Leitora Compulsiva

Francesc Miralles – Amor em Minúscula

Começo esse post contando porque esse livro se tornou especial para mim e peço, desde já, licença para a minha amiga Mila para contar para todo mundo essa história! Quem conhece o blog sabe que eu tenho um espaço dedicado para que vocês possam me indicar livros… tá no menu ali em cima e se chama O Que Vocês Gostariam de Ver Aqui. Uma das primeiras pessoas a escrever lá foi a Mila e ela me indicou esse livro!

Confesso que durante um tempo procurei o livro nas livrarias, mas quando encontrava, acabava desistindo de comprar porque sempre estava com a sacola cheia e deixava para depois!! Mas esse ano, no meu aniversário, ganhei de presente da própria Mila um vale presente do Fnac!! Veio dentro de um cartão lindo e na hora em que eu vi, sabia exatamente como gastá-lo!!!! rs… Quando contei para ela, ela me disse que era exatamente esse livro que ela ia comprar para mim, mas achou melhor deixar que eu decidisse!! E foi assim que esse livro entrou para a minha coleção!! rs…

Pois é, gente… Meu aniversário foi em abril e só agora resolvi que era hora de ler esse livro!! Queria ter tempo para saboreá-lo e não me arrependi! Esse é um livro para ser apreciado com calma! Apesar de não ser muito grande, com 288 páginas apenas, ele é tão repleto de detalhes que encanta!! E olha que normalmente eu não sou chegada a detalhes! rs…

O livro conta a história de Samuel, um homem de meia-idade, que mora sozinho e dá aulas de literatura alemã! A vida dele é monótona e o ponto alto do seu dia é uma ida ao supermercado!! Ele passa a maior parte do tempo em casa, corrigindo trabalhos dos alunos e ouvindo música! Mais que sozinho, Samuel é um verdadeiro solitário! Até o dia que sua rotina é interrompida pela aparição de um pequeno gato, na porta de sua casa e Samuel resolve levar-lhe uma tigela de leite… Um pequeno ato, não é mesmo?! O que vocês não imaginam é tudo o que acontece na vida de Samuel por causa disso!!! Uma pequena ação leva à outra e quando menos percebemos a vida de Samuel está repleta de mudanças! Mishima, o gatinho, o leva a conhecer a veterinária e o morador do andar de cima, Titus, que o leva a reencontrar Gabriela, que o leva a conhecer Valdemar… E assim a vida da Samuel começa a ser preenchida!! E é exatamente essa corrente de acontecimentos que começa com uma pequena boa ação é o que Samuel chama de amor em minúscula!

O livro é um encanto, uma lição de vida!! Ao terminar de ler o livro, estava tomada por um sentimento de tranquilidade e de esperança! Uma narrativa extremamente simples, que não possui muitos momentos de ação, mas que agrada muito!

48 comentários sobre “Francesc Miralles – Amor em Minúscula

  1. Patrícia Akemi

    Nos últimos tempos dei uma parada com esses livros que envolvem animais e lições de vida. Apesar de achar um mimo, vou dar uma olhada pela livraria… *-*

    1. Camila

      Então você é como eu, tem fases de leitura, né?! Eu leio vários livros parecidos, depois mudo de temática! rs… Dá uma olhada sim! É um livro pequeno e muito leve de ler!! Não é daqueles que a gente termina em prantos e nem nada!
      Beijos

      1. Patrícia Akemi

        Isso mesmo! Estou em fase de contos de fada, quem sabe eu volte para os animais depois haha
        Não termina em prantos? Uau, raro com essa temática!

    1. Camila

      Eu sou apaixonada por gatos e existe uma ‘lenda’ que diz que se um gato aparece na sua casa, não coloque ele para fora! Significa que você tem algum problema e o gato está ali para te ajudar! Quando você não precisar mais, ele simplesmente vai embora!! Eu já passei por cada situação com gatos! hehehe

        1. Camila

          Que pena! Mas fica de olho!!! Até na rua… se um gato passa por mim e fica muito perto, eu sempre fico esperta com o que tá acontecendo em volta porque pode ser um alerta! hehe

          1. Viviane

            Que? Quem falou de dupla personalidade? Ah, deve ter sido minha irmã gêmea do mal! (hauahua, pq todo mundo leva a sério o que eu falo??)

  2. Fernanda Leite

    Que fofo! Eu confesso que nunca tive curiosidade de saber do que falava o livro (que vergonha de admitir isso!), mas minha opinião mudou completamente! Esse parece ser aquele livro que você, ao terminar de ler, fica com aquela sensação de que livro é sempre bom, né? Agora eu quero muito ler. Acho que vou gostar pra caramba! Beeijo!

  3. Camila Mosqueira

    To mto feliz que vc tenha gostado do livro, Mila! Ainda bem que vc não teve pressa pra ler ele. Tem livros que se não forem lidos no momento certo não adianta..
    O que mais me encantou foi justamente a simplicidade das ações que mudaram a vida de Samuel. Tenho um carinho muito grande por este livro =)
    O que vc achou daquela teoria dele “O contrário é o conveniente”? Eu achei ótima! E pelo jeito funciona mesmo hehe.
    Bjão!

    1. Camila

      Já coloquei em prática!!! E dá certo mesmo!!!
      Adorei o livro porque as coisas que acontecem com ele são simples! Nada de grandes reviravoltas! A vida dele se transforma com pequenas coisas e isso mostra que a nossa vida também pode mudar!! A gente não precisa ficar esperando por grandes coisas!!! rs… E o final foi tão traquilo… AMEI!!!

      1. Camila Mosqueira

        Que bom que gostou! Tava com receio de que vc não gostasse por estar numa fase muito vampiresca ultimamente hehe.
        Eu só queria que o final fosse um pouquinho mais completo.. Só mais umas 3 folhas e eu ficaria mais satisfeita =)
        Bjos!

        1. Camila

          Tudo bem que eu estou lendo vários livros de vampiros, mas sempre tem espaço para outros livros na minha agenda de leituras! Inclusive, depois que eu li o Água Para Elefantes, percebi que é ótimo variar!! hehehe Prometo voltar a ler coisas diferentes!! Mas com uns vampiros às vezes, tá?! hehehe
          Amei o livro e realmente foi bom ter esperado o momento certo!! Mesmo depois que ele veio para a minha estante, eu olhava para ele sempre que ia começar um livro novo e acaba escolhendo outro! Coisas de intuição! hehehe Mas agora foi perfeito!! Obrigada!!!!!!
          Beijos

  4. Lucivânia

    Eu comprei esse livro assim que lançou, porque sou apaixonada por gatos e Mishima me cativou logo na capa. hahaha
    Não me arrependi, adorei o livro, Samuel é uma figura única e Mishima é cativante.
    Fico feliz que você tenha gostado também. ^^
    bjs

  5. Ronaldo

    Que bom que você gostou, Mila!! Eu tbém adorei o livro, e um dos motivos foi justamente isso, nos fazer ver como as pequenas ações podem influenciar na nossa vida. Recheado de lições de vida e de “dicas” literárias, é um excelente livro, só não gostei muito do final que me deixou com aquela sensação de estar faltando algumas páginas a mais.

    1. Camila Mosqueira

      Concordo com vc, Ronaldo. Adorei o livro, mas senti falta de um final mais elaborado. Parece mesmo que parou antes da hora.
      Vai ver a ideia era deixar igual a vida, sem final absoluto =)
      Bjos!

    2. Camila

      Sério?! Quando terminei de ler tive a sensação de que é assim que a vida é! Achei que teve tudo a ver com o livro!!! Sabe, fiquei com a sensação de que qualquer coisa pode acontecer!! O final fica por conta de cada um, sabe?! O mais bacana do livro é que ele retrata a vida de qualquer pessoa! Não tem nada que torne Samuel um cara especial e isso eu achei bacana! rs…

      1. Ronaldo

        É verdade, pensando bem, talvez tenha sido essa ideia mesmo Camilas! hehe
        Acho que foi mais porque como tudo tava meio que se encaminhando para um fim, criei expectativas para o final, aí quando eu vi que tinha acabado, estava querendo mais

  6. Laura

    Ahh, eu adooro este livro… já até fiz resenha lá no blog!

    Pra mim, além de ver como um pequeno ato pode mudar a vida de alguém, podemos tbm ver como ter um animalzinho pode mudar a sua vida…rs

    Bjs!

    1. Camila

      Depois de ler esse livro, me deu uma vontade louca de sair e adotar um gato!!! Já tive gatos e sinto a maior falta!!!
      Vou passar no seu blog para ver sua resenha!
      Beijos

  7. Lu

    Adoreiiiiiiiiiiiiiii.
    Nossa, fiquei emocionada só de ler a resenha.
    Esse livro me lembra outr, mas o nome me fugiu agora, rsrsrs.
    Fiquei bastante curiosa para ler e sabe o que é o melhor? Amooooo Gatosssssssss, tenho 3 e amei a capa, rsrsrs. Mais um motivo para eu ler. ^^
    beijos.

    1. Camila

      Oi Dizzy,
      Desse jeito parece que eu só falo bem dos livros aqui!! hehehe Mas não é verdade, tem muito livro que não recomendo! hehehe
      Mas acho que tenho dado muita sorte e isso se dá ao fato de que eu sempre procuro me informar bastante antes de comprar um livro! Dessa forma, já pré-seleciono aqueles que existem mais chances de eu gostar! hehehe Acaba dando certo!!!!
      Beijos

  8. Celsina

    Camila, que fofo esse livro, adoro gatos (mas prefiro cachorros rsrs). Eu fiquei em duvida se levava esse livro ou “Dewey, um gato entre livros”, acabei comprando esse ultimo.

    Mas “Amor em minuscula” já entrou na minha lista =)
    Beijos!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!