirações…

No segundo livro, Sherlock recebe uma visita inesperada do irmão. Mycroft Holmes vai ao encontro de Amyus Crowe para pedir a ajuda do americano para encontrar e prender John Booth. Obviamente Sherlock não consegue deixar de se meter no assunto e acaba envolvido numa perseguição que resulta no sequestro de seu amigo Matt por bandidos muito perigosos! Para salvar o amigo e resolver o mistério de John Booth, Sherlock embarca junto com Amyus Crowe e Virgínia em um navio rumo aos Estados Unidos. Mas os bandidos não vão dar mole e a vida de Sherlock é ameaçada inúmeras vezes.

O terceiro livro, que traz muito mais deduções e raciocínios lógios, conta história de como Sherlock ajuda seu irmão mais velho, o único suspeito de um assassinato. A missão parece quase impossível, já que o irmão era a única pessoa na sala com a vítima e estava com  uma faca na mão. Mycroft poderá ser levado à forca se o verdadeiro culpado não for encontrado e Sherlock contará com a ajuda de seu amigo e tutor, Amyus Crowe, para descobrir o que realmente aconteceu. Na busca pela verdade, Sherlock ainda terá que ir a Moscou e encarar bandidos dispostos a causar um gigantesco incidente internacional.

E finalmente chegamos ao quarto livro…

Em “Tempestade de Fogo”, Sherlock Holmes terá vários desafios e o primeiro deles é se livrar da governanta da casa do tio – a Sra. Eglantine. Desde o primeiro livro, essa mulher trata Sherlock super mal e ele não entende porque é que os tios a aturam. Mas no início desse livro Sherlock descobre que a Sra. Eglantine chantageia seu tio. E logicamente não deixará isso barato. Com a ajuda de seu amigo Matt, o garoto descobre todo o mistério e finalmente se vê livre dessa mulher horrorosa. De quebra ainda ajuda quase toda a cidade, ao mandar um terrível bandido para a cadeia!

Mas o grande mistério que Sherlock precisa desvendar nesse livro é o sumiço de seu tutor Amyus Crowe e de Virgínia. O garoto encontra a cabana deles completamente abandonada depois de saber que alguns estranhos estão fazendo perguntas sobre seu tutor. Logo ele presume que Amyus fugiu desses estranhos e começa a procurar por pistas de seus amigos. Seguindo as pistas, Sherlock acaba indo parar na Escócia e só para variar se mete em muita confusão!!!

Quando comecei a ler essa série, fiquei um pouco decepcionada com o primeiro livro porque achei que ele tinha muita violência e pouco raciocínio lógico, mas a cada volume que passa tenho ficado mais e mais animada com as aventuras do jovem Sherlock Holmes! Aos poucos o personagem vai desenvolvendo seus talentos e vai amadurecendo. Seus desafios estão ficando cada vez mais elaborados, o que faz muito sentido dentro da proposta do autor.

Acho que uma das melhores coisas desse livro foi a história da Sra. Eglantine. Desde o primeiro livro já deu para perceber que essa mulher era maligna e achei bacana que o autor se livrado dela agora nesse quarto livro. Fiquei com medo de ter que esperar pelo último livro da série para saber o que é que aquela bruxa estava aprontando!!

E falando em último volume, não há previsão de quantos livros essa série terá. Até agora já foram publicados 6 livros nos Estados Unidos e, ao que parece, enquanto o autor tiver ideias para aventuras do personagem, ele continuará escrevendo mais livros! Então preparem-se para muitos volumes!! Se cada livro for melhor que o anterior, então não me importo! hehehehe

28 comentários sobre “Andrew Lane – O Jovem Sherlock Holmes: Tempestade de Fogo

  1. Nanda

    Ei Mila

    Eu li o primeiro e me decepcionei um pouco, talvez por ler Conan Doyle eu achei meio bobinho, mesmo sendo juvenil.
    Ai até hoje não li o 2, vc acha que vale a pena continuar a série? rs
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanda.
      Eu me decepcionei bastante com o primeiro livro, mas aos poucos essa série está me conquistando.
      Ainda não está excelente, mas já está bem melhor.
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Bia.
      Acho que esse livro é mais para quem já é fã do personagem ou quer conhecer um pouco mais dele.
      Se não é a sua, nem perca tempo! hehehe
      beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Rose.
      Essa série começou meio mal, mas agora está ficando mais interessante.
      É uma boa para conhecer mais o mundo desse talentoso detetive.
      Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Imaginei que isso poderia acontecer… Quem é tão fã não deve se sentir bem com isso.
      Mas o que admiro nessa série é que o autor fez intensas pesquisas para escrever os livros e traz vários elementos do SH “original” hehehe
      Beijos

  2. Andy_Mon Petit Poison

    Eu li o primeiro, mas vi que não é p/ mim…nem foi pelo fato de ter violência ou pela falta de lógica, acho que foi o jeito que o autor criou o personagem mais jovem, cheguei ao final achando um porre e acabei desistindo…rs

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS – Beemote (Scott Westerfeld) bit.ly/Jf00bB

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, San.
      Eu até gosto das histórias do Sherlock Holmes, mas nunca fui muito fanática.
      Em todo caso, acho essa uma série interessante! hehehe
      beijos

  3. Ademar Júnior

    Oi Camis,
    Eu gosto muito dos romances policiais mais clássicos tipo Conan Doyle e Agatha Christie.
    Acho interessante a proposta desse autor, assim como da série Sherlock da BBC.
    Estou me segurando pra não ir correndo atrás dessa série, você me convenceu.
    Beijos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ademar.
      Essa proposta do autor é bem interessante mesmo.
      Se tiver a oportunidade de ler, espero que goste!
      Beijos

  4. Adriana de Holanda Tavares

    Nunca gostei muito do Sherlock Holmes, achei muito ruim especialmente depois do filme, mas também devo confessar que ainda não li nenhum dos livros, e que estou sim julgando pela capa. hihihih
    PAZ E LUZ SEMPRE

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Que pena que ficou com essa má impressão.
      Os livros do Sherlock são bem interessantes para quem curte histórias policiais!! hehehe
      beijos

  5. Nihal Dovahkiin

    Conan Doyle é sensacional. Sherlock foi um fenômeno tão grande, que inspirou outros autores a escrever também. Interessante, é que eu ainda não consegui ler nenhum livro do Sherlock. >.< Acho que esse gênero não me atrai muito. Já, pelo contrário, O Mundo Perdido do Conan Doyle eu amei, adorei!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Eu ainda não tive a oportunidade de ler muitos livros do Sherlock, mas eu gostei bastante dos que li.
      E com certeza a obra do Conan Doyle foi e continua sendo uma inspiração para muitos autores!
      beijos

  6. Lauren Alice Ubal

    Nunca li nenhum livro do famoso Sherlock Holmes, axo que em parte pq nunca dei uma chance pra ele, já que gosto muito do Hercule Poirot da Agatha Christie .
    Mas já olhei os filmes do Sherlock e gostei, axo q os livros devem ser bem melhores.
    E esse do Jovem Sherlock deve ser muito bom, pois acho que é normal a gente sempre querer saber como tudo começou
    E ver q outro autor pode ter uma história bem legal pra um personagem super conhecido é interessante e desafiador, pois o cara tem que ser bom pra conseguir conquistar os fãs do Conan Doyle ou para ter pelo menos a simpatia deles hehehe
    Bjos

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Lauren.
      Os livros da Agatha Christie são ótimos também para quem curte livros policiais! Não tem nem o que falar! hehehehe
      Essa ideia do autor é bem bacana, justamente porque é uma forma de conquistar os leitores mais novos, que depois podem vir a apreciar os livros do Sherlock “original”. hehehe
      Beijos

  7. Philip Rangel

    Li até o segundo e quero muito ler os próximos que tenho em ebook.
    Achei as histórias instigantes de prender o leitor. Ainda mais por fazer pensar é o que mais ganha dentro da obra.
    Achei o primeiro meio fraco, mas depois o raciocínio lógico do Sherlock vai melhorando.ç

    bjos
    Philip Rangel
    Entrando NUma Fria

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Philip.
      Achei o primeiro livro bem fraco também.
      Mas acho que faz sentido se pensarmos que é o início do “treinamento” do Sherlock!! rs…
      Espero que goste dos próximos livros!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!