Leitora Compulsiva

Jay Asher e Carolyn Mackler – O Futuro de Nós Dois

Título: O Futuro de Nós Dois

Autor(a): Jay Asher e Carolyn Mackler

Editora: Galera Record

Ano: 2013

Páginas: 384

Tradução: Ana Ban

Sinopse no Skoob

***

E finalmente as resenhas estão de volta ao Leitora Compulsiva, né?! rs… Eu fiquei na dúvida se deveria publicar essa resenha hoje ou se deveria fazer um post sobre a minha viagem, mas percebi que estava em falta com vocês. Confesso que esse mês de junho, por conta da minha viagem, foi bem atrapalhado! Muitas promoções entraram no ar no final do mês passado e, para que nenhuma data de sorteio caísse durante a minha ausência, acabei jogando tudo para essas semanas que passaram…

IMG_2586

Mas agora as coisas estão entrando nos eixos e hoje estou aqui para falar sobre o livro “O Futuro de Nós Dois”, que recebi da editora Galera Record como parte de uma campanha muito bacana que eles fizeram. O kit do livro ficou uma graça e é composto pelo livro (por óbvio), um marcador redondo e formato de CD, um ímã de geladeira em formato de vídeo game portátil e mais um cubo mágico!! Ainda não tive coragem de mexer no cubo mágico porque sei que nunca mais vou conseguir montá-lo! hehehe

Esse foi o único livro físico que levei comigo na viagem. Não quis abusar e levar muita coisa por causa do peso da mala. Então foi só esse mesmo. Até porque eu sabia que não teria muito tempo para ler… Rs! Carreguei ele comigo durante toda a viagem, lendo um pouquinho por dia! Só terminei de ler mesmo na viagem de volta! Rs!!

E o que esperar do livro?

A história contada em “O Futuro de Nós Dois” se passa no ano de 1996, uma época em que computadores pessoais ainda não eram tão populares e a internet ainda era algo estranho e desconhecido pela maioria das pessoas! Pois é… Esse tempo realmente existiu. O livro conta a história de Emma, uma adolescente em vias de se formar na escola e que recentemente ganhou um computador de seu pai. Sabendo disso, seu melhor amigo e vizinho – Josh – a presenteia com um CD-Rom de cortesia da AOL, que lhe garantia acesso à tal da internet!!

Emma logo faz o seu cadastro, cria um endereço de e-mail e começa a fuçar na rede. E é aí que as coisas começam a ficar estranhas. Isso porque Emma acaba se conectando ao Facebook, que para quem não sabe só foi criado em 2004. Pois é… Emma se conecta em uma rede social que sequer foi criada ainda! O pior é que Emma começa a ver tudo o que está sendo postado quinze anos depois. A garota tem acesso ao seu perfil e descobre como estará sua vida no ano de 2013, que serão seus amigos, qual será sua profissão, com quem estará casada… Uma loucura!!! E justamente para ter certeza de que não está ficando louca, ela compartilha esse segredo com Josh.

Juntos eles começam a perceber que todas as ações que tomam no presente (em 1996), influencia no futuro deles (em 2011). E uma vez que Emma descobre que seu futuro não é nada promissor, começa a tomar atitudes que visam tornar as coisas diferentes. Só que Josh não gosta muito disso, já que seu futuro é, pelo o que consta no Facebook, muito promissor. Mas será que podemos acreditar em tudo o que lemos no Facebook?

O que achei de livro? Divertidíssimo!!! Estou hoje com 31 anos, o que significa que eu tinha 14 anos em 1996 e me lembro muito bem dessa época! Meu pai sempre foi apaixonado por tecnologia e assim que os primeiros computadores pessoais começaram a surgir aqui no Brasil, ele já comprou um para a nossa casa. Pois é… chegamos a ter um computador com a tela preta e letras verdes!! hehehe Por conta de tudo isso, a história se tornou ainda mais apaixonante para mim, porque foi como voltar ao passado e reviver aquele tempo em que ainda não estava contaminada pela “neurose digital”!! rs…

Além dos personagens serem uma graça, há uma bela lição na história. Achei muito interessante os autores criticarem o excesso de futilidade e de exposição que encontramos hoje nas redes sociais. Nos habituamos a falar sobre tudo da nossa vida no Facebook. Acordou? Posta foto do café da manhã. Reclama do trânsito para a escola ou para o trabalho. Posta foto do almoço! E assim vai… O dia todo dizendo para o mundo onde está e o que está fazendo!! Rs… Não é assim?! Sem contar que é muito difícil saber o que é real e o que não é! Se vocês tivessem acesso ao futuro de vocês por meio do Facebook, saberiam como a vida de vocês realmente será?! Eu tenho minhas dúvidas!! rs…

Em suma, o livro tem tudo que uma boa história precisa: humor, romance, bons personagens, originalidade, uma proposta interessante, um bom desenvolvimento e uma final delicioso! rs…

14 comentários sobre “Jay Asher e Carolyn Mackler – O Futuro de Nós Dois

  1. Nanie

    Ai, Camis, que resenha gostosa! O livro parece ser bem bacana mesmo *-*
    Aqui em casa nós só tivemos computador muito tempo depois dele surgir e se tornar popular… só em 2006. Mas ainda assim acho que eu iria curtir bastante o livro 🙂

    P.S.: Você resolveu postar a resenha antes de falar da viagem, mas não deixe de contar como foi o passeio! Estamos curiosos 🙂

    Beijos,
    Nanie

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nanie.
      Está meio complicado terminar o post da viagem, estou escrevendo aos poucos!
      Tem bastante coisa para tirar foto! rs…
      Acredito que você vá gostar do livro, mesmo sem ter passado por essa época da mesma forma que os personagens!
      Beijos

  2. Soraya Felix

    Oi Camila, eu também sou da época dos primeiros computadores e uma estória como essa me interessa demais. Eu me lembro quando ainda usava o videotexto, um aparelhinho que era ligado a linha telefônica e você conseguia acessar algumas informações. Era algo tão fascinante na época que eu ficava imaginando como seria o futuro. Muito legal os autores usarem esta temática. Vou colocar na longa lista de leitura. bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Soraya.
      Esse livro é ótimo e também dá para ler rapidinho, então não vai atrapalhar a sua lista de leitura!
      Espero que goste da história!
      beijos

  3. andyinha

    Não fica gritando a idade por aí….rs
    Brincadeiras à parte, eu li a sinopse, mas não consegui me ligar com ele, acho q foi um dos poucos lançamentos que resolvi passar, mas mto queria saber do meu futuro…rs

    Andy_Mon Petit Poison

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Andy!
      Não tenho problemas com a idade!! rs…
      Uma pena que não te interessou. Mas sei como é… São muitos lançamentos ao mesmo tempo e a gente tem que fazer um pente fino!
      Beijos

  4. marinafaedda

    Gente, amei a sinopse desse livro! Eu não sou muito fã de redes sociais, mas como tenho pessoas queridas morando no exterior tive que me render ao facebook, e fico passada com como as pessoas se expõem! Tento contar o mínimo possível da minha vida lá, afinal, quem tem que saber do que acontece comigo são as pessoas que me veem sempre, não é?

    Adorei a dica, Camis! Vou procurar saber mais sobre o livro e tentar lê-lo! =)

    Beijos!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Nina.
      Eu fico horrorizada com o tanto de informação que as pessoas postam no facebook!
      Demorei muito para me render ao Facebook e confesso que só entrei mesmo por conta do blog. Hoje uso também para conversar com meus amigos, mas me recuso a abrir toda a minha vida! A gente não sabe que é que está vendo aquelas informações e nem o que as pessoas vão fazer com isso!
      Acho que as pessoas perderam um pouco a mão!
      E sobre o livro, ele tem uma boa crítica nesse sentido!
      Acho que você pode gostar!!
      Beijos

  5. Ademar Júnior

    Oi Camis,
    Adorei a resenha. Infelizmente ainda não li o livro, mas ele está no prelo para ser uma das próximas 10 leituras.
    No entanto, posso dizer que o Jay Asher é bem cativante mesmo (e divertido), eu li o primeiro livro dele (Os 13 Porquês), que é bem interessante também. Tem uma temática mais densa, o suicídio, mas é muito legal, vale a pena.
    Fiz a resenha desse primeiro livro e entrevistei o Jay Asher lá no blog também!
    A ideia de ter acesso ao futuro através do Facebook é de fato curiosa, mas concordo com você sobre o fato de que as informações possam ser muito vagas e superficiais, isso pelo excesso de futilidade que movimenta a rede social.

    Beijão!

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ademar.
      Sou louca para ler “Os 13 Porquês” e já imagino que vá gostar bastante.
      Li a entrevista que você fez e achei sensacional!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!