Leitora Compulsiva

Brian Selznick – A Invenção de Hugo Cabret

Até às vésperas do Oscar eu nem sabia que esse livro existia e aposto que a maioria de vocês também não, né?? Talvez, se não fosse a existência do filme baseado nesse livro e suas inúmeras indicações ao Oscar, talvez nem a editora se interessasse em lançar esse livro aqui em terras tupiniquins…

E é bem verdade que, se não fosse esse lance do filme e do Oscar, eu nunca teria parado na frente da estante e pegado esse livro na mão! Mas foi isso o que aconteceu…

Assim que vi o livro, comecei a dialogar com meu próprio cérebro:

– De onde eu conheço esse livro? 
– Não é aquele livro do filme do Oscar?
– O do menininho? Do diretor famoso?
– Esse!
– Hum… Será que é bom? 
– Como é que eu vou saber?
– Caramba, o livro é grosso, hein? E essas páginas pretas e sinistras?
– Onde? Ah… Deixa eu ver…
– O que é isso? Desenhos? Que coisa mais linda!!
– Será que o livro é cheio desses desenhos? Peraí que vou sentar ali para ver…

E depois que percebi que já estava na página 73 do livro e nem tinha visto o tempo passar, decidi que precisava levar o livro para casa comigo!! hehehehe

Apesar de ter 533 páginas, o livro é recheado de ilustrações lindíssimas, o que torna o livro bem fácil e rápido de ler!! Mas é lógico que a excelência da escrita e a trama interessante também ajudam!! hehehe

Hugo Cabret é um órfão, que acaba indo morar em uma estação ferroviária de Paris, junto com seu tio. Seu tio, o relojoeiro encarregado dos relógios da estação desaparece e Hugo assume, secretamente, seu posto. Enquanto mantém os relógios em pleno funcionamento, Hugo realiza pequenos furtos na loja de brinquedos para adquirir peças e consertar um autômato (máquina que imita movimentos humanos). Para Hugo, restaurar essa peça é como estar perto do pai. Era nesse autômato que o pai de Hugo trabalhava quando morreu em um incêndio.

Mas o crime nunca é uma boa saída e Hugo acaba sendo pego pelo dono da loja, que arranca-lhe das mãos seu caderno de desenhos. A partir daí, uma grande aventura começa para Hugo, que busca recuperar seus desenhos, restaurar o autômato e descobrir a verdade sobre essa estranha máquina e seu criador.

O que encontrei nesse livro foi uma história de sobre sonhos, sobre saudade, sobre mágica, sobre cinema, sobre medo… E o resultado de tudo isso é uma trama muito bonita, embora não seja daquele tipo de livro obrigatório na estante de um leitor compulsivo.

E não, não fiquei maluca… Eu sei que acabei de escrever que o livro é lindo, mágico e tudo mais. Mas também sou obrigada a ressaltar que é um livro mais… digamos… tranquilo! Não é um livro daquele que deixa a gente sem dormir porque precisa saber o final. E eu digo isso porque sei que muitos de vocês que acessam o blog estão numa febre literária, buscando romances arrebatadores ou momentos de tirar o fôlego. E esse livro não tem nenhuma das duas coisas!! rs…

Recomendo? Sim!! Como prioridade? É um livro para furar a fila? Não, não é não!

46 comentários sobre “Brian Selznick – A Invenção de Hugo Cabret

  1. Melissa

    Eu nem sabia que esse filme era baseado em um livro!!!!

    Enfim, eu gosto de ler uns livros mais tranquilos de vez em quando, sabe. Eu acho que faz parte. A gente entra mesmo nessa febre de ficar lendo livros mega arrebatadores, como você bem disse. Mas aí a gente esquece que existem outros tipos de livro, com um estilo diferente, mas que não deixa de ser legal. Eu sou super a favor de experimentar todos os tipos de leituras. 🙂

    Ah, eu gosto de ilustrações quando são bonitas. Vou dar uma espiadinha nesse livro.
    bjs

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Mel,
      Acho que, depois de uma certa idade, a gente passa a apreciar coisas mais tranquilas!
      Esse livro é muito bom, bom mesmo! Me encantei com a história e o final é muito fofo!
      Sobre as ilustrações, editei um post para incluir uma imagem!
      Beijos

  2. William

    Ai Milla, tenho esse livro aqui desde o começo do ano passado, e desde que eu o peguei sabia que seria transformado em filme. Só não comecei ainda, porque minha fila de leitura estava enorme e eu não podia me dar ao luxo de furá-la. O filme já está em exibição e eu não vou vê-lo no cinema, pelo simples fato de não ter lido o livro ainda.
    Eu guardo boas expectativas para o livro, e mesmo você me falando que ele não é um livro para furar fila, eu simplesmente me pego pensando sempre nele, só não furei ainda porque vou lê-lo para o “Desafio Realmente Desafiante” se não fosse por isso eu já tinha lido! HUSAyhu

    Beijo
    Will
    Vício de Cultura

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Will,
      Acho que também não vou ver o filme no cinema!
      Daqui a pouco sai de cartaz e ainda não tive tempo para assistir.
      Pelo o que eu vi do trailer, o filme parece bem parecido com o livro! Até porque, com todas essas ilustrações do livro, não tinha como o diretor errada a cena! hehehe
      beijos

  3. Camila Mosqueira

    Bonitinho, mas eu não leria. Nem mesmo o filme eu me dispus a assistir.. E olha que sempre procuro ver os filmes que tem mtas indicações ao oscar, mas como normalmente me arrependo, estou começando a aprender a lição e fugindo deles! rs
    Bjos!

  4. Juh Sutti

    Oi Camis!
    Eu não conhecia o livro também, só conheci por causa do Oscar.
    Mas, confesso que não é um livro que me atraia, no momento não me animo em ler. Quem sabe mais para frente?
    Nem o filme eu queria ver hehehe, mas, marido está insistindo, vou acabara vendo.

    Beijos 😉
    Livros e blablablá

  5. Aione Simões

    Oi Camis!
    De fato, só soube da existência do livro por causa do Oscar hehe!
    E ele é lindo mesmo, babei nas ilustrações!
    Como a história não parece ser daquelas que super chama minha atenção à primeira vista e você também falou que não é um livro de se furar a fila de espera, não me empolguei muito pra lê-lo, por melhor e mais gostoso de se ler que ele seja.
    Sei lá, vai que em algum momento (utópico) eu consiga eliminar meus livros que estão na espera, ai dou uma chance!
    Beijão!

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Aione,
      O livro é bacana, mas não consigo pensar nele como um “must-read”.
      Na hora que a gente olha para a estante e vê muito mais livros do que damos conta de ler, então é melhor ser bem seletivo!! hehehehe
      Mas não me arrependo! O livro é lindo!
      Beijos

  6. Juliana Pires

    Bom saber que o livro é tranquilo, as vezes mergulho de cabeça em historias que me envolvem completamente e acabo sendo arrebatada por elas, não que isso seja ruim, mas contrabalançar com uma historia mais tranquila é sempre bom.

    Beijos

  7. Cacá

    Oi Camis,
    Realmente, se não fosse pelo Oscar eu não saberia da existência desse livro. Eu sempre fico curiosa quando sei de livros que originaram filmes e procuro lê-los antes de assistir a adaptação, mas confesso que não estou com pressa em ler esse (nem ver o filme, rs). Mas quem sabe se eu foleá-lo também me apaixone pelas ilustrações e não resista, hehe
    Beijos

  8. carolinaduraes

    Boa noite Camila, tudo bem?
    Eu realmente admito que não tinha ouvido falar do livro antes do oscar. E após ter assistido o filme, eu fiquei interessada em ler o livro, mas não fiquei exatamente muito animada. E após a sua resenha, tenho certeza de que é um livro que posso esperar para ler.
    beijos

  9. Viviane Ferreira

    Estou curiosa para ler o livro, mas confesso que depois do filme perdi um pouco a vontade. Embora ache que o filme somado ao livro deve ser uma combinação muito boa, pois um deve suprir o outro, sei lá to viajando rsss.
    Mas sua resenha me deixou mais curiosa para ler, mas não vou furar a fila por conta dele =D.

    Beijocas

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Jayane,
      Nunca avalio um filme com base no livro e nem vice-versa! Isso também vale para séries de TV! Isso porque os diretores de cinema e TV tem liberdade para modificarem a história e tudo mais!
      Só vendo o filme para saber se ele é fiel ao livro!
      Beijos

  10. Celsina Azevedo

    Mila! Eu não sabia que tinha um livro e nossa… quero muito, muito mesmo esse livro depois de ler sua resenha!
    Amo esse estilo e ele além de ser ótimo (claro!) deve ser bem bonito!

    Já estou procurando ele aqui para comprar, só depende do frete grátis agora. haha
    Beijão!

  11. lara

    oi camila,
    vi o livro na biblioteca mais nem me interessei…agora que vi o filme e li sua resenha vou dar uma lidinha nele.

    PS.: camila, já pensou em fazer críticas sobre filmes baseados em livros??? tenho certeza que muita gente adoraria ver a sua opinião sobre alguns filmes….bem fikdik né

      1. Lara

        Eu sempre leria porque depois do percy jackson eu tomei um trauma de filmes baseados em livros kk.
        Agora eu só vejo o filme depois de ler a critica.

  12. chefa

    Então, eu vi o filme…e ele é muito bonitinho, muito fofo e tudo! Não é um filme que eu estaria louca pra ver, mas com certeza não me arrependi! rsrs É muito lindo e interessante!

  13. Julio

    Eu sabia do livro antes do filme por causa do Gabriel, ele vivia comentando! Não havia me interessado muito, pra ser sincero, mas depois do filme ganhar tantos oscars resolvi dar uma chance pelo menos ao filme.
    Simplesmente adorei, um filme muito interessante e diferente do que estou acostumado! Mas acho que não leria o livro! rs
    Bjs

  14. Fabiana

    Gente! vão ver o filme, é lindo demais! A homenagem que o Scorsese presta pro cinema é magnifica! (lágrimas nos olhos) Ver o automato do livro na tela é fantástico!
    Quanto ao livro, o projeto gráfico do livro é lindo, a textura dos desenhos e o modo como o autor fez as imagens falarem por si com muito pouco texto é surreal. lindo lindo lindo! sério mesmo. Eu li o livro e vi o filme e Agarantiu que ambos são bons. E tem mais! Meliés! peloamordedeusnossasenhoraaparecidajesuscristonossosenhor!

    Vcs chegaram a ver a história do autor? Ele é designer (like me ^^) , trabalhou numa livraria, escreveu e ilustrou seus próprios livros! Meu sonho! nem preciso dizer mais nada.

    E alguém aí ficou com vontade de ver/ouvir heaven for everyone do queen e tonight tonight do smashing pumpkins? Porque eu fiquei! rs

    bjos

  15. Marcella

    Hey Camila,
    Eu tinha visto esse livro pelo site, mas não me interessei muito. Porém, a sua resenha está ótima, e eu nem imaginava que o livro tinha ilustrações, que parecem sinistras mesmo, hehe.
    Acho que vou apostar primeiro no filme, e depois pego o livro, até porque andam elogiando muito bem o filme!!!
    Beijos

  16. ACLyoko

    Eu já conhecia o livro por que minha irmã ganhou no kit escolar.
    Como ela não gosta de ler, os livros ficam pra mim xD
    Esse em especial, estamos lendo eu, meu pai e minha irmã <–pode acreditar, existe esperança!
    E o motivo de nenhum dos três terminar é esse, cada hora tá com um xD

    Enfim, assim que fiquei sabendo do filme, comecei com a minha birra "Livro primeiro, filme depois". Sou sempre assim quando se trata de adaptações de livros lol

    só abri exceções pra quando descuro o livro depois do filme ^^'

    Enfim, até a parte que eu li, to adorando, e ainda mais pra alguém que desenha, eu fico quase cinco minutos observando os desenhos, as linhas e sombreados! São lindos!

    Espero terminar logo xD

    bjos,
    A.C.

    1. Camila - Leitora Compulsiva

      Oi Lyoko,
      Como assim sua irmã ganhou o livro no Kit Escolar?
      Que beleza! No meu tempo de escola não tinha isso não!
      Fora que é uma ótima oportunidade para a família toda ler, né??
      Eu também fiquei vários minutos admirando cada um dos desenhos, prestando atenção nos mínimos detalhes!
      beijos

Deixe aqui seu comentário e ficarei muito feliz em responder!!!

Não copie!