Título: Eternamente Cecília
Autor(a): Elysanna Louzada
Editora: publicação independente
Ano: 2017
Páginas: 288
Sinopse: AQUI
Download do 1º Capítulo: AQUI
Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)
***
No começo desse ano divulguei aqui no Leitora Compulsiva a parceria feita com a autora Elysanna Louzada e comentei sobre seu mais recente trabalho, chamado Eternamente Cecília, um romance de época ambientado no Brasil.
Muito embora o livro seja comercializado na versão digital pela Amazon por ser uma publicação independente, a autora carinhosamente me enviou um exemplar físico, feito especialmente para divulgação!
Sobre o que é “Eternamente Cecília”?
Eternamente Cecília conta a história da jovem italiana Cecília Agrizzi que, no ano de 1890, embarca para o Brasil com sua família em busca de trabalho e de melhores condições de vida, em terras prometidas pelo governo do Espírito Santo. Desde que sua mãe morreu, é Cecília quem cuida do pai e dos dois irmãos.
Ao chegarem ao Brasil, os Agrizzi e outros italianos são levados para a Fazenda Bela Vista e obrigados a trabalhar arduamente nas plantações. Além da dificuldade com o novo idioma, os italianos logo percebem que foram esganados e que as as promessas feitas foram vazias. A dona da fazenda, Estela Dias, não passa de uma aristocrata arrogante e mau-caráter, que não perde a chance de humilhar seus empregados.
A situação da família de Cecília já é difícil, mas quando seu pai adoece, tudo fica pior. Em busca de um salário melhor para pagar o tratamento do pai, Cecília consegue sair da lavoura para a cozinha da casa principal. E se o que já está ruim, pode piorar, Francisco – o herdeiro da fazenda e um conquistador nato – acaba se encantando pela moça e deixando Estela furiosa.
Além de provocar a fúria de Estela, que só pensa em casar o filho com uma rica herdeira, o romance entre Cecília e Francisco desperta a ira de Otávio, o melhor amigo de Francisco que fica completamente obcecado pela jovem italiana e não medirá esforços para possuí-la.
O que esperar desse livro?
Apesar de ser apaixonada por romances ambientados em épocas passadas, confesso com uma certa vergonha que ainda não tinha lido nenhuma história assim que se passasse no Brasil. Estou tão acostumada com os romances de época que se passam na Inglaterra vitoriana que nem tinha me dado conta que nossos autores quase não exploram o passado riquíssimo do Brasil e o cenário perfeito para o desenrolar de histórias de amor do tipo.
Descendente de família de imigrantes que vieram ao Brasil para trabalhar em fazendas no interior de São Paulo e que tiveram que fugir depois de serem enganados, bastou eu ler a sinopse do livro da Elysanna que já rolou aquele momento “Eu preciso ler esse livro! A Cecília poderia ser minha bisavó!”!! Rs…
No geral, a história criada pela autora me surpreendeu. Com um misto de simplicidade na escrita e atenção aos detalhes, a Elysanna conseguiu me envolver de tal forma que me senti cúmplice do amor de Cecília e Francisco. Foi como se eu estivesse ali na Fazenda Bela Vista com os personagens, acompanhando os momentos românticos e também os de injustiça e violência. Senti um enorme carinho por Cecília, vivi momentos de desconfiança e depois aceitação em relação a Francisco, fiquei com um nojo sem tamanho de Otávio e quis socar a cara da bruaca da Estela!! E me desculpem por ser politicamente incorreta, mas me deliciei mesmo com o destino dos vilões dessa história!! Foi de encher a boca para falar “Bem feito, pessoa ruim!”
Infelizmente nem tudo foram flores para mim e alguns trechos da narrativa me incomodaram. Não a história em si, mas a escrita, que me pareceu um pouco atravancada e até mesmo forçada em um ou outro trecho… Nada que estrague a história, é claro! Só uma questão de gosto em relação ao estilo da narrativa!! Rs…
Sobre a autora e seus outros livros…
Professora do Ensino Fundamental e Médio por 10 anos, formada em Letras-Inglês-Literatura, Elysanna Louzada iniciou sua carreira como escritora em 2011. Lançou cinco livros: Herdeiros do Trono – Vol. 1, Círculo de Fogo – Vol. 2, Corações em Guerra – Vol. 3 (Trilogia Herdeiros do Trono); Uma Lição de Amor; Eu Sou O Galo (Paulinas), na Bienal do Livro Rio 2015. Participou da coletânea de contos Grandes Histórias da Bíblia (Seleções), que reuniu autores como Zuenir Ventura e Ignácio Loyola Brandão. A autora ainda publicou cinco títulos da série Histórias Bíblicas para Crianças, pelas Seleções: O que é a Fé?, Amigos de Jesus, O Primeiro Natal, A Bondade de Deus e Jesus Alimenta a Multidão. Suas obras podem ser encontradas em diversas plataformas, como Amazon e Wattpad, e em lojas físicas.
Em julho de 2014 Elysanna Louzada foi homenageada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo com a Comenda Rubem Braga. Busca parceiros em todo o país para promover o projeto social Biblioteca escolar. A proposta é distribuir livros físicos de Herdeiros do Trono e Uma Lição de Amor para bibliotecas cadastradas e despertar o interesse dos jovens pela leitura e literatura de qualquer gênero.
Além da escrita, Elysanna Louzada dedica-se a realizar palestras gratuitas em escolas públicas e privadas para motivar crianças e adolescentes a lerem e escreverem. Seus livros e carreira já foram cobertos por diversos veículos de imprensa nacional.
Como eu esperei suas impressões desse livro. Eu li, e achei tão diferente das fantasiosas novelas da 9 que me apaixonei pela história, que sou sincera não posso apontar defeitos. Mas amei sua resenha, sensível, honesta e muito, muito bonita como todas as suas são. Beijos e obrigada por compartilhar sua leitura.
Muito obrigada, Elis.
Demorei para resenhar esse livro porque queria fazer isso com calma…
Mas que bom que gostou!
Beijos
De cara já me apaixonei pela capa. Muito bonita. A história parece ser bem legal, e adorei saber que lhe surpreendeu.
http://www.vivendosentimentos.com.br
Oi, Monique.
A capa é linda demais!
Beijos
Enredos de época são muito interessantes e realmente o Brasil tem um cenário histórico propício a se destacar em ótimas tramas. Cecília representa muitas pessoas dentro desse contexto histórico das imigrações. A personagem deve passar bons apuros nas mãos de Estela e Otávio.
Oi, Evandro.
Seria bem interessante se nosso passado colonial fosse mais explorado na literatura!
Acho que a autora deu um ótimo passo!
Beijos
Tudo bem? Infelizmente não me chamou muito atenção.
Não sou fã do gênero, apesar de algumas vezes alguma coisa na trama me fazer sentir o desenho de ler. Não vi nada de atrativo, que eu esteja buscando no momento .
Mas sua resenha está bem delineada e ressalta muitos pontos importantes e positivos na trama que tenho certeza, irá agradar muitos leitores .
Beijos.
Que pena, Karini!
Mas quem sabe você não conheça alguém que curte para indicar?!
Beijos
Olá!
Aii que leitura interessante. Sou fã de romances de época e confesso que adoro quando vejo tramas ambientadas no Brasil, é sempre uma ótima oportunidade de aprendermos mais sobre aquela época.
Já fiquei curiosa com os personagens e vou procurar pra ler em breve.
A capa está muito bonita!
Obrigada pela dica!
Beijos!
Oi, Cá.
É sempre legal dar uma chance a uma história ambientada no Brasil, né?!
Infelizmente temos poucas, ainda mais quando se trata de romance de época!
Espero que tenha a chance de fazer essa leitura!
beijos
Eu acho a capa desse livro tão linda! Eu gosto de romances de época mas, assim como você, raramente leio algum ambientado no Brasil. Esse é um que tenho vontade de ler, já vou me preparar para odiar esses vilões terríveis, rsrs.
Oi, Maria José.
É difícil encontrar livros do gênero que se passam no Brasil.
Uma pena! Espero que tenha a chance de ler esse livro!
Beijos
Olá, tudo bem?
Confesso que não conhecia a obra e nem a aitora. É verdade, estamos avostumadas com os livros de época estrangeiro e pouco vemos histórias ambientadas no Brasil. Inclusive, nossas autoras que se aventuram a escrever histórias de época costumam ambientar lá fora também, uma pena, como você ressaltou, temos um passado rico para enredos no Brasil. Gostei da premissa, entrando pra listinha de desejados, apesar da sua ressalva sobre a escrita.
Beijo!
Oi, Ana.
É sempre bom podermos ampliar nossos horizontes e ler histórias diferentes, né?!
beijos