Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e não poderíamos deixar essa data passar em branco!!
Hoje, dia 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e, sendo esse um espaço totalmente voltado à literatura, eu não poderia deixar essa data passar em branco por aqui! Afinal, que bom leitor não adora celebrar seus livros queridos, as histórias que ama e seus escritores do coração!!!!
Sobre a data: o dia 23 de abril foi escolhido na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que aconteceu em Paris no anos de 1995. A data marca a morte dos grandes escritores Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Na mesma data, nasceram outros autores famosos como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Além disso, uma tradição catalã ligada aos livros já existia nessa mesma data e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Dia 23 de Abril é celebrado o dia de São Jorge e, nessa região da Espanha, é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Atualmente, esse costume já é adotado também em outros países europeus. Não ia ser lindo se a gente adotasse essa tradição aqui no Brasil também?!
O Dia Mundial do Livro, além de homenagear várias obras literárias e seus autores, visa promover o prazer da leitura e estimular a publicação de livros. Por todo o mundo são realizados eventos neste dia para promover a leitura enquanto atividade de lazer! E isso é bem a nossa cara, não é?? Nem preciso escrever aqui qual a importância da leitura, já que, se você frequenta esse blog e está lendo isso, é porque já deve ser um apaixonado por livros!! rs…
É um excelente dia para falar com as pessoas que a gente ama sobre nossas histórias favoritas, fazer atividades literárias com as crianças, conhecer novos autores, postar uma foto de nossas estantes nas redes sociais…
Mas também não podemos esquecer que, nesse dia, é celebrado o Dia dos Direitos de Autor! Afinal, escrever livros é o trabalho de nossos autores e eles dependem da venda de exemplares para colocar comida em suas mesas! Infelizmente, vivemos em um mundo onde as pessoas não tem o menor respeito pelos direitos autorais e usam qualquer desculpa furada para justificar a pirataria de livros! Que tal aproveitarmos esse dia para refletir sobre as consequências dessa pirataria desenfreada?! A crise das livrarias, as pessoas que trabalham em editoras sendo demitidas e os autores perdendo cada vez mais o interesse em publicar seus livros, já que não conseguem mais pagar suas contas…
Ah… E não pensem que são só os escritores de livros que detém direitos autorais, porque nós, os produtores de conteúdo para a internet, também temos os nossos direitos autorais sobre as resenhas que escrevemos e sobre as fotos que tiramos. Infelizmente temos visto muitos blogs e perfis em mídias sociais reproduzindo conteúdo dos outros sem autorização e isso é, além de violação da lei, um enorme atestado de incompetência e falta de caráter!! Não há nada de elogio em copiar o trabalho de outra pessoa!!
E que tal se a gente aproveitar esse dia para comprar um livro novo? Pelo menos unzinho! Rs… Ah, vai!! Vamos celebrar esse dia compartilhando nosso amor pela leitura, mas também agradecendo aos profissionais do mercado literário pelo incrível trabalho que eles fazem todos os dias!! E claro… Sempre vale passar o meu chapéu por aqui e pedir para, caso vocês decidam comprar algo pela Amazon, usarem meu link de associado! Não custa nada mais para vocês, mas me ajuda com uma comissãozinha… Rs!
Nossa, que legal. Não sabia de toda essa história em volta dessa data que tanto amamos. Um feliz dia do livro a todos nós leitores.
http://www.vivendosentimentos.com.br
Camis!
Dia para ser comemorado e respeitado de várias formas.
Bom aprender um pouco mais sobre esse dia.
cheirinhos
Rudy
Eu segui seu conselho e me dei um livro de presente nesse dia especial!
(Risos)
Beijos
Vilminha
Oi, Camis! Amei essa tradição das rosas na Espanha! Um dia para celebrarmos esse objeto tão amado por nós leitores e, também, para valorizarmos ainda mais esse trabalho incrível dos autores.
Livros são nossos companheiros e ler é tudo de maravilhoso!