Leitora Compulsiva

Cidade nas Trevas, de Adam Christopher #Resenha

cidade nas trevas adam christopher stranger things resenha editora intrínseca blog leitora compulsivaTítulo: Cidade nas Trevas

Série: Stranger Things #02

Autor(a): Adam Christopher

Ano: 2020

Páginas: 384

Tradução: Stephanie Fernandes

Sinopse: AQUI 

Download do 1º Capítulo: AQUI

Onde Comprar o livro: Amazon, Submarino 

Onde Comprar o E-Book: Amazon (Kindle), Livraria Cultura (Kobo)

***





Lançado em fevereiro desse ano pela Editora Intrínseca, Cidade nas Trevas escrito por Adam Christopher é o segundo livro oficial complementar da série de TV Stranger Things, da Netflix. Enquanto a quarta temporada da série não é lançada, decidi aproveitar e fazer uma minimaratona com os dois livros, que pedi pela parceria com a editora.

Outro dia contei para vocês o que achei do primeiro livro e hoje conto mais sobre esse segundo, que aborda uma parte do passado de Jim Hopper, um dos personagens mais queridos da série!

Sobre o que é “Cidade nas Trevas”?

Cidade nas Trevas é o segundo livro oficial do universo expandido de Stranger Things, uma das séries de maior sucesso da Netflix, atualmente com três temporadas disponíveis no serviço de streaming.

Assim como o primeiro, esse livro também não é uma adaptação da série de TV para a literatura. A história que encontramos nesse livro é inédita 3 se encaixa cronologicamente entre a primeira e a segunda temporada.

O ano é 1984 e Eleven está comemorando o seu primeiro Natal ao lado de Hopper. Para seu pai adotivo esse é um momento perfeito para aproveitar momentos de tranquilidade, já El não está nada animada. Seus amigos Mike, Dustin e Lucas estão passando as festas de fim de ano longe e a garota não consegue contatá-los pelo rádio. O tempo está bem ruim e não há nada para fazer na antiga cabana de Hopper! Para uma adolescente isso só tem um significado: tédio puro!!

Vendo a angústia da filha, Hopper propõe à menina que ela lhe faça perguntas, imaginando que assim eles podem se conhecer melhor. Ele só não imaginava que seria surpreendido com uma antiga caixa escrito “Nova York”, que El encontrou no porão! Agora a menina quer saber mais sobre o passado de Hopper e começa a fazer várias perguntas, especialmente sobre aquela carta misteriosa guardada em um saco de evidências.

Meio relutante, Hopper começa a contar detalhes sobre o seu passado, sobre sua ida para Nova York e sobre um dos casos mais importantes que ele investigou enquanto trabalhava como detetive na divisão de homicídios.

No verão de 1977, Hopper e sua mais nova parceira Rosario Delgado se tornam encarregados pela investigação de três homicídios bem estranhos, que parecem ser obra de um único assassino. As vítimas, aparentemente sem nada em comum, foram mortas com cinco facadas no peito e um corte superficial entre eles, na forma de uma estrela de cinco pontas. Nenhum sinal de luta, nenhum sinal de invasão, nenhum barulho que tenha chamado a atenção dos vizinhos. A única pista deixada foram cartas retangulares brancas, pintadas à mão com símbolos estranhos. Tudo indica se tratar de um serial killer.

Apesar de todas as dificuldades, Hopper e Delgado dão duro investigando tudo o que podem e não ficam nada felizes quando agentes federais aparecem para assumir a investigação e afastá-los do caso. Inconformados e com uma nova pista nas mãos, os dois detetives decidem agir por conta própria. Hopper só não imaginava que acabaria infiltrado em uma das mais sinistras gangues de Nova York…

O que esperar desse livro?

Para quem, assim como eu, já viu as três temporadas de Stranger Things na Netflix e se apaixonou pela história, Cidade nas Trevas é uma leitura super interessante que dá uma nova visão sobre um dos personagens mais queridos da série, o detetive Jim Hopper.

Diferentemente do que acontece com a história de Raízes do Mal, que se passa inteiramente antes dos acontecimentos mostrados na série, Cidade nas Trevas fica, em parte, inserida entre a primeira e a segunda temporada. E por que em parte?! Porque a história começa com Hopper e Eleven no Natal de 1984, depois de tudo o que aconteceu na primeira temporada. Só que, as cenas em 1984 são bem poucas e só servem para dar sentido à trama, explicando que Hopper está contando sobre seu passado para Eleven. O grosso da história narrada nesse livro acontece em 1977, em Nova York, e não tem nenhuma relação com tudo o que acontece em Hawkins sete anos depois.

Como eu sou bem chegada em uma história policial, não tive problemas em acompanhar essa trama. Só achei que faltou um algo a mais na narrativa. Em alguns momentos acho que as coisas ficaram lentas demais e em outros, passaram voando e faltou um pouco de explicação!

É bem verdade que o isolamento social e todo esse negócio de pandemia está atrapalhando a minha concentração, mas demorei mais do que gostaria para ler esse livro. Para uma história policial, faltou aquele elemento eletrizante, capaz de causar aquela necessidade louca da gente continuar lendo! Rs…

Foi uma experiência bem bacana, mas não foi incrível… Adorei que o autor tenha escolhido o Hopper para essa história. Ele é um personagem importante na série de tv e foi curioso saber mais sobre o seu passado. Seu casamento e a filha Sarah sempre foram uma incógnita e, nesse livro, pudemos ter um vislumbre sobre essa parte da vida dele.

Sobre o autor e seus outros livros…

Adam Christopher nasceu na Nova Zelândia, mas mora na Inglaterra desde 2006. Já publicou diversos livros, em sua maioria de mistério e ficção científica. Sua obra de estreia, Empire State, foi apontada como livro do ano pela revista SciFiNow e pelo jornal Financial Times. Colaborou ainda com Star Wars: From a Certain Point of View, antologia comemorativa de quarenta anos da saga, e escreveu os livros oficiais da ilustre série Elementary e da premiada franquia de videogames Dishonored. Em parceria com Chuck Wendig, é responsável pelo roteiro da HQ The Shield.
Cidade nas Trevas é o primeiro livro do autor publicado aqui no Brasil e o segundo do universo de Stranger Things. O primeiro da série se chama Raízes do Mal, escrito por Gwenda Bond.

 

12 comentários sobre “Cidade nas Trevas, de Adam Christopher #Resenha

  1. Fernanda Souza

    Oi Camis
    Eu ainda não vi a série mas tenho muita vontade porque vejo todo mundo falando muito bem. Se eu gostar da série vou querer ler os livros também.
    beijos da Nandinha

  2. RUDYNALVA CORREIA SOARES

    Camis!
    Não assisti a série na netflix ainda, mas bem gosto de um bom livro policial.
    Pena que não foi tão eletrizante, mas ainda assim, achei que valeu a pen a para você, porque pode esclarecê-la sobre o passado de Hooper.
    cheirinhos
    Rudy

  3. Kênia Cândido

    Oi Camila.

    Eu preciso dar prioridade à leitura do primeiro livro. Eu ainda não tenho este que você resenhou mas deu muita vontade de iníciar o primeiro e conquistar o segundo. Também preciso assistir a série . Vi apenas alguns episódios. Parabéns pela resenha.

    Bjos

  4. Ivi Campos

    Eu amo Stranger Things e acho que os personagens já fazem parte da minha família!!! Eu quero muito ler esse livro porque esse é o meu personagem favorito!!! Já quero pra ontem!!!

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!