Leitora Compulsiva

Kathryn Lasky – A Lenda dos Guardiões: A Jornada

Já falei diversas vezes para vocês que é sempre muito difícil fazer uma resenha sobre uma continuação de algum livro e com esse não é diferente!! Como falar sobre o que acontece nesse livro sem falar sobre o que aconteceu no primeiro?? Impossível!!

Por isso mesmo, minha resenha vai ser bem curta e vou me concentrar nas minhas impressões!!

Confesso que achei o começo do segundo livro um pouco chatinho, porque a autora se preocupou em repetir uma série de informações do primeiro livro… Talvez para reativar a memória de quem deu um grande intervalo entre a leitura do livro 1 e do 2! Mas superada essa fase, voltei a me divertir com a história dessas aves tão incomuns!!

Depois de conhecer um pouco da história de Soren no primeiro livro, já comecei a perceber que ele será o grande herói dessa história toda!! rs… A cada página a gente pode acompanhar o desenvolvimento físico e o amadurecimento dessa coruja-de-igreja que enfrenta desafios cada vez piores ao lado de seus amigos.

Mas ao mesmo tempo que ele supera os obstáculos, a gente acaba ficando com a impressão que ele é um pouco pára-raio de desgraça!! Tadinho… parece que tudo de ruim acontece ao redor dele!! Mas o que importa é que ele tem um bom coração!!!

Outros personagens são muito importantes para a história e entre eles fiquei encantada com a Sra. P!! Ela dá cada lição na gente… Bom, na verdade nas corujinhas, mas é lógico que tudo o que é dito ali serve para a gente!! E essa é uma das características mais fortes do livro… Embora seja uma história em que os heróis e vilões são corujas, as situações apresentadas nos levam a refletir muito sobre nossas próprias vidas!!

Só que uma coisa me chamou a atenção e não é só nesse livro não… tenho percebido que muitas das histórias voltadas para o público infantil mostram crianças como heróis que não confiam nos adultos!! A impressão que se passa é que os adultos nunca entendem ou confiam nas crianças!! Nesse livro em especial percebi vários momentos em que Soren prefere guardar as informações importantes para ele, ao invés de informar as outras corujas mais velhas e experientes!! Alguém mais percebeu isso nas literaturas infantis ou é piração da minha cabeça??

Bom, mas voltando ao assunto… Já estou lendo “O Resgate” e depois desse terceiro livro eu vou decidir se continuo a ler a série ou não!! Mas pode deixar que eu conto para vocês!! rs…

 

26 comentários sobre “Kathryn Lasky – A Lenda dos Guardiões: A Jornada

  1. Andressa Leite

    Concordo com vc, na maioria dos livros ( e nos filmes também) voltados para crianças, o adulto nunca acredita ou entende a criança, que recorre a si mesmo, ou a seus amigos para resolver seus problemas, bjs, amei a resenha sem spoiler.

  2. Fernanda

    Ei Mila,

    Ainda não li o 2, mas quero continuar lendo a série. Só não imagino como ela pode ter tantooo livro mas tudo bem rs. A Sra. P é ótima mesmo, adoro os coisas que ela fala. Ah não sei quanto a eles nunca confiarem nos adultos, acho que na verdade é pq tem que ter um herói na história ou em alguns casos, se os personagens contassem o livro nem acontecia hehe

    bjoo

    1. Camila

      Oi Nanda,
      Isso é verdade!! Acho que esse negócio de não contar para os adultos é para dar um drama na história, né?? Mesmo assim fico com medo de um dia ser surpreendida com o sumiço dos meus filhos porque eles foram resolver as coisas sozinhos por aí!! rs…
      Beijos

  3. Viviane Machado Ferreira

    hha, também achei o começo do livro bem chatinho!! Depois engatou! Aí você avisa se quiser os outros da série, pq eu quero! XD É, acho que depende do livro infantil…alguns livros mostram que tem adultos que podem ser confiados, outros não… mas o coitado do Soren leva tanta ‘patada’ na vida, né? hehe

    1. Camila

      Vi, não entendi… é para eu avisar se quero ler os outros livros porque você tem ou quer?? rs… Se você tiver eu quero sim!!! Põe na próxima leva do correio!! rs…
      beijos

  4. Mirtes Agda

    Eu sempre quis ler a Séie A Lenda dos Guardiões mas acabei vendo o filme antes :P!
    Acho que vou no mínimo tentar me envolver com a história de Soren e seus amigos e fazer uma comparação com o que eu vi no filme. É claro que as adaptações cinematográficas de livros são ums porcaria se comparadas aos livros!

    Mil bJS

  5. Tatiana Leite

    Ai, eu não li nenhum livro da série e já estou ficando angustiada com o tato que essa coruja sofre! Meu coração fica na mão com uma coisa dessas! Tadinha! detesto ver animais sofrendo!
    Eu percebo isso de não confiarem em adultos e muitos livros adolescentes, mas os infantis até que não – deve ser porque eu não leio um livro infantil há MUITO tempo…
    Mas isso é triste, né?
    Eu me lembro que quando estava lendo Harry Potter e a Câmara Secreta, o Dumbledore pergunta pro Harry se ele tem alguma coisa a dizer (quando ele está todo assustado com o negócio de falar com as cobras) e o Harry não fala nada. Ao longo da história, o Harry vai aprendendo que ele tem que confiar nos adultos, porque eles podem ajudar! As crianças precisam ler esses livros também!

    Adorei a sua resenha!
    Beeijo! ;3

    1. Camila

      Oi Tati,
      É uma tristeza mesmo o que acontece com essas pobres corujas! Mas a gente não sente como se fossem maus tratos não, viu?? Pode ficar tranquila!! Tudo acontece no mundo das corujas e não há qualquer interferência humana! Acho inclusive que os humanos já nem existem mais quando se passa essa história!! rs…
      E esse negócio das crianças, me lembro de ficar com muita raiva do Harry Potter por ele não confiar no Dumblebore!! rs…
      Beijos

    1. Camila

      Oi Cláudia,
      Acho que eu tenho lido muito livro do gênero e comecei a reparar!! Embora as séries sejam ótimas, muitas delas apresentam os adultos como não confiáveis!! Mas isso não é novidade!! Muitos livros antigos e até desenhos animados mostram isso!! É uma pena!!
      Beijos

  6. Janaina Oliveira Varjão

    Oi Mila !!

    Sua resenha tá ótima ! Aind anão li nada da série, mas estou com muita vontade de ler. Essa história de livros em série é chata mesmo, haja bolso pra suportar né ? Mas não desist não ! hehehe

    Bjo no coração !

    1. Camila

      Oi Jana,
      Parece que o que importa mesmo é o dinheiro que uma boa série pode vender!! É só lembrar que a autora do Harry Potter é uma das mulheres mais ricas da Inglaterra!! Acho que todos os autores ficam sonhando em emplacar um sucesso como esse! E quem paga o preço, literalmente, somos nós leitores!!
      beijos

  7. Sanzinha

    Muito legal vc tocar nesse ponto, Camila. eu li “As Irmãs Grimm” e percebi a mesma coisa. E vários outros filmes e livros têm passado isso mesmo, de as crianças não confiarem nos adultos. Sei lá, não acho isso legal, não.

    Beijos!

    1. Camila

      Oi San,
      Infelizmente esse é um ponto que devemos pensar sobre a literatura infanto-juvenil!! Será que é bom ensinar as crianças a não confiar nos adultos??? Eu acredito que não!!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!