Leitora Compulsiva

A Essência do Mal, de Luca D’Andrea #Resenha

essência do mal luca d'andrea resenha editora intrínseca resenha blog leitora compulsivaTítulo: Essência do Mal

Título Original: La Sostanza del Male

Autor(a): Luca D’Andrea

Editora: Intrínseca

Ano: 2018

Páginas: 368

Tradução: Karine Simoni e Paulo Henrique Pappen

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle)

***





Em junho desse ano a Editora Intrínseca lançou o livro Essência do Mal, do autor italiano Luca D’Andrea. Como eu adoro um bom suspense e até hoje venho dando sorte com os livros do gênero lançados pela Intrínseca, decidi pedir um exemplar pela parceria! Achei que seria bem interessante fugir um pouco da escola de escrita americana!

Meu exemplar – uma bela edição em capa dura – não demorou muito a chegar, mas acabei de enrolando e só agora consegui finalizar a leitura!!

essência do mal luca d'andrea intrínseca resenha blog leitora compulsiva

Sobre o que é “Essência do Mal”?

Essência do Mal gira em torno de Jeremiah Salinger, um roteirista que, junto com seu amigo Mike McMellan, se tornou uma estrela em ascensão no campo dos documentários com uma produção sobre o trabalho dos roadies das grandes bandas de rock. O sucesso foi enorme e o trabalho mais e mais exaustivo a cada temporada…

Completamente esgotado, Salinger aceita a proposta da esposa de passarem um tempo em Siebenhoch, sua cidade natal localizada em uma remota região da Itália. Salinger não pensa duas vezes e acredita que será ótimo descansar e passar um tempo com sua esposa e com sua filha Clara, mas lá chegando, já começa a pensar em um novo trabalho: um documentário sobre o Socorro Alpino das Dolomitas.

A ideia de Salinger é promissora, mas um acidente durante as filmagens faz com que ele fique obcecado pela ideia de que existe naquelas montanhas uma força maligna que decide o destino das pessoas que nelas se aventuram e que ele chama de A Besta. Sua obsessão só piora quando ele descobre que, em 1985, três jovens foram brutalmente assassinados no Bletterbach, um desfiladeiro com toneladas de fósseis.

Esse crime atormentou a cidade por muitos anos, tanto pela violência do crime quanto pelo fato de que o assassino nunca foi descoberto. Mesmo tendo prometido para a esposa que ficaria longe trabalho, Salinger decide revirar o passado para solucionar esse mistério tão macabro e intenso! Salinger acredita que só assim poderá finalmente derrotar A Besta e tirá-la dos seus pensamentos mais profundos!

O que esperar desse livro?

Como uma boa fã de livros de suspense, estava bem animada para ler A Essência do Mal. Como sempre dei sorte com os livros do gênero publicados pela Editora Intrínseca, eu tinha uma grande expectativa em torno dessa história e não me decepcionei.

Acostumada com thrillers escritos por americanos, a perspectiva de ler algo escrito por um italiano me animou. Com uma escrita diferente, o italiano Luca D’Andrea surpreende com uma narrativa muito mais intimista, mais voltada para o terror psicológico e menos para a investigação policial. A obsessão de Salinger pela Besta, pela ideia de um mal tão antigo e enraizado nas montanhas, torna essa trama um tanto quanto delirante e instiga a nossa curiosidade a todo o tempo.

Salinger é um tipo de protagonista meio sacana. Diferentemente do mocinho clássico, que representa o bem e sempre tem atitudes nobre e heróicas, Salinger é workaholic, mente o tempo todo para a esposa e fica criando mil e uma desculpas mentais para aliviar sua consciência. É um tipo manipulador, que usa seu charme para arrancar os segredos das pessoas. O  mistério do assassinato dos jovens se torna um vício para ele e, como qualquer outro viciado, ele  permite que aquilo tome conta de sua vida, enquanto jura que pode parar quando quiser…

Apesar da falta de carisma, há algo em Salinger que instiga o leitor… Algo que provoca em nós aquela curiosidade mórbida, a vontade de descobrirmos onde aquela loucura toda vai parar e se é que ela vai parar em algum lugar! Rs…

Mais do que uma história sobre um crime, essa é uma história sobre a maldade que existe em todos os seres humanos, em suas mais diferentes formas: violência, inveja, mentira, corrupção, soberba, ódio, ganância, abuso, preconceito…

Sobre o autor e seus outros livros…

Luca D’Andrea mora com a família em Bolzano, Itália, onde nasceu em 1979. A essência do mal é seu primeiro thriller e foi publicado em trinta países.

23 comentários sobre “A Essência do Mal, de Luca D’Andrea #Resenha

  1. Karini Couto

    Como vai?
    Eu costumo curtir bastante esse tipo de livro, mas fiquei com um pé atrás em solicitar ele. Li alguns comentários de pessoas que não curtiram muito a leitura e isso me desanimou muito.
    Não sabia que a edição era capa dura, eu tenho uma queda por livros em capa dura.. As vezes compro edições que já tenho brochura, em capa dura, só por conta da capa.. rsrs
    Curto muito história que trazem crimes atormentadores. E pelo que você menciona na resenha, o crime cometido fez exatamente isso, atormentar a cidade por anos. Em geral eles vem recheado de uma violência crua e o fato do assassino não ter sido descoberto é mais interessante ainda, pois fica sempre aquela dúvida de quem cometeu tal ato, pode ou não estar por perto, observando.. Essa é minha sensação.

    Sobre suas impressões eu realmente fiquei presa ali, pois gosto muito de ler sobre a mente humana (ainda que em alguma ficções – nem sempre fatos verídicos), e o fato de o livro trás isso.. me agradou bastante.

    Vou ver se consigo ler em breve.
    Beijos.

    Karini Couto
    Além das Páginas.

    1. Camila - Leitora Compulsiva Autor da Postagem

      Oi, Ká.
      Esse livro tem uma narrativa bem diferente dos thrillers americanos e até meio hollywoodianos, sabe?!
      O livro tem um lance de essência do mal mesmo! Tudo é meio estranho, as pessoas tem uma maldade implícita… Sei lá! É um livro tão estranho que, para mim, acabou sendo genial!
      Beijos

  2. Camila de Moraes

    Olá!
    Já estava de olho nesse livro desde que lançou mas ainda não tive oportunidade de comprar para ler.
    A construção da trama no entanto parece bem interessante, principalmente quando você diz que o autor trabalha mais o lado do thriller psicológico ao invés de focar tanto na investigação, sinceramente adoro quando isso acontece e confesso que estou muito curiosa para saber o desfecho desse caso.
    Beijos!

  3. Maria José

    Bem peculiar esse protagonista, hein? Fiquei curiosa para ler e conferir de perto essa personalidade dele, até então o livro não tinha chamado muito a minha atenção.

  4. Beatriz Andrade

    Nossa!!! Eu ainda não conhecia esse livro e adorei ter tido a oportunidade de ler a sua resenha para conhecer, esse é o meu gênero literário preferido e estou aqui completamente curiosa com esse livro, a premissa me agradou bastante e a sua resenha conseguiu despertar o meu interesse.
    Parece ser uma leitura intensa, até difícil em alguns momentos, mas que acaba sendo uma ótima leitura. Fiquei mesmo muito curiosa.

  5. Dayhara

    Eu esperava uma história totalmente diferente por conta da premissa haha mas gosto muito disso do protagonista ser meio sacana também, certamente envolve o leitor mais ainda. Adorei a dica, A Intriseca sempre arrasa nas suas obras,

  6. Cila - Leitora Voraz

    Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Um dos assuntos que mais me fascinam é a natureza humana. Por isso esse lado mais psicológico do enredo me agradou. É algo mais duro de se ler, pois não é bonito, você mesmo falou que vai trazer a maldade em todas as suas formas. Não conhecia e estou bem curiosa sobre o desfecho. Vou colocoar na minha lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

  7. Lucy

    Oi, Camila! Uma das colunistas lá do blog leu esse livro e ela curtiu bastante. Pedi emprestado pra ela. Sempre bom saber que o protagonista não é santo, às vezes isso irrita. Se não irrita, enjoa. rsrs
    Bjos
    Lucy – Por essas páginas

  8. Bruna Costabeber

    Oi Camila,
    Assim como você, sou a louca do gênero e estou sempre lendo livros de suspense. Fiquei muito contente por você ter dito que, apesar das expectativas, esse livro conseguiu te surpreender. Gostei da ideia de uma narrativa mais intimista e mais voltada para o terror psicológico e fiquei intrigada para ver o que vou achar desse livro.
    Claro que anotei a dica.
    Beijos

  9. Maria Luíza Lelis

    Oi, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro muito linda, porém, nunca tive interesse em lê-lo por não ser um gênero que eu curto muito. Fico feliz que você tenha gostado da leitura, mas lendo sua resenha eu tive a certeza que ele não é mesmo para mim. Se o livro fosse focado mais na solução do crime, em uma investigação policial, acredito que eu até daria uma chance. Mas pelo fato do livro se aproximar mais do terror policial, já é uma leitura que eu descarto porque não leio terror de jeito nenhum.
    De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que o livro não tenha te decepcionado e que você tenha gostado da escrita do autor.
    Beijos!

  10. Renata Cezimbra

    Oi Camila, como está?
    Thrillers fora dos Estados Unidos realmente não são tão comuns embora os suecos estejam em número bem considerável recentemente. Inclusive a Feira do Livro de Porto Alegre do ano passado focou a área internacional na Literatura Escandinava e destacou vários autores desse gênero.
    Acho a proposta desse livro muito interessante e com certeza eu adoraria conferir para saber se é tão bom como tu disse na resenha.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!